| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
![]() ![]() ![]() |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Terça-feira 23 Novembro 2004 à 21h33
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Estou a pensar em mudar de fornecedor de serviço de internet.
Após alguns anos na Netcabo acho que o serviço por eles prestado está obsoleto, e saturado, para álem de caro. A sapo resolveu subir para 1 Mbit os planos dos clientes de 512 Kbits.. A netcabo pos um pacote de 1 Mbit por mais 10 euros. NICE ONE NETCABO! Mas a sapo dá 1 Mbit e 256 Kbits upload.. pelo preço de 512.. A Netcabo dá 1 Mbit e 128 Kbits upload por mais 10 euros.. HURRAH... As alternativas não existem.. Oninet não vale puto. Pior qualidade de serviço a nivel nacional, eventual qualidade a nivel internacional, mas sem a qualidade de serviço de assistencia da Netcabo. A Clix parece ser a alternativa do momento.. Pacotes de 2, 4 e 8 Megabits a preços atractivos.. Pensei sériamente em mudar.. aliás encetei mesmo o processo para a mudança. A novis está a investir muito forte, e a coisa prometia.. Qual não é a minha surpresa quando ligo para a linha gratuita fornecida na página para obter informações.. e não mas sabem dar.. AI JESUS.. AINDA NEM SOU CLIENTE E JÁ ESTOU INSATISFEITO.. Liguei segunda vez e o novo funcionário não sabe igualmente, remetendo-me para uma outra linha, a oficial de atendimento, em que saberiam dar-me os dados tecnicos que pretendia. E qual o custo da chamada pergunto eu. Não sei, responde ele.. YUPII.. Aquilo funciona bem.. Ligo.. o custo é 80cent/m.. FDX.. Faço perguntas.. e aparece-me um alentejano.. a falar devaaaaagar... AI JESUS... Ao fim de 7 m sem grandes respostas concretas ao que pretendia, pedem-me para aguardar quando peço as caracteristicas do modem deles.. Ao final de 3 m a aguardar deito a chamada abaixo.. 8€.. 1600 paus... Naturalmente escrevo um mail ao clix a pedir as respostas que pretendo, bem como uma alternativa àquela linha quer para agora como para quando for cliente, sob pena de não adquirir os pacotes deles.. É que não estou para ter problemas na net.. e pagar balurdios de cada vez que isso aconteça.. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 24 Novembro 2004 à 04h09
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1424 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
O Sapo ADSL tem 1024/256kbps mas é no serviço Pro, que custa 45euros por mês tal como o Netcabo Mega.
Não deixa no entanto de ser 1024/256 no Sapo Pro contra 1024/128kbps no Netcabo Mega: http://adsl.sapo.pt http://www.tvcabo.pt/home_internet.asp Eu preferia até 640/256 a 1024/128... A Netcabo costumava oferecer melhores velocidades que o ADSL (640 contra 512k de download) ao mesmo preço... agora isso esfumou-se. E até os limites de tráfego são iguais nos serviços de megabit, e inferiores no serviço normal da Netcabo. A única vantagem da Netcabo são as Happy-hours (tráfego ilimitado da 1h às 7h). A oferta do Clix parece extremamente tentadora. Veja-se o Clix ADSL 4 Megas: 4096/256Kbps Mensalidade €38,90 (IVA incluído) 25 GB de tráfego internacional ou nacional Tráfego ilimitado das 21h às 9h, todos os dias, até 31 de Dezembro 2004 Por mais 4 euros que os serviços normais do Sapo e Netcabo tem-se velocidades muito melhores, 25GB de tráfego indeferenciado contra 20 nacionais mais 1 ou 2 internacionais. E mudando-se para o serviço de voz da Novis ainda se poupa 15 euros na assinatura do telefone. Se o tráfego ilimitado das 21h às 9h se mantivesse em 2005 era ouro sobre azul! |
| 652mga |
O Post foi feito em Quarta-feira 24 Novembro 2004 à 05h15
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1044 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa noite.
