Powered by Invision Power Board

(2) 1 [2]  ( Ir para o primeiro post não lido ) Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Windows 7
652mga
O Post foi feito em Segunda-feira 26 Outubro 2009 à 13h47
Quote Post

Utilizador dourado
*

Grupo: Membros
membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva.

Eu uso o Partition Magic. É um programa pago... ou não! Olha segue este link que aqui deixo e vê o que podes fazer.

Podes fazer uma busca no Google digitando na busca, por exemplo, "programa para criar partições". Experimenta nas duas línguas. Se calhar será bom teres o Google, para além de fr em pt "www.google.pt".

Um conselho: faz uma cópia de segurança do teu sistema pois pode acontecer que algo corra mal. É normal que possa acontecer apesar de nunca me ter acontecido.

http://forum.zwame.pt/archive/index.php/t-101457.html

Cumprimentos.
PMEmail Poster
choupettes
O Post foi feito em Segunda-feira 26 Outubro 2009 à 21h14
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

membro nº: 1038
Registado em: 30/08/2009

Boa noite 652mga

Obrigado pela sua resposta. Entao eu fui ao seu link e nao compreendi là muito bem a coisa. Mas também fui ver en frances e encontrei , um programa de particionar os discos mas em inglês , e com um tutorial simples e em imagens.
Vou por aqui os dois links, você dà uma olhada e diz-me se eu estou nos sites certos.E até pode ser que sirva para outros.
Muito obrigado e até breve

http://www.astucesinternet.com/modules/new...php?storyid=305

http://www.commentcamarche.net/faq/sujet-1...artition-master

PM
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 27 Outubro 2009 à 14h42
Quote Post

Utilizador dourado
*

Viva.

Francês é que não "pesco" nada....

A ideia do Nelson é boa... e passas a ter uma parte do disco onde podes guardar o que quiseres, isto vindo do XP ou do W7.

Instala o W7 na partição D:\

A primeira coisa a ter em conta é que vais ter dualboot. O dualboot é uma situação que te irá aparecer quando ligares o PC. Serás confrontado com a escolha de que SO queres que arranque, XP ou W7.

Depois disso é possível que sejas confrontado, no W7, com drivers em falta. Vais a "computador", clicas em "propriedades-gestor de dispositivos" e se te aparecer algum com um alerta terás que colocar o cd da board e actualizar.

De seguida, vamos lá criar uma partição. No W7 vais a "painel de control-ferramentas administrativas-gestão de computadores-gestão de discos". Aqui clicas no quadrado em baixo que representa a partição onde está o W7.
No lado direito do monitor existe uma coluna denominada "acções". Vens a "mais acções-todas as tarefas-reduzir volume"

Reduzes o que queres até ficares com um espaço vazio. Esse espaço vazio ficará como "não atribuído". Não se mantém a formatação (NTFS ou FAT) como, também, não sei se lhe é atribuído logo uma letra. Mas caso tal não aconteça, repetes os passos acima descritos, evidentemente, para a operação em causa (formatar e atribuir letra).

Importante: o teu XP está instalado na partição C:\. Vais instalar o W7 na D:\. Quando acederes ao W7 é possível que este informe que está instalado em C:\, pelo menos é o que se passa aqui pelo meu... A forma de tirares dúvidas é reparares no tamanho da partição.

Cumprimentos.
PMEmail Poster
choupettes
O Post foi feito em Terça-feira 27 Outubro 2009 à 18h36
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Viva
obrigado pelas explicações, estao bastante compreensiveles.

Os links que eu pus na messagem, nao precisa falar frances nem outra lingua, era so para você ir là ver e desenrolar a pagina e ver as photos, para saber se é isso mesmo que você estava a me descrever para as partiçoes.
Entao eu vou bem anotar tudo o que você escreveu para eu fazer.Se tiver mais algumas questoes, eu pasarei par perguntar
Passe um bom fim de dia
PM
choupettes
O Post foi feito em Quinta-feira 29 Outubro 2009 à 15h38
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Viva 652mga
Ora aqui està a minha partiçao do disco, espero que esteja correcto e que era bem isso que Você e o Nelson me dizia. :D
Pois nao perdi nenhuns dados e nao precisei de utilisar a salvaguarda da minha chave USB de 8go

Obrigado de avanço pelas suas sugestoes ou encourajamentos para continuar. :rolleyes:
PM
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quinta-feira 29 Outubro 2009 à 16h51
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 4
Registado em: 18/12/2003

choupettes, é isso tudo.

50GB talvez seja pouco, visto que segundo li o Windows 7 ocupa logo 13GB. Mas já vi que usas pouco espaço actualmente, por isso... se calhar até te chega bem.

