| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
![]() ![]() ![]() |
| 652mga |
O Post foi feito em Sexta-feira 01 Abril 2005 à 02h43
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1045 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa noite.
Não será mais seguro aceder ao n/ correio electrónico através do servidor? Passo a explicar: a maior parte de nós utiliza o OE ou algo semelhante, certo? Se consultarmos o n/ correio electrónico através da página do servidor, em que temos que inserir "user" e "password" não será mais seguro? Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Sexta-feira 01 Abril 2005 à 09h39
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1425 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Seguro em que aspecto?
É certo que não se fica exposto a eventuais vulnerabilidades do OE (que virus já usaram no passado para se auto-executárem), mas isso também se resolve com um programa alternativo como o Mozilla Thunderbird. Se queres introduzir a password de cada vez que acedes ao email, também podes configurar o OE (ou outro programa) para isso. |
| 652mga |
O Post foi feito em Terça-feira 05 Abril 2005 à 04h31
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1045 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa noite.
O que eu quero dizer ou pelo menos da forma como vejo, é que vemos a caixa do correio no servidor ou seja, temos o remetente e parte do assunto. Só quando clicamos na msg pretendida é que esta abre e será a partir de aqui que tudo começa (possíveis infecções), certo? Podemos sempre eliminar uma msg de um remetente suspeito sem a abrir enquanto no OE a descarga é feita automática. Apesar de termos o bloqueio de remetente e o anti-vírus actualizado existe sempre a possibilidade de infecções. É que o OE recebe tudo e vai imediatamente para a primeira msg recebida abrindo-a e assim sucessivamente para as msg seguintes. Como disse Nelson, assim que eu estou a ver a "coisa", não sei se será isto ou parecido. Esse Mozilla Thunderbird que falas é mais seguro que o OE? Se sim onde se encontra de preferência em PT? Obrigado. Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Terça-feira 05 Abril 2005 à 05h40
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1425 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Descarregar automaticamente as mensagens do servidor não representa qualquer perigo. Abrir as mensagens, regra geral, também não. Os vírus vêm em ficheiros anexos aos emails. Regra geral, desde que não se abram os anexos não há perigo.
Agora, o motivo de eu dizer "regra geral" é que já existiram falhas no Outlook Express que permitiam a auto-execução dos anexos ao abrir o email. Claro que essas já foram corrigidas, mas... Actualmente há uma falha no IE q permite infecção através da visualização de uma imagem: http://www.pcmanias.com/index.php?link=new...&comment;_flag=1 E essa falha alarga-se ao OE visto que usa o "motor" do IE. Felizmente a empresa que detectou a falha não revelará publicamente os dados técnicos até que a Microsoft apresente uma solução. Portanto, tirando essa empresa e a Microsoft, ninguém sabe como aproveitar essa falha. Claro que isso não exclui a possibilidade de alguém examinar o IE e descobrir também (especialmente agora que falha foi badalada em notícias um pouco por todo lado). O Thunderbird é da Fundação Mozilla, os mesmos que nos deram o Firefox. Pelo que tenho lido está muito bom (já tem filtro de spam e tudo), mas ainda não experimentei. É mais seguro quanto mais não seja por não ser tão usado como o OE. Para o pessoal que faz virus, uma falha no Thunderbird não interessa. Um vírus que explorasse uma falha no Thunderbird não ia a lado nenhum. Já uma falha no OE para eles vale ouro! Podes fazer o download do Thunderbird aqui: http://www.mozilla.org/products/thunderbird/all.html A versão 1.0.2, que tem algumas correcção de segurança e estabilidade, ainda só há em inglês. Mas a 1.0 há em várias linguas, inclusive português do brasil. |
| 652mga |
O Post foi feito em Terça-feira 05 Abril 2005 à 06h07
|
|
Viva, boa noite.
Obrigado Nelson, breve vou instalar esse Mozilla Thunderbird. Já agora mais uma dúvida: dizes que o OE utiliza o "motor" do IE. O meu browser é o Firefox e quando clico num link existente no OE o browser que abre é Firefox por ser este o prédefinido. Esta situação não altera em nada a questão em causa? Obrigado. Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 06 Abril 2005 à 12h15
|
Não, não altera.
Quando digo que o OE usa o motor do IE é para interpretar emails em HTML (que é a linguagem das páginas web) e para ir buscar imagens á internet (quando os emails têm uma chamada para uma imagem armazenada num site qualquer em vez de se fazer acompanhar por uma cópia dessa imagem). São aquelas imagens que já se tendo o SP2 nem aparecem logo... é preciso autorizarmos. É por causa desta utilização do IE que o OE acaba também por ser vulnerável áquela falha que permite infecção através de uma imagem. O IE está como que integrado no OE (e até no próprio Windows). E do ponto de vista prático faz sentido que assim seja. Se a Microsoft já tinha um programa especializado em interpretar HTML e ir buscar imagens á internet, o IE, porque havia de reinventar a roda no OE? |
![]() |
![]() ![]() ![]() |