Powered by Invision Power Board

(2) [1] 2  ( Ir para o primeiro post não lido ) Reply to this topicStart new topicStart Poll

> De pernas para o ar
zeca
O Post foi feito em Sexta-feira 17 Setembro 2004 à 22h28
Quote Post

Isto é fixola. Gosto de cá vir!
**

Grupo: Membros
membro nº: 66
Registado em: 17/09/2004

OI pessoal...logo para primeira pergunta neste forum, apareço com uma pergunta um tanto "estranha".

Tenho um projecto para construir uma torre de PC e gostava de saber a vossa opinião para possiveis implicações de virar a board ao contrário, ou seja, normalmente as slots PCI ficam viradas para baixo, no meu caso quero que fiquem viradas para cima. Que genero de implicações podem existir especialmente a nivel térmico.
Como vou construir uma torre completamente de proposito, não tenho outros problemas de suporte.

Espero ouvir noticias em breve. :D
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Sábado 18 Setembro 2004 à 02h29
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

Como é sabido o ar quente sobe..
Por esse motivo a slot AGP ao levar a placa que vai gerar mais calor fica sobre todas as outras. E por motivo identico, o CPU ao ser a peça que mais calor gera, fica por cima das slots.
Uma outra peça que gera calor é a fonte de alimentação, que normalmente se encontra no cimo de tudo. Actualmente nas fontes mais recentes, as mesmas possuem inclusive uma ventoinha na sua parte inferior que chupa o ar quente da caixa, e uma na sua traseira que expele o calor retirado e o calor gerado.
Assim cria-se um cone ascendente de calor que é removido pela fonte!
Opcionalmente nas traseiras pode-se colocar duas ventoinhas na parte de trás da caixa, em que a inferior mete ar, e a superior remove!

É minha opinião que virar a motherboard ao contrário vai criar bastantes problemas de aquecimento, especialmente na zona da placa gráfica.
Numa altura em que AMD e Intel falam inclusive de separar ainda mais o CPU das restantes placas pelos problemas de calor, penso que essa solução lhe vai trazer inumeros problemas, mas claro depende do que lá pretende meter.
PMEmail PosterUsers Website
652mga
O Post foi feito em Sábado 18 Setembro 2004 à 02h42
Quote Post

Super utilizador
*

membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, boa noite.
A propósito de aquecimento tenho uma questão a colocar.
É normal que a motherbord tenha mais temperatura que o cpu? A minha motherbord neste momento tem 40ª e o cpu 39º. Tenho uma ventoinha frontal que se encontra desligada aliás, nem sequer dá para ligar na bord porque as conexões não se encaixam, estando a pensar em adquirir uma pelo que gostraria de um conselho. A ventoinha deverá meter ar na caixa, certo? As ventoinhas trabalham em ambos os sentidos dependendo da forma de ligação (troca de polaridade)?
O que quer dizer a informação "power fan"? É uma informação que se encontra entre "cpu fan" e "chassis fan" no programa Asus Probe.
Cumprimentos.
PMEmail Poster
zeca
O Post foi feito em Sábado 18 Setembro 2004 à 03h59
Quote Post

**

Ok...o melhor é explicar melhor o que pretendo.
Se bem que a resposta relativamente a posição da slot AGP é peculiar pois se a posição superior é para melhor dissipar o calor, então porque é que a GPU esta virada para baixo?

A minha ideia é construir um sistema leve, silencioso e por isso tenho 2 soluções. Uma é recorrer ao arrefecimento a água para CPU, GPU e northbridge.
Eu ainda investiguei a possibilidade de arrefecer a agua a PSU mas...água e electricidade naquela intimidade mete medo... portanto, a opções é adquirir uma boa PSU silenciosa e recoloca-la. Neste caso, pretendo colocá-la no fundo da caixa com a ventoinha de admissão a sugar ar do exterior baixo, ou seja, como o ar que entra na fonte é mais fresco, as ventoinhas rodam menos logo menos ruido...assim o espero...

PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Segunda-feira 20 Setembro 2004 à 05h21
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 4

652mga:
O Power Fan já eu lhe expliquei. Avive a memória aqui:
http://www.pcmanias.com/forum/index.php?ac...=findpost&p;=462

Quanto à motherboard trabalhar a uma temperatura superior ao processador, isso é normal pelo menos nas motherboards Asus que não têm ventoinha no chip principal. Aqui é a mesma coisa (P4 2.6GHz overclocked para 3GHz e ASUS P4P800 Deluxe). A ASUS optou por meter apenas um dissipador no tal chip pois assim o sistema fica mais silêncioso e não deixa de ser estável. Como os Pentium 4 aquecem relativamente pouco quando não estão a fazer nada, e têm dissipador com ventoinha, dá-se este fenómeno. Já nos AMD a diferença de temperatura entre parado e ocupado a 100% é bem menor.

As pás das ventoinhas tendem a ser optimizadas para funcionar num certo sentido. Não convém portanto inverter a polaridade e as fichas até são feitas para o evitar. Para inverter o sentido em que bufam simplesmente instala-se a ventoinha ao contrário. As ventoinhas colocadas na traseira da caixa em cima (por baixo da fonte de alimentação) devem bufar para fora para retirar o ar quente (que sobe). As ventoinhas instaladas na frente da caixa em baixo é que se colocam a bufar para dentro.

Essa ventoinha que já tem e diz que não dá para ligar na motherboard, não será de ligar a um conector Molex (igual aos discos)? Não conheço outra hipotese e sendo assim há adaptadores se quiser mesmo liga-la à motherboard.
Nelson Cruz
O Post foi feito em Segunda-feira 20 Setembro 2004 à 08h29
Quote Post

Administrador
Group Icon

Zeca:
Se vais usar arrefecimento a água então não deve haver problema em inverter a motherboard.

Já se usares ventilação tradicional é capaz de ser uma boa ideia imitar o Apple Power Mac G5, cuja caixa está dividida em 4 zonas com ventoinhas à frente e atrás. A motherboard do G5 está precisamente colocada de "pernas para o ar" e está no lado esquerdo da caixa para que as placas PCI ficarem na mesma viradas para a traseira.

No minimo pensa em meter algo a cobrir o processador e respectivo cooler canalizando o ar quente para uma ventoinha que o atire para fora da caixa.

Há (ou pelo menos havia) umas estações de trabalho da Dell que usam um sistema desse género. Aliás o processador nem tem ventoinha, apenas disspador passivo. Fica coberto por uma tampa acoplada à ventoinha traseira da caixa, de modo que a rotação desta força a passagem de ar pelo dissipador, ar que é imediatamente atirado para fora da caixa. O objectivo da Dell era um sistema mais silencioso ao eliminar a ventoinha do processador. A ventoinha da caixa ao ser de 120x120mm não precisa de rotação tão elevada para fazer o serviço. Vê a foto em baixo.

No teu caso um sistema deste género, mesmo que mantendo a ventoinha do processador, pelo menos impedia que o calor do processador se alastrasse para as placas PCI em cima. Se optares por algo assim lembra-te de comprar um cooler cujo dissipador tenha as laminhas alinhadas com a ventoinha e não atravessadas para não se oporem a passagem do ar.

Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 20 Setembro 2004 à 20h17
Quote Post

Administrador
Group Icon

O motivo do GPU estar virado para baixo é simples!

O GPU encontra-se nesta posição para não ser afectado directamente pela temperatura do processador.
Estas são as 2 peças que mais calor geram, e o ar quente do GPU, apesar de ser expelido pela ventoinha para baixo, começa a sobir mal o ar afectado pela resistencia ao movimento perde a sua inercia, perdendo entretanto neste processo algum do calor que transportava ao entrar em contacto com ar mais fresco na caixa. Assim impede-se que o GPU esteja em contacto com a zona de criação de calor do CPU, e impede-se tambem que o GPU coloque ar quente para cima do CPU.
zeca
O Post foi feito em Terça-feira 21 Setembro 2004 à 02h50
Quote Post

**

tudo bem.
A ideia é recorrer ao arrefecimento a água o mais extensivelmente possivel.
Gostava de saber, já agora, se é possivel manter um worklog do mod que pretendo fazer no forum da PCmanias.

