Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Referendo sobre o aborto, Qual a sua resposta

No proximo referendo, na questão sobre o aborto
Vou votar sim - Sou a favor da despenalização [ 3 ]  [50.00%]
Vou votar não - Sou contra a despenalização [ 2 ]  [33.33%]
Abstenho-me ou não tenho opinião [ 1 ]  [16.67%]
Total de votos: 6
anônimos não podem votar 
Mário Armão Ferreira
Postado em Domingo 14 Janeiro 2007 à 20h59
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

Coloco aqui esta questão apenas porque gostava de compreender o porquê da futura suposta vitória do sim. As ultimas previsões são uma vitória do sim pormais de 60%, e gostava de compreender o porque e saber se as pessoas estão conscientes sobre o que estão a votar.

Irei de seguida votar e expor a minha opinião.
PMEmail PosterUsers Website
Mário Armão Ferreira
Postado em Domingo 14 Janeiro 2007 à 21h09
Quote Post

Administrador
Group Icon

Quem entrar a seguir a mim pode ver 1 voto no não. Esse foi o meu voto.

A questão que faço é a seguinte:

Apesar de estar consciente que a actuallei portuguesa não permite o aborto em todas as situações que seriam desejáveis, a realidade é que ja o permite para a maior parte das situações que o justificam.
No entanto, neste referendo não estamos a votar para uma maior abertura do estado a esta questão,pedindo para abranger mais casos, estamos a votar na despenalização a 100%.
Caso não tenham consciencia, ao votar sim, estamos a dizer que será permitido a qualquer mãe, apenas porque lhe apetece, fazer um aborto. A despenalização é exactamente isso, tornar o aborto um acto tão normal como ir ao quiosque do lado comprar um jornal. Basta entrar numa clinica, pagar e nada é perguntado porque é legal, e porque esse é o desejo da pessoa.
Num País como Portugal, onde vergonhosamente, apesar das nossas dificuldades económicas as pessoas estouram fortunas no euromilhões, com uma probabilidade de 0,0000000000000qq coisa de lhes sair o 1º prémio, o unico que interessa (conheco uma pessoa que tirou o segundo e só ganhou 40 contos), e onde vergonhosamente ostentamos o titulo do país da europa que mais usa a pilula do dia seguinte, uma autêntica bomba biológica, como meio de contracepçãp comum, será que as pessoas tem noção do que estão a permitir com este voto no sim?

As pessoas podem continuar a ser irresponsáveis, a gastar o dinheiro que poderia servir para dar decomer aos filhos no euromilhões e a ir ganha-lo de novo nas esquinas. Basta usar a pilula, se não for no dia, no dia seguinte e se isso falhar, ora vai-se ali ao lado e como quem compra um jornal faz um abortozito ou dois (que se calhar é mais barato).

Não sou contra o aborto, mas sou contra o aborto tal como proposto neste referendo. A despenalização total é algo que nunca deveria existir.

É assim que vejo as coisas. Deixem-me ouvir as vossas opiniões.
PapaGigas
  Postado em Segunda-feira 15 Janeiro 2007 à 22h58
Quote Post

Guru

Grupo: Membros
membro nº: 70
Registado em: 12/10/2004

QUOTE (Mário Armão Ferreira @ 14 Jan 2007, 21:09)
Quem entrar a seguir a mim pode ver 1 voto no não. Esse foi o meu voto.

Quem entrar a seguir a mim pode ver "2" votos no não. Esse tambem foi o meu voto. :rolleyes:
PMEmail Poster
652mga
Postado em Segunda-feira 15 Janeiro 2007 à 23h33
Quote Post

Super utilizador
*

membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, boa noite.

Efectivamente, pelo que me apercebo, uma grande parte da gravidez indesejada é fruto do desleixo e não do desconhecimento.
Eu até à bem pouco tempo atrás era a favor do sim... agora não será bem assim.
Mas, se calhar, existirá um elo comum entre o desleixo e o desconhecimento! É difícil descrever o meu raciocínio. O elo comum a estas duas situações é, sem dúvida, a educação (a falta desta).