O Mário diz que a Oninet não vale "puto". Não sei porque o dizes mas, é a tua opnião. Na verdade é a Oni quem tem agitado o mercado. Depois do grupo PT acho que foi a primeira a disponibilizar a "banda larga". Recentemente e pela primeira vez em Portugal disponibilizou o OniDuo em que a ligação 512/128 passou a custar € 20 com tráfego ilimitado aos fins de semana e das 22h às 2h aos dias úteis - www.oniduo.pt A Oni como parceira da EDP será, de momento, o grupo português que maiores possibilidades terá de se bater com a PT, criando desta forma concorrência. Está já em ensaio a PowerLine (na zona da Expo já existem utilizadores desta tecnologia), o que será uma nova forma de ligação à internet entre outras. Quanto à qualidade de assistência a que te referes não sei não... são tantas as queixas em relecção à NetCabo. Eu, utilizador da Oninet, não me queixo. Das poucas vezes que tive dificuldades fui bem atendido. Quando exisem problemas relaccionados com a Oni, são divulgados pelo assistente ao telefone como também já tem acontecido direccionarem as culpas para a PT. Bom, o ditado é velho: "a uns paga-se, a outros dá-se dinheiro". Será bom que os membros deste Forúm aqui possam divulgar as suas condições contratuiais de ligação à internet de forma a que todos nós possamos escolher a melhor relecção qualidade/preço. Cumprimentos |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Sábado 27 Novembro 2004 à 20h13
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Eis o motivo porque digo que a Oninet não vale puto!
Internet não é só velocidade.. os pacotes oninet são semelhantes aos de qualquer outro provider! Existem outros factores, como o packet loss e o ping, que há tambem que ter em conta, e este factor, 60% dos utilizadores nem sabe como está na sua conecção. Eu jogo UT em um dos grandes clans portugueses, os Murderer Beasts, e por lá pssam todo o tipo de jogadores, que entram e saem, e posso dizer por experiencia propria que todos os jogadores que até ao momento entraram no clan por possuirem ONINET acabaram por sair, uma vez que não possuiam qualidade na sua ligação para se manterem no clan. As ligações possuem variações grandes na sua qualidade consoante a rede a que se ligam, o que lhe criam problemas enormes. É mais do que comum ver os clientes oninet em servidores de UT, com pings de 150 e packet loss de 10%, enquanto os restantes estão com pings de 70 e sem packet loss. Para álem do mais, apesar dos seus horários sem tráfego, 4 Gb de tráfego é vergonhoso! a 64 Kbytes/s=512 Kbits, sacas 3,75 Mbytes por minuto, 225 Mbytes/hora, o que quer dizer que em 18h atinges os 4 Gbytes.. Ora a 1024 esse tempo passa para 9h! A internet não existe só à noite! Quanto às queixas relativamente à netcabo são como as queixas face ao Windows. Os utilizadores Netcabo são em numero tal que esmagam os dos restantes ISP´s, e dai que o numero de queixas seja muito superior, apesar de em percentagem poder ser o mesmo. Eu não estou a defender a Netcabo, pois até pretendo sair dela.. Mas a verdade é que não só foi recentemente considerado o melhor ISP nacional, como a qualidade do seu serviço, no que me toca, sempre foi impecável. |
| 652mga |
O Post foi feito em Quarta-feira 01 Dezembro 2004 à 04h52
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1044 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa noite.
Mário, diz-me lá mais qualquer coisa em relação a esse packet loss e o ping! O pl é a velocidade com que o nosso servidor acede ou seja, de mim ao servidor é a velocidade que eles anunciam (que está contratualmente estabelecida) e do servidor para a frente é que entra o pl, certo? Como se mede? Se puderes e agradecendo desde já, gostaria de ver um descrição detalhada sobre este pl e o ping. É que isto é tudo novidade para mim e é, realmente, muito interessante! Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 01 Dezembro 2004 à 08h25
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1424 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
O ping é o tempo de resposta de um computador para outro. É o tempo que demora a lá chegar um pacote e voltar.
É importante principalmente para jogos online. Com ping alto há um desfazamento. Imagine dois jogadores que se encontram num jogo, reparam um no outro e disparam ao mesmo tempo. O que tiver ping mais alto quase de certeza é quem morre. Disparam ao mesmo tempo, mas a instrução de quem tem ping baixo chega lá primeiro. Outra situação muito comum é disparar contra alguém para no segundo seguinte reparar que ele já vai longe. Já lá não estava quando disparamos, o nosso computador é que ainda não sabia. É tipo aqueles contactos no Telejornal com correspondentes no Iraque via satélite. O sinal demora a lá chegar e vice-versa. O apresentador do telejornal já acabou de colocar a pergunta e ainda vemos o correspondente a ouvi-la durante 2-3 segundos. O "packet loss", ou perda de pacotes, acontece quando os pacotes, mais do que demorarem a chegar, nem sequer chegam. Em casos extremos são como curtas quebras de ligação. (Convém aqui esclarecer que o protocolo da Internet funciona na base do envio de pequenos pacotes com informação, que depois são encaminhados da forma mais eficientemente possível.) Mais uma vez é algo apenas crucial para quem joga jogos rápidos na internet, mas obviamente também influência negativamente a velocidade com que se fazem outras coisas na internet. Dificilmente se atingirá o máximo teórico de download. Alguns ISPs parecem ter más ligações com alguns ISPs nacionais... o que resulta em pings altos nos seus servidores. Também já aconteceu com a Netcabo, que tinha pings altissimos nuns servidores nacionais (creio que eram XPX ou coisa parecida). Lembro-me disso dos meus tempos de UT. Não sei se ainda existem, ou se o ping ainda continua alto. A Oni pelo que diz o Mário é desses ISPs que apresentam problemas desse género. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Quarta-feira 01 Dezembro 2004 à 19h12
|
O ping e o packet loss não é só importante para jogos online, mas sim para tudo, se bem que efectivamente nos jogos online é onde se notam mais.
