| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
![]() ![]() ![]() |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Quarta-feira 08 Fevereiro 2006 à 18h15
|
||||||||||||
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1248 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Surgiram recentemente umas declarações que colocaram o mundo das consolas em polvorosa. Se as especificações da PS3 são de arrasar a Xbox 360, e a sony a anuncia como a proxima consola maravilha, Josh Robinson, um artista gráfico que trabalha para a sony fez recentemente as declarações que se seguem:
Básicamente neste parágrafo nada de importante é dito, excepto que o artista em questão trabalhou em uma Demo da sony para a PS3, e que perdeu algum tempo com a consola. Até aqui nada de extraordinário. Aliás pode mesmo ser comprovado que esta pessoa existe e trabalhou para a Sony.
Aqui Josh Robinson afirma que a PS3 não existe. Ou seja que a Sony tem um kit de desenvolvimento, uma caixa e uns comandos mas não existe fisicamente uma PS3. Afirma tambem que as companhias fazem demos falsas, com grandes visuais e eventos scriptados, mas que isso não são demos reais a correr na consola verdadeira. Segundo ele, apenas a equipa dele pode fazer algo que corria realmente na consola, mas era tudo scriptado. Não se podia mover a camara ou alterar nada do que estava pré programado. E tudo isto feito numa caixa de desenvolvimento extremamente fraca e jovem. Sinceramente como análise da minha parte, que diga-se nunca estive ligado a um projecto deste genero, tudo isto me parece normal. A consola naturalmente que não existe senão em protótipos, e os kits de desenvolvimento tem de ser naturalmente fracos. Afinal a consola está no inicio da sua vida. Vamos lá a ver. O hardware da PS3 é algo de inovador. Pura e simplesmente não existe nada sequer comparável a nivel de estrutura, e como tal tudo tem de ser feito de raiz. O kit de desenvolvimento não pode ser, como no caso da Xbox 360, algo já devidamente estruturado e bastante desenvolvido. Afinal se a Xbox 360 é comparável a um pc Dual Core, mas com tres Cores, a PS3 não se pode comparar a nada. E como tal as ferramentas de desenvolvimento não existem, e tem de ser criadas. Naturalmente nesta fase serão fracas! Basta ver a PS2 que no seu inicio era considerada super dificil de programar e os jogos pouco melhores eram gráficamente que os da PSONE. O facto de não haver fisicamente uma Consola para entrega tambem me parece normalissimo. Afinal, os kits de desenvolvimento emulam o hardware da consola permitindo desenvolver para algo que não existe. Como pensam que trabalham os engenheiros da Nvidia? Que andam ali a acrescentar pipelines fisicamente a ver como a placa se porta? Na realidade todo o desenvolvimento do hardware é feito por software. A placa é emulada e criada virtualmente. Somente no final se passa o projecto para hardware de forma a verificar que tudo se porta efectivamente como estava previsto. Não percebo bem o porque de tanta surpresa de alguem que está ligado ao meio. Eu que não estou e que sou um mero entendedor de informática, a mim não me espanta nada! Aliás alguem acredita que a Sony adiantava o lançamento da PS3 que só estava previsto para final deste ano, para Março deste ano se não acreditasse que a PS3 está em condições de poder ser lançada (data prevista)? A Sony está em grandes dificuldades financeiras e o seu futuro depende muito do sucesso da PS3.
