Playstation 5 bate a Xbox série X em AC Valhalla

As análises comparativas entre a versão Playstation 5 e Xbox série X de Assassins Creed Valhalla estão aí… E muitos poderão ficar surpresos com os resultados.

Nota: Artigo corrigido a 14/11 removendo uma menção errônea ao jogo ser publicado pela Microsoft

Pois é… vamos ser sucintos e diretos. No comparativo entre a Playstation 5 e a Xbox série X a Playstation 5 leva a melhor! Mas leva-a em duas frentes:

  • Na resolução
  • Nos FPS

Surpreendidos por verem os 2 Tflops a mais a sumirem-se? Se são nossos leitores, não deveriam! Pois se é o caso saberiam já perceber que performance teórica é uma coisa, mas eficiência é outra, e alertamos que estas situações poderiam ocorrer.

Vamos começar pela primeira comparação feita pelo NXGamer:



Nesta comparação o NXgamer acaba a apresentação com a média de fps a variar em uma centésima a favor da Xbox série X (0.01 fotogramas), mostrando uma igualdade nas performances. No entanto, segundo ele, correndo as duas consolas em resoluções dinâmicas, a Xbox série X desceu aos 1440p, ao passo que a PS5 não passou abaixo dos 1620p..

Posteriormente tivemos acesso a uma outra análise, desta vez da VG Tech, e onde podemos verificar que na realidade a versão Xbox é muito mais oscilante com os fps que a versão PS5.

Um dos exemplos mais flagrantes, por não ser uma variação pontual, mas sustentada é a passagem pela cidade de Jorvik que podem encontrar no vídeo de cima aos 5m 6s.

De se notar que aqui nesta análise constatou-se quebras na resolução de ambas as consolas que iam até aos 1360p.



Na realidade, nada disto é flagrante ou sequer digno de registo, com ambas as versões a serem basicamente idênticas, não fosse pelo facto de haver uma diferença de 1,84 Tflops entre as consolas que muitos acreditavam trazer diferenças radicais, algo que aqui sempre procuramos desmistificar, alegando que, as consolas seriam, no seu global, muito semelhantes.

No entanto convêm que não hajam ilusões… cada uma das consolas tem os seus pontos fortes, e haverão jogos ou modos de jogos, onde eles virão ao de cima, criando diferenças que podem oscilar para os dois lados, relembrando assim outra coisa que aqui sempre foi dita: “duas ofertas diferentes com pontos fortes diferentes”.

 

 

 





112 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Molina
Fernando Molina
13 de Novembro de 2020 15:17

Parabéns Mario, voce cantou essa bola faz tempo

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
13 de Novembro de 2020 15:35

De acordo com o VG Tech a resolução bate o mínimo de 1368p nos dois consoles sendo a média entre 1368p e 1620p nos dois. Além disso os dois usam reconstrução temporal para atingir sempre uma resolução de saída de 4K. O frame rate parece mais consistente por 3 ou 4fps em alguns momentos específicos mas não é nada dramático. É uma vitória apertada para o PS5 de fato, mas nada consistente.
Acho muito precipitado qualquer conclusão nesse momento em cima de jogos crossgen feitos principalmente para máquinas com especificações e quantidades de núcleos mais apertados com o qual o PS5 e identifica, por se manter próximo dos 36 e 40 CUs de PS4 Pro e Xbox One X. Existe um teste hoje do el analista de bits no Youtube do COD Cold War e o Series X segura 4K 60fps sem dificuldades, são visuais muito bons também em um motor um pouco mais atualizado.
Assim como a Ampere da Nvidia está sendo subutilizada pela oferta atual de software onde pessoas estão tirando conclusões de que houve regresso na eficiência, eu acredito que o Series X está rodando jogos legados e ports otimizados para arquiteturas mais estreitas. Mesmo no PC, onde as especificações já são bem superiores, os softwares não tem escalado de forma linear. Some isso ao fato do Series X ter SDKs imaturos, provavelmente apenas rodando código do PC, e o PS5 simplesmente ter levado o mesmo ambiente de desenvolvimento do PS4 com API muito similar. Provavelmente o PS5 vai igualar o desempenho ou até ter algumas pequenas vitórias de frame rate em toda a oferta inicial da geração.
Eu gostaria de ver uma comparação de motores modernos que já fazem coisas como executar toda a física via compute na GPU e não depender tanto de pressionar o CPU. Não sei quantos multiplataformas já fazem esse tipo de coisa, declaradamente dos jogos existentes sei do Gears 5, talvez o Doom Eternal que melhorou demais o desempenho com o ID Tech 7, quem sabe o Battlefield, talvez o motor do COD.
Provavelmente esse panorama mudará com o passar do tempo, mas ainda é muito cedo para falar “veja eu visei que seria assim”.

Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Novembro de 2020 17:10

Discordo com todo respeito amigo, mais a Vg tchec falou a variação em ambos os consoles no que diz respeito ao mínimo e o ps5 chega a 1620p e o xbox series x a 1440 p a própria digital foundry concorda com a análise do canal nx gamer. Vc não está levando em conta as otimizações utilizadas pela sony no ps5. Além que cal of duty cold war tbm está rodando em 4k 60 sem problemas no ps5 e gráficos excelentes. Procura ler melhor as coisas e as análises de outros canais de tecnologia em geral falam que o ps5 tá melhor . Pra finalizar como o Mario já mencionou o xbox series x é mas poderoso 18 % na teoria, que pode a vir se realizar futuramente mas o ps5 estará longe de fazer feio e poder não justificará a compra de ambos os consoles e sim jogos bons.

Last edited 3 anos atrás by Vitor Hugo Reale
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Novembro de 2020 17:48

Ainda bem que temos o Fernando pra desmistificar pra gente… O PS5 foi melhor aqui mas… tem que ver o contexto
O console mais potente nao deveria perder, veja, são 12 Tflop e o PS5 é 9 ou 5 Tflop dependendo do fanboy… mas isso ai certamente é a midia sonysta, devkit, desenvolvedora do jogo, molho secreto, o nome PS na caixa..
?
Mas Fernando… é uma vitoria apertada do PS5 como diz… mas.. cade os 2 Tflop a mais?

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
13 de Novembro de 2020 18:03

Esquecemos do Halo Infinity vs sei lá… Miles Morales.. o PS5 “foi feito as pressas”, não era pra ser assim, “não é nem RDNA 2″… que absurdo

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Novembro de 2020 20:18

Fernando,

Respeitosamente acho seu ponto de vista incoerente. No comparativo de Devil May Cry 5 você mencionou o Xbox Series X ter “vencido em 3 de 4 modos”. E neste comparativo já tenta colocar as coisas de maneira similar, ressaltando “nada consistente”.

Não sei se você assistiu o vídeo do Alex Battaglia de hoje, onde ele mostra claramente que os presets gráficos com Ray Tracing do PS5 e Xbox Series X estão absolutamente iguais. Fato é que são duas consolas que estão entregando performance bem similar em todos os jogos. Convenhamos, é uma discussão divertida porque gostamos de tecnologia, mas na prática essa diferença é tão ínfima que não muda praticamente nada. Eu não vou deixar de comprar o PS5 por 2-3fps a menos, da mesma forma você não deixaria de comprar um Xbox Series X por causa de uma queda momentânea para 1440p, sendo que na maior parte do jogo, se mantém bem acima disso.

A forma como você coloca a culpa em uma SDK imatura também é algo bem questionável. Se entregaram Devil May Cry 5 com Ray Tracing no Xbox Series X antes do previsto, é sinal de que conseguiram resultados em tempo hábil.

E a questão das unidades computacionais também é questionável. Por um lado eu até te dou razão, os hardwares e as features serão melhor explorados ao longo da geração, e poderá aparecer alguma diferença mais consistente. Mas por outro lado, já parou pra pensar que a GDK coloca Xbox e PC em um pipeline único, e que talvez jamais será possível optimizar para a consola como poderiam? Claro que portar entre as plataformas será bem fácil, mas codificar talvez nem tanto. Já no lado do PS5, é notório o elogio dos devs de que é fácil codificar e extrair performance.