Pings altos, levam a que as páginas demorem a abrir. Ao abrir uma página é pedido no endereço fornecido a página de entrada, genero o index.htm. Uma vez esta do lado de cá são feitos os pedidos a todas as páginas incluidas na mesma, e a todas as imagens, uma de cada vez. Como se pode imaginar, pings altos, levam a que a página demore a abrir, independentemente da velocidade de conecção. O problema piora com packet loss, em que os pedidos e as respostas se perdem! Por esse motivo temos o comando ping no DOS. Um comando genero "ping www.pcmanias.com" inclui 4 pedidos, mostrando o tempo que demorou a cada um deles a ser respondido, bem como se este foi respondido ou não, caso em que receberemos a indicação de ping timeout. É muito comum as linhas internacionais estarem saturadas, e quantas vezes ao abrimos páginas estas não demoram a abrir, quando tal não é comum? Tratam-se de problemas de ping e de packet loss, quando a coisa não é mais grave e se trata mesmo de falta de largura de banda. Ao longo destes anos todos, a Netcabo sempre fez um esforço por que o seu serviço nesse sentido fosse satisfatório, e nunca tive razões de queixa, até recentemente, onde a saturação da rede começou a levar a extremos de ping e packet loss inaceitaveis nas horas de ponta.. É por esse motivo que vou sair. Quanto à ONI, só posso falar pelo que conheço, e como tal não quero dizer mal no seu global. A verdade é que os MB´s tiveram um servidor GSP aka ONI, e até nem era nada mau. Foi uma das soluções encontradas para resolver os problemas com os jogadores da ONI.. O problema foi que os Netcabo pingavam mal lá dentro.. e inclusive até estive quase um mes afastado do clan por causa disso, uma vez que não via condições para jogar lá. No entanto esse problema poderia não ser da ONI mas da Netcabo, dado que os SAPO ADSL não tinham problemas. |
| 652mga |
O Post foi feito em Quarta-feira 01 Dezembro 2004 à 20h55
|
|
Viva, boa tarde.
Mário como se mede ou como se tem informação relativa ao pl e ao ping? Eu não sou jogador mas gosto de saber. Poder-se-á saber, na medida do possível, o que cada servidor nacional tem em média? Poder-se-á a qualquer momento da n/ ligação ter acesso a esses valores? Cumprimentos |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Quinta-feira 02 Dezembro 2004 à 01h41
|
O packet loss e ping variam de página para página e como tal, de servidor para servidor.
Não há verdadeiramente uma maneira de o medir de forma eficaz, pois durante o dia as condições mudam. O que se pode fazer é aleatóriamente, quando achar que algo está mal na conecção pingar meia duzia de sites com o comando ping do dos, que tem a seguinte sintaxe: "PING URL", em que url é o endereço ou IP (neste caso DNS) da página ou servidor que pretende verificar. Exmplo, PING WWW.PCMANIAS.COM Ocomando vai enviar apenas 4 pacotes.. e verificar o tempo de resposta entre eles, dando no final uma média de ping e de packet loss. Para uma melhor acuidade, poderá usar o comando desta forma: PING -t -l 128 www.pcmanias.com O paramento t irá tornar o loop infinito, só damdo a média quando o CONTROL+C for premido. O parametro l (L minusculo), define o tamanho do pacote para 128 bytes, que se revela bem mais eficaz a detectar problemas que os 32 standard. Nota: Alguns sites, genero o sapo, encontram-se protegidos contra medições deste genero, e será natural que nesse caso encontre 100% de packet loss. |
| 652mga |
O Post foi feito em Sexta-feira 10 Dezembro 2004 à 04h43
|
|
Viva, boa noite.
