| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
![]() ![]() ![]() |
| 652mga |
O Post foi feito em Sábado 28 Mai 2005 à 04h12
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1045 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa noite.
Como é que alguém do outro lado me pode dizer qual é o meu IP, SO, Browser e o respectivo servidor? No caso do servidor talvez esteja associado ao IP, certo mas, como pode saber o resto? Já agora existe alguma forma de impedir que isto aconteça? Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Sábado 28 Mai 2005 à 05h33
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1425 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Ao acedermos a um site o próprio browser envia essas informações todas e mais algumas (como por exemplo a resolução do monitor). E são na maioria necessárias. Se não vejamos...
O número de IP é endereço de cada computador na internet. Ao acedermos a um site estamos a pedir que nos seja enviada informação (o contéudo do site). Ora o servidor onde está alojado o site tem de saber o nosso IP para nos enviar o que pedimos. Quando pedimos a alguém que nos mande algo por correio (electrónico ou tradicional) temos de dar o nosso endereço não é? Com o IP é a mesma coisa. Dito isto até é possível evitar que saibam o nosso IP... usando um proxy. Um proxy é um servidor que faz de intermediário. Vai buscar aquilo que pedimos e envia-nos. Digamos que é tipo um apartado postal... Quem nos escreve não tem de saber onde moramos, apenas o número do apartado. Coisas como qual o nosso browser ou qual a nossa resolução de ecrã são precisas para recebermos a página adequada. Não é assim muito comum, mas há sites que têm código especifico para browsers diferentes e para grandes ou pequenas resoluções de ecrã. É certo porém que há informações desnecessárias... Ainda não percebi para que o browser diz qual é o nosso sistema operativo. O dono do site pode ver nas estatisticas do mesmo qual a percentagem de leitores que tem Windows, Linux ou MacOS e qual versão destes... Mas tirando isso ainda não percebi a utilidade dos browsers divulgarem isso. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Segunda-feira 30 Mai 2005 à 03h04
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
O sistema operativo é tao importante como dizer qual o browser.
A informação sobre o browser permite seleccionar qual o plug in a instalar, em caso de necessidade. Da mesma forma tal pode acontecer com o OS. Por exemplo o Windows XP deixou de incluir JAVA devido às alterações não autorizadas pela Microsoft.. Mas a versão do XP original já possui. A realidade é que há motivos para tal, apesar de eu preferir que o mesmo não acontecesse. Podes contudo alterar os dados fornecidos. É possivel interceptar as respostas do browser e substituir por outras. Não me recorda agora, mas creio já ter visto um pequeno utilitário que fazia isso. Se bem me recordo tinha inclusive uma versão pagante que permitia atraves de uma ligação a um servidor externo o IP masking. Qual o nome.. pois.. Proxyway Pro se bem me recorda! |
| 652mga |
O Post foi feito em Terça-feira 27 Junho 2006 à 01h59
|
|
Super utilizador Grupo: Membros Posts: 1045 membro nº: 15 Registado em: 14/01/2004 |
Viva, boa tarde.
Amigos Nelson e Mário, de repente passei a ter "necessidade" de me sentir seguro... não, não trabalho para o Bin Laden! Digam-me lá uma coisa: tendo este Forúm como exemplo, é possível que alguém aceda a este e possa saber o meu IP neste momento ou mesmo depois de estar offline? Não estou a falar do proprietário do site e/ou de moderadores. Imaginem alguém a quem este Forúm não interessa e/ou dá prejuízo, alguém de fora e que também tem acesso ao Forúm. Os servidores Proxy são seguros, uma vez que que o nosso IP passa a ser falso, até que ponto é possível chegar ao "user"? As questões legais pouco interessam ou nada! A corrupção fede a cada esquina! O que eu preciso é de certezas técnicas, se existirem. Obrigado. Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Terça-feira 27 Junho 2006 à 03h00
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Ora vamos a certezas técnicas. A partir do momento em que estás ligado a um terminal informático que se liga a outros terminais, nunca te podes considerar seguro.
