Patente da Sony parece demonstrar como funcionará o Dualshock 5

Patentes da Sony que podem estar aplicadas ao Dual Shock 5, podem explicar algumas das novidades no futuro controlador da Sony

Recentemente num comentário fiz uma analogis do que esta comandos poderão fazer, com o force feeback, alegando no entanto que a comparação não era exacta, mas apenas por aproximação. No entanto, uma análise a uma patente da Sony que poderá estar em uso neste controlador mostra que, caso tal assim aconteça, a comparação tem mais lógica do que inicialmente se pensava.

A patente, que se encontra aqui está em Japonês, pelo que tivemos de contar com a ajuda de elementos do Resetera que traduziram algumas partes que acharam relevantes.
Eis então o que li foi encontrado que pode estar em uso no DS5.
Para começar convêm dizer que, em parte nenhuma desta patente se fala em qualquer actuação mecânica sobre os analógicos, motivo pelo qual toda e qualquer reacção criada nestes será feita por intermédio de de vibração.
Mas quanto aos gatilhos a patente refere várias tecnologias que poderão, ou não, estar em uso.
Basicamente os gatilhos estão ligados a um motor eléctrico com várias engrenagens. E a patente refere que apesar de os gatilhos poderem ser pressionados normalmente, eles podem ser parados a qualquer altura do movimento.
Num exemplo dado, se a personagem tocar num objecto duro, o movimento do gatilho pode ser bloqueado perto da posição inicial. Isso quer dizer que mesmo que o utilizador pressione o gatilho, o sue movimento está restringido, permitindo ao utilizador reconhecer um objecto duro.
Já numa situação onde há um movimento elástico, o gatilho não é parado, mas sim empurrado para fora ao mesmo tempo que o utilizador o pressiona para dentro, e de forma proporcional à força e rapidez do momento do utilizador. Tal dará a sensação de resistência!
Os atuadores nos gatilhos podem ser usados de forma independente ou cooperativamente, e possuem dois modos o modo de vibração e o de reacção.
O modo de vibração corresponde a definir uma posição de inicio e uma de fim para o gatilho, e rápidamente os motores fazem-no mover entre essas duas posições, fazendo o gatilho vibrar e ao mesmo tempo oscilar fisicamente (uma evolução face à vibração simples).
Como exemplo do modo de reacção é referido um caso onde os gatilhos trabalham cooperativamente. Imaginemos que no jogo a personagem segura um saco plástico cheio de liquido com ambas as mãos. O utilizador usa os gatilhos para apertar o saco, com cada gatilho a corresponder a uma mão. Ora ao pressionar o saco de um lado, ele vai inchar no outro, o que quer dizer que o gatilho do outro lado se vai mover para fora na mesma proporção que o outro se move para dentro. É basicamente um exemplo de acção reacção cooperativa que pode ser aplicada aos gatilhos.
A patente fala depois da componente mecânica, e mecanismos para reduzir o desgaste e consumos energético excessivo.

A foto mostra que o motor é bastante extenso e ocupa uma boa área do comando.

A patente pode não reflectir exactamente o que será o futuro Dualshock 5 (nome ainda não oficial), mas dá uma ideia daquilo em que a Sony anda a trabalhar. E sinceramente é algo muito, muito interessante!



error: Conteúdo protegido