Aqui é dito que após algum tempo o kit de desenvolvimento evoluiu para um tamanho mais realista, do tamanho de um PC. E apesar de ele se mostrar bastante exitado pela programação em paralelo, afirma que pouco percebe disso, e acredita que não interessam as especificações técnicas, pois se a XBOX 360 é melhor pouco interessa como os processadores CELL funcionam. Realisticamente apenas uma será a melhor consola. Diz tambem que falando com pessoas do ramo todos acabam por afirmar que a Xbox 360 é melhor, e isto é o que ele ouve das pessoas do ramo. Claro que vendo os videos da PS3 eles dirão como a PS3 é muito mais poderosa e vice versa, mas que ele não entende as conversas técnicas que ali se usam. Analisando as primeiras palavras, este tipo parece-me parvo. Como é possivel analisar um kit de desenvolvimento não pela sua qualidade mas pelo tamanho da caixa??? Depois diz que se mostra bastanta excitado com a programação em paralelo mas que não percebe disso? Ora bolas... Se não percebe que se cale. Afinal ele é apenas um artista gráfico, mas até custa a crer que alguem do mundo da informática e tão metido no meio não se interesse minimamente por saber algo de como funciona aquilo que faz. Diz que falando com pessoas do ramo a Xbox 360 é melhor... Mas que pessoas? e é melhor em que aspecto? Se é na facilidade de programar e na qualidade do kit de desenvolvimento, ai não tenho dúvidas que é mais fácil (não usaria é necessáriamente a palavra melhor). No fim diz que não percebe nada de especificações técnicas... Se é assim nem sequer comento!
Este parágrafo não traz nada de novo. Apenas afirma que a demo em que trabalhou não traz nada de novo a nivel de inovações e que está longe de ser proxima geração. Isso pouco ou nada importa... Era uma demo! O Gran Turismo 4 nada traz de novo a nivel de especificações tecnicas, o que não o impede de ser o melhor jogo de carros de sempre e igualmente aquele com os visuais mais impressionantes.
Aqui o Josh afirma que estava inicialmente muito excitado com a PS3, estava convencido que iria destruir a XBOX 360 só pelo nome Sony, mas que com o passar do tempo começa a ter dúvidas. Tudo o que desenvolveu e viu desenvolvido está longe de ser proxima geração. Os poligonos não são assim tão altos, não há muito HDR (iluminação HIGH DINAMIC RAGE, bastante realista e intensiva no uso de GPU), e afirma ele ou não se faz ou se falsifica. Diz tambem que não vê objectos dinâmicos ou fluidos dinâmicos. O resto que afirma repete-se das declarações anteriores. Falta aqui dizer que mais tarde a mesma pessoa questionou tambem a possibilidade da PS3 fazer FULL SCREEN ANTI ALIASING. A nivel de comentários, a excitação ou decepção da pessoa em causa é problema exclusivo dela. Não sei se ela experava ver jogos de topo nos primeiros lançamentos para a consola. Afinal mesmo para as tarefas mais básicas há que programar de forma diferente do normal. A consola vai requerer tempo de habituação. Isto já eu disse no meu artigo sobre a PS2 vs Xbox onde afirmava que os jogos PS2 iriam evoluir muito com o tempo, e se alguem tinha duvidas na altura, neste momento não as pode ter. A realidade é que os jogos actualmente em desenvolvimento para ambas as consolas até podem vir a sair ligeiramente melhores na Xbox. Será perfeitamente normal pois a estrutura desta é mais "normal". Quem alguma vez poderia esperar ver um NFS Most wanted, um Resident Evil 4, um Gran Turismo 4, etc vendo os primeiros jogos PS2??? As capacidades da consola estão lá, mas não é só chegar lá e activar... Há que conhecer o sistema. Relativamente ao HDR e ao FSAA, até é ridiculo falar disto. A consola usa uma placa baseada na Geforce 7800 GTX, e ligeiramente superior a esta! As placas da Nvidia fazem FSAA desde a Geforce 1, e o HDR é possivel desde as Geforce FX. Isto é uma capacidade da placa e nada tem a ver com os CELL.. Até me parece ridiculo que o homem fale nisto. Sinceramente o tipo parece-me um parvo de primera que não percebe nada do que diz, mas mais uma vez afirmo que não percebo nada disto e sem ver ao certo o que a consola pode fazer, apenas posso ter especulações teóricas.