Mário acabei de fazer o teste do "ping" e o resultado parece-me óptimo. Para efectuar este teste desliguei a ZA pois, quando se pretetende efectuar tal teste, a ZA pede autorização para a ligação, como é normal, existindo aqui alguma perda de tempo. Envio um ficheiro em anexo com o resultado do teste. Diz-me, se faz favor, qualquer coisa em relacção a este teste. Obrigado. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Sexta-feira 10 Dezembro 2004 à 05h07
|
Ping de 0ms?!?!?!? Deixa-me adivinhar... fizeste PING ao teu próprio IP (pelo menos o IP é da Oni).
É obvio que o teu computador a comunicar consigo próprio obtém resposta instantanea! Só assim é possível ping 0. Nem em redes locais (pingar o computador do lado ligado por cabo de rede) se tem ping 0!!! Normalmente fica abaixo de 10, mas 0 não! Quanto ao ZA, era preferivel dar autorização permantente ao comando PING do que desligar a firewall e tornar assim o computador vulnerável (ainda q por pouco tempo). Claro que para pingar a sí próprio só desligando o ZA... pq ele não deixa que o computador responda a pings. |
| 652mga |
O Post foi feito em Sexta-feira 10 Dezembro 2004 à 05h28
|
|
Viva, boa noite.
Nelson Cruz, o meu IP eu sei. Agora como faço o "ping" por exemplo à Pcmanias se não conheço o IP? Já tentei com vários sites, da forma como o Mário descreveu mas não consigo. O que fazer? Cumprimentos |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Sexta-feira 10 Dezembro 2004 à 18h58
|
Basta escrever ping seguido do endereço do site (por exemplo: ping www.pcmanias.com). Ele descobre o IP sózinho.
Há sites que não respondem realmente (dá "request timed out"... não sei como será em português). Devem ter uma firewall que não deixa responder a pings. Alguns que sites que "pingam": www.pcmanias.com (está nos EUA, logo o ping é bem alto) www.oni.pt www.oninet.pt www.telepac.pt www.aeiou.pt www.novis.pt |
| 652mga |
O Post foi feito em Sábado 11 Dezembro 2004 à 03h42
|
|
Viva, boa noite.
Obrigado, Nelson Cruz, já está! Aqui vai, em imagem em anexo, o ping da pcmanias. Estes resultados são bons? Este foi o segundo ping. No primeiro deu média 216 e no segundo a média foi 200. Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Sábado 11 Dezembro 2004 à 05h02
|
Parecem-me resultados normais. Aqui (com Netcabo) dificilmente tenho pings inferiores a 200ms. Na maioria das vezes fica entre 240-200.
|
| 652mga |
O Post foi feito em Quarta-feira 05 Janeiro 2005 à 05h12
|
|
Viva, boa noite.
Se alguém quer mudar de fornecedor de internet evitem a Telepac. Aqui está mais uma prova de quem foge aos impostos são os grandes! Deve ser para poder fornecer dinheiro aos clubes de futebol, coitadinhos.... http://jornal.publico.pt/2005/01/04/Economia/E01.html Cumprimentos |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 05 Janeiro 2005 à 06h28
|
Essa está boa.
Se até nos telemóveis com tarifário pré-pago se recebe uma factura no multibanco, porque raio é que a Telepac não passa facturas no pré-pago???? Podem até não ter intensão alguma de fugir aos impostos... mas que é suspeito, e estranho, isso é. |
| 652mga |
O Post foi feito em Domingo 06 Fevereiro 2005 à 06h19
|
|
Viva, boa noite.
Isto por aqui também está a começar a ficar feio! As velocidades tem estado muito baixas, por sistema, por vezes não existe correio electrónico e/ou internet... Já estou a começar a gastar muito dinheiro a telefonar para o suporte técnico! A resposta é invariávelmente a mesma: "estamos a tentar melhor as condições pois temos um número de acessos elevado". Se só têm capacidade para x não podem ter y - quem não pode ter um boi tem um caracol que também tem cornos! E então Mário, já mudaste de servidor? E o Clix já respondeu ao teu e-maíl? Estou a pensar em mudar mas, para onde? Aqui para nós, que ainda somos poucos, sabem que o meu servidor se esqueçe à três meses de me facturar o serviço de internet?! Como bom rapaz já os avisei uma vez... é que só facturam o serviço de voz e o resto esqueceram-se! A NetCabo está fora de questão uma vez que deixei de ter o serviço de cabo. O sinal está no ar, que é de todos, é só agarra-lo.... Conselhos, preciso. Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Domingo 06 Fevereiro 2005 à 18h39
|
O processo de adesão ao Clix está a decorrer... mas tenho a impressão que me vou arrepender.
