Maus resultados da Bungie podem resultar no controlo total por parte da Sony

O estúdio, apesar de pertencer à Sony, é independente. Mas uma das condições para se manter independente é que tenha bons resultados, sendo que caso eles não aconteçam, a Sony toma o controlo total da empresa. E dados os maus resultados, no interior da Bungie, teme-se por isso.

Apesar de a Bungie não desejar ser controlada por ninguem, creio que é seguro dizer-se que há males que vem por bem. E um deles é o facto que a Bungee tem agora alguém que lhe pode segurar nas costas em caso de queda!

Vejamos a realidade:

Se a Sony não estivesse por detrás da Bungee, os atuais maus resultados da empresa poderiam resultar no fecho da mesma. Mas com a Sony por detrás, a Bungie pode ter uma certeza: A de que não caí!

No entretanto, e numa tentativa de melhorar os seus resultados, a Bungee procedeu ao despedimento de 100 funcionários, cortou prémios e regalias, ajudas para viagens e atividades paralelas de socialização que promovia. Tudo porque a Bungee deseja continuar independente, mas o contrato com a Sony não o permitirá caso os maus resultados persistam!



Será de se notar que os problemas da Bungie são facilmente explicáveis. Destiny 2 está em queda e precisa urgentemente de uma nova expansão.  Mas a nova expansão, denominada “The Final Shape”, foi adiada para o próximo ano fiscal, e há ainda um investimento forte na produção de Marathon. Isto quer dizer que as receitas previstas estão adiadas, com a despesa a pesar forte, o que leva a resultados que estão 45% abaixo dos esperados. Basicamente não há nada que diga que a Bungie está a dar prejuízo… mas pura e simplesmente não está a cumprir com o esperado!

Ora o acordo com a Sony permite que esta se mantenha independente desde que atinja certos resultados financeiros. Mas caso os falhe, a Sony pode dissolver a direção da Bungee, e tomar o controlo total da empresa. E a perda de independência é algo que na Bungie ninguém quer, apesar que caso a Sony não existisse por detrás, uma falha da Bungie poderia ditar a sua falência e desta forma a sua continuidade estar garantida.

 



47 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
14 de Dezembro de 2023 10:17

OFF: Harry Potter Spin-Off Hogwarts Legacy Has a Shot at Dethroning Call of Duty’s Dominance | Push Square
Feito impressionante para um lançamento. Não é um jogo fantástico, mas bastante competente em entregar um mundo próximo aos livros.

Hennan
Hennan
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2023 10:21

O triste é que mesmo com tamanho sucesso de um single player, a WB continua insistindo em lançar GaaS. Poderiam fazer rios de dinheiro com um novo Batman.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2023 12:36

[Opinião] Os GaaS estão pra acabar até com os MMOs, pois tem diminuido quem queira pagar por mensalidades ou expansões pra ficar jogando, hoje o grosso do negócio todo gira no entorno de microtransações menores. A continuar assim, tudo vai virar f2p online com propagandas (ads) a venderem cosméticos e arminhas pay to win… Sinistro o negócio!!!

Last edited 4 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Dezembro de 2023 13:29

[Opinião] O modelo de negócio da Bungie não é dos melhores pros tempos atuais, onde há muita concorrência, a lógica manda fazerem GaaS típico e não um MMO comercializado com grandes expansões. Infelizmente, o modelo a ser seguido é o de Fortinite mesmo. Ao menos pra massa do pew pew pew parece funcionar muito bem.

Last edited 4 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
14 de Dezembro de 2023 16:48

Concordo com você. Só que o problema da Bungie é encontrar um meio termo entre qualidade e tempo. O Destiny é um produto muito complexo para se sustentar apenas com microtransações. Porque esse modelo precisa de atualização constante, o que duvido que sejam capazes de entregar.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Juca
14 de Dezembro de 2023 16:18

Um jogo que beneficiaria muito com isso era o FF14. Foi o jogo que mais joguei como serviço até hoje. Más o que você falou é a mais pura verdade. Os jogos Gass, seja mmo ou gachas, tem que começar a ser mais baratos pra as pessoas que tem menos dinheiro poder acompanhar. Porque a continuar no ritmo que vai, uma hora isso vai estourar por todos os lados, e o final não vai ser bonito de se ver.

Hennan
Hennan
14 de Dezembro de 2023 10:19

Baseado no histórico da Sony, a Bungie não tem motivos para se preocupar com a perda de autonomia. A empresa sempre deu liberdade aos seus estúdios.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2023 12:49

Nem faz sentido a Sony se meter na Bungie, agora, não nego que gostaria de ver um jogo da Bungie sem online obrigatório e que não minguasse ao desligarem servidores. São muito bons em mecânicas de game, só acho a lore chatinha, mas bons roteiristas poderiam mudar essa vibe.