Agora,se me perdoam, vou ter que ir assaltar um sucateiro!

Inté :ph34r:
PMEmail Poster
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 21 Setembro 2004 à 04h10
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Realmente, Nelson Cruz, ando um "bocado" desatento!
A ventoinha em causa tem um conector "macho" de dois pinos. A motherbord por sua vez, na conexação "chassis fan", possui um conector também ele "macho" mas de três pinos. O que fazer? Um destes três pinos será o que transmitirá a velocidade de rotação, certo? Existe algum adaptador para esta situação e como se chama? Outro problema é que o cabo da ventoinha não chega ao local de conexação na motherbord. Se calhar será difícil de encontrar sendo melhor optar pela aquisição de uma ventoinha. Sendo assim que modelo e/ou marca me aconselha? Se voçê diz que estas temperaturas são normais fico mais descansado! O pc encontra-se dentro de uma secretária que por sua vez está encostada a um canto. A minha casa é bastante quente e para agravar, a minha torre parece ser pequena para os componentes. Está tudo em cima de tudo! No entanto nada como dar umas "lufadas" de ar para melhor o arrefecimento do pc.
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quarta-feira 22 Setembro 2004 à 10h19
Quote Post

Administrador
Group Icon

Uma ventoinha com conector macho de 2 pinos??? Acho que nunca vi tal... Tem máquina fotográfica digital, mesmo que do telemóvel? Não dá para tirar uma foto e colocar aqui?

Caso contrário veja se essa ficha encaixa de alguma forma num conector Molex (igual aos usados para alimentar discos). É que esses são fêmea e são a única outra forma que conheço de ligar ventoinhas.

Sim o terceiro pino permite medir a velocidade de rotação. A ventoinha envia por ele um impulso electrico por cada volta completa e a motherboard só tem de as contar.
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quarta-feira 22 Setembro 2004 à 16h00
Quote Post

Administrador
Group Icon

humm.. esse conector macho de 2 pinos parece-me que já o vi em qualquer sitio..
E se não estou em erro era em uma ventoinha onde esse conector ligava a um outro femea, ligado a um fio que possui na outra extremidade um conector molex.
Tem certeza que não lhe falta nenhum fio?

652mga
O Post foi feito em Quinta-feira 23 Setembro 2004 à 05h02
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Aqui vai a fotografia. Tive que tirar não sei quantas fotografias até ficar este "espécime" que é uma vergonha! Não consigo fazer grande coisa com a minha máquina digital! O problema não é da máquina, é do maquinista....
A ventoinha é uma Ruilian Science & Techonology Co, Ltd, mod. RDM 8025S (dc 12v 0.11A), se é que esta informação é importante.
Não sei se é vísivel na fotografia mas, efectivamente não lhe falta nenhum fio. Nem sei se alguma vez esteve ligada. Este é o meu "segundo" pc pois fiz um upgrade de um PIII (800mhz) para este P4 tendo trocado tudo à excepção da caixa atx. Ainda ontem o cpu chegou a apresentar uma temperatura de 60º. Estive a utilizar o dvd shrink para juntar dois dvds num só e apresentava este valor.
Se calhar é mesmo melhor comprar uma ventoinha que se adapte a bord pelo que agradeço conselhos.
Cumprimentos.
Não consigo enviar a fotografia
PMEmail Poster
652mga
O Post foi feito em Sábado 25 Setembro 2004 à 03h34
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Nelson Cruz porque é que será que não consigo anexar uma imagem? Será que já me pode dizer algo?
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Sábado 25 Setembro 2004 à 06h43
Quote Post

Administrador
Group Icon

652mga, eu mandei-lhe um email a dizer para me mandar a imagem por email. Não recebeu?