É mais do que evidente que neste momento, não só o nosso pais mas todo o mundo ocidental (conectado ao desenvolvimento em todas as suas frentes), deveria estar a discutir o apoio máximo possível à natalidade! No entanto, o maior preço que se paga para poder levar uma vida ajustada a actual realidade, é a quebra da natalidade. O mundo actual gira, a grande velocidade, em torno de €/$... a mulher moderna, e não interpretem isto como machismo, aposta antes de mais numa carreira e só depois pensará em filhos (filho), o tempo que os pais tem para os filhos é escasso e, quando existe, é efectuado inadequadamente por motivos vários.
Uma das coisas que eu acho mais dramáticas é ter-se que levantar um bébé com quatro meses da cama, às 6h da manhã em pleno inverno, e ir deposita-lo numa ama!
Isto porque os pais vão "vergar o aço" e nem todos possuem o carro à porta da casa!

Por aqui, Portugal e será por aqui que teremos que tecer as nossas opiniões, ter um filho é um autêntico acto heróico! Ainda agora mesmo venho de casa de um amigo cuja esposa está em casa por doença de uma bébé. A médica de família recusa-se a passar baixa, o ordenado desta não entra e só ainda não foi despedida porque já trabalha no seu emprego à muitos anos...
Mas posso citar o meu exemplo: o meu filho nasceu com polidactilia, tinha 22 dedos.
O hospital onde nasceu não se dignou a efectuar qualquer tipo de exames complementares para rastreio de possíveis mal-formações de orgãos! Nem sequer nos aconselhou a tal! Se o quis tratar, felizmente já está tudo em ordem, fui para fora. O médico chefe da pediatria desse mesmo hospital nem para o meu filho olhou!

Como disse, até à bem pouco tempo era a favor do sim. Hoje Mário, reconhecendo que a maioria da gravidez indesejada é fruto do desleixo, diria não. No entanto, isto não é uma questão do não ou do sim. Já deveríamos estar num patamar bem mais acima, que seria o incentivo à natalidade! Se assim o fosse, podes bem acreditar que o nosso mundo seria bem melhor.

Sinceramente penso que irei votar em branco pois falta lá a opção mais difícil: o incentivo à natalidade.

Cumprimentos.

Este post foi editado por 652mga em Segunda-feira 15 Janeiro 2007 à 23h34.
PMEmail Poster
vsetubal
Postado em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 12h29
Quote Post

Utilizador dourado
*

membro nº: 65
Registado em: 16/09/2004

Quem entrar a seguir a mim pode vêr 1 voto no sim,fui eu...

Agora não tenho tempo pra dar a minha opinião mas logo quando chegar,cá estarei.
PMEmail Poster
vsetubal
Postado em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 12h42
Quote Post

Utilizador dourado
*

(Mário A.F. 14 Jan 2007 21,09)Não sou contra o aborto, mas sou contra o aborto tal como proposto neste referendo. A despenalização total é algo que nunca deveria existir.

Sou a favor do aborto, mas não do aborto total.Mas voto sim.

Este post foi editado por vsetubal em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 12h45.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
Postado em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 14h05
Quote Post

Administrador
Group Icon

VSetubal, gostava de ouvir o porque pensas assim. Fala e serás ouvido ;)

E 652 Mga... o facto de o hospital não ter feito os rastreios é inaceitável (e felizmente tudo se resolveu). Mas não creio que tal seja motivo para justificar um voto em qualquer dos lados. O teu problema foi a falta de rastreios e não o facto de o aborto estar despenalizado ou não.

Um voto para esta decisão terá de ser feito considerando a realidade do país e a mentalidade dos portugueses, bem como aceitando que as medidas de rastreio serão efectuadas.

Onde eu quero chegar é ao facto que o aborto é uma realidade. Faz-se se não cá, em espanha. E cá o estado prevê a maior parte das situações que justificam um aborto (apesar de não abranger todas).

A despenalização apenas vai fazer com que as pessoas deixem de ir a espanha, mas na práctica não vai alterar nada. O aborto já se faz e é uma realidade.

Penso é que num pais onde cada vez à menos juizo na cabeça das pessoas a gravidez indesejada deveria ser efectivamente uma dor de cabeça para quem a tem, de forma a servir de exemplo a si e a outros. Ter de ir a espanha não é uma grande dor de cabeça, mas é melhor do que nada.

Cada vez mais se age de forma irresponsável, e despenalizar o aborto é ajudar a que tal aconteça.

