| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
![]() ![]() ![]() |
| ana |
O Post foi feito em Quinta-feira 14 Abril 2005 à 20h21
|
|
DAQUI NAO SAIO. DAQUI NINGUEM ME TIRA ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 122 membro nº: 87 Registado em: 08/01/2005 |
Boa tarde a todos vós.A pergunta é a seguinte;aqui no forum entre ajuda haverá algum sito onde se possa pedir informaçoes sobre instalação de tv?cabos tomadas etc.?ou será que me podem indicar onde é que eu possa me informar sobre tomadas de sinal?obrigada cimprimentos.
|
| 652mga |
O Post foi feito em Quinta-feira 14 Abril 2005 à 23h34
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1119 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa tarde.
Pergunta expondo o mais detalhadamente possível o que pretendes. Tenta que se perceba exactamente todas as instalações que pretendes. Cumprimentos. |
| ana |
O Post foi feito em Sexta-feira 15 Abril 2005 à 00h17
|
|
DAQUI NAO SAIO. DAQUI NINGUEM ME TIRA ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 122 membro nº: 87 Registado em: 08/01/2005 |
Ola 652mga.Quando a cabovisão me instalou o sinal so o fez até a sala,no meu quarto o sinal não chega como deveria de sêr,ao quarto do meu filho ainda pior(para têr sinal em condições até ao ultimo quarto teria que pagar como é obvio mais pelo serviço,o que eu achei um exagero 90€.Haverá algum acessorio que eu possa comprar e meter na tomada do meu quarto para melhorarar o sinal?ou será que terei que mete-lo na sala para o sinal chegar aos quartos em perfeitas condições?cumprimentos
|
| 652mga |
O Post foi feito em Sábado 16 Abril 2005 à 00h15
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1119 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa tarde.
Vou tentar ser o mais claro possível, Ana. As explicações que seguem são para uma casa tipo "andar". Um prédio, dependendo da sua idade de construção, pode ou não ter infraestruturas para a rede de tv por cabo. Entende por "infraestrutura", neste caso, uma conduta, normalmente em pvc, por onde passa o cabo coaxial da tv por cabo que fornece o serviço. O cabo entra no edifício por baixo deste, entrando numa caixa em cada piso (patim de escada), caixa esta que possui um repartidor. Este aparelho reparte o sinal pelas fracções (inquilinos) do piso. Esta caixa suporta também o repartidor de sinal de tv da antena colectiva do edifício. O que o operador de tv por cabo faz para ligar o sinal em tua casa é desligar o teu cabo do repartidor da antena colectiva, conectando-o no repartidor destes. Nesta situação terás que verificar tomada a tomada (tv) verificando se está tudo bem ligado, se a malha do cabo coaxial não está a tocar no filamento, tomadas de marcas diferentes poderão dar problemas etc, etc. Agora o que poderá estar a acontecer é que o edifício em causa não tenha infraestrutura criada para suportar, exclusivamente, o cabo de sinal de tv por cabo. Quando isto acontece os fornecedores de tv por cabo utilizam a infraestrutura dos telefones (PT) ou seja, enfiam o cabo de tv na tubagem dos fios de telefone. Em cada piso (patim de escada) existe uma caixa dos telefones e é aqui que, furando esta caixa, levam o cabo para a caixa da tv do edifício furando esta também. Aqui executam o procedimento que referi atrás em relação ao repartidor. Esta caixa de tv do edífício poderá também suportar o circuito de campanha e/ou telefone de porta (é apenas uma informação complementar). Uma terceira hipótse e talvez seja o que está a a contecer, é o cabo do operador de tv por cabo entrar directamente em tua casa sem passar pela caixa com o repartidor (isto na situação de não existir infraestrutura para a tv por cabo) Algures, normalmente por cima da porta de entrada, existe uma caixa quadrada, semelhante às caixas de derivação de electricidade (+/- 10*10cm), caixa esta onde poderá estar