Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> router e largura de banda, duvida
padb
O Post foi feito em Sexta-feira 10 Março 2006 à 21h43
Quote Post

Eu trato os admins por TU!

Grupo: Membros
membro nº: 146
Registado em: 12/10/2005

Eu tenho um router linksys, e tenho uma duvida no funcionamento dos routers, se eu tiver uma largura de banda de 10Mb e vários computadores a aceder á Internet , a fazer download , como é que o router divide o que cada um ocupa ? o computador impata ou outro ? á forma de designar isso ? como funcionam os routers nesta matéria ?
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 13 Março 2006 à 01h23
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

Depende dos Routers... E com um linksys estás muito mal servido. Ainda recentemente os routers linksys eram considerados bons por serem uma subdivisão da CISCO, mas actualmente a linksys é considerada uma marca banal. Caso o router possua bandwith management, o que duvido podes especificar as larguras de banda a que cada ip tem acesso, o que nitidamente não me parece ser o caso senão não estavas aqui a perguntar.
PMEmail PosterUsers Website
padb
O Post foi feito em Segunda-feira 13 Março 2006 à 03h27
Quote Post

Realmente não tem isso não, mas assim sendo, não há nenhum programa de software que faça isso ? e quanto ao funcionamento dos routers, sabes como é ? como eles dividem a largura de banda ?
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 13 Março 2006 à 16h45
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

Desconheço software que te faça isso, mas a existir tinha de ser instalado em todos os computadores. Existem isso sim, vários programas que internamente permitem limitar oa largura de banda que usam. Mas não são todos!

Quanto à divisão pelo router, suponho que ele divide pelo numero de programas a requisitar acesso, mas tendo em atenção o total uso da largura de banda

Se tens dois programas, ele mete metade para cada um, a não ser que os programas definam o contrário, mas caso um precise de 12 kb e o outro se contente com 4, ele usa dessa forma. Há sempre uma optimização da largura de banda de forma a satisfazer todos os pedidos. Naturalmente aqui não é vista qualquer prioridade dos pacotes, e todos tem as mesmas prioridades, o que faz com que os pings sofram e bastante.

Por exemplo, sem o bandwith management, em que podes definir que os teus 16 kb de upload são 8 kb para cada um dos teus 2 computadores, caso uma das máquinas esteja a fazer imensos acessos, a outra vai ter um acesso execrável à internet. Se o segundo computador tiver 5 ligações à net, e o outro apenas uma, ele vai apanhar com 1/6 da largura de banda. Em programas como download acelerators que executam várias conecções em simultâneo para o mesmo ficheiro, o computador que o tem nem vai notar que a rede é partilhada, ao passo que o outro se vai arrastar.
PMEmail PosterUsers Website
padb
O Post foi feito em Segunda-feira 13 Março 2006 à 19h55
Quote Post

agora sim, entendi como funciona, obrigado
PMEmail Poster

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0218 ]   [ 11 queries used ]   [ GZIP Ativado ]