Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> PC não arranca
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 09 Dezembro 2008 à 11h02
Quote Post

Utilizador dourado
*

Grupo: Membros
membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, bom dia.

Agora é a minha vez.... o coitado do meu pc de secretária efectuou a sua última função no domingo (imprimi o documento para pagamento do imposto de circulação), desliguei-o, fui fazer o pagamento e, quando volto para casa e o ligo, não passa da imagem da board!

Sugestões!? Terá sido o disco rígido? Alguma barra de memória na sucata? Também não consigo aceder à bios... algo me diz que é a board.

Só espero que não seja um "protesto" definitivo do meu velho pc aos impostos, nomeadamente o IU...

Agradeço sugestões, sff.

Cumprimentos.

Este post foi editado por 652mga em Terça-feira 09 Dezembro 2008 à 11h02.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Terça-feira 09 Dezembro 2008 à 12h20
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 4
Registado em: 18/12/2003

Separei o teu post para um novo tópico. Temos de começar a pôr mais alguma ordem por aqui. O problema pode ser o mesmo, mas nada acrescenta ao tópico anteriormente aberto... não é uma resposta a ele.

Se nem há BIOS consegues aceder, provavelmente é problema da motherboard ou memória. Eventualmente tb poderá ser da fonte de alimentação.

Se tens mais do que 1 módulo de memória instalados, experimenta arrancar o computador só com um deles. Vai trocando e experimentando os módulos todos individualmente. Tb podes experimentar meter o módulo em ranhuras diferentes.
PMEmail PosterUsers Website
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 09 Dezembro 2008 à 19h22
Quote Post

Utilizador dourado
*

Viva, boa tarde.

Pois foi o que comecei a fazer Nelson.... tirei todos so módulos e instalei um a um. À primeira tentativa, numa das ranhuras azuis coloquei um módulo e nada. Tirei esse módulo e coloquei outro na ranhura preta e o pc arrancou. De seguida fui para a outra ranhura preta e o pc arrancou com 1gb de memória. Coloquei outro módulo na outra ranhura azul, arrancou e de repente desligou-se, encerrou normalmente sem que pedisse tal acção. Não voltou a arrancar mais não passando da imagem de que falo.

A fonte de alimentação faz um ano em Janeiro e está ligada a uma UPS.

Será mesmo a board? É uma Asus P4P800 e tem cerca de quatro anos. Existe a possibilidade de efectuar um reset a esta e onde?

Cumprimentos.

Este post foi editado por 652mga em Terça-feira 09 Dezembro 2008 à 19h23.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quarta-feira 10 Dezembro 2008 à 09h14
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 3

Existe efectivamente um jumper que te permite limpar a BIOS de eventuais conflitos. Recomendo que faças isso, mas se continuar experimenta algo mais!

Desliga o disco rigido, leitor de DVD e outros da alimentação. Agora mete apenas a memória com que ele te arrancou e liga-o. Verifica se ele arranca e dá erro a dizer que não tem disco. Se for o caso liga só o disco e tenta de novo.

Se vires o ecrã de arranque do windows desliga-o. O teu problema é provavelmente na FONTE.

Se o ecrã de arranque do windows não aparece mas o computador arranca, então acede à bios e poem-no aarrancar pelo CD. Mete o CD de instalação do windows e vê se ele arranca. Se arrancar o teu problema é eventualmente no DISCO. Podes confirmar isso metendo o resto da ram e vendo se acontece o mesmo.

652mga
O Post foi feito em Quarta-feira 10 Dezembro 2008 à 11h00
Quote Post

Utilizador dourado
*

Viva, bom dia.

Mário eu não consigo aceder à Bios... ligo o pc, tecla F8 e nada, não passa da imagem da board.

Quanto ao tal jumper, que ainda terei que descobrir onde está, o reset é efectuado com o pc ligado, correcto?

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quarta-feira 10 Dezembro 2008 à 13h03
Quote Post

Administrador
Group Icon

Tenta carregar logo na tecla "Delete" para ver se consegues aceder à configuração da BIOS. Se conseguires, até podes tentar primeiro fazer aí um "Restore Defaults".

O reset faz-se com o computador desligado. Tens as instruções e a localização do jumper no manual da motherboard, q podes encontrar online no site support.asus.com.

Aqui vai o link directo para o manual da P4P800:
http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/sock47...1324_p4p800.pdf

Vê a secção 2.7 (página 48).

Curiosamente diz para tirar a pilha da motherboard primeiro, o que não é normal. Eu tb tenho uma P4P800 num computador, e tenho quase a certeza que lhe fiz um reset uma vez e não tirei a pilha (coisa q nunca fiz numa motherboard).

No teu caso é melhor seguir as instruções à risca para garantir q o reset é feito com sucesso. A pilha é como as de relógio de pulso, mas maior. Parece uma moeda prateada.
652mga
O Post foi feito em Quinta-feira 11 Dezembro 2008 à 20h10
Quote Post

Utilizador dourado
*

Viva, boa noite.

Feito o reset à bios e o meu fiel amigo arrancou... obrigada Nelson pelo manual pois não sei do meu e também nunca tinha feito tal operação.

De 2gb de memória agora está som com 512mb. Vou testar, novamente, módulo a módulo. São quatro canais de memória na board que julgo terem que ser "carregados" ao par... não sei se me faço entender.... são dois canais pretos e dois azuis, os quais estão em par preto/azul. Como se faz? É mesmo como digo par a par, independentemente do que fica ou à esquerda ou à direita quando olhamos para a board dentro caixa? E começando sempre pelo preto?

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quinta-feira 11 Dezembro 2008 à 21h45
Quote Post

Administrador
Group Icon

Tens as formas recomendadas para instalar a memória na página 38.

Basicamente, um módulo sozinho podes instalar onde quiseres, embora geralmente se use a ranhura mais próxima do processador.

Para instalares 2, convém ocupares as duas ranhuras azuis ou as pretas. Só assim aproveitas o dual channel (duplo canal) q permite duplicar a largura de banda da memória.
652mga
O Post foi feito em Sexta-feira 12 Dezembro 2008 à 11h15
Quote Post

Utilizador dourado
*

Viva, bom dia.

Já está a "bombar"... vamos ver se voltará a fazer o mesmo. O que poderá ter originado esta situação?

Coloquei os quatro módulos de memória e arrancou. Julgo que tenho que formatar o disco pois o Windows demora muito tempo, no arranque, a ficar estável. Mas isto já vem acontecendo à muito... no arranque o disco primeiro que "pare" de trabalhar são para aí uns cinco minutos.

Poderá ser o disco? Mas como influencia este a board, partindo do princípio que o problema era nesta?

No Gestor de Dispositivos está tudo em e é reconhecida a existência de 2gb de memória.

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Sexta-feira 12 Dezembro 2008 à 16h31
Quote Post

Administrador
Group Icon

Aparentemente o reset à BIOS resolveu o problema, mas se não andaste lá a mexer antes, não percebo o que se terá passado.

Às vezes mexe-se, mexe-se, e ás tantas funciona e nem se sabe bem pq.

Quanto ao resto, formata e reinstala o Windows que isso passa.

No mínimo desinstala todos os programas desnecessários, principalmente os q arrancam com o Windows, limpa o registo e finalmente corre o desfragmentador do disco.

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0485 ]   [ 11 queries used ]   [ GZIP Ativado ]