Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Ranking Chips/Placas Gráficas
ramcgr
O Post foi feito em Segunda-feira 09 Mai 2005 à 09h04
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Grupo: Membros
membro nº: 74
Registado em: 24/10/2004

Olá.

Gostava que me dessem opiniões sobre placas gráficas de entrada/média gama, e me fizessem vários rankings das mesmas.

Em relação aos chips gráficos: Ati Radeon 9200SE, Ati Radeon 9200, Ati Radeon 9250, Ati Radeon 9550, Ati Radeon 9600SE, Ati Radeon 9600, Nvidia Geforce FX 5200, Nvidia Geforce FX 5200 Ultra, Nvidia Geforce FX 5500, Nvidia Geforce FX 5300, Nvidia Geforce FX 5700. Em termos gerais podem fazer-me um ranking destes Chips Gráficos.
Dentro de cada chip gráfico, quais as melhores marcas/modelos de placas gráficas (Powercolor, Albatron, Gigabyte, Asus, Pixelview, Abit, Msi, etc, etc, etc).

Em relação ao meu Pc (Placa mãe: Asus P3V4X JumperFree PC-133 AGP/4X VIA Apollo Pro133A Chipset; Memória Ram: 640 Mb; Bios: Bios Award Medallion Bios V.6.0, Asus P3V4X ACPI Bios Revision 1005, release date: 06/12/2000(m/d/a), Award Plug and Play Bios Extension V.1.0A, Rom size: 256 kb; Processador: Pentium IIIEB 800 MHz; Disco rígido: Samsung SP 1203N (120 Gb, 7200 rpm, 2 Mb cache memory). É 1 disco novo.; Placa TV/Radio Conceptronics CTVFMi version 2,0 ;Placa Gráfica: 3dfx Voodoo3 2000 (16 Mb memória); Placa Som: Sound Blaster Audio PCI 128; etc) e à utilização que lhe dou programas de escritório, Internet, ver Tv/dvd's, ocasionalmente gravar programas de tv, utilização ocasional de AutoCad 3d e 3ds Max/Autodesk Viz,raramente jogos, gravação cd/dvd, ouvir/converter mp3, etc), gostava que fizessem os mesmos rankings, o dos chips gráficos, e o das várias marcas/modelos de placas gráficas, mais adequadas ao meu pc e sua utilização.

Já agora, para que serve o conector DVI ?

Agradecido pelas vossas opiniões. Fiquem bem.
PMEmail Poster
ramcgr
  O Post foi feito em Domingo 15 Mai 2005 à 01h23
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Olá.

:(

Ninguém respondeu ao meu post :(
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Domingo 15 Mai 2005 à 08h26
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 4
Registado em: 18/12/2003

O "ranking" dos chips gráficos de uma mesma marca não é dificil de perceber. Quanto mais alto o número do modelo, mais rápido é. Agora como se comparam os chips actuais da ATI e NVIDIA é que é mais complicado de dizer. Não me lembro de ter visto nenhum comparativo recente destas placas de gama baixa. (Também quem se interessa minimamente pelo desempenho da sua placa gráfica não compra gama baixa...)

Ora se não liga a jogos... a verdade é que qualquer coisa serve. A prova disso mesmo é que se aguentou até hoje com uma Voodoo3 2000. Com uma placa actual deverá notar é melhor qualidade de imagem. Até nos DVDs.

Se a placa que vai comprar é para manter tanto tempo como a Voodoo, aconselho-lhe uma GeForce FX. Suportam técnologias que as ATI só terão na próxima geração. Podem vir a dar jeito para o Windows "Longhorn" por exemplo.

Uma FX 5200 chegava-lhe... mas se poder compre a 5500. A 5700 já acho demasiado desperdicio para quem não joga.

Marcas que aconselho: ASUS e MSI.
(Gigabyte, ABIT, XFX e Albatron também não parecem ser muito más, mas as ASUS e MSI pouco mais caras são)
Marcas que não aconselho: Powercolor e Pixelview.

O conector DVI serve também para ligar a monitores. Geralmente só os monitores LCD têm disso... e nem todos. Era suposto vir substituir o velho conector VGA, com vantagens na qualidade de imagem. Mas o certo é que já anda por aí há anos e o VGA teima em não morrer. Alguns LCDs modernos até conseguem igualar a qualidade do DVI com o VGA.

Já se começa a falar é num novo conector... creio que se chama HDMI. É suposto ser completamente digital e ajudar á convergência entre os computadores e a televisão (vai ser usado nos dois).

A maioria das placas actuais trazem um conversor DVI-VGA para se poder ligar dois monitores com ligação VGA. Claro que também pode ligar um VGA e outro DVI.
PMEmail PosterUsers Website
Nelson Cruz
O Post foi feito em Domingo 15 Mai 2005 à 09h01
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 4

Lembrei-me agora que é possível forçar uma GeForce a ser identificada como uma Quadro (a gama Quadro é a gama profissional da Nvidia).

Dessa forma é possível meter uma GeForce a ajudar no 3DStudio Max e outros programas do género. E sem pagar uma pequena fortuna por uma Quadro.

Tenho algumas dúvidas é se todas as placas actuais da NVIDIA darão para fazer isso...

O Mário é que já trabalhou com o 3DStudio Max e o Viz, e já usou essa cena. Espere para ver o que ele diz.

Oh Mário, mete aí uns links com informação sobre isso sff.
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Domingo 15 Mai 2005 à 15h49
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 3

Não há muito a dizer.. O NVTUNER permite alterar a identificação da placa, de forma às drivers a reconhecerem como uma quadro.

Com excepção da aceleração de linha anti aliased por hardware, muito necessárias em 3DStudio e Autocad, o restante hardware é idêntico.

Em desenhos complexos, fazer essa operação por software é lento.. e dai a grande vantagem das quadro. No entanto o simples facto de a placa ser reconhecida como uma Quadro permite a instalação de drivers HEIDI (3D Studio) proprietárias da Autodesk, e tira-se assim partido das restantes vantagens das Quadro.

As ATI tambem possuem um tweak semelhante, mas desconheço como se activa.

A Realidade é que dado que a aceleração Direct 3D é actualmente tambem suportada, as vantagens neste tweak diluem-se grandemente. Dai que deixei de usar.

No que toca a jogos, as drivers Quadro não são tão optimizadas, dai que pesando as duas coisas.. removi.
ramcgr
  O Post foi feito em Quinta-feira 19 Mai 2005 à 06h28
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Olá pessoal. Obrigado pelas opiniões.

Qual delas será melhor: Gigabyte, Asus, Albatron, todas elas com o Chip Gráfico Nvidia Geforce FX 5200.
Já agora, quanto é o BUS de memória das Geforce FX 5200, 128 bits ou 64 bits ?
PMEmail Poster

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0254 ]   [ 11 queries used ]   [ GZIP Ativado ]