Aqui é dito que a PS3 irá ter alguns jogos "malucos" que mostrarão o seu potencia, mas que antes de um ano não será possivel ver os verdadeiros jogos da consola.... DUHHHH... E???????????? Alguem alguma vez se questionou quanto a isto??? O gajo apareceu neste planeta de repente? Sinceramente, achei por bem reproduzir aqui as palavras deste artista gráfico, mas por mim as suas frases caem no ridiculo. Não sei bem o que ele esperava, mas parece-me completamente fora deste mundo das consolas. Pessoalmente as suas frases não tem crédito nenhum, pois ele admira-se inclusive com as coisas mais básicas.... |
||||||||||||
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quinta-feira 09 Fevereiro 2006 à 02h01
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1398 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Fui eu q te alertei para a existência desse artigo, e realmente esse tal Josh Robinson não diz nada de extraordinário. Ele próprio diz q colocou o artigo online e ali ficou durante umas semanas sem problema algum. Depois de repente espalhou-se pela internet como fogo no mato.
Não creio q tenha sido pela qualidade do artigo ou por este dizer algo de novo e bombástico. Tem é uma aura de escandalo. "Alguém q trabalha na Sony a criticar a PS3?!?!?!" "Mas que se passará na Sony para isto acontecer???" A sensação de escandalo ainda é mais agravada por o Josh ter sido despedido por causa disto e de o artigo ter sido removido do site original. "Será que ele meteu mesmo o dedo nalguma ferida??" Eu estive a ler a entrevista com o tipo, e pelo q ele diz ele criou um site com os amigos para meter análises a filmes, jogos e afins. Como fizeram uma análise à Xbox 360 quiseram equilibrar a coisa com um artigozito sobre a PS3. O tema do artigo está muito bem explicito no segundo parágrafo: "Well my immediate impression of the PS3 is…where is it?" É inegável q a PS3 está atrasada em relação à Xbox 360, apesar de até ter começado a ser desenvolvida muito antes. A Sony escolheu desenvolver em conjunto com a IBM e Toshiba um processador revolucionário em muitos aspectos e que só há poucos meses ficou pronto. Praticamente tudo o que ele diz é consequência destes dois factos. Na E3 de 2005, com prótotipos da consola ainda muito imaturos, e um processador díficil de programar, não surpreende que a maioria dos demos nem corressem no hardware da consola e que fossem "scripted". Que os jogos verdadeiramente revolucionários também só vão sair no minimo um ano depois de a consola sair, também não é nada de novo. Os bons jogos demoram no minimo esse tempo a serem feitos, e qq jogo lançado antes disso terá sido começado noutra plataforma e adaptado à pressa depois. Além disso já se viu perfeitamente na PS2 o que acontece quando se faz uma consola com um processador muito diferente do habitual e dificil de programar. Demorou 1-2 anos até os jogos atingirem o nível esperado. O que caíu pior na Sony é capaz de ter sido a "revelação" de q está a desenvolver jogos à pressa, que estejam prontos no lançamento da consola, mas que nada têm de extraordinário (gráficamente pelo menos). Mas também não é nada de muito surpreendente. Há sempre um esforço no sentido de terem uma variadade de jogos no lançamento de uma consola, e como já vimos seria dificil fazer algo revolucionário que estivesse pronto nessa altura, mesmo que o quisessem. O próprio Josh Robinson diz que fazer o melhor jogo possível demora 4 anos. Onde o Josh Robinson não revela muita inteligência é quando se mostra decepcionado de ainda não ter visto na PS3 coisas que já viu na Xbox 360. DUUHH! A Xbox 360 já foi lançada e é muito mais fácil de programar! Queria o quê?! O artigo não tem portanto nenhuma revelação bombástica. Como disse no inicio só levantou a polémica que levantou pq foi feito por alguém q trabalhava na Sony. Talvez só daqui a um ano ou ano e meio, se consiga ver mesmo qual é globalmente a melhor consola. |
![]() |
![]() ![]() ![]() |