O mais chocante é ver que várias clinicas espanholas tem já tudo acordado e legalizado com o estado para entrarem no país após o referendo. Algo que deveria ser muito importante e decidido pelos Portugueses está a passar apenas por um pró-forma e como um dado assumido. É chocante ver isto, mesmo que tudo isso seja verdade!
vsetubal
Postado em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 16h50
Quote Post

Utilizador dourado
*

VSetubal, gostava de ouvir o porque pensas assim. Fala e serás ouvido ;)

O meu voto vai para o sim pelo seguinte;
Eu não deveria de dizer isto mas aqui vai,é pessoal mas é só para vocês
verem em que país estamos.
Isto passou-se á 9 anos mais ou menos.A minha mulher engravidou
(Antes teve que fazer uma transfusão de sangue porque teve um acidente e tiveram que lhe dar sangue,sangue esse que a deixou infectada com o HIV).Engravidou sem sabêr que estava infectada,após fazêr exames de rotina,o normal numa grávida,veio a descobrir que éra portadora do HIV,eu entrei em panico como é obvio,fui fazer logo exames para ver se tb tinha sido infectado,felizmente não fui.Bom.acontece que depois fomos ao hospital a uma consulta de infecciologia,onde falamos com o médico para
nos aconselhar qual o tratamento adequado para a minha esposa,até ai tudo bem.Quando lhe dissemos(ao médico)que a minha esposa estava grávida(estava grávida de 2 meses)e que pretendia-mos que o bébé não nascesse,virou-se para nós e disse-nos que aqui no hospital não faziam abortos.Explicamos que o fecto viria seguramente tb infectado(o que ele tambem nos assegurou) e por esse motivo a minha esposa tinha que abortar.Fomos obrigados a ir a uma parteira,a minha mulher ainda sofreu muito com isso,mas agora diz-me la tu.Seria melhor se o fecto viesse ao mundo tb infectado?para ficar a sofrer?eu sei que foi injusto mas penso que foi melhor para todos.Se Houvesse despenalização as coisas poderiam ser diferentes.Concordo contigo quando dizes que a despenalização não deveria de sêr 100%,mas sim só para certos casos,como este por ex,para não falar de outros mais graves.

Este post foi editado por vsetubal em Quarta-feira 05 Setembro 2007 à 17h10.
PMEmail Poster
vsetubal
Postado em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 17h30
Quote Post

Utilizador dourado
*

Ouvi agora esta na radio.
Á 15 milhões de crianças infectadas com o HIV.
É a população de Portugal mais 4 capitais como Lisboa.

É crime fazêr abortos,mas não é mais crime deixar vir crianças ao mundo infectadas?

Para acabar é só mais uma coisa.
Com despenalização ou sem ela os abortos continuarão sempre,se não for aqui em Portugal vai-se a Espanha.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
Postado em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 21h17
Quote Post

Administrador
Group Icon

Simpatizo contigo VSetubal. Mas olha que o teu post está visivel ao público. Se quiseres diz que eu apago-o!

A tua história é triste e chocante. Mas é aquilo que eu digo. O que deveria ser feito seria aumentar a despenalização para abranger mais casos, incluindo esse.

Agora despenalizar totalmente... Isso não concordo, porque haverão abusos com toda a certeza.

Tb sei de um caso de uma pessoa que com 5 ou quase 6 meses de gravidez detectaram uma má formação que já devia ter sido vista antes. E não pode abortar.

É mais uma vez uma lacuna na lei. E essas lacunas eu acho imperdoáveis. Mas tal não impede quem precisa de abortar de o fazer. Basta andar umas horas de carro!

Como disse no 1º post sou a favor do aborto, mas não concordo é com os termos do referendo da despenalização total que permitirá quem quiser abortar de o fazer, bastanto ter acordado nesse dia mal disposto. Vamos passar da água para o vinho sem passarmos por um meio termo em condições.
652mga
Postado em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 22h10
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa noite.

Mário, o que eu quero dizer é que já deveria-mos já ir mais longe... à 10 anos ou mais que debatemos esta questão! Quantos mais anos vão ser precisos para que toda a classe politica passe a promover a natalidade? Mas para fazer esta promoção terá que existir uma mudança radical cultural. Para além de ficar muito caro ter um filho, epá não vamos voltar aquela discussão, que já aqui foi feita, de determinar o que todos os lares podem ter independentemente do apuro salarial mensal, o tempo que cada pessoa passa fora de casa a trabalhar, longe do seu filho, as escolas que são uma lástima sei lá o que mais...