É sempre possivel saber tudo dobre um determinado IP. Aliás recentemente tive essa necessidade para apresentar uma queixa a um ISP Brasileiro pelo abuso de um utilizador que impestou aqui o forum de publicidade. Desconheço se o utilizador foi ou não contactado, mas recebi do abuse@nome_do_isp_em_causa.com, endereço existente em todos os fornecedores de internet uma resposta em que me agradeciam o ter relatado o facto, e que iriam tomar medidas contra o utilizador. Para isso tive necessidade de verificar o ip do utilizador e depois procurar a que isp aquele ip pertencia. Ora um simples traceroute ao IP fornece ajuda preciosa, e permite mesmo obter essa informação. É bastante mais simples do que se possa pensar, chegar a um utilizador, mas no entanto é preciso apanha-lo. Para tal há que ter um ip para investigar, e os forums registam o ultimo ip usado pelo utilizador, o que me deu essa ferramenta. Aliás, foruns, páginas web, tudo precisa de receber a informação do IP para funcionar, e essa informação fica registada no servidor. É só uma questão de a procurar. Agora claro, eu tinha um username que me permitiu filtrar o IP... Não fora isso, ia ter muito mais dificuldades. Esse foi o motivo que me levou a fechar a manias a posts de users não registados, o que agora não acontece, mas que caso seja necessário voltará a acontecer. Mss claro, eu tenho acesso directo aos registos do servidor. No entanto, qualquer hacker que se preze conseguia aceder aos mesmos tambem. Mais facilmente acederiam autoridades caso precisassem, pois caso devidamente creditados para tal bastava-lhes pedir os mesmos! Por isso... anonimato anonimato não há a 100% Os proxys são boas ferramentas para evitar ser-se detectado. E funcionam bem! Só mesmo com um mandato seria possivel obter-se os registos do fornecedor de serviços de proxy para se saber quem estava a usar o ip do proxy e a aceder ao local em causa, naquela data. No entanto os proxy's são problemáticos em muitos aspectos, dos quais cito por exemplo: 1º Peer to peer não é possivel 2º Muitos sites reconhecem os ip´s dos proxys públicos e bloqueiam-nos. Caso por exemplo do rapidshare entre outros. 3º Determinados java scripts não funcionam correctamente 4º A performance na internet deixa de estar dependente da qualidade e velocidade da ligação do utilizador ficando limitada pela disponibilidade do proxy. Mas para ser especifico só mesmo sabendo exactamente qual a situação em causa, e isso não me parece que queiras colocar aqui ;) |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Terça-feira 27 Junho 2006 à 08h58
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1425 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Eu, o Mário e o Filipe temos acesso aos IPs dos utilizadores porque somos administradores do Fórum. De resto, só se alguém descobrir as nossas passwords, ou hackar o site de outra forma qualquer, é que tem acesso a essa informação.
Ás autoridades policiais que apresentem o devido mandato judicial também teriamos obviamente que dar as informações pedidas. Com um proxy passa-se a mesma coisa. Se tiver um registo, pode ser acedido nas mesmas circunstâncias. Mas no caso de um proxy até pode não haver registo algum! 652mga, se te preocupas assim tanto em "proteger" o teu verdadeiro IP, dá uma olhada nos sistemas Tor e I2P: http://en.wikipedia.org/wiki/I2P http://en.wikipedia.org/wiki/Tor_(anonymity_network) São redes distribuidas que têm por objectivo dar anonimidade aos participantes. Básicamente cada utilizador do sistema cede alguma da sua largura da banda para servir de proxy a outros utilizadores. No Tor creio que não é obrigatório ceder largura de banda para isso... há alguns servidores q fazem de proxy. Mas no I2P creio que é. Ainda não experimentei essas cenas... só conheço de ouvir falar e de ler umas coisas há uns tempos atrás. Continuam a apresentar o mesmo problema de velocidade de um proxy. Ficamos limitados à velocidade da ligação à internet das máquinas intermediárias. De modo que não deve ser muito prático para uma utilização continua. Mas para aceder anónimamente a um ou outro site de vez em quando, é capaz de servir. |
| 652mga |
O Post foi feito em Terça-feira 27 Junho 2006 à 22h34
|
|
Viva, boa tarde.