Last edited 4 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
14 de Dezembro de 2023 16:43

Killzone. Poderiam fazer uma parceria com a Guerrilla.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Dezembro de 2023 17:50

Acho que ele fala de parceria criativa, Mário, já que Killzone é ip criada pela Guerrilla…

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
14 de Dezembro de 2023 18:02

Isso.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2023 17:53

Sabes, sou mais fã de Resistance, e adoraria um remake, reboot ou sei lá o que venha, tenho trauma de o primeiro nunca ter recebido trofeus e de nunca ter conseguido comprar uma versão dublada em PT-PT… Foi um jogo que importei umas (Fall of Man) 3 vezes só pra ter dobrado, mesmo que no português lusitano… Nunca consegui… Lol

Last edited 4 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
14 de Dezembro de 2023 18:03

Nunca joguei. Mas o pessoal fala muito bem.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2023 21:29

Eu acho o Resistance 2 o melhor Shooter da Sony até hoje… Mas sabe como é lembrança, à época, adorei. A temática de Resistance é legal também, pois são humanos se defendendo de uma invasão alienígena.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2023 18:11

o que vai mudar é a Sony mandar eles fazerem para PS5 e depois portarem para PC e deu

Nada de xbox.

Aposto que a galera que escova bits na Bungie vai ficar bem feliz de fazer jogos assim…

Juca
Juca
Responder a  Deto
14 de Dezembro de 2023 21:32

Não sei se isso é inteligente, Deto, eu se fosse a Sony, manteria tudo que é multi, e continuaria a fazer os exclusivos com os estúdios de costume e continuaria a fazer acordos com second pra mais exclusivos.
Pra jogo como serviço, é melhor day one em todo lugar, até mesmo no Switch.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Dezembro de 2023 22:15

Não é meu tipo de jogo, infelizmente, Mário, quem sabe o Daniel que está a menos tempo com PS5, claro, isso se ele não o jogou no PC.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Dezembro de 2023 22:22

Eu já joguei muito returnal. Quase platinei ele já. Difícil seria arrumar um horário pra jogar.

Hennan
Hennan
Responder a  Tiohildo
14 de Dezembro de 2023 23:14

Tentei platinar, mas quando descobri que era aleatório. Desisti.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Dezembro de 2023 23:13

Na época terminei o jogo, mas não tinha co-op. Tem algum requisito específico?

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Dezembro de 2023 3:52

eu tenho aqui ele, já platinei e fiz 100% de todas as armas
mas quase não joguei coop

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
14 de Dezembro de 2023 16:12

Só sei uma coisa, Insoniac Games custou o preço de um jogo AAA, já entregou muito e mais alguma coisa. Já a Bunguie custou 3.5bi não entregou nada de relevante pra o Playstation até ao momento, ainda quis meter o vedelho onde não era chamada com a ND, estúdio esse muito mais consagrado que a própria Bunguie. Se a Sony tivesse tido juízo era melhor ter comprado uma Capcom da vida com mais algum, que somente 1 único estúdio que até ao momento, e volto a repetir não entrego nada relevante pra o Playstation pra o preço que custou.

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Cardoso
14 de Dezembro de 2023 16:41

Acho que o medo da Sony foi o de ficar sem um bom fps multiplayer. Medo que no momento parece não ter fundamento. Hoje duvido que teriam comprado a Bungie.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Dezembro de 2023 18:01

Deve ter sido precipitado depois que o projeto de Deviations miou…
Por enquanto não acho que foi um erro, estão levando Know How, um belo motor de jogo em rede e uma IP de relativo sucesso, agora, foi indiscutivelmente superfaturado. Era coisa pra no máximo 1bi de dólares.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
14 de Dezembro de 2023 18:35

A Capcom tá quase fazendo mais pela PSVR2 que as próprias first da PS. Lol

Livio
Livio
Responder a  Juca
14 de Dezembro de 2023 19:29

é isso que me desanima nos periféricos que a Sony lança, pois com o tempo quem dá suporte são poucas thirds.

Por isso que acho que acertei eu pegar uma impressora 3D ao invés do PSVR2

Juca
Juca
Responder a  Livio
14 de Dezembro de 2023 21:27

Assim, uma é utilitário e outra é a diversão. Pra mim, tem sido um sonho o VR, e das melhores coisas que me aconteceram enquanto jogatina, mas sem dúvidas uma impressora 3D é muito mais útil? Qual você comprou, Lívio, foi a S1?

