Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Pc do amigo
652mga
O Post foi feito em Quinta-feira 21 Abril 2005 à 00h58
Quote Post

Super utilizador
*

Grupo: Membros
membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, boa tarde.
Aqui à uns dias cometi um erro de segurança felizmente sem resultados nefastos para mim...
Não estava em casa e dirigi-me a uma caixa multibanco para carregar o telemóvel (o 2º melhor negócio em Portugal). O sistema estava indisponível no multibanco. Dirigi-me a casa de um familiar, pois não estva na minha zona de residência e através da internet, carreguei o telemóvel. Por descargo de consciência, no browser apaguei o histórico, cookies, etc, etc. Só mais tarde é que reflecti: o familiar em causa é do tipo "desleixado" não ligando nada à segurança, não monotorizando o seu SO nem o mantendo actualizado!
O que eu quero alertar é para o facto da utilização de pcs de ontrém, que não sabemos em que estado se encontra, para aceder ao homebanking e outros serviços de domínio privado.
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Sexta-feira 22 Abril 2005 à 15h58
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

A intercepção de dados em tempo real é uma possibilidade.. mas uma possibilidade remota..

O que mais fácilmente poderia acontecer era o teu amigo estar infectado com um key logger que regista as teclas pressionadas, enviando esta sequencia a alguem..

Isso permite saber endereços visitados e todos os dados introduzidos..

Os key loggers não são exactamente virus, e enquadram-se talvez mais na categoria dos Spywares. O ideal é remove-los, mas acima de tudo, bloquea-los, dai que uma firewall seja de extrema importância.
PMEmail PosterUsers Website
Nelson Cruz
O Post foi feito em Sexta-feira 22 Abril 2005 à 22h42
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 4
Registado em: 18/12/2003

Os bancos já minimizam esse risco com os "teclados virtuais" para inserir o código de acesso. Assim "tecla-se" com o rato, e as teclas até são colocadas aleatóriamente para que nem sequer as coordenadas de onde foram feitos os cliques são de qualquer utilidade.

Actualmente o perigo maior é o "phishing": a criação de sites e emails que se fazem passar pelo nosso banco para lá inserirmos os nossos dados e código de acesso. Até há software malicioso que implanta cópias de sites bancários no computador para recolher estes dados e enviar ao criador do vírus. Actualmente no Brasil há uma praga destas coisas... que eu também recebo no meu email. Normalmente é um email a dizer que alguém me mandou um cartão. Ao clicar no link afinal é um ficheiro executável (.exe ou .scr).
PMEmail PosterUsers Website
njsg
O Post foi feito em Quarta-feira 14 Dezembro 2005 à 22h10
Quote Post

Isto é fixola. Gosto de cá vir!
**

Grupo: Membros
membro nº: 45
Registado em: 14/05/2004

Bem sei que isto vem tarde (ultimamente não tenho visitado o fórum).

Uma outra sugestão para evitar problemas de segurança é usar um browser numa pendrive:

http://portableapps.com/apps/internet/brow...rtable_firefox

E com isto até é possível activar o "memorizador de palavras passes", nao sendo necessário introduzi-las. E não é preciso limpar o Histórico e a Cache.
PMEmail Poster

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0243 ]   [ 10 queries used ]   [ GZIP Ativado ]