instalado um aparelho denominado bpa pertencente à infraestrutura dos telefones. Se o cabo entra directamente em tua casa terá que passar por aqui e vai sair numa tomada dos telefones que estará junto a uma tomada de tv (suponho que é da sala, pois tu dizes que é a que está boa). O circuito de tv em casa é só um. A primeira tomada de tv recebe o sinal que vem do repartidor do piso. Por sua vez desta tomada sai outro cabo coaxial para a tomada seguinte e assim sucessivamente até à última tomada do circuito. Todas as tomadas que possuem um borne de entrada de um cabo e saída para outro denominam-se tomadas de passagem. A última que só terá um borne denomina-se tomada terminal. Como deduzirás o circuito de tv só tem um "sentido". Se o técnico que te instalou o serviço por cabo não levou isso em conta, tens problemas na qualidade do sinal. A primeira coisa a fazer é desapertar todas as tomadas de tv, retirando a respectiva aparelhagem de dentro da caixa branca que está embutida na parede. Terá que te aparecer a tomada terminal (só tem um cabo conectado). De seguida, com a ajuda de alguém, irás, com cuidado, executar o movimento para cima e para baixo no cabo junto ao bocal (o bocal é onde o cabo entra na caixa que está embutida na parede) em que o o outro alguém terá que descobrir qual é a tomada imediatamente anteiror. Farás isto até chegares à ultima caixa do circuito (estás a andar ao contrário do "sentido" do circuito). Esta tomada deve estar desconectada com o repartidor do piso.Se assim não for estás a passar o sinal de tv por cabo para o edifício com a respectiva perda de potência e "conflitos" de sinais diferentes. Se não está desligada desliga-a. Há tomadas com a indicação nos bornes de "in" "out". Agora na tomada da sala terás que criar dois circuitos de tv pois, como te disse, o circuito dentro de tua casa só tem um sentido. No cabo que trás o sinal de tv do operador terás que lhe ligar um repartidor (penso que um com três saídas chega). O repartidor tem o borne "in" e é aqui que ligas o cabo do operador. Num borne "out" ligas um cabo ao borne "in" da tomada da sala. O cabo que estava no "in" desta tomada passa para o "out". Todas as tomadas que estão para trás da tomada da sala terás que trocar o cabo do "in" para o "out". O cabo que desligas-te do "out" da sala será ligado ao "out" do repartidor. Aqui para a frente não é necessário mexer nas tomadas pois o seu "sentido não foi alterado. O repartidor de que te falo é barato e podes encontrar este numa casa de material eléctrico. Irás precisar de três conectores para o cabo. São uma espécie de fichas que se colocam na extremidade do cabo coaxial, também estas baratas. Verifica como se encontra todo o cabo coaxial da tua casa. Em casas junto ao mar, isto porque a qualidade dos cabos instalados é da pior, ao fim de uns anos estão podres. Se tiveres que enfiar novos cabos, que também não é caro, antes de retirares um cabo ata-lhe uma corda forte na extremidade oposta de forma a que ates o novo cabo à corda. Assim poderás enfiar sem grande custo o novo cabo puxando pela corda (dica: ao enfiar novo cabo suja este na parte da frente com líquido da loiça). Deve estar alguém na outra extremidade a ajudar o enfiamento do cabo. Verifica se todas as tomadas de tv são idênticas. Verifica se está tudo no sitio certo (conexões "in" "out"). Verifica se em alguma tomada a malha toca no filamento. Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Sábado 16 Abril 2005 à 01h55
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1501 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Às dicas do 652mga, q parece perceber muito mais disto do q eu, só quero acrescentar que há uns amplificadores da Televés que também poderá usar. Aconselho o modelo com "canal de retorno" para o caso de ter internet por cabo (Netvisão neste caso), ou eventualmente vir a ter.
