Não, Phil Spencer não disse que a evolução nesta geração será tão grande como a passagem do 2D para 3D

Convenhamos. Percebe-se que alguns websites sintam necessidade de distorcer as palavras de Phil Spencer. O tráfego é necessário para as receitas, e como tal, fazer-se notícias onde ela não existe é algo que interessa. Mais ainda quando se transforma uma declaração banal em algo explosivo. Mas o que depois fica mal… é a credibilidade dos sites.

Das duas uma… ou as pessoas não percebem Inglês, ou há claramente muito website que não tem qualquer respeito pela credibilidade do que anuncia.

A situação em causa passa por parangonas do género:

Xbox. Evolução será tão grande como passagem de 2D para 3D

Vamos lá a ver então o que foi que Phil Spencer disse verdadeiramente, colocando aqui o Tweet em causa:



Esta frase, traduzida literalmente, fica assim em Português:

RT na consola será ótimo. Estou muito focado no trabalho que estamos a realizar em relação ao Dynamic Latency Input (DLI). Na minha forma de ver, a sensação dos jogos desta próxima geração mudará tão dramaticamente como qualquer outra desde o 2D para o 3D, devido à atualização da CPU, DLI, largura de banda de memória e SSD.

Tendo sido traduzida por alguns da seguinte forma:

Raytracing nas consolas será excelente. Estou muito focado no trabalho que estamos a fazer no âmbito de Dynamic Latency Input (DLI). Na minha perspetiva, a experiência de jogos nesta próxima geração mudará tão dramaticamente como na passagem do 2D para o 3D devido à atualização do CPUDLI, largura de banda da memória e [disco] SSD

Parecido não?

Mas a questão é a seguinte… é que mesmo parecido… é totalmente diferente!

Para começar porque Phil Spencer não fala e nem nunca falou da experiência de jogo… fala da sensação de jogo. Uma sensação que surge na sequência do que referia antes, o trabalho que está a ser feito com o Dynamic Latency Input que tornará a resposta dos jogos muito mais eficaz, o que com mais CPU, largura de banda e Disco irão trazer uma sensação de imersão bem superior.

Depois Phil não refere que a coisa “mudará tão dramaticamente como na passagem do 2D para o 3D”, o que ele diz é que “mudará tão dramaticamente como qualquer outra desde o 2D para o 3D”. Ou seja, será uma revolução ao nível de outras que já existiram desde essa altura.



De se notar que o “as any” não é um erro de tradução. Estamos a falar de um Tweet escrito pelas mãos do próprio Phil Spencer. Não há aqui intermediários, não há aqui erros de tradução ou más transcrições.

A nova geração vai revolucionar os videojogos? Vai! A geração não será apenas mais uma extensão da anterior, e há situações como as que Phil refere que permitirão que a geração expanda e seja muito mais do que “mais do mesmo”. Mas não será uma revolução ao nível da passagem do 2D para o 3D, será uma revolução ao nível das que existiram desde que se passou do 2D para o 3D.

As pessoas traduzirem as coisas ao seu gosto e conforme querem não é uma novidade. É apenas algo que cada vez mais se generaliza.

E se dúvidas houvesse sobre o que digo, bastaria pegar na frase original de Phil e coloca-la num tradutor automático… que pelos vistos domina mais o Inglês do que muita gente!



error: Conteúdo protegido