Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Temperatura processador
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 25 Mai 2004 à 05h34
Quote Post

Super utilizador
*

Grupo: Membros
membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, boa noite.
Existirá algum programa (gratuito) que possa monotorizar/informar a temperatura do processador e demais componentes do pc?
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 31 Mai 2004 à 00h22
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

O motherboard monitor creio ser gratuito e permite fazer tal.
Pode ser encontrado aqui.
PMEmail PosterUsers Website
652mga
O Post foi feito em Segunda-feira 31 Mai 2004 à 04h15
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Okay, Mário Ferreira, obrigado.
Já agora o que quer dizer "case" e "sensor"? Depois de instalar o MBM 5 aparecem-me estes dois valores de temperatura na barra de ferramentas. O itém "case" encontra-se no valor de 43º C e o "cpu" oscila entre os 39º e os 41º C.
O "sensor" mantém-se nos 30º C. Estes valores são normais e até onde podem ir?
O meu processador é um P4 HT 2.8Gh e a motherboard é Asus P4P800-VM.
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 31 Mai 2004 à 16h12
Quote Post

Administrador
Group Icon

Sinceramente eu não uso esse software, pois tenho um LCD digital em uma das minhas caixas (uma LANFIRE) com indicações das temperaturas e um indicador analógico Musketeer da Thermaltake na outra.
De momento o meu Athlon XP 2400+ encontra-se a 41 graus, e o Athlon 64 3200+ a 36.8 graus.

Um dos defeitos desse software (pelo menos nas versoes mais antigas) é o pedir a configuração do tipo de sensor existente para medições mais exactas, dado que nem sempre é disponivel, bem como a indicação de temperaturas por vezes erroneas em caso de falta de algum sensor.

Dado que possui uma motherboard Assus, porque não trocar isso pelo PC PROBE da marca?
Pode fazer o download aqui. (ASUS PC PROBE)

Quanto às temperaturas elas encontram-se dentro dos limites aceitaveis, começando a sentir-se instabilidades nos sistemas P4 com valores perto dos 50 graus, mas no entanto sensibilidade varia de sistema para sistema, sendo que alguns podem queixar-se mais cedo e outros mais tarde
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 01 Junho 2004 à 04h33
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Obrigado, Mário Ferreira. Já fiz o respectivo download e efectivamente, parece-me um programa mais completo. Agora diz-me que a temperatura do P 4 perto dos 50ºC começa a dar problemas. O meu CPU chega a atingir os 54ºC só pelo facto de correr o ad-aware 6.0! No PC Probe em "monitoring" não tenho "Power Fan" nem "Chassis Fan". Serão isto duas ventoinhas que deverei colocar? É que quando coloco o visto nestes dois iténs recebo a informação "below threshold!!!"
Se me puder aconselhar, agradecia, porque de certeza absoluta que a durabilidade dos componentes é afectada pelas condições, anormais, de execesso de temperatura. Duas ventoinhas serão mais baratas do que qualquer outro elemento do pc!
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quarta-feira 02 Junho 2004 à 23h13
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 4

O Motherboard Monitor é universal e muito configurável. O problema é que tem de ser configurado caso a caso, de acordo com a motherboard e gostos do utilizador, e não é assim muito intuitivo. Até eu quando o experimentei fiquei a olhar para ele a pensar "e agora como configuro isto?"

Já o ASUS PC Probe é bem mais simples e é excelente. Durante os anos em que usei um PC com motherboard Soltek, depois de ter uma Asus, foi das coisas de que mais saudades tive.

No Asus PC Probe a "Power Fan" refere-se á ventoinha da fonte de alimentação (Power Suply Unit em inglês). Essa ventoinha o seu sistema tem de certeza. O programa só não indica a velocidade de rotação desta ventoinha porque é preciso que a fonte tenha um cabo próprio para ligar á motherboard. Ora as fontes mais baratas que equipam a maioria dos sistemas não têm isso. A minha Antec (que custou mais de 100euros) tem e foi a única marca que vi com isso até hoje. Se a sua fonte tem isso então não lhe ligaram na motherboard. Abra o computador e veja se tem lá um fio azul a sair da fonte de alimentação. O tal "cabo" de que falo é um fio azul e outro preto com um ligador de ventoinha na ponta, que se liga no sitio próprio na motherboard (veja no manual).

A "Chassis Fan" é uma ventoinha de caixa, que é aconselhavel e normalmente colocada por baixo da fonte de alimentação. A maioria das caixas tem lá sitio para a colocar. As actuais também costumam permitir colocar outra na frente da caixa em baixo. A ideia é ter uma ventoinha na frente em baixo a bufar ar para dentro e outra em cima e atrás a extrair o ar quente de dentro da caixa.

Dadas as temperaturas do seu sistema eu diria que até nem tem grande necessidade de adicionar ventoinhas. A durabilidade do Pentium 4 não é afectada por ultrapassar os 50ºC. Só se tiver crashes (computador encravar, ecrâns azuis, reiniciar e afins) quando atinge temperaturas mais altas é que se deve preocupar.

Pessoalmente nunca ouvi falar de instabilidade dos Pentium 4 acima dos 50ºC, mas se o Mário o diz acredito que seja possivel. O meu P4 2.6GHz creio que nunca lá chegou, portanto... não posso confirmar ou refutar. O que sei é que os P4 reduzem automaticamente a sua velocidade lá para os 70ºC, para evitar que queimem, e creio que acabam por desligar lá para os 90ºC. Portanto convém mantê-los abaixo dos 70ºC para não se perder desempenho, mas de resto (a não ser que tenha problemas de estabilidade) não precisa de se preocupar.
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quinta-feira 03 Junho 2004 à 03h16
Quote Post

Administrador
Group Icon

O P4 não é instavel aos 50 graus.. Ou pelo menos não são todos.

Mas 50 graus é se possivel uma temperatura APROXIMADA a tentar manter como margem superior.

Nem todos os processadores se portam da mesma forma, e a estabilidade pode variar de maquina para máquina.

O meu Athlon XP aguenta bem os 62 graus, mas o do meu Primo aos 58 começa a tripar violentamente.

A realidade é que desde que meti a Vulcano 9, o mesmo raramente me passa dos 48, atingindo no maximo os 52. O sistema está mais estável, e com menos probabilidades de crashes.

O que pretendo dizer é que se for possivel manter uma temperatura perto dos 50, estamos dentro dos parametros ideais, seja nos PIV ou nos Athlons.

Mas não sendo possivel, não quer dizer que o sistema fique instavel, mas que as probabilidades de instabilidade aumentam exponencialmente, isso aumentam.
Até porque um sistema que atinja temperaturas muito mais altas, com as vagas de calor que de vez em quando nos atingem concerteza terá graves problemas.
xkr_tech
O Post foi feito em Terça-feira 05 Junho 2007 à 20h29
Quote Post

Sou novo aqui
*

membro nº: 570
Registado em: 04/06/2007

Lavalys everest Ultimate Edition...

(serials.ws) ... :P

Pra mim esse prog é o melhor!