Se quiseres alterar as letras que identificam as partições, clica nelas no "gestion des disques" com o botão direito do rato. Aparece uma opção para isso.
PMEmail PosterUsers Website
652mga
O Post foi feito em Quinta-feira 29 Outubro 2009 à 18h23
Quote Post

Utilizador dourado
*

QUOTE (Nelson Cruz @ Quinta-feira 29 Outubro 2009 à 23h51)

Se quiseres alterar as letras que identificam as partições, clica nelas no "gestion des disques" com o botão direito do rato. Aparece uma opção para isso.

Viva.

Achas que é possível, Nelson? Julgo que não é possível alterar a "letra"...

Por acaso ainda ontem estive "às voltas" com esta questão. Formatei um portátil com o XP deixando uma partição onde se encontra o Vista, numa função denominada "HP Recovery".

Ora, após a formatação, o "Recovery" onde está a partição ficou com a letra "C" e onde está o XP com a letra "D".

Não é algo preocupante... andei a efectuar umas pesquisas e parece ser algo impossível de modificar ou, pelo menos, uma operação que possui um risco elevado de se perder tudo. A Microsoft possui um artigo sobre isto e também diz que não é possível.

No XP não é possível... aqui no W7 talvez mas, como escrevi no meu post anterior, este SO informa-me que está instalado em "C:\".

Uma curiosidade: o Partition Magic não consegue trabalhar na situação atrás descrita... por algum motivo que desconheço, o facto da letra ser "D" no XP de que falo, não deixa o PM "rolar".

Mas, Chouppettes, tenta e diz no que deu. Já agora, qual a versão do W7 que possuis? Foi por download ou possuis o DVD deste? Podes, sff, dizer o seu preço?

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quinta-feira 29 Outubro 2009 à 18h52
Quote Post

Administrador
Group Icon

652mga, no geral pode-se mudar as letras das partições à vontade. Esse caso ilustra perfeitamente os dois casos em que não se pode. Não podes mudar a letra do disco ou partição onde está o Windows que estás a usar, nem o C: (se não for o mesmo), mas as restantes podes.

É muito estranho a partição de recovery (que até devia estar invisível) ter ficado como C:. O disco C: é o disco de arranque. É o disco onde a BIOS vai procurar um sistema operativo para arrancar. Alguma coisa correu mal nessa instalação. O XP que instalaste deve ter colocado os ficheiros de arranque na partição de recovery, que por sua vez indicam que o Windows está no D:.

O Partition Magic é capaz de estar baralhado também com a situação. As partições de recovery não são normais... e não deviam ser o C:.
choupettes
O Post foi feito em Sábado 31 Outubro 2009 à 13h59
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Viva 652mga, nelson

Por começar a letra"s" fui eu que escolhi para identificar melhor o Seven. Pourtanto eu nao queria modificar.Se por acaso na instalaçao do Seven o OS nao reconhece esta letra, entao eu modifico. Você fala em 50Gb, mas aqui fala-se em Mo et Go, mas penso que é a mesma coisa?

No que respeita ao 652mga, eu fiz uma volta a procurar ideias e todo o mundo està de accordo com: a letra do disco onde està o sistema , nao pode e nao deve ser mudàda, mas os outros discos onde nao hà sistema pode mudar sem problema.
Normalmente com Partition Magique você pode fazer isso,Modar C:\) mas eles recomendam ser utilizador avançado,e mais que avançado.

Dou-lhe un link, en francês(nao precisa saber ler), mas com muitas photos das medidas a fazer para effetuar a mudanca da lettra C:\ isso tudo com riscos.

http://fspsa.free.fr/clone.htm#modifier-lettre-cloneTu

No que diz respeito à Recovery, normalmente você nao deveria mexer, o Recovery é a partiçao de salvaguarda do teu sistema no estado "saida da fàbrica" normalmente ela està escondida.Eu nao invento isto, traduzi de um forum suiço.

A sua instalaçao falhou em qualquer lugar, nao invento mas encontrei varios posts com esse mesmo probléma, e a solucçao que eles dao e segundo eles é a melhor, é "formatar" os discos e recomeçar a instalaçao nos discos desde o principio,e fazer bem atencao no momento da escolha.

O meu seven é W7 pro 32bits OEM et custou 180 Frs,o que equivale +/- a 120Euros.
Mais uma pergunta: vocês tem o dualboot ou boot independente?

Espero que voces perceberam o que escrevi, mas isso tudo foi tirado dos forums,eu nao percebo nada,e so fiz traducao do que era dito.
Passem um bom fim de semana, por aqui o sol està bastante quente,para a estacao.
Cumprimentos

PM
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 02 Novembro 2009 à 09h42
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 3

Caro Chupettes

Para esclarecer 1 byte=1 octet em frances. Logo 1 MB=1 Mo e 1 GB= 1Go.