Eu também concordo que o aborto como solução à incuria determinada pela falta de cuidado não é de todo justo. Mas quem vai assegurar ao récem nascido uma educação a que tem direito? Este a existir é fruto da falta de cuidado e como tal, não desejado!
Não sei se se pode colocar a coisa desta maneira: escolhe entre a morte do feto ou uma quase certa vida miserável....

É por estas e outras razões que o meu voto será em branco.

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
Postado em Terça-feira 16 Janeiro 2007 à 22h16
Quote Post

Administrador
Group Icon

Hehehehe.. EU não quero impingir a minha opinião a ninguem...

Aliás estou convencido que não há uma posição correcta sobre o assunto. Ambas são correctas, e ambas são erradas. Agora depende da consciencia de cada um. Não pretendo aqui com isto mudar as ideias das pessoas.
vsetubal
Postado em Quarta-feira 17 Janeiro 2007 à 11h31
Quote Post

Utilizador dourado
*

Mas olha que o teu post está visivel ao público. Se quiseres diz que eu apago-o!

Deixa estar o post não me vai prejudicar em nada.

Este post foi editado por vsetubal em Quarta-feira 17 Janeiro 2007 à 18h50.
PMEmail Poster
ana
Postado em Sábado 20 Janeiro 2007 à 13h39
Quote Post

DAQUI NAO SAIO. DAQUI NINGUEM ME TIRA

membro nº: 87
Registado em: 08/01/2005

Olá a todos.
Boa tarde.

No próximo referendo vou votar sim.
Sou a favor da despenalização,mas não da despenalização total.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
Postado em Segunda-feira 22 Janeiro 2007 à 11h45
Quote Post

Administrador
Group Icon

Pois Ana... Eu compreendo!

A despenalização total apesar de tudo se calhar acaba por ser melhor do que o que temos... Mas é triste que não se ponha as coisas como deve ser, apenas com um grande alargamento da abrangência da actual lei.
tripeiro
Postado em Sábado 27 Janeiro 2007 à 22h30
Quote Post

DAQUI NAO SAIO. DAQUI NINGUEM ME TIRA

membro nº: 386
Registado em: 06/01/2007

Bom, eu também vou votar sim, pois acho que as mulheres é que devem decidir o que fazer com o seu corpo... e não acredito que engravidem de propósito a pensar que depois podem abortar, pois mesmo sendo com condições não deve ser muito agradável fazê-lo.. é frequente verem-se crianças abandonadas, mal tratadas pelos proprios progenitores, inclusive mortas, quando vejo a igreja, ameaçar os católicos, que votem sim, francamente melhor fariam se ajudassem essas crianças, falam muito mas ajudam muito pouco ou nada, e vive nos maiores luxos, veja-se os luxos do Vaticano...
por tudo isto e muito mais voto sim, custa-me muito ver o abandono a que muitas crianças são votadas, assim mais vale não virem ao mundo?
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
Postado em Domingo 28 Janeiro 2007 à 13h46
Quote Post

Administrador
Group Icon

Essa é a grande discussão da igreja. Não vou entrar por ai, mas a igreja defende que uma vida é uma vida mal é concebida. Logo já veio ao mundo!
E acredita... Por muito que te custe a crer, há quem engravide por desleixo total. Muitas vezes para pouparam no custo os contraceptivos acreditam que não engravidarão com uma ou outra vez, e depois é o que se vê... São perspectivas!
652mga
Postado em Quinta-feira 26 Julho 2007 à 11h21
Quote Post

Super utilizador
*

Viva, boa tarde.

Parece que algum político andou por aqui e leu o meu "post"......

Tal como na altura o disse, antes de se debater o aborto, deveria se sim estar a debater o incentivo à natalidade.

Aparentemente, e com grande sentido de estado e/ou outros, os nossos governantes parecem estar a acordar para o grave, porque o é e estará ao nível do da poluição porque esta não existirá para os humanos se estes não se reproduzirem, problema da baixa natalidade na civilização ocidental.
Estas pequenas medidas, porque são mesmo insignificantes, parecem vir ao encontro do incentivo à natalidade. Mas é um começo, vamos esperar por melhores dias.

Cumprimentos.
PMEmail Poster

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0471 ]   [ 12 queries used ]   [ GZIP Ativado ]