E por fim, por que não acreditar que o PS5 tem óptimas optimizações quanto ao cache de CPU (CCX) e GPU (cohency/scrubbers)? Se a 6800XT com vários teraflops a menos que a RTX 3080 está fazendo frente nos shaders graças às suas features, talvez as optimizações específicas do PS5 também ajudem.

É isso.

Sparrow81
Sparrow81
13 de Novembro de 2020 15:35

Obrigado pela resposta no outro artigo Mario…
O leviathangamer discutiu no Twitter sobre a qualidade de imagem superior no PS5 e não só em Valhalla… Ele disse que pode ser relacionado ao problema de saturação de cores que o Xbox tem e isso é um pouco difícil do desenvolvedor afinar… No ps5 não tem esse problema…

Eu acho mesmo estranho! Pois no Ps5 é mais nítido, mais qualidade de imagem, mais iluminado… Pode ser algo relacionado com oclusão de ambiente, pois só saturação de cores tenho certeza que NÃO é! Isso com base nos meus estudos sobre fotografia… A saturação de cores só tira detalhes se for extremamente intensa, o que não é o caso. Acredito então ser algo com a oclusão, pois até em Forza parece estar melhor no One X que no SX.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 16:46

Obrigado pela resposta, Mario… É até um pouco frustrante ver o “console mais poderoso” tendo imagem nitidamente inferior ao concorrente. Espero que isso seja ajustado ao longo da geração e não seja algo do Hardware mesmo, pois a diferença é bem visível, ao menos, pra mim.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
nETTo
nETTo
13 de Novembro de 2020 15:43

Eu confesso que estou surpreso com a performance do PS5 perante o XSX, mesmo sendo leitor diário do PCManias, eu realmente esperava uma diferença mesmo que pequena a favor do console da Microsoft, nunca esperei uma briga ferrenha na qual ambos consoles rodam os jogos multis e igualdade de resoluções, efeitos e performance.

É impressionante o projeto do PS5, mesmo com menos tem se feito mais, o mesmo não se pode dizer do XSX, este tem maior GPU, melhor CPU (em tese), mais banda de memória (ao menos dentro dos 10gb) e API amplamente difundida entre desenvolvedores (directx). Mesmo assim e devido as suas inúmeras personalizações o PS5 consegui chegar a par do em teoria mais poderoso console.

Mark Cerny é um cara fora de série em projetar consoles

Edit: Agora fico imaginando o estrago em termos de visuais que os studios Playstation irão entregar com este console altamente otimizável, se nesta geração o PS4 Pro sendo considerávelmente inferior ao Xonex o mesmo tem exclusivos os quais não há equivalentes no console da Microsoft, imagina numa situação dessas de paridade

Last edited 3 anos atrás by nETTo
João Magalhães
João Magalhães
Responder a  nETTo
13 de Novembro de 2020 17:51

Netto só um adendo. Se confirmar que o PS5 tem um cachê L3 unificado na CPU ele tem a melhor CPU pois esse cachê diminui tremendamente as latências.Esse pode ser um dos segredos do PS5 e na parte da RAM os Cachês Scrubbers entre outros.

O SSD pode também estar trazendo muitos benefícios no funcionamento interno do console mesmo que não esteja mostrando uma diferença brutal em Loads em comparação ao Série X nesse primeiro momento.

Last edited 3 anos atrás by João Magalhães
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  nETTo
13 de Novembro de 2020 17:56

Eu disse a um tempo… PS5 é o console mais avançado de sempre. Inteligencia bate músculos.

José Galvão
José Galvão
Responder a  nETTo
13 de Novembro de 2020 21:06

Eu não estou minimamente surpreso, se bem te recordas, já ando a dizer à meses que a PS5 ia bater a Series X nos comparativos multiplataforma, que me ia fartar de rir com os novos argumentos de quem agurmentou nestes meses todos e cantou de galo que os multi já cá canta, pois bem, parece que tinha toda a razão, e o mais peculiar é que nem tenho muito conhecimento técnico, ao pé de alguns de vocês levo um bigode neste departamento, no entanto sempre fui firme nas minhas convicções pois na minha lógica de “desconhecedor”, o cenário estava a ser montado dia após dia, artigo após artigo, cimentando a minha certeza de que isto ia acontecer, e isto não é nada pois ainda vamos no inicio, ainda nem sequer temos um jogo a usar o GE.

