| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
![]() ![]() ![]() |
| tripeiro |
O Post foi feito em Sábado 03 Fevereiro 2007 à 19h24
|
![]() DAQUI NAO SAIO. DAQUI NINGUEM ME TIRA ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 121 membro nº: 386 Registado em: 06/01/2007 |
Ora vivam, cá estou eu novamente a solicitar ajuda. Vou adquirir um pc portátil, e gostava de saber como configurar a net nos dois pcs.
E já agora se depois de configurada, para a a ter no portátil é necessário ter o pc de secretária ligado? |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Segunda-feira 05 Fevereiro 2007 à 10h07
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Há vários casos. De uma forma rápida.
1º Não tens router Ligas o cabo do modem directamente no computador que pretendes que aceda à net. Configuras as placas de rede para obter o ip adress e o dns automáticamente. Se ambos pretenderem aceder à net ao mesmo tempo, então precisas de ter duas placas de rede no computador de mesa, e activar a partilha de rede.. Para isso convem configurar IP´s ficos nas duas placas de rede do computador de mesa, bem como no portátil, e o computador de mesa tem de estar obrigatóriamente ligado. 2º Tens router com fios. Ambos os PC´s ligam directamente em uma das portas do router. Convem fixar IP´s em ambas as placas de rede, e usar como DNS o ip do router que faz de gateway. 3º Tens router wireless Um PC, o desecretária, liga por fio (a não ser que tb tenha wi-fi), e o portátil por wireless. O processo é em tudo idêntivo ao de cima, com excepção que não se usa cabo entre o portátil e o router. Há tambem neste caso que se configurar as medidas de protecção do router de forma a impedir acessos indesejados de vizinhos ou outras pessoas. |
| tripeiro |
O Post foi feito em Terça-feira 06 Fevereiro 2007 à 19h47
|
![]() DAQUI NAO SAIO. DAQUI NINGUEM ME TIRA ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 121 membro nº: 386 Registado em: 06/01/2007 |
Ok, muito obrigado, vou tentar com estas dicas, se não conseguir volto cá.
|
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 07 Fevereiro 2007 à 19h13
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1424 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Só um reparo no cenário 1 do Màrio. Pode-se meter IP fixo na segunda placa de rede (aquela que vai ligar ao portátil), mas não na placa de rede onde liga o modem. Caso contrário não há acesso à internet :).
|
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Quarta-feira 07 Fevereiro 2007 à 21h47
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1265 membro nº: 3 Registado em: 18/12/2003 |
Nelson... Desde quando és obrigado a ter o ip atribuido pelo DHCP do teu ISP?
Podes perfeitamente ter um ip fixo por ti, desde que definas o ip do modem como gateway. Não há ali erro nenhum, mas no entanto, reconheço que tal como referes é talvez mais simples para o utilizador. Mas não é por teres o IP fixo que não há acesso à net. Mas há coisas mais importantes que ficaram por dizer. No 1º cenário, tens de configurar a placa de rede que liga ao outro/outros computadores com um ip fixo, e em todos os outros computadores (menos essa) tens de configurar como gateway o ip dessa placa de rede. Assim todo o tráfego é dirigido para o computador que temas duas placas de rede e está ligado ao modem. E o computador com as duas placas de rede tem de ter o internet conection sharing activo. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em Quarta-feira 07 Fevereiro 2007 à 21h53
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1424 membro nº: 4 Registado em: 18/12/2003 |
Pronto... perdoa a minha ignorancia. Não sabia que os modems podiam funcionar como gateway. :blink:
|
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em Quarta-feira 07 Fevereiro 2007 à 21h58
|
Oh pá... não tenho nada que perdoar. Por alguma coisa somos 2 aqui, temos de nos complementar ;)
Olha para mim, ainda estou com a cabeça molhada ;) |
![]() |
![]() ![]() ![]() |