Saber Sword
Saber Sword
14 de Dezembro de 2023 18:30

Se não bastasse isso que acontece agora. Essa compra foi muito acima do preço.Com o bônus foi metade do preço da Zenimax.

Deto
Deto
Responder a  Saber Sword
14 de Dezembro de 2023 21:40

o resultado a gente já viu com starfield cheio de loading

3 anos de nova geração, com a maior inovação sendo o SSD sem loading, vários estúdios já fazendo seus jogos sem loading, mas o starfield parado no tempo sendo igual ao Fallout 3 de 2008

Deu certo heim?

Não vejo a hora desse sucesso imenso se repetir com DOOM 4, afinal os DEVs do jogo “nem estavam” reclamando do SS antes da MS comprar a empresa que eles trabalharam onde eles não terão voz nenhuma na hora de decidir para qual console eles querem desenvolver e muito menos serão escutados no próximo xbox.

E a Bungie foi super faturado mesmo?

Com o Destiny que é tudo que Fallout 76 gostaria de ser e não conseguiu…

Last edited 4 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Dezembro de 2023 23:46

Vi promoções de SS a 150 dólares com headset incluso na Costco… SX 350 na target e Walmart… Negócio tá feio. Depois dizem não poder “subsidiar” o preço SS no Brasil, onde passa fácil dos 500 dólares em preço local, no novo preço oficial chega a passar dos 700, mas há quem acredite que a margem de lucro deles aqui é menor!

Series S
comment image

https://www.polygon.com/deals/2023/12/13/24000148/xbox-series-x-diablo-4-bundle-discount-deal-sale

Last edited 4 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Saber Sword
14 de Dezembro de 2023 22:58

A Zenimax Tb não vale o preço que pagaram. A Activision então…

Last edited 4 meses atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
14 de Dezembro de 2023 23:46

Eles têm muitas IPs consagradas Sparrow, têm história, e o preço pra comprar é sempre mais caro mesmo. Então, não vamos poraí. A Zenimax tem coisas boas ali e grandes IP, o valor de mercado dela devia ser menor, mas pra comprar tem de ser assim. A Bungie tem nome e prestígio, mas salvo pelo histórico é dona de apenas um IP de sucesso, Halo ficou com a MS apesar de uma criação da Bungie.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
15 de Dezembro de 2023 4:46

Não estou comparando, apenas dizendo que nenhuma dessas empresas chega perto do valor que foram adquiridas. 70 bilhões de dólares numa Activision é o cúmulo do absurdo.

Andrio
Andrio
15 de Dezembro de 2023 0:02
Juca
Juca
Responder a  Andrio
15 de Dezembro de 2023 0:21

Vixe, repeti a notícia sem ver… Não que me interessasse, mas tem gente que gosta, a curadoria da Bungie foi pesada ao que parece… Mário, se quiser pode apagar o meu comentario de OFF que diz o mesmo, pra não ficar algo repetido.

Last edited 4 meses atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
15 de Dezembro de 2023 0:27

Acho que mandamos quase na mesma hora kkkkkk

Juca
Juca
Responder a  Andrio
15 de Dezembro de 2023 0:52

Xwitteiro vc! Lol

Juca
Juca
15 de Dezembro de 2023 0:14

[OFF] Projeto Multiplayer de TLoUs Oficialmente cancelado pela Naughty Dog.

https://www.naughtydog.com/blog/an_update_on_the_last_of_us_online

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Dezembro de 2023 11:26

Finalmente, ao menos que haja uma empresa que dê ouvidos aos jogadores, que saiba interpretar os sinais do mercado e entregue o que os gamers querem, enquanto assim for o sucesso está garantido e o futuro do nosso hobby assegurado.

Dito isto, queria muito um novo multiplayer do Last, mas nada megalomano, poderia ser muito bem ser um faction melhorado e nada de gaas.

O factions para mim foi a era de ouro do multiplayer da PS4 e até hoje vou jogando (embora menos) com a minha equipa.

Mas se me derem a escolher, prefiro a experiencia single player sempre!

Conforme a idade avança mais tenho a noção que o multiplayer só serve para derreter tempo e é vazio.

Com a excepção para mim (meu gosto pessoal), a ser os jogos de automoveis pela natureza da competição e uma vez que jogo com cockpit a experiência é outra.

No resumo do meu ano, pelo segundo ano consecutivo o GT7 foi o jogo mais jogado, sendo os restantes lugares ocupados por jogos single.

error: Conteúdo protegido