Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> O que escolher ?
ramcgr
O Post foi feito em Segunda-feira 23 Mai 2005 à 04h11
Quote Post

Eu cá já sou da casa!

Grupo: Membros
membro nº: 74
Registado em: 24/10/2004

Olá malta.

Qual a melhor firewall para os vários s.o. windows (Zone Alarm; Sygate; Outpost; Kerio; kaspersky; BlackIce; BitDefender; McAfee; Norton Internet Security; etc, etc, etc), isto em termos de eficácia, desempenho, que não consuma demasiados recursos ao pc e/ou ligação, que se relacione bem com programas de P2P (winMx, os vários Kazaa, emule, edonkey, Dc++, BitTorrents, Soulseek, imesh, etc), facilidade de configuração, etc. E já agora quais são gratuitos, e quais os sites desses programas.

Mais 1 pergunta, o win xp prof sp1 (o meu sistema operativo) tem alguma firewall como tem o sp2 do xp ?
Nota: Eu de momento tenho várias ligações Dial Up (56 k); MyClix, Netc, Iol, Oninet, Sapo livre.

Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 23 Mai 2005 à 15h41
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

O windows XP sempre trouxe uma firewall.. Mas a forma como foi implementada permite inúmeros workarounds, que o tornam quase inútil..

A firewall integrada do XP, com ou sem patches, não vale a pena. A do Sp2 já permite algumas coisas uteis, e pelo menos já justifica o nome firewall.

Quanto a qual é a melhor? É dificil de dizer.. Os recursos usados são muito importantes.. Quanto menos melhor.. No entanto torna-se dificil avaliar se esses recursos são ou não uteis, sem um verdadeiro ataque à firewall..

Para a protecção normal do dia a dia, qualquer uma estará provavelmente apta. Mas quando de um port scan com um ataque directo, não sei qual será a melhor.

Actualmente uso 3 firewalls, e nenhuma delas é por software.

Possuo 2 nat firewalls, e uma firewall, todas por hardware.
PMEmail PosterUsers Website
Nelson Cruz
O Post foi feito em Segunda-feira 23 Mai 2005 à 22h33
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 4

O Windows XP (até ao SP2) tem a Internet Connection Firewall, que se activa nas propriedades de cada ligação à internet que temos. É fraquita, mas pelo menos já dá para evitar coisas como os vírus MSBlaster e Sasser. Vem é desligada por defeito e um pouco escondida digamos assim.

Com o SP2 passa-se a ter a Windows Firewall, que já vem ligada por defeito e fica facilmente acessível no Control Panel. Já faz o controle dos programas que abrem portas e ficam á escuta (tipo um cavalo de troia), mas não dos programas que simplesmente acedem à internet mesmo sem o nosso conhecimento (um programa espião a mandar informação por exemplo. As firewalls por hardware sofrem do mesmo problema... tudo o que for tráfego iniciado dentro passa sem problemas.

Eu aconselho sempre portanto uma firewall por software completa. A ZoneAlarm foi a referência durante muitos anos, mas pequenas incompatibilidades com o ICQ, Messenger e eMule fizeram-me abandoná-la. Actualmente uso a Outpost Pro. Entre as gratuitas a Kerio e a Sygate parece que também são muito boas.

Tem aqui uma boa análise de várias firewalls existentes no mercado:
http://www.max-pt.com/forum2/viewtopic.php?t=35347
Nelson Cruz
O Post foi feito em Segunda-feira 23 Mai 2005 à 22h34
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 4

Mário, as 2 NAT firewalls presumo que sejam dos teus Router/Wireless Access Point... e a terceira firewall que referiste?
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 30 Mai 2005 à 03h01
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 3

A terceira é do Asus WL 500g

Para álem da NAT tem igualmente uma Firewall.

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0243 ]   [ 10 queries used ]   [ GZIP Ativado ]