Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Servidor Proxy
652mga
O Post foi feito em Terça-feira 07 Fevereiro 2006 à 00h09
Quote Post

Super utilizador
*

Grupo: Membros
membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, boa tarde.

Acedendo, através de um servidor proxy, o nosso IP deixa de ser "visível", correcto?
Ou seja, o IP que é visualizado, é o do servidor proxy.

O que eu queria saber é se, mesmo assim, existe forma de chegar ao IP "original"?

Utilizo o servidor proxy:
http://kproxy.com/principal.jsp

Outra das coisas é o o IP em si... dá logo para perceber que é um IP de "fora" ou seja, alguém mais "batido" desconfia que é um servidor proxy!

Existe algum servidor proxy sediado em Portugal ou que, pelo menos, tenha aqueles números mais ou menos parecidos com os de cá?

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Terça-feira 07 Fevereiro 2006 à 17h06
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

Não vejo grande vantagem em utilizar esse proxy que refere uma vez que é internacional, e como tal todo o trafego, mesmo o nacional vai passar a contar como internacional.

Aliás nem sequer percebo a vantagem da oferta de tal tipo de serviço, uma vez que o trafego é contabilizado para eles tambem. Talvez se perceba em uma tentativa de apanhar e-mails ou outros dados privados que depois podem vir a dar-lhe lucros cedidos a outras fontes, ou em utilizações menos correctas.
Eventualmente podem estar a desviar todos os pedidos para uma determinada página de forma a contabilizar os clicks e serem pagos por alguem, mas se for esse o caso não vai durar muito tempo.

Desconheço a existencia de proxy's públicos em portugal, pois como referi não encontro interesse legal e honesto na oferta de um tal serviço.

Quanto à visualização correcta do IP, eventualmente há maneiras, mas tal teria de obrigar a software próprio, pois para todos os efeitos, quem faz os pedidos é o proxy. O Computador que possuimos pede ao proxy, que pede ao computador de destino, que devolve ao proxy que nos envia a nós. Para todos os efeitos quem está ligado ao computador de destino é o proxy e como tal será o ip deste que será visualizado.
PMEmail PosterUsers Website
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quarta-feira 08 Fevereiro 2006 à 08h30
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 4

Já existiram bastantes proxies públicos (abertos a todos) em Portugal. Mas foram encerrados rápidamente quando surgiram ligações à internet com limites de tráfego internacional. Muitos assinantes dessas ligações começaram a usar e abusar desses proxies para fazer tráfego internacional e este ser contablizado como nacional.

O resultado foi q esses servidores passaram a ter uma utilização tremenda, e acabaram por ser encerrados ou protegidos com password (deixando de ser públicos). Muitos até pertenciam à Telepac, que não tinha vantagem nenhuma em deixar abertos esses proxies q ajudavam os seus próprios clientes a fugir aos limites de tráfego internacional.

A certa altura houve mesmo uma febre de "caça ao proxy". Bastava ver o registo (log) de uma firewall para ver imensas ocorrências de alguém a "bater" às portas usadas pelos proxies. Muitos eram os clientes da Telepac e Netcabo q faziam port scans frequentes aos IPs nacionais à procura de proxies abertos. E até encontravam alguns, frequentemente servidores mal configurados e com as portas de proxy inadvertidamente abertas. Lembro-me de a certa altura ter ouvido falar que até o servidor de email da RTP funcionava como proxy.

E, claro, também houve quem entrasse em computadores alheios e os transformasse em proxies, imputando os custos do tráfego internacional aos donos desses computadores.

Em consequência destas duas últimas situações houve empresas e particulares a terem prejuizos avultados e que se queixaram à policia. Houve casos em que a PJ considerou como "acesso ilegitimo a sistemas informáticos", procedeu a rusgas e apreendeu o material informático a várias pessoas (a famosa "operação proxymo").

Como resultado disto muitos são os que acreditam que em Portugal usar um proxy é ilegal. Não sei se algum dos casos referidos em cima já chegou a Tribunal, mas sempre tive e mantenho a convicção que só certas situações muito especificas poderiam ser consideradas como ilegais. Se alguém encontra um proxy público (sem qualquer password e portanto aberto a todos) e o usar, mesmo causando prejuizos, a meu ver NUNCA poderá ser condenado. A regra na internet é essa; se está aberto é para todos entrarem e usarem. Não é preciso pedir autorização, nem ninguém a dar, ela é implicita! Se alguém deixou algo inadvertidamente aberto e teve prejuizos com isso... AZAR, mas a responsabilidade é só sua.