Antes de mais, obrigado Nelson e Mário. Vocês percebem mesmo desta "porra"! Que pena não se querem juntar aos "jardineiros"... já tenho pensado cá com os meus botões do que seriam capaz de ajudar, e tenho a certeza que ajudariam e de que maneira! Bom, vamos ao que interessa: Por quanto tempo é que os admnistradores são obrigados a guardar os registos de IPs? Quem ou o que obriga a este procedimento? Ou seja, voces quando construiram este Forúm passaram, automáticamente ou não, a ser responsáveis por esta situação? E no que concerne a Forúns internacionais? As regras são as mesmas? E se existir um "crash" no sistema (não propositado...), podem ser responsabilizados, isto entranto se forem confrontados com um mandato? Ok, são muitas perguntas, peço desculpa, mas preciso de saber com que "linhas me cozo"... os tempos não são para brincadeiras! Obrigado. Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 28 Junho 2006 à 00h52
|
Juntar-mo-nos aos "jardineiros"??? Que jardineiros?? Explica lá isso...
Que eu sabia não há nada que nos obrigue os fóruns a guardar registos de IPs. Tudo depende do script do fórum e talvez da configuração do mesmo. No nosso caso usamos o Invision Power Board, que nos mostra o último IP usado por cada utilizador. No caso dessa informação ser apagada acidentalmente, não creio que possamos ser responsabilizados de nada. Tal não seria de forma alguma justo! Já se apagassemos registos de IPs propositadamente, eventualmente poderiamos ser acusados de destruição de provas e/ou obstrução à justiça. Até fiz agora uma pesquisa rápida quanto a obrigações legais de operadores de fóruns. Não encontrei nada relativo a registo de IPs. A única coisa que encontrei foi uma decisão de um tribunal alemão em como os operadores podem ser co-responsabilizados por conteúdos ilegais que sejam colocados nos seus fóruns. Ou seja, os operadores ficariam obrigados a vigiar tudo e apagar o que podesse ser considerado ilegal. No entanto já houve um apelo, e uma instancia superior declarou que os operadores só podem ser obrigados a apagar conteúdos ilegais se tiverem conhecimento da sua presença nos seus fóruns. Ou seja, tal como as empresas que alojam sites, não são obrigados a vigiar todos os conteúdos alojados, mas têm de remover conteúdos ilegais se forem alertados para a sua existência. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 28 Junho 2006 à 01h01
|
652mga, ocorreu-me agora uma outra forma que pode ser usada para identificar um determinado utilizador de um fórum; o endereço de email usado no registo.
Se for um endereço fornecido por um ISP (Netcabo, Sapo, Clix, Oni, etc), basta perguntar ao ISP qual o cliente que tem esse endereço. Portanto, pode ser mais seguro usar um webmail qualquer (hotmail, gmail, etc) que não dispoê de dados para identificar o utilizador de cada endereço. Claro que ainda deixa aberta a possibilidade de se identificar o IP que acede a esse endereço, e identificar a pessoa por aí. No entanto, se o IP registado no fórum não apontar para ti, já podes pelo menos alegar que não foste tu que colocaste determinados conteúdos, mas sim alguém que te descobriu a password. |
| 652mga |
O Post foi feito em Quarta-feira 28 Junho 2006 à 04h01
|
|
Viva, boa noite.
Então Nelson, se efectivamente existir um mandato judicial, no sentido de identificar "users" de um determinado Forúm, a quem é que este é dirigido? Ou seja, como é que as autoridades te poderiam, se é que poderiam, perguntar qual o meu IP, uma vez que sou um "user" aqui? Isto também quer dizer que não existe nenhum tempo determinado para guardar informação sobre "users"? É que de repente isto veio à "baila", poderá ser só para meter medo ou não... Desde que vi um porco a andar de bicicleta, já acredito em tudo... Quanto à jardinagem, em breve te enviarei algo sobre o assunto... tu deves saber do que se trata. Epá, desculpa lá tanta pergunta e, ainda por cima, fora do contexto da PcManias. Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 28 Junho 2006 à 04h07
|
Presumo que me contactariam por email...
Que eu saiba não há legislação a obrigar retenção de dados em fóruns, seja IPs, seja o que for. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 28 Junho 2006 à 04h19
|
Em breve há-de sair uma lei é a obrigar os ISPs e empresas de telecomunicações a guardarem registos das comunicações efectuadas pelo menos durante 6 meses, mas não mais do que 2 anos. A Directiva Europeia de Retenção de Dados já foi aprovada em Fevereiro e os estados membros têm em principio 18 meses para transpôr para lei nacional.