Se as dicas do 652mga não resultarem, um amplificador é uma hipotese a considerar. Agora atenção que, contrariamente ao senso comum, numa casa onde o circuito de TV é único, não se deve colocá-lo onde a TV dá pior. Convém que seja colocado onde o sinal é mais forte, caso contrário dá-se a possibilidade de amplificar o ruido junto com o sinal desejado. O sitio onde será mais fácil de instalar será na primeira tomada do circuito (provavelmente a da sala). Se estiver escondida por um móvel ou coisa do género, o melhor é retirar a tomada e ligar os cabos directamente no amplificador. Depois é uma questão de regular a amplificação para dar bem nos quartos. Se a TV da sala "sofrer" com sinal a mais (por estar ligada directamente ao amplificador) há uns atenuadores de sinal ajustáveis que pode usar. Antes de recorrer ao amplificador (que é bem mais caro) pode ainda experimentar substituir as tomadas. Já resolvi um problema de sinal que me mandava a baixo a Netcabo aqui no meu quarto instalando uma das tomadas actuais da Televés. E como estou no final do circuito estou a pensar substituir as restantes tomadas da casa. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Sábado 16 Abril 2005 à 16h37
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1318 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Deixai-me meter aqui o bedelho..
Tive um problema semelhante quando me instalaram aqui a tv cabo.. O prédio possuia já uma infra-estrutura que foi adaptada, e a sala de jantar e o quarto dos meus pais ficaram com tv.. O meu quarto, a sala do computador (que tem uma ligação independente só para a Netcabo e como tal, esta não sofreu com estes problemas), e a cozinha não tinham TV.. A colocação destas tomadas ficava-me por um balurdio se fosse feita por eles.. Só por uma caixa que custa 2.5€ eles pediam 25€, e isto fora o cabo e a instalação.. A modos que instalei eu isso.. Com uma pistola de cola quente, a partir do quarto da minha mãe, pusei um cabo pelo rodapé até um dos cantos, e depois subi-o até ao tecto, onde com um berbequim, passei sobre as portas, e sempre encostado aos cantos liguei-o ao meu quarto, passando pelo hall, de seguida furei a parede e passei-o pelo escritório do meu pai, onde mais uma vez pelo canto da parede, passou para o outro lado onde furei de novo a parede e liguei à sala do computador. De seguida, novo furo na outra parede, e liguei-o à cozinha.. No total foram cerca de 25 metros de cabo que usei. Naturalmente que não usei uma surrapa de cabo qualquer, e informei-me junto de uma loja sobre qual o cabo mais adequado para estas distancias. Quando liguei as tv´s, a do meu quarto dava bem, a da sala do computador, cheia de grão, e a da cozinha não se via nada. Liguei um amplificador após o meu quarto, mas logo vi que a escolha do local tinha sido errada. Ali apesar de aparentemente estar tudo bem na tv o sinal chegava já meio fraco, e a amplificação não resolvia nada pois estava a ampliar o ruido tambem. Mudei o amplificador de sitio para o quarto da minha mãe.. Ai o problema foi resolvido, e todas as TV´s passaram a dar direito.. Havia porém um problema extra.. O meu quarto por ser o mais próximo, tinha excesso de sinal, e alguns canais sobrepunham-se e davam interferencias pela proximidade de frequencias. Felizmente o amplificador tambem era dos bom, e a amplificação era regulável. Um pequeno ajuste e tudo ficou direito.. |
| ana |
O Post foi feito em Segunda-feira 18 Abril 2005 à 19h37
|
|
Boa tarde a todos.Respondendo ao 652mga,quero agradecêr-te a paciência e o tempo que tiveste comigo obrigado.Segui a versão que sugeriste,a 3ª.Após verificar todas as tomadas(elas são todas da mesma marca,teléves fabricadas em espanha,ja ouvi dizer que estas não prestam)(não fosse ter alguma malha encostada ao filamento de cobre,o que não aconteceu)não ouve alteração de sinal.Vou mais para o amplificador,neste caso perguntava ao Mário,uma vez que ele comprou uma e deu-se bem,qual é a marca potência etc.A cabovisão quando me instalou a tv so deu bom sinal até á 2ª tomada(sala),mais para a frente teria que pagar por mais 2 tomadas 50€(o que eu achei uma roubalheira)dai o sinal nos quartos ser inferior ao da cozinha e sala.No caso do amplificador este seria posto onde Nelson,neste caso na 1ª tomada?ou poderia metê-la na da sala?o meu obrigado a vocês todos,cumprimentos.