Quanto à letra do sistema operativo, efectivamente não a podes mudar depois dele estar instalado. No entanto a instalação pode ser feita para qualquer drive. Eu por exemplo já tive e ainda tenho o Windows XP (único OS instalado na máquina) na Drive G:.

Já no que toca ao recovery o que o Nelson diz é o seguinte:

A maior parte dos computadores de marca possuem uma partição que se encontra escondida. Quer isto dizer que o Windows não a vê e que ela está escondida do utilizador.

Essa partição possui uma cópia do sistema tal e qual como ele estava quando foi entregue ao utilizador, e serve exactamente para recuperar o sistema em caso de erro grave.

Ora quando tu dizes que vês essa partição, alguma coisa está mal.
choupettes
O Post foi feito em Segunda-feira 02 Novembro 2009 à 11h13
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Viva Mario

Obrigado por me esclarecer sobre essas medidas, que realmente sao ligeiramente complicadas para quem nao estudou informatica.

Se você me pode esclarecer também no que diz respeito à pergunta que fiz: Qual é o melhor Boot, o boot dual ou o boot independente?

A particao Recovery: Eu so quis confirmar au membro 652mga que Nelson tinha razao, essa partiçao normalmente està escondida e nao se deve mexer.Nem là pôr nenhum OS.
Mas essa partiçao pode-se ver unicamente quando você utilisa o programa Magic partition ou o programa Easeus, que é a mesma coisa que o MP ou quando você formata ou partitiona os discos.Veja a photo que pus quando partitionei o disco C:\, ela nao se vê, mas quando utilisei Easeus ela estava là com 10go.

Queira desculpar se por acaso o meu português e a minha expressao escrita nao estava correcta, e deu uma mà interpretacao do que eu queria dizer,mas faco o melhor que posso.

PM
652mga
O Post foi feito em Segunda-feira 02 Novembro 2009 à 14h34
Quote Post

Utilizador dourado
*

Viva.

O Nelson é capaz de ter razão no que toca a existirem ficheiros do XP terem ido parar a esta partição Recovery... estão por lá coisas com a data da formatação. E o PM, também, por lá instalou algo o que se calhar é a causa da sua falha de execução. Realmente agora percebo que foi um erro não ter eliminado a partição em causa, até porque possuo backup desta em DVD.

Agora o Recovery, pelo menos neste caso, nunca esteve escondido! Sendo uma partição formatada em NFTS, sempre foi possível a sua visualização. Bastava ir a "computador-abrir" e lá se encontrava esta. Não tinha atribuída a letra C:\, estando esta atribuída ao Vista, possuindo outra letra que agora não me lembra.

Estou a pensar em apagar esta partição mas, face ao exposto, se calhar o XP "vai-se"... também, possivelmente, não dará efectuar o Recovery uma vez que esta partição se encontra "contaminada"... O que dizem, Nelson e Mário?

É que se desse para repor, aí com o Vista novamente instalado, poderia criar uma partição para o XP e se calhar passaria a ter um dualboot... até porque à que gastar as "gigas" ao ISP...

Choupttes, o teu W7 está em DVD ou foi download?

Hoje dei com esta notícia:

http://www.wintech.com.pt/content/view/6190/1/

Olha Choupttes, eu entendo que dualboot é a possibilidade da escolha do Sistema Operativo em que pretendes trabalhar. Boot independente não sei o que é... no caso do dualboot é te dada a escolha de qual SO vais preferir e, não o fazendo-o, existirá um dos SO que arrancará...

Cumprimentos.

Este post foi editado por 652mga em Segunda-feira 02 Novembro 2009 à 14h35.
PMEmail Poster
choupettes
O Post foi feito em Segunda-feira 02 Novembro 2009 à 15h14
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Viva 652mga
Obrigado pela sua resposta para o Boot.

O meu W7 pro 32 bits OEM é em dvd. OEM é a versao completa que so pode ser instalada no meu computador, como so tenho um comp, sai mais barato do que comprar o pack familiale que dà para 3 comp, que é à volta de 200Euros se nao me engano, agora nao me lembro justo. A oferta feita ai tambem tem aqui, e ao mesmo preco(+ou-)

Agora vamos a ver se eu consigo explicar para que serve o Boot independente (traduzido do frances, se calhar tem outro nome em português).
Em caso de nao querer mais ou de um crash du XP, nao preciso de desinstalar o seven, para poder reinstalar o XP.Espero que você percebeu o que eu escrevi, senao você pode dar uma olhada neste link(em frances), nao precisa "pescar"do frances, basta olhar as photos.

http://finael.eala.free.fr/multiboot/

na pagina de acolho, à esquerda tem 8 links, você comeca pelo 1 e assim de seguida, està tudo bem explicado, e como voce tem bastantes conhecimentos em informatica , nao tem probléma para perceber. Mas para mim é que é um boucado complicado.