Basicamente todas as comunicações por telefone ou telemóvel ficarão registadas. Não o conteúdo da conversa, mas sim que o telefonema foi feito, a sua duração, quem fez a chamada e para quem. Os ISPs terão de fazer o mesmo para o email e para comunicações por voz feitas através da internet (coisa que não faço ideia como irá ser feita... tecnicamente parece-me quase impossível registar todas as comunicações de todos os programas VoIP). Inicialmente até pensei que os ISPs fossem obrigados a guardar os registos de todos os contactos feitos através da internet... o que seria uma quantidade de dados absolutamente gigantesca! Felizmente a União Europeia não foi por aí... não foram burros a esse ponto. Mas são um bocado "crentes" se acham que vão apanhar terroristas ou pedófilos desta forma... Há aqui muito desconhecimento sobre como a internet funciona e a multiplicidade de programas, protocolos e meios de se fazerem as coisas. Nâo se aplica a fóruns, mas está relacionado com o que se discute aqui, por isso resolvi falar disto. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Quarta-feira 28 Junho 2006 à 15h24
|
Só uma nota para relembrar que aqui na PCmanias não exigimos o mail verdadeiro!
Não só achamos uma intrusão na vida das pessoas ao exigir um mail para um acesso a um simpls forum, como percebemos a relutância das pessoas em o querer fornecer. Por esse motivo o mail fornecido pode ser qualquer, dado que não o usamos para controlar o acesso. Tal pode contudo vir a ser uma necessidade no futuro, pois o controle via e-mail é feito para evitar abusos, e caso estes se venham a verificar teremos mesmo de o fazer. Para já, o e-mail é apenas um pro-forma, mas tambem uma forma de contacto. Como já conteceu várias vezes, alguns ficheiros requeridos por utilizadores foram-lhes enviados por e-mail. |
| 652mga |
O Post foi feito em Sexta-feira 11 Agosto 2006 à 22h46
|
|
Viva, boa tarde.
Parece que a privacidade vai ser afectada: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?sect...&id;_news=239157 Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Sexta-feira 11 Agosto 2006 à 23h18
|
É natural que as autoridades policiais se tentem adaptar aos novos meios de comunicação, visto que há muita gente a fugir dos telefones pq são caros e fáceis de escutar. Até me parece q Portugal está atrasado nisso.
Presumo que as "escutas" de emails e conversasões pela internet passarão pelo mesmo sistema de autorização judicial. Que pelo que se falou há uns meses não está a funcionar muito bem, é verdade... O problema maior de fazer escutas na Internet é que é muito fácil encriptar emails e conversas. Nâo me parece q seja o caso do Skype ou do MSN Messenger, mas há programas de conversação que usam encriptação. Quem tiver de facto algo a esconder não vai ser apanhado facilmente assim. |
| 652mga |
O Post foi feito em Sexta-feira 17 Agosto 2007 à 21h09
|
|
Viva, boa noite.
Este é um tema que tem "pano para mangas", pelo menos para mim...... Alguma autoridade pode, e como o poderá fazer, saber, por exemplo onde este Forúm, está alojado, quem é o servidor e a este pedir informação sobre os ips dos seus membros? Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Segunda-feira 20 Agosto 2007 à 08h20
|
Sim... E existem várias formas.