Houve um problema com os anexos, mas creio que já está resolvido. Eu pelo menos consegui colocar uma imagem, e você também devia conseguir.
652mga
O Post foi feito em Sábado 25 Setembro 2004 à 07h21
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Não recebi o e-mail. Vou tentar enviar por aqui mas, se não conseguir, envio para o seue-mail Nelson Cruz.
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Terça-feira 28 Setembro 2004 à 23h44
Quote Post

Administrador
Group Icon

Ora vamos testar os anexos

YEAP.. funcionam.. experimente de novo

652mga
O Post foi feito em Quarta-feira 29 Setembro 2004 à 03h16
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Vamos ver se é desta! A imagem tinha 500K e se calhar era por causa disso.
Aqui vai (espero).
Cumprimentos.

PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quarta-feira 29 Setembro 2004 à 03h32
Quote Post

Administrador
Group Icon

Tive de editar essa imagem para cortar o desnecessário e reduzir ao tamanho.

Quanto ao ligador dessa ventoinha... nunca vi tal. É totalmente fora do comum.

A ventoinha já vinha com a caixa? A caixa é recente? Tem marca?
652mga
O Post foi feito em Quarta-feira 29 Setembro 2004 à 04h34
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
A caixa faz 4 anos agora em Dezembro. Tem uma etiqueta na frente com o nome
"Save System".
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quarta-feira 29 Setembro 2004 à 10h49
Quote Post

Administrador
Group Icon

Ok, então computador de grande marca não é...

É que as grandes marcas (Compaq, HP, IBM, Dell, etc) gostam de usar alguns sistemas proprietários e podia ser o caso.

E já agora, Save System nem deve ser a marca da caixa. Deve ser é o nome da loja que vendeu o computador. É um inglês esquisito e que faz pouco sentido. Ainda se fosse Safe System (sistema seguro), mas "salvar sistema"???

Pode tirar uma foto da caixa a ver se conseguimos identificar o fabricante.

De qualquer forma parece-me que a melhor solução é comprar uma ventoinha normal. A Chiptec tem bastante variedade:
http://www.chiptec.net/index.php?catid=46&...at=234&pagina;=0

Aconselho a Enermax se quiser controlador de velocidade. Caso contrário opte pela PAPST 8412 N/2GML. A Papst é uma das marcas mais conceituadas pela boa relação desempenho/ruido. Os modelos que estão na página seguinte são ainda mais silenciosos, mas bufam pouco. Eu tenho uma dessas na frente da caixa a soprar sobre os meus discos e dificilmente se distingue se está a trabalhar ou parada, mas é fraca para o seu caso. Até eu me arrependi de não comprar a mais potente.
652mga
O Post foi feito em Quinta-feira 30 Setembro 2004 à 03h28
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Nelson Cruz antes de mais, obrigado pelo empenho.
Já consegui reduzir o tamanho das fotos. Tenho quatro fotos, pois penso que só assim terá uma "imagem" geral da caixa, que como só é possível enviar uma de cada vez, farei quatro "post". Tem razão quando diz que a etiqueta da caixa se refere à loja que me vendeu o pc. Efectivamente é esse o nome do comerciante que me vendeu o meu pc inicial (peço perdão). Esta foto é a parte da frente da caixa onde se encontra a tal ventoinha, que não é vísivel, pois encontra-se tapada pela tampa da frente da caixa, ao meio, entre a drive de disquetes e o fundo da caixa.
Cumprimentos.

PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Sexta-feira 01 Outubro 2004 à 04h09
Quote Post

Administrador
Group Icon

Apaguei os posts com a imagem da parte de baixo da caixa (inútil) e da parte de trás (quase inútil). Reduzi também o tamanho da foto da parte da frente e tentei escurece-la um pouco... está tão brilhante que não se precebe muitos detalhes. A sua máquina deve ter algo que permita ajustar a luminosidade não?