Agora, entrar num sistema sem autorização do dono (vulgo "hackar") e transformar o mesmo num proxy para nosso benefício e prejuizo do seu dono, isso sim é moralmente condenável e legalmente enquadra-se perfeitamente em "acesso ilegitimo a sistemas informático".

Desculpai o testamento, mas queria apenas explicar pq (já) não existem proxies públicos em Portugal.
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quarta-feira 08 Fevereiro 2006 à 09h28
Quote Post

Administrador
Group Icon

Bom, faltou-me responder ás restantes perguntas do 652mga.

Desconheço formas de identificar o IP de quem acede a um site através de um proxy... mas como costumo dizer "nada é impossível". Fácil não é. Seria preciso um truque qualquer.

E sim, é certo que nos sites a que acederes vai ficar resgistada uma visita de um IP "estrangeiro" em vez de um IP "nacional", mas e depois? Qual é o problema q vês nisso? Os donos do site em principio também não sabem se és português ou não...

Para o Mário:
Esse kproxy.com não é um proxy tradicional (que se configure no browser para se aceder a tudo por lá). É tipo o anonymizer.com. É preciso ir lá à página e digitar o endereço do site a que queremos aceder anonimamente. Aquilo é suportado por publicidade no kproxy.com. E também abre pop-ups. Conseguiu abrir-me aqui um pop-up no Opera!!! :blink: (não é fácil!)

Portanto não precisam de apanhar emails, nem de desviar para outras páginas para fazer dinheiro. :)
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quarta-feira 08 Fevereiro 2006 à 17h31
Quote Post

Administrador
Group Icon

Faço-te uma pergunta Nelson... Usavas um desses?

Se pretendes esconder o teu IP coisa boa não deves andar a fazer, e terás de ter sempre a noção que tudo o que teclas passa por um terceiro computador e não sabes o uso que vão dar a essa informação.

Por isso questiono.. usavas?
Eu não usava, até pq não vejo vantagens nenhumas nisso...
Já os nacionais, esses usei pelas vantagens do tráfego e mesmo da velocidade.... Mas agora não há nenhum!
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quinta-feira 09 Fevereiro 2006 à 00h40
Quote Post

Administrador
Group Icon

Mário,

Primeiro que tudo, para se querer proteger a nossa privacidade não é preciso andarmos a fazer coisas boas ou menos boas. Naqueles sites que nos tentam encher de spywares, trojans e afins, sabes lá se também não te ficam com o IP para te tentar hackar directamente? É só um exemplo q não envolve andar a fazer coisas menos boas.

Porém é certo q nunca senti necessidade de recorrer a um site desses para esse fim.

Outro objectivo pode ser passar por sistemas de censura usados na empresa onde se trabalha ou coisas do género. (E lembra-te q até a PCManias já esteve classificada como "site de sexo" no sistema usado na Nestlé quando o meu amigo Zé lá trabalhava.)

E depois há países como a China em que nem à Wikipedia consegues aceder sem usar um truque como este.

Pessoalmente já usei o anonymizer.com algumas vezes, não por nenhum destes motivos, mas para diagnosticar problemas nos DNS. Se há um site que o browser não está a encontrar, mas eu até sei que o endereço está correcto, tento aceder pelo Anonymizer.com. Se conseguir é pq o problema é do DNS do meu ISP (netcabo). Aqui há uns tempos houve um site q durante várias dias, teve periodos em q não se conseguia aceder directamente na Netcabo. E o webmaster a dizer-me q estava a funcionar (e a ligação dele é da Netmadeira q creio q pertence à Netcabo).

E também já houve uma situação parecida com a PCManias quando deixamos o dominio expirar. O Anonymizer.com confirmou-me q o problema não era só do DNS da Netcabo.

Quanto a teclar informação num formulário de um site, acedido através do anonymizer.com ou kproxy.com, é obvio que não é aconselhado. Muito menos se estivermos a inserir nome, morada e número do cartão de crédito num site de compras! Nem sei se será possível enviar dados naqueles sistemas, mas se for... vai tudo passar por um terceiro computador q não sabemos se estará a recolher essas informações.