1º Ao pagares um dominio tens de dar os teus dados, bem como um numero de cartão de crédito. Se os dados forem falsos o cartão de crédito não deverá ser, e por ai chegam à pessoa. 2º O IP do alojamento permitirá contactar quem o fornece de forma a chegar ao utilizador, ou pelo menos em ultimo recurso verificar os ip´s que o acederam, o que permitirá depois contactar o ISP para saber quem era. Como vês, maneira existe sempre. Agora pode-se dificultar e muito a obtenção desses dados. Como? Para começar acedes a um proxy, o que trocará logo o teu IP. De seguida com esse proxy acedes a outro. Ficas assim duplamente protegido! Agora obtens um e-mail gratuito em qualquer sitio, usando dados falsos, e usas esse email para te registares num local que te dê alojamento e dominio de borla. Tudo isto não impede que cheguem a ti, mas concerteza dificulta muito. A questão aqui é apenas o motivo que os leva a querer saber, porque querendo muito, sabe-se sempre quem é que lá está! Agora muitos sites ficam alojados em paises estrangeiros, e apesar de o dono não ser desse pais, o site fica sujeito às leis do pais de alojamento, onde as coisas não são ilegais ou estão pouco definidas na legislação. Posso-te dizer contudo que aqui na pcmanias, se me apercebe-se que algum utilizador estava a esconder o seu ip, bania-o. Não há aqui nada de ilegal e se o utilizador via necessidade disso, é porque não pretendia coisa boa. |
| PapaGigas |
O Post foi feito em Segunda-feira 20 Agosto 2007 à 13h10
|
||
![]() Guru ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 179 membro nº: 70 Registado em: 12/10/2004 |
Hein? :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: Desculpa que te pergunte, mas desde quando é que o facto de alguem querer preservar a sua identidade/privacidade on-line te dá o direito de a banir (a não ser somente a tua vontade enquanto administrador)? Aliás, como é que alguem que tem um forum que apéla á segurança informática, não incentiva os seus utilizadores a utilizar proxies e afins (freenet, etc) de modo a aumentar o nivel de segurança/privacidade associado á navegação on-line? Sinceramente não percebo mesmo... :rolleyes: PS - Alem disso devo indicar ainda que aquilo que é considerado como sendo o problema mais comum dos proxies, é exactamente aquilo que faz deles funcionais no que toca á preservação da privacidade (visto que é bastante simples sniffar o trafego de entrada e saida do proxy, comparar os logs, e saber exactamente quem é quem... o que tambem acontece quando o proxy não tem quase users nenhums ligados ao mesmo). Por estas e outras razões, aconselho o uso do TOR, embora ache que a cebola se degradou ao longo dos tempos, pois usar P2P e afins sobre a mesma deu cabo de tudo (neste caso existe muito mais do que um problema de latencias e afins, mas pronto). Resumindo: PROXIES RULAM E RECOMENDAM-SE... mas há que saber escolher os proxies a usar. ;) |
||
| 652mga |
O Post foi feito em Segunda-feira 20 Agosto 2007 à 20h40
|
|
Viva, boa noite.
E como poderás saber, Mário, que determinado utilizador está a esconder o seu IP? Eu já acedi à pcmanias fora de Portugal........... é por aqui, se o IP não pertencer a um ISP nacional, que deduzirás que está a utilizar um proxy? E de que forma é que alguém pode saber onde está alojada, por exemplo, a Pcmanias? Onde é que vai buscar essa informação? Só depois de saber onde está alojado o Forúm, e conseguir que este (ex) faculte informações sobre os Ips dos users é que chegará ao respectivo IP, certo? Eu só quero ter certezas.......... perceber um pouco deste "meandro"......... Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Terça-feira 21 Agosto 2007 à 08h09
|
Realmente fui um bocado radical em cima... Banir não seria correcto. Seria mais um questionar do porque de tal.
Responder no trabalho dá destas coisas. Tem de ser rápido ;) Quanto ao saber que usas um proxy, será dificil, pois nunca me dou ao trabalho, excepto em casos de abuso de ver os ip's, mas há alguns ip's de proxy´s que são conhecidos. |
| PapaGigas |
O Post foi feito em Terça-feira 21 Agosto 2007 à 09h21
|
||
![]() Guru ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 179 membro nº: 70 Registado em: 12/10/2004 |
Ahhhh bom, lol, assim já é outra conversa... :P PS - Detectar o uso de proxies pode ser MUITO complicado (ou mesmo "impossivel" se necessário), no entanto existem sempre algumas excepções á regra, sejam elas porque se tratam de web proxies (ie: proxy.org/cgi_proxies.shtml), onde na maioria dos casos o header acabada por conter mais informação do que a necessária, acabando por denunciar o uso dos mesmos, ou porque os proxies são well-known (como referiste e bem), e já tão mais do que batidos. :rolleyes: |
||
![]() |
![]() ![]() ![]() |