Inicialmente liguei para lá, e pareciam ter pouco interesse em facultar informações.. Para álem do mais, às questões que coloquei, não me foi dada resposta. Foi-me dito que dado que eram questões demasiadamente complexas e que teria obrigatóriamente que contactar a linha de assistencia paga. Para informação as perguntas complexas eram: - Qual a marca e modelo do modem fornecido - O modem é ethernet ou USB - Quais as caracteristicas gerais a nivel de firmware - Dado que os 8 Mbits se aproximam muito do limite teórico o ADSL, vem algum técnico cá a casa verificar se realmente existem as condições para ter essas velocidades. Na linha paga ao final de 10 minutos a pagar 160 paus por minuto, desliguei a chamada. Até lá só me tinha sido dito a marca e modelo do modem, tendo para as restantes perguntas recebido um fantástico "AGUARDE POR FAVOR", após o qual estive a ouvir a musica mais foleira e mais cara que já ouvi. Com a informação da marca e modelo, consegui saber o que pretendia na NET, mas nunca soube se virá cá alguem ver o estado da linha.. Até hoje a informação prestada nesse sentido é incongruente, sendop que alguns dizem que sim, e outros que não. Entretato liguei para dar os meus dados para a adesão.. Estes foram anotados, e informaram-me que seria contactado por um revendedor clix. Ao fim de 2 semanas.. nenhum contacto. Liguei de novo.. e SURPRESA.. os meus dados não estavam na base de dados. Dei os mesmos de novo! Uma semana e nada.. segunda semana e nada.. Liguei, protestei, ameacei queixa.. e no dia seguinte o revendedor estava a ligar. Veio cá à noite fazer o contrato. Fui informado por ele que teria internet no prazo maximo de 6 semanas! Ao fim de 1 semana, recebo uma carta da clix, a dar-me as boas vindas. Nesta dizia que o processo iria demorar 6 semanas (apesar de uma ter já passado). Ao final de mais 2 semanas.. nova carta, a dar-me o username e a password, e a avisar que o processo demoraria 6 semanas (ou estavam a gozar, ou a carta era tipo.. Acreditei ser o segundo caso para não mandar aquela treta toda a um sitio que eu cá sei). Após 4 semanas e meia, liguei para o meu assistente personalizado que me foi designado.. O processo estava atrasado, pois faltava um papel qualquer na PT (e não foi por minha culpa de certeza que tal aconteceu). Agora, ao final de 6 semanas, ligo para lá.. e após uma semana a tentar obter uma vaga na fila de espera sem sucesso, consegui hoje falar com alguem. Está previsto o pacote estar activo no dia 21 de Fevereiro.. Dado que ainda não recebi nenhuma visita, coloquei logo a questão sobre o facto de eu ter aderido a um pacote de 8 Mbits, e que não aceitaria nada menos. Estou informado que durante algum periodo serei forçado a estar com 4 Mbits, mas a verdade é que se os 8 não me forem colocados em um prazo aceitável, e se os 8 não forem obtidos na totalidade (e já tenho um modem que é capaz de me informar exactamente da velocidade da conecção), não vou aceitar ficar preso à rede pelos 12 meses contractuais, uma vez que o contrato nao está a ser cumprido pela parte deles, e nunca fizeram o minimo esforço para verificar se as condições para o serviço existiam ou não. |
| 652mga |
O Post foi feito em Terça-feira 08 Fevereiro 2005 à 06h17
|
|
Viva, boa noite.
É típico cá em Portugal, Mário! Não desesperes. Eu li vagamente no site do Clix que eles tratavam de tudo aquando da adesão ou seja por exemplo, o meu servidor é a Oni adsl e eu não ficaria sem internet durante todo o tempo que decorria com a mudança e melhor ainda, eles tratavam de tudo! Será mesmo assim?! Tu utilizas a NetCabo, certo? Eles neste caso também tratam de tudo? Quando passares ao Clix conta-nos, se faz favor aqui, a tua experiência que espero que seja razoável. Cumprimentos. |
| 652mga |
O Post foi feito em Segunda-feira 28 Março 2005 à 06h11
|
|
Viva, boa noite.
Então Mário, já tens o Clix? Aqui na minha zona (Sintra) as adesões estão temporáriamente suspensas. A explicação é de que o número de adesões superou o estimado ou seja, terão que proceder ao reforço do equipamento. Cumprimentos. |
![]() |
![]() ![]() ![]() |