| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
![]() ![]() ![]() |
| 652mga |
O Post foi feito em Terça-feira 19 Outubro 2004 à 03h34
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1044 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa noite.
A IOL tem um "player" que é o "Cotonete" no qual se selecciona o tipo/canal/rádio de música que se pretende escutar. Ontem sucedeu-me o seguinte: estava a ouvir um destes canais e a dada altura tive que me ir embora. Quando estou ligado a internet e pretendo sair e desligar o pc, primeiro desligo a minha ligação, depois fecho tudo o que tenho aberto e só depois desligo o pc. Ora ao desligar a minha ligação à internet o "player" continuou a tocar, não só a faixa em que estava, mas a também a seguinte! Se já não tinha a ligação activa como é que isto aconteceu? Será que é criada uma "memória intermédia" como nos auto-rádios por causa dos solavancos? Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Terça-feira 19 Outubro 2004 à 09h22
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1424 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Sim esses sistemas em que música ou video é enviado e reproduzido em tempo real, o chamado streaming, costumam criar uma memória intermédia. Ou seja, vão tocando com algum atraso em relação ao que recebem. O objectivo é compensar os "solavancos" da net... ou seja interrupções no fluxo de dados e variações de velocidade.
No entanto esta memória buffer não costuma ser assim tão grande... apenas alguns segundos. Como é que desliga a ligação à internet? Só no Windows ou desliga mesmo o modem? É cabo ou ADSL? |
| 652mga |
O Post foi feito em Quarta-feira 20 Outubro 2004 à 01h52
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1044 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa noite.
A minha ligação é adsl. Desligo no icone que nos dá a indicação que estamos ligados (aqueles dois pc em baixo canto inferior direito). Já ouvi mais de que uma faixa com a ligação desligada. Cumprimentos |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 20 Outubro 2004 à 02h10
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1424 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Experimente desligar o modem. É que pelo menos com ligações de cabo nem sempre desligar a ligação no Windows corta efectivamente todas as comunicações com a internet.
|
| 652mga |
O Post foi feito em Quarta-feira 20 Outubro 2004 à 03h33
|
|
Viva, boa noite.
Aqui com ligação adsl só se está ligado quando se quer ou seja, se se quer desligar o modem é só fazer a respectiva operação. Já ouvi dizer que com a NetCabo não é bem assim e eu próprio já testemunhei essa situação num pc de um familiar pois para desligar a conexação à internet foi mesmo preciso tirar o cabo do modem no pc! Não consegui desligar como faço aqui em casa com a minha ligação adsl. Quanto à memória intermédia parece-me que esta é tanto maior quanto mais k bits/ segundo é composta a ligação ao "player". O "player" tem nesta ligação 96 k bits e depois de desligar a internet ainda ficou a tocar cerca de 50 segundos. Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Quarta-feira 20 Outubro 2004 à 17h37
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
O continuar a tocar quando se desliga da internet é perfeitamente normal...
A reprodução é feita tendo por base um streaming.. Ou seja.. se uma musica tem 6 megas e tem 6 minutos, isso equivaleria a um consumo na reprodução de 6*1024/(6*60), ou seja 17 Kbytes/segundo. Dado que os dados são necessários estar já presentes quando são pedidos, usa-se um método chamado buffering. Com ele, o download não é efectuado à velocidade necessária (17 Kbytes/s), mas sim à maxima possivel (64 Kbytes/s numa ligação 512 kbits - valor teórico). Assim, tudo o que chegou antes de ser necessário é acumulado em um buffer, que pode inclusive conter a musica na sua totalidade. Ao cortar a ligação, esse buffer deixa de enchar, mas continua a despejar para a memória os dados à velocidade desejada (17 Kbytes neste caso). Assim, por exemplo, se ligassemos e conseguimos obter conecções com o valor máximo do modem, os 64 Kbytes, e pedissemos 2 segundos desta musica, após o que desligariamos o modem, nos 2 segundos teriamos recebido 128 Kbytes, dos quais 34Kbytes teriam sido gastos nos 2 segundos passados. Ora o buffer conteria assim ainda 94 Kbytes para usar, o que ao ritmo de 17 Kbytes/s ainda daria musica para aproximadamente 5.53 segundos extras. E no entanto as ligações deixaram de estar activas! No caso em questão, ao haver uma playlist selecionada, o buffer continha o que restava da canção actual, e já possuia tambem dados da seguinte! O Nelson refere que o buffer não costuma ser assim tão grande.. ora isso não é bem assim! Esses buffers são relativamente pequenos quando os analisamos no tratamento de audio+video, mas quando se trata apenas de audio, como podemos imaginar, ao livramos-nos da parte que mais buffer ocupa que é o video, o buffer dá para muita muita coisa. |
![]() |
![]() ![]() ![]() |