| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
![]() ![]() ![]() |
| njsg |
O Post foi feito em Sábado 15 Mai 2004 à 04h34
|
|
Isto é fixola. Gosto de cá vir! ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 16 membro nº: 45 Registado em: 14/05/2004 |
1- Tenho um cartucho de NES. Eu penso q seja NES. Tinha uma consola da NTDE, que se avariou. tem um slot e os cartuchos, vistos de cima, com a frente para o fim desta mensagem, são assim:
______________________________ |----------------------------------------------| \____________________________/ (os - eram só para encher. Não conseguia meter espaços. Desapareciam. Bom. O que acontece é que o cartucho pura e simplesmente não funciona. Dá um ecrã com uma cor qualquer e mais nada. Há algo q possa fazer sem ir repará-lo. Se não puder fazer nada, não há problema, quer dizer...: 2- É verdade que é legal termos ROMs no computador se tivermos o respectivo cartucho? Nuno Silva (aka NJSG) |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Segunda-feira 17 Mai 2004 à 16h36
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Vamos lá a ver..
Começando pelo cartucho avariado, o que te recomendo que faças é que entres em contacto com o fabricante do jogo. Sei de muitos casos onde o fabricante trocou o jogo, mesmo após bastantes anos da data de lançamento do jogo. Pode ser que tenhas sorte! Quanto à questão da possibilidade de se poder fazer ou não um backup dos originais, a questão é mais pólémica do que pode parecer! É que na realidade não está escrito em lado algum que se pode fazer isso! No entanto, dado que é da lógica corrente, que uma pessoa, tendo pago por um produto possa agir, na defesa dos seus interesses, na protecção do original, dado que este está sujeito a desgate, e a avaria, a ideia da possibilidade de tal apareceu. Eu pessoalmente sou a favor de tal. Não vejo verdadeiros motivos, desde que para uso pessoal e apenas como backup, que se faça uma cópia de um original que se possua. Penso alías que esta práctica, legal ou não, é levada a cabo por toda a gente, por se tratar de algo lógico, coerente, e na defesa do interesse de alguem que pagou pelo direito a ver um determinado filme. Porque senão repara. Se o teu vizinho do lado compra o mesmo filme que tu, paga o mesmo que tu, e por sorte o produto dele não se danifica ao longo de vários anos, mas o teu ao fim de algum tempo estragou-se, porque motivo está tu privado de ver ou usar aquilo por que pagaste, se ele que o fez exactamente nas mesmas circunstancias ainda o pode fazer??? Por esta lógica, eu pessoalmente faço backups dos meus originais.. |
| njsg |
O Post foi feito em Segunda-feira 17 Mai 2004 à 19h45
|
|
Isto é fixola. Gosto de cá vir! ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 16 membro nº: 45 Registado em: 14/05/2004 |
Grato pela resposta.
Eu uso os ROMs para jogar os jogos no PC, quando não me apetece estar a ir à televisão. Mesmo assim é legal? E usar um ROM no PC quando o cartucho está avariado é legal? Se for, é escusado eu estar a preocupar-me com o cartucho danificado... É possível fazer uma "reparação caseira"? Nuno Silva (aka NJSG) |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Segunda-feira 17 Mai 2004 à 22h38
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Dado que tens o original, sacar a ROM da Internet é básicamente o mesmo que fazeres uma cópia.. Básicamente transferiste o conteudo de algo que tens, e que é teu por direito, do cartucho para o teu PC.
Não me parece haver qualquer ilegalidade nisso, mas penso que somente um jurista te poderá informar sobre isso (sim, daqueles que tem um windows copiado em casa, como 99% dos portugueses, mas não diz nada a ninguem). Quanto à reparação isso já envolve conhecimentos de electronica, mas penso que não deverá ser possivel. Os cartuchos são básicamente modulos de memória com uma interface para serem ligados à consola. Uma avaria no modulo de memória não tem reparação possivel, mas já no interface, dependendo do problema poderá ter. Seria preciso alguem com conhecimentos de electronica dar uma olhada. |
| njsg |
O Post foi feito em Segunda-feira 17 Mai 2004 à 23h00
|
|
Agradeço novamente. Realmente também é esse o meu ponto de vista.
Nuno Silva (aka NJSG) |
![]() |
![]() ![]() ![]() |