|
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Segunda-feira 18 Abril 2005 à 23h14
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1501 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
As tomadas actuais da Televés, ao contrário das antigas, parecem-me ser muito boas. São todas de metal... robustas. Não descarte a hipotese de trocar as tomadas antigas. Se conhece algum entendido que conhece tomadas melhores que as da Televés (actuais)... então até eu gostava de saber quais são.
Quanto ao amplificador, deve ficar o mais possível no inicio do circuito (1ª tomada ou até mesmo à entrada de casa). Se lhe der mais jeito na sala, pode sempre tentar metê-lo lá. Se tem ou poderá um dia ter internet por cabo não se esqueça q precisa de um amplificador que permita "sinal de retorno". |
| 652mga |
O Post foi feito em Segunda-feira 18 Abril 2005 à 23h21
|
|
Viva, boa tarde.
Ana normalmente não é preciso nenhum amplificador. Uma casa de quatro assoalhadas não tem mais de seis tomadas de tv e não precia de amplificador. Uma moradia de dois pisos com quatro quartos terá oito tomadas de tv e não precisa de amplificador. Não sei o preço do amplificador e devem existir vários tipos e respectivamente, vários preços. É de certeza absoluta no circuito de tv que está o problema. Verificaste tudo o que te disse? Está o teu circuito desligado da antena colectiva? Verificaste o "sentido" do circuito? Experimenta desligar a tomada da sala, terás que manter o circuito ligado bastando para isso "chantar" o cabo, e vê se no quarto funciona melhor (será conveniente desligar a tomada seguinte). As tomadas poderão, eventualmente, não estarem adequadas ao sinal. É que antigamente a gama de frequências não era tão larga. Antes de comprar o amplificador se calhar é melhor começar pelas tomadas. Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Sexta-feira 22 Abril 2005 à 15h56
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1318 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Nelson.. há uma questão..
A TV Cabo tem um sinal amplificado na rua.. que sai para as casas.. No meu caso, um prédio, a força do sinal não chegava, de modo que instalaram um amplificador que amplifica para o prédio todo.. E mesmo assim os andares de baixo tem pior qualidade de imagem (a rede da tv cabo usa a infra-estrutura das parabólicas, dai que vai ao telhado e só dai é que distribui). Eu precisei de um amplificador para dar antena para mais 3 tv´s.. A coisa não é tão linear como parece. |
| 652mga |
O Post foi feito em Sexta-feira 22 Abril 2005 à 23h44
|
|
Viva, boa noite.
É estranho Mário, nunca vi esse tipo de instalação por parte da TvCabo... Como expliquei, no caso de prédios menos recentes, como parece ser o teu, em que não existe infra-estrutura para o cabo, utliza-se a infra-estrutura da PT. E as parabólicas estão desligadas? É que que o instaladar tem que ter cuidado com os vários sinais que no teu caso, será a parabólica, a antena colectiva de tv e o cabo. Estás a dizer que o cabo do operador vai pelo prédio acima, entra no telhado e vai para a caixa das parabólicas? Esse cabo é visível em alguma parte exterior do prédio pois o cabo é subterraneo, certo? Tal como refereri, uma casa de quatro assoalhas terá no máximo seis tomadas de tv, salvo raras excepções, e não precisa de amplificador. Outra hipótse que se coloca será o sobrecarrego da rede na zona e isto vai-se reflectir casa a casa ou seja, a TvCabo não procedeu à remoção de equipamento desadequado ao número de assinantes substituindo-o por um mais potente. Uma coisa eu aconselho: revejam toda a instalação de tv que possuem pois será por aqui que terão que começar. Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Domingo 24 Abril 2005 à 15h11
|
O meu prédio tem 11 anos.. e possuia uma infra estrutura para 2 parabólicas, que foi desligada e está a ser usada pela TV cabo agora.