Obrigado pelas suas apreciacoes, conselhos e comentarios para eu poder em breve ter todos os dados para me lancar na instalacao do W7.
PM
Mário Armão Ferreira
  O Post foi feito em Segunda-feira 02 Novembro 2009 à 15h49
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 3

Basicamente o que falas com o teu Boot independente é em substituir os ficheiros de boot do windows por outros ficheiros de um gestor de arranque que te permitirá posteriormente arrancar os sistemas operativos de forma independente.

Vantagens existem, nomeadamente o facto de deixar de haver problemas em instalar sistemas operativos mais antigos sobre os mais recentes, e se calhar até podes meter sistemas operativos como o Linux e o Mac OSX a correr lado a lado. Mas de resto as vantagens acabam ai.

Mas se a ideia é apenas ter dois sistemas windows não parece ter grandes vantagens, pelo menos que me ocorram assim à primeira vista.

Mas é uma perspectiva ǝʇuǝɹǝɟıp. :D
choupettes
O Post foi feito em Segunda-feira 02 Novembro 2009 à 16h27
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Viva Mario

Obrigado pela sua explicacao, assim é mais compreensivel para poder avancar.

Passas um bom dia
PM
choupettes
O Post foi feito em Segunda-feira 28 Dezembro 2009 à 17h00
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Bom dia a todos
Espero que tenham passado un bon Natal.
Pois jà tenho o meu Seven pro 32bits instalado,com multiboot classico.
nao é facil de passar do XP au seven, mas começo à apreciar o Seven.
Passem un bon dia.
PM
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 06 Abril 2010 à 15h22
Quote Post

Utilizador dourado
*

Viva.

E como vai o teu W7? Posta por aqui o que vais descobrindo.

Eu, há poucos dias, instalei o W7 Ultimate no meu portátil. Não existe dúvidas que é um digno sucessor do XP! Só precisei do cd com os drivers para instalar dois... tenho um pequeno ruído no som mas não consigo melhor. No Gestor de dispositivos existe uma nova "entrada" que não consta no XP... trata-se de "Adaptador de Túnel Teredo Microsoft" que não sei para que serve. Não o consigo actualizar uma vez que o WU me diz que não existe outro driver, pelo que não pode ser utilizado. Este dispositivo pertence ao grupo "Placas de Rede". Quer por rede sem fios ou pela porta Ethernet RJ45 está tudo OK.

O Restauro do Sistema não está activo como no XP, pelo que é necessária a sua activação criando um ponto de restauro.

A maioria das aplicações funciona. Na RC o Microsoft Private Folder era compatível mas nesta versão não... breve irei testar aplicação da Dream Box.

O aplicativo Windows Easy Transfer é uma grande treta.

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Terça-feira 06 Abril 2010 à 17h24
Quote Post

Administrador
Group Icon

Um túnel Teredo permite comunicar com protocolo IPv6 através de uma ligação que apenas suporte IPv4 (como as ligações à internet actuais).
http://en.wikipedia.org/wiki/Teredo_tunneling

Não te preocupes com isso. É daquelas coisas que seguem a regra "se não sabes o que é, é porque não precisas". :)
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 06 Abril 2010 à 17h43
Quote Post

Utilizador dourado
*

Viva.

Por acaso reparei que executando o cmd ipconfig aqui no W7 aparece, entre outras coisas, o protocolo a que te referes. No Vista não sei, mas no XP não é identificado o protocolo.

Mas isto significa que a curto prazo irá passar a existirem dois protocolos? Então este "túnel" não é mais de que uma aplicação que permitirá a interacção entre ambos, criado para as actuais máquinas que não suportam IPv6?

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Segunda-feira 12 Abril 2010 à 20h57
Quote Post

Administrador
Group Icon

Não sei se será bem a "curto prazo". Pelo que li ainda só há 3 ISPs no mundo (2 nos EUA e 1 na Holanda) a fazerem testes com o IPv6.

A principal vantagem do IPv6 é uma muito maior gama de endereços IP. Os endereços IPv4 estão a esgotar-se rapidamente (creio q restam 8% segundo a ultima estimativa que li).

Entretanto se um dia precisarmos de fazer uma ligação IPv6 (o Google já tem um servidor), e o nosso router ou ISP não o suportar ainda, pode-se usar um túnel Teredo. Basicamente o Teredo transforma tráfego IPv6 em IPv4 UDP para que possa ser devidamente encaminhado pelos routers que temos actualmente em casa, e pelos routers do próprio ISP.
Nelson Cruz
O Post foi feito em Sexta-feira 16 Abril 2010 à 18h26
Quote Post

Administrador
Group Icon

Bem a propósito do que se andou a falar aqui:
http://tek.sapo.pt/opiniao/opiniao_ipv6_co...et_1058877.html