Para inserirmos informações num site, convém que seja directamente, sem qq intermediário.
652mga
O Post foi feito em Quinta-feira 09 Fevereiro 2006 à 04h05
Quote Post

Super utilizador
*

Grupo: Membros
membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, boa noite.
Eu passo a explicar:
No forúm rexfile existiram queixas de que a PT cortou, a quem usava o adsl sapo, o acesso a este forúm.
Eu duvidei logo que tal fosse possível... Na Netcabo estava tudo ok. Testei o acesso através do adsl Sapo e tudo ok!
Muitos dos intervenientes neste forúm residem no estrangeiro e, também aqui, se registou alguma dificuldade em aceder ao referido forúm. Ora, assim sendo, não seria possível imputar culpas à PT.
Depois foi aconselhado a aceder ao forum através de um servidor proxy pois, aqui, não existiriam problemas.
O Nelson diz que não conhece formas de identificar o IP original de um detrminado acesso, se este passa por um servidor proxy. No entanto ressalva que impossíveis não existem.
O Mário argumenta que se alguém quer esconder o seu IP, coisa boa não é...
Desde que me apercebi que alguém do outro lado, teimosamente, me dizia qual era o meu IP, fico furioso! Não é por nada, mas não gosto. Eu até já me identifiquei aqui neste forúm no que concerne ao meu nº de BI e de NIF...
Coisa boa não é, diz o Mário... Pois se calhar não o é, se esta coisa prejudicar os lucros de alguém...
No que concerne ao tráfego, garanto que serei dos que menos gasta, apesar de ter 2Gb em horário que é normalmente atribuído, tendo o tráfego ilimitado à hora em que estou a dormir... Nestes cinco anos que tenho estado ligado à internet, ainda não fiz downloads de música suficientes para encher 50% de um cd-r c/ 650mb! Quanto a filmes, nem um.
Quem sabe se um dia não estamos ao "nível" da China?
Cumprimentos.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quinta-feira 09 Fevereiro 2006 à 16h18
Quote Post

Administrador
Group Icon

Antes do mais 652mga deixa-me pedir-te desculpa pelo uso abusivo que tive da frase "coisa boa não é". Sinceramente quando a escrevi até me esqueci que estavamos perante um caso real de alguem que estava a usar aquilo. A realidade é que não quis dizer de forma alguma que andavas a fazer coisas menos "boas".

Pelo facto peço desculpas... A realidade é que com excepção de uma situação de teste, ou pontual não estou a ver necessidade de alguem usar um proxy, e foi nessa perspectiva de uma utilização a tempo inteiro que se me ocorreu esta frase.

Aliás eu teho de reconhecer que eu próprio uma vez configurei uma máquina para usar um anonymizer, e para coisa boa não era ;). Bem, na realidate tb não era para nada de ilegal. Eu conto;

Certa vez um cliente meu pediu-me para lhe fazer uma intranet indêntica à da empresa que trabalhava, e para tal disse-me para me dirigir à sua residencia onde me mostraria como aquilo funcionava, uma vez que ainda tinha um username e uma password. Só que uma vez em casa dele este ocorreu-lhe que o seu ip poderia ser apanhado e ele ter problemas por estar a aceder algo que não deveria já aceder. Na realidade ele não foi lá roubar dados ou alterar nada, mas apenas mostra-me o programa, mas quem visse o acesso não sabia disso.
Para tal eu recomendei-lhe e configurei-lhe a maquina para que, temporáriamente, usasse um proxy internacional, e ele assim fez.
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quinta-feira 09 Fevereiro 2006 à 16h58
Quote Post

Administrador
Group Icon

QUOTE (Nelson Cruz @ 8 Feb 2006, 18:40)
Naqueles sites que nos tentam encher de spywares, trojans e afins, sabes lá se também não te ficam com o IP para te tentar hackar directamente? É só um exemplo q não envolve andar a fazer coisas menos boas.

O que é que andas a fazer nesses sites???

MAU MAU... Manda lá isso! ;)

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.2474 ]   [ 10 queries used ]   [ GZIP Ativado ]