E sim, o abo da netcabo entra, sobe ao telhado, é amplificado ai, e depois liga na antiga infra estrutura e alimenta todas as caixas do prédio. Não são 6, mas são 2x16 habitações (a cena repete-se do outro lado do prédio), com 2 caixas minimo cada habitação. Imagino que a qualidade do serviço da Netcabo aqui no prédio não deva ser grande coisa, mas não sei. Apesar de ter netcabo, quando instalei pedi uma ligação directa da rua só para mim! Ou seja, a minha ligação está isenta dos problemas internos do prédio, e tem um sinal impecável. |
| 652mga |
O Post foi feito em Domingo 24 Abril 2005 à 21h51
|
|
Viva, boa tarde.
Tens uma ligação só para ti, da TvCabo, independente do prédio? Deves ter uma forte cunha... O que queres dizer com "o cabo entra e vai, sobe ao telhado...)? O cabo entra por baixo sobe ao telhado e volta para baixo amplificado, é isto? Bom, é que se é isto... temos o cabo em duplicado. Isto porque possívelmente cá em baixo não existe sitio para colocar o amplificador nem alimentação. Hoje é obrigatória, entre outras, uma tomada junto à caixa da PT onde são ligados os circuitos de telefone de cada fracção, encontrando-se esta caixa no piso O. Se bem percebi, o teu prédio é constituido por 16 fracções que possuem, cada uma, duas tomadas de tv, o que dá no total 32 tomadas. Um prédio actualmente com 10 fracções do tipo T2 possui 50 tomadas de tv e a TvCabo não instala qualquer amplificador no edifício nem o deve fazer... terá que fornecer o sinal em condições sem gastar energia do condomínio em amplificação de sinal. É que, legalmente, para o instalar, terá que o consentimento de mais de 50% dos proprietários. E quem fica responsável por este? Cumprimentos. |
| ana |
O Post foi feito em Terça-feira 26 Abril 2005 à 23h02
|
|
Ola boas tardes a todos.Não me esqueci de vós, com respeito ao mau sinal de tv então é o seguinte;mudei as tomadas(4),comprei Téléves,melhorou substancialmente o sinal nos quartos,as tomadas ficaram bem instaladas não á fios a tocarem na rede,penso que o sinal poderia melhorar com um amplificador mas esta muito melhor,esta ultima opção vou esperar mais algum tempo para comprar.Agradeço a todos vocês a preciosa ajuda e tempo que me dedicaram,cumprimentos.
|
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Sexta-feira 29 Abril 2005 à 20h25
|
É verdade.. O cabo da TV cabo sobe ao telhado.. e ai liga na antiga instalação das parabólicas.. e só então é amplificado..
Quanto a ter uma ligação da TV cabo directa da rua é muito simples de explicar.. Meti TV cabo antes do prédio aderir na sua totalidade.. dai que fizeram-me uma ligação directa que continuo a usar para a NET. |
| 652mga |
O Post foi feito em Sexta-feira 29 Abril 2005 à 22h30
|
|
Viva, boa tarde.
Está explicado Mário. Parece-me que moras na zona do grande Porto, certo? Aqui, na zona da grande Lisboa pelo menos actualmente, a TvCabo não procede dessa maneira. Não é finaceiramente viável proceder-se dessa forma. Enfia-se o cabo no prédio assim que existe o primeiro pedido procedendo-se à ligação na fracção da forma como expliquei. O cabo poderá, à altura do primeiro pedido, ir só até ao patim em causa. Cumprimentos. |
![]() |
![]() ![]() ![]() |