Vai ser uma geração deveras interessante.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
13 de Novembro de 2020 15:45

O mais interessante é o series s, que corre a 30 fps. Não foi a microsoft quem afirmou que a única diferença seria a resolução?

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 20:59

Essa foi boa,kkkkkkk

nETTo
nETTo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
13 de Novembro de 2020 15:54

Poise, confirmou mesmo

Yakuza também tem modo a 30fps

Parece que as coisas não estão se aguentando tão bem nos projetos do Jason Ranold

Last edited 3 anos atrás by nETTo
Livio
Livio
Responder a  nETTo
13 de Novembro de 2020 17:27

Não esqueça, “o devkit está imaturo” ou “a culpa é da desenvolvedora”

Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
Responder a  Livio
13 de Novembro de 2020 17:32

Não tem nada haver com isso, não bota a culpa do seu fanatismo nos desenvolvedores amigo. Não acredito nessa imaturidade de devikit muito mesmos da api, o desenvolvimento do xbox series x é baseado no de PC e nada vai mudar isso, já p ps5 tem uma forma diferente de optimização. So pra lembrar o que o Mario já aviso o xbox series x é mais poderoso não discordo, mais não verás uma diferença exorbitante.

Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 22:21

Nao sei se me entendeu mau amigo Mario, foi exatamente o que me referia, além de que a própria digital foundry analisou e não coloca um console superior oa outro. Não estou fazendo fanatismo só sitei vc devido aos assuntos já abordados no PC manias.

Livio
Livio
Responder a  Vitor Hugo Reale
13 de Novembro de 2020 18:43

Fui irônico Vitor, olha as aspas ali ou olha um dos meus últimos comentários.

Isso são desculpas que muitos dão desde a geração atual, quando o One X não correspondeu ao que prometia e/ou quando o praticamente não tinha diferença entre ele e o Pro.

Relembre,quando ver aspas em uma palavra ou frase a pessoa pode estar sendo irônica.

É só ver que nos posts que informam que o PS5 tem vantagem no AC que muita gente que apoia o Xbox diz que a culpa é da Ubisoft, isso num game marketing para o Xbox

Last edited 3 anos atrás by Livio
Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
Responder a  Livio
13 de Novembro de 2020 22:22

Desculpe a precipitação do julgamento amigo, e que tem muito fanboy doente por uma marca e não vê as coisas com a verdade, são desonestos.

Finn
Finn
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
14 de Novembro de 2020 18:44

Realmente é muito estranho não terem adicionado um modo performance com 60 fps no Series S, quando o hardware é plenamente capaz de entregar se descer aos 1080p. No caso do Watch Dogs Legion, parece que o jogo não foi feito para rodar a 60 fps, já que não tem esse modo nem nos outros consoles. No AC Valhalla, em que só há 60 fps no X e PS5, parece que ele foi inserido às pressas, tanto que perto do lançamento havia rumores de que não haveria 60 fps no XSX. De forma geral, parece que a Ubisoft não acordou para a próxima geração e não saiu dos 30 fps ainda, além do Rainbow Six Siege.

Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
13 de Novembro de 2020 17:26

Mario agora as pessoas que gostam de xbox, com todo respeito a elas, mais irão usar essa desculpa de melhoria de sdk e api e isso fará o xbox series x da uma surra no ps5, pois é isso que fanáticos querem, não entendem que o ps5 é um hardwere bem optimizado e feito de forma inteligente. Não estou denegrindo o xbox é um excelente console o mais capacitado de hardwere da geração. Mas lembrem que estes jogos já estão com patchs para nova geração de consoles e se melhorar no xbox esperem o mesmo no ps5.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 20:55

Você acha Mário que essa diferença é referente a velocidade de relógio variavel do PS5 ou pode ser falha de otimização do motor gráfico para a SX?