Na parte de trás da caixa deu para ver duas coisas importantes: não tem espaço para uma ventoinha traseira e a fonte de alimentação está ao alto. O Mário já teve uma dessas e a fonte de alimentação ficava tão em cima do processador que este aquecia bem mais do que devia. Meter a fonte nessa posição é uma forma de fazer caixas mais baixas, mas o processador aquece mais e rouba-se espaço onde podia ficar uma ventoinha extra. Já não se usa... não é compativel com as necessidades de ventilação actuais.

A caixa é capaz de ser uma Enlight, mas é uma marca demasiado genérica para ter a certeza. Aliás há 4 anos atrás poucas eram as caixas que se destacavam. A Enlight era uma das marcas mais conhecidas na altura, com relativamente boa qualidade, mas não creio que tivesse controladores de ventoinhas próprios nem nada disso.

O melhor mesmo é comprar uma ventoinha nova... e, se puder, uma caixa nova com ventoinha traseira também não era má ideia.
652mga
O Post foi feito em Domingo 03 Outubro 2004 à 04h27
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.
Antes de mais agradeço ao Nelson Cruz e ao Mário Ferreira a ajuda prestada neste assunto. Quanto à graduação de luminiosidade da máquina fotográfica é como disse: a culpa não é da máquina é do maquinista! Sinceramente não tenho paciência nenhuma para aquele aparelho...
Então vou mesmo adquirir uma caixa nova. A fonte de alimentação deve estar em baixo? Ventoinha à frente e atrás, certo? A da frente mete e a de trás extrai, certo?
A PAPST 8412 N/2GML que o Nelson refere é para a parte da frente e para trás o que é que coloco?
Já agora, últimamente aceder ao site da PC Manias tem sido complicado, pelo menos para mim. Tanto pelo Opera como pelo IE é bastante lento chegando, inclusivé, a não abrir.
Cumprimentos.
PMEmail Poster
zeca
O Post foi feito em Domingo 03 Outubro 2004 à 13h48
Quote Post

**

oi pessoal. Obrigado pela ajuda. Mas ainda assim queria colocar 2 questões:
1) não existem problemas em colocar os discos rigidos em posição vertical, ou seja, em vez "deitados" coloca-los sobre a lateral? não devem existir problemas pois já vi varios PC's com esta solução...mas não faz mal nenhum perguntar...
2) ja vi psu's com 1, 2 e até 3 ventoinhas todas dizendo que são a solução mais silenciosa. Para o meu projecto, preciso de uma PSU silenciosa mas que não seja dispendiosa, ou seja, o melhor equilíbiro preço-qualidade. Alguem tem sugestões? e já agora, queria deixar uma sugestão a este forum: que tal, desenvolverem enter voçes (visto serem pessoas visivelmente com experiencia) um Top10 do melhor hardware por classes, ou seja, a melhor board, melhor PSU, etc. Seria um optimo recurso para indecisos e leigos do mundo da informática!

Inté
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Segunda-feira 04 Outubro 2004 à 00h31
Quote Post

Administrador
Group Icon

Para o Zeca:
1) De facto não há problema. Há vários computadores, principalmente aqueles com caixa tipo "desktop" (caixa horizontal que se coloca por baixo do monitor), que usam essa solução de colocar os discos de lado.

2) As fontes Be Quiet são muito silenciosas, mas também há as Eurotech (com uma ventoinha de 120mm em vez de duas de 80mm e que custam uns 30euros menos. Vê aqui:
http://www.chiptec.net/index.php?catid=8&subcat;=85&pagina;=0

E já que queres silencio e estás a pensar em usar arrefecimento a água, conheces o Zalman RESERATOR 1? É o sistema de arrefecimento a água mais bonito e elegante que já vi, e não usa qualquer ventoinha. Tens aqui várias fotos e links para análises:
http://www.aquapc.com/forum/viewtopic.php?p=172249

Topic Options (2) [1] 2  Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0323 ]   [ 11 queries used ]   [ GZIP Ativado ]