Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> IDN exploit
652mga
O Post foi feito em Quinta-feira 10 Fevereiro 2005 à 05h36
Quote Post

Super utilizador
*

Grupo: Membros
membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, boa noite.
Alguém me pode traduzir esta página:
http://shmoo.com/idn/homograph.txt
Parece-me algo de mau...
Cumprimentos.

Este post foi editado por Nelson Cruz em Quinta-feira 10 Fevereiro 2005 à 13h28.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quinta-feira 10 Fevereiro 2005 à 13h11
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 4
Registado em: 18/12/2003

De facto não é coisa boa... e vai dar muito que falar nos próximos tempos.

Esse texto descreve o que está demonstrado aqui:
http://www.shmoo.com/idn/

Clica-se em qualquer dos links e segundo a barra de endereço do browser estamos no www.paypal.com, mas estamos noutro site. Escrevendo manualmente paypal.com vamos ter ao site verdadeiro.

Afinal que se passa? Isto é um exploit (aproveitamento/exploração) do IDN (nomes de dominios internacionais) que permitem criar dominios que tenham caracteres especificos de certas linguas (como os ç, ã, õ, etc). Para esta demonstração alguém registou o dominio paypal.com em que o primeiro "a" é um "a" não latino. Na maioria dos tipos de letras não há diferenças entre os dois e portanto somos enganados.

Entre os browsers actuais parece que só o IE é imune a isto, porque ainda não tem suporte IDN. Com o Opera ou Firefox somos enganados.

No Firefox há a opção de desligar o suporte IDN, mas não é permanente. A forma mais permanente de o conseguir parece ser a descrita aqui:
http://users.tns.net/%7Eskingery/weblog/20...fing-issue.html

No Opera pode-se escolher uma font (tipo de letra) para os "Interface dialogs" que destinga o tal "a" não latino. Exemplos encontrados até ao momento são a Fixedsys , MS Sans Serif, Courier e Square721 BT (eu próprio descobri estas 2 últimas).

Os criadores dos browsers já estão a tentar arranjar formas de lidar com isto. Verdade seja dita que o problema não é deles... é do IDN.

A nível do registo de dominios é natural que se estableçam regras que limitem a criação de dominios com caractéres especificos semelhantes aos já existentes. Ou seja, que só os donos do paypal.com sejam autorizados a registar variações desse nome com caractéres internacionais. Até porque isso evitaria MUITOS processos em tribunal por usurpação de marcas registadas e coisas do género.

Até lá convém escrever manualmente os endereços de sites bancários (e outros do género) ou recorrer aos bookmarks/favoritos, e nunca clicar em links para esses sites que apareçam em sites ou emails.
PMEmail PosterUsers Website
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quinta-feira 10 Fevereiro 2005 à 13h13
Quote Post

Administrador
Group Icon

Ora vejam o tal paypal.com fraudulento escrito com tipos de letra Courier e Fixedsys:
pаypal.com
pаypal.com

A partir de agora vou usar o Courier nos "Interface dialogs" do Opera. Pode não ser o tipo de letra mais bonito, mas até ver é o que mais diferencia o tal "a" não latino no Opera.

Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Sexta-feira 11 Fevereiro 2005 à 01h35
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 3

Bem visto Nelson..
ana
O Post foi feito em Segunda-feira 21 Fevereiro 2005 à 01h05
Quote Post

DAQUI NAO SAIO. DAQUI NINGUEM ME TIRA

Grupo: Membros
membro nº: 87
Registado em: 08/01/2005

Boa tarde a todos vós.Nelson diga-me uma coisa s.f.f.,segui o conselho que o Nelson aqui deu com respeito ao suporte IDN ,,instalei o ADBLOCK, agora como é que eu sei que o suporte IDN esta deligado?E ja agora onde é que se encontra a opção (NO firefox) de desligar o suporte IDN?cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Sábado 26 Fevereiro 2005 à 04h15
Quote Post

Administrador
Group Icon

A fundação Mozilla lançou o Firefox 1.0.1 que trata deste problema.

Recomendo que actualizem:
http://www.mozilla.org/products/firefox/

A solução encontrada foi mostrar os dominios internacionais no chamado PunyCode. Já dá para diferenciar os dominos falsificados através do IDN dos verdadeiros.

A proxima versão do Opera, actualmente em Beta, também vai fazer o mesmo, excepto para dominios de topo que já tenham establecido regras para evitar a criação de dominios fraudulentos (como já fizeram alguns países).

Isto tudo é mais ou menos o que eu previ no meu post inicial.

Nelson Cruz
O Post foi feito em Sábado 26 Fevereiro 2005 à 04h48
Quote Post

Administrador
Group Icon

Para se aceder ás opções do Firefox escreve-se about:config na barra de endereço e escreve-se IDN no campo "Filter" que aparece. Assim só aparecem as opções relativas ao IDN.

Deixem estar a "show_punycode" activada (true) para poderem distinguir os IDN dos dominios normais.

Agora se quiserem desligar o suporte IDN por completo basta fazer um duplo clique na opção network.enableIDN para que esta fica como "false".

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0368 ]   [ 10 queries used ]   [ GZIP Ativado ]