nETTo
nETTo
Responder a  Ewertom
13 de Novembro de 2020 23:31

Na vrd é um todo, sempre foi dito aqui que em teoria o XSX teria de ser mais poderoso, em teoria pois diferente da Microsoft que detalhou as especificações e funcionamento de sua consola, a Sony ficou na sombra de seus recentes sucessos, revelou o básico e deixou o FUD correr solto não desmentindo e nem confirmando nada. Logo, e sem ter a absoluta certeza das personalizações que o Cerny fez, e ele fez muitas e agora está claro isso, a diferença teorica não mais passa disso, teoria, ta claro que o conjunto do PS5 a esta etapa é muito otimizado, podendo ter menos gargalos que o XSX, ter melhor e mais habil API, ter melhores talentos, enfim, é um conjunto de coisas que fazem com que o console de quase “9TF” possa acompanhar a supremacia dos 12TF do rival.

De rumor sobre o PS5 que ainda precisam se confirmar tem:

Geometry Engine personalizado
CPU Zen2 com único CCX e cache de 8MB
API Raytracing do PS5
Featuures RDNA2 (VRS,MeshShaders, FSF) com similares da Sony

Last edited 3 anos atrás by nETTo
nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 11:01

De certo que sim.

As vezes vc é azedo sem necessidades

Falo do detalhamento de como funciona toda esta parte de Raytracing no PS5, ninguém pode afirmar nada pois a Sony não confirmou, nem como é usado e nem sobre o API

Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 22:27

Nunca discordei disso Mario, procure em minhas palavras onde falo o contrário. O que me refiro é a possibilidade disso se tornar normal, ambos os consoles tem seu ponto forte, a própria digital foundry não elegeu um console superior ao outro. Eles falam que o ps5 está acima de suas especificações e precisam de mais testes para tirar suas dúvidas. Sei que o xbox no papel é superior e nunca vou negar isso.abraços

Livio
Livio
13 de Novembro de 2020 17:28

E na internet afora de quem é a culpa??

Claro é da Ubisoft! E olhe que é em um jogo marketing para o Xbox Series

eduard08
eduard08
13 de Novembro de 2020 18:28

so um aparte Mario, nao sei se ja foi dito aqui mas pelos vistos ha mais um problema constatado com a ps5, ja houve varios jogadores a quem aconteceu isso, e o problema é que houve jogadores que compraram a ps5 digital e quando foram abrir a caixa vinha a ps5 normal xD problemas destes e que sao bons, quer dizer, se esta nao avariar porque ai nao sei como se vai passar com a garantia

Last edited 3 anos atrás by eduard08
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 19:12

Fica a dica Mário, ao receber teu PS5, antes de abrir veja se a serial do aparelho bate com a da caixa!

Ahh e grave o unboxing, sempre faço isso independente do que eu receba, seja um eletrônico ou simples resistores SMD

Last edited 3 anos atrás by Livio
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 20:53

Também eu!

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  José Galvão
13 de Novembro de 2020 21:38

Também eu, recebi ontem o email com a info.

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 19:55

Mario quando e que fizes-te o pedido do adaptador? Eu fiz dia 31/10 e ainda não recebi nada

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 20:19

Obrigado Mario, estava a falar que nao recebi nenhum e-mail, mas visto que tu fizeste 2 dias antes, talvez va ser igual para receber o mail

Helmer Silva
Helmer Silva
13 de Novembro de 2020 18:29

Confesso e porque é aqui no PCmanias que o falo, que estou a adorar estes comparativos, eu só queria chegar a altura de comparar as duas consolas e não ver uma diferença gritante, o que nunca acreditei que se viria, mas ver toda a aquela premissa que os jogos correrão e serão mais bonitos no series X cair por terra dá um certo gozo. Espero ver sim jogos a correr melhor ou com melhor resolução, mas a primeira vaga de jogos não está a mostrar isso e essa imagem já não tiram das pessoas. Apesar de estes jogos serem Cross-gen e longe de estarem otimizados para estas duas plataformas não deixa de ser engraçado o ataque às devolpers agora, que venham mais e que se foram a favor da consola mais poderosa no papel que seja, pois é o deveria acontecer, mas se não forem aí “Redmond we have a PS5 problem”

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 22:22

O problema que vejo é que pessoalmente acreditava que este era um momento de ouro para a MS empolgar o poder da Xbox. Pois são jogos Cross onde derivado do teórico poder bruto deveria correr melhor para esses lados. Por isso na próxima fase de desenvolvimento e à medida que se debruçarem mais nos segredos de cada uma das consolas, para mim, atendendo à prisão que a Xbox tem com o PC e de acreditar que a ps5 está mais habilitada e capacitada a enfrentar o futuro, a tendência será de verificarmos uma dif maior para os lados da ps5, por exemplo, e supostamente, o uso mais intensivo do L3, isto continuando na mesma metodologia tradicional de programação. Penso mesmo que a única resposta da MS será uma aposta cada vez maior no gamepass com a aquisição de novos estúdios aumentando ainda mais o seu valor, ou então uma outra série U, Z ou W ainda mais potente se não quiserem entregar o ouro ao bandido. Mas a existir uma altura excelente para sustentar meses de euforia com os teraflops, essa altura seria agora.

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Nuno Sousa
14 de Novembro de 2020 0:58

Concordo suportar a narrativa da consola mais potente e que os teraflops a mais seria agora e não depois, perdem uma oportunidade de demonstrar que realmente possuem um produto superior já que não têm jogos first party para competir com os da Sony no início da geração

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 0:54

Eu tou preparadíssimo para ver diferenças, eu pergunto-me se o outro lado da moeda está preparado para não ver diferenças tão notórias. E o teu exemplo é perfeito, no mundo do PC estes teraflops a mais fazem diferença, mas se for numa arquitectura diferente já não é bem assim, é o que temos aqui as optimização feita por um vai ganhar algum terreno e fazer a diferença dos teraflops menos visíveis, mas certamente em jogos que consigam extrair mais da X veremos diferenças, mas serão assim tão grandes?? É isso que teremos de esperar e ver

Andre gt
Andre gt
13 de Novembro de 2020 19:12

Fica difícil a xbox se manter como um console next gen em que no ponto mais importante, que sempre bateram na mesma tecla (poder), não está se justificando com a saída de jogos third, e vou te falar, independente se o jogo não está otimizado pra nova geração.. cade as diferenças a favor do XSX? Isso não deveria entrar como falta de otimização, mas sim que em poder bruto o xsx já traria essa vantagem.

O pior disso é que a xbox fica sem muito o que fazer, sem poder, sem apêlo a next gen, agora quando saírão jogos exclusivos da xbox para aliviar essa situação? Vejo aqui que a xbox se planejou muito mal, não esperava paridade do concorrente e agora foca no gamepass como ultimo recurso a tentar interessar o público…

Xbox precisa se provar quanto a isso, e isso foi gerando uma bola de neve de tanto fanboy que dizia que a performance seria um estouro no XSX e que o PS5 estava incompleto e com projeto feito às pressas, mas que agora já estão mudando seu controle de dano

Finn
Finn
Responder a  Andre gt
14 de Novembro de 2020 17:28

É sempre uma questão de otimização. Há relatos de que nem uma RTX 3090 consegue rodar esse AC Valhalla no ultra em 4k 60 fps. Apelo Next Gen ainda não vi em nenhum console, assim como exclusivos de peso. O GP não é o último recurso, é o primeiro, desde o ano passado a MS deixou isso muito claro dando prioridade a ele em vez da guerra de consoles.

Fernando Molina
Fernando Molina
13 de Novembro de 2020 19:14

Olha, acabei de jogar um pouquinho do AC aqui no Series X(sai mais cedo do trabalho hoje) e vou falar, se o PS5 consegue se sair melhor, parabéns à ele, pq no XSX os gráficos estão realmente lindos

Ewertom
Ewertom
Responder a  Fernando Molina
13 de Novembro de 2020 20:51

Não sei se tu lembra de The Witcher 3,quando foi lançado onde no ps4 corria inferior em fps no do que no Xone,acho que isso se deve a algum erro de programação ou pode ser também dificuldade em algum ponto de programação que poderá ser corrigido por patch,mas demonstra claramente que a Sony otimizou muito bem seu console,deixando-o muito bem equilibrado em todos os aspectos.Parabéns.

Last edited 3 anos atrás by Ewertom
nETTo
nETTo
Responder a  Ewertom
13 de Novembro de 2020 23:14

The Witcher 3 rodava em Full HD no PS4 e 900p no XBox One, além disso o Xbox One tinha uma CPU 174mhz mais veloz. Logo, nada de estranho estar pesando mais no PS4

MarcoShaft
MarcoShaft
13 de Novembro de 2020 19:27

A própria UBISOFT falou que vai mudar sua engine gráfica pois a atual não utiliza as tecnologias de nova geração.
Vai atualizar.
Pela comparação vemos que está praticamente igual, um ganha em uma coisa do outro.

Nota da Moderação: Use sempre o mesmo nome. Nome alterado.

Rui
Rui
13 de Novembro de 2020 20:44

Quando sair o comparativo da DF eu opino, no entanto se for marginalmente melhor na ps5 como foi dito por aqui, é vitoria e pronto. venham mais comparativos.

Eu comparativos so confio na DF desde de 2007, por isso dei esta opinião semi final.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Rui
13 de Novembro de 2020 21:19

Então Rui… o Series X é o mais poderoso.
Mas o PS5 não quer nem saber… E diz: “saí da frente que eu tô passando” ?

Last edited 3 anos atrás by Carlos Zidane
Rui
Rui
Responder a  Carlos Zidane
13 de Novembro de 2020 21:28

Zidane, a xbox one em alguns jogos batia a ps4, as consolas nem sempre a melhor consola vence muito menos vence 100%.
O que importa é a média e a tendência, a x360 corria melhor os jogos, a ps4 corria melhor, agora vamos ver, deixa a geração continuar e a breve prazo vamos ter mais dados para ver a tendência.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Rui
13 de Novembro de 2020 21:35

Você tá certíssimo. Só não podia perder a piada :p

nETTo
nETTo
Responder a  Rui
13 de Novembro de 2020 23:20

Lhe pergunto se mediante os recentes resultados dos jogos, resultados os quais vc pode se basear, Vc mudou de ideia sobre os esquemas de frequências variáveis ou ainda está cético sobre isso?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
14 de Novembro de 2020 1:53

Cakro que cético. Mesmo que quando vemos a explorar dos dois lados é pura força bruta e não otimizações que aparecerão na segunda, terceira leva de games… Nessas é que veremos quem pode mais.

Finn
Finn
Responder a  Rui
14 de Novembro de 2020 17:36

Exato, até mesmo o PS4 Pro roda alguns jogos melhor que o One X. Nesse caso em específico, o que chama mais a atenção é que esse é um jogo da Ubisoft, empresa que tem certa parceria com o Xbox, assim como a Capcom tem com a Playstation. O que vale realmente de argumento é a média dos jogos de forma global.

Gervas69
Gervas69
13 de Novembro de 2020 20:47

Caro Mário, já não é de agora mas tenho reparado que não é lá muito fã da Xbox, nem tem de ser, mas podia ser um pouco mais imparcial.
Pelas análises que tenho visto as coisas estão muito iguais nas duas consolas e dependendo dos jogos a vantagem é mínima tanto para um lado como para o outro.
Agora o que é de certa forma desilusão é terem dito que os jogos PS4 na ps5 não iria ter tempos de loading e quando fizeram o teste consegue ser mais lento que a XSX com um SSD com metade da velocidade.
Por outro lado já tinham falado que a diferença de 9 para 12 TF não teria na prática tanto impacto na performance.

PS: não encontrei no site onde fazer o registo, pode dar uma ajuda

Vitor Hugo Reale
Vitor Hugo Reale
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 13:27

Mario, se puder me tirar essa dúvida, vc fala que o ps5 tem 40 cus, mais seriam 36 cus?. No caso o xbox series x tem 16 cus a mais que o ps5 o que isso pode se traduzir na prática? Me explique melhor por favor

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Gervas69
13 de Novembro de 2020 21:40

É só falar onde o Mário tá mentindo e provar, tão simples quanto isso

Gervas69
Gervas69
Responder a  Carlos Zidane
14 de Novembro de 2020 16:41

Não disse que estava a mentir, apenas acho que tem um postura mais depreciativa em relação á Xbox que não seria necessário.
Não tenho nada contra em que prefira PlayStation.
No entanto no artigo em que devil may cry corre ligeiramente melhor na XSX desvaloriza a Xbox.
Resumindo e concluindo, as duas máquinas estão com performance idênticas e vou dar o exemplo dos carros de F1 em que todos têm características idênticas e em que a diferença se vê na programação e preparação do carro para cada pista, a Xbox tem mais cavalos e a PlayStation tem mais velocidade de ponta por isso vai depender do jogo para tirar o melhor partido.
Já agora, tenho a XSX e é impressionante como se ouve mais os botões do comando do que a consola, em contrapartida o facto da dashboard ser a mesma da One fica-se com aquele gosto amargo de não ser uma experiência completamente nova mas passa logo ao ver a rapidez ao navegar nos menus .

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Gervas69
13 de Novembro de 2020 21:48

De 9 para 12 não tem diferenças mesmo, pois ela nem existe! Já que a diferença é 12 para 10.28. E se frequentasse aqui mais saberia disso.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Novembro de 2020 23:28

Lembras-te de noutra notícia eu te perguntar se acreditavas em alguém que tinha comprado uma xbox com um lado desencaixado, comando com botões viciados, headset com a esponja rota e a drive avariada?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 11:04

Tens link Mário? Gostaria de mostrar a algumas pessoas que disseram que eu era mentiroso.

Eu disse que era possível…..

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 11:17

Obrigado, vou ver o vídeo. Neste link o usuário confirma que enviarão outro. https://twitter.com/Arek_Adamowicz/with_replies

Chegou a ver este?
https://twitter.com/prof3ssorblue/status/1326614425302786049?s=20

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 11:21

Vi 1 minuto de vídeo e já estou a rir, não pelo fato de ter sido um problema, mas pelo fato que o cara criticou a mídia especializada que declarou o caso como fake, ouras o que tem de diferente do que te falei dias atrás via MP?? Que se confiaram num vídeo de conta não oficial que já falou mentiras…

Enfim a mídia é que é sonysta

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
14 de Novembro de 2020 17:23

Depende e muito do processo de garantia,o video em si mostrado tem muitas falhas que podem ser de utilização incorreta(como ligação em rede eletrica errada)como você mesmo disse e que pelo video tambem acho que poderia ser uns dos causadores,uma falha muito grande do video é que não se vê o console inteiro e o local que ele esta também no video é muito estranho,cadê o monitor ou a tv?onde estava ligado o console,procurou a assistência primeiro? e se não o fez,não fez porquê?É complicado hoje em dia você provar algo para alguem e ainda fazendo um video ruim desses que deixam brechas para uma contra prova.Trabalho com garantia a mais de 20 anos na Volks e sei o quanto é ruim ter um débito de garantia por uma análise técnica da fábrica errada devido a apenas uma palavra escrita errada,ou seja o video em si abre brechas para várias questões.Você mesmo que faz videos de unboxing dos seu produtos,mostra o processo inetiro e bem vizivel ou deixa brexas como o user deixou?
Eu até entendo o ocorrido,mas o cara deixou muito coisa em aberto ali ele deixou.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
14 de Novembro de 2020 18:18

Se estiver disposto a pegar os tweets do cara e traduzir, verá que no mesmo dia ele procurou a MS de lá e só teve resposta hoje(ou ontem) e mesmo assim fizeram quase um interrogatório com o cara.

E falta de TV ao lado é justificativa para dar um caso como falso?? Eu tenho meus consoles em prateleiras, algumas destas ficam distantes da TV e faço o uso de extensores para o áudio e vídeo.

Entendo sua justificativa, porém no calor do momento você não vai atrás de dizer que está ligado a isso e a aquilo, você quer mostrar o que está ocorrendo.

Eu tenho o hábito de ir filmando tudo que recebo e mesmo assim tive um caso ao receber uma mangueira de reposição da minha extratora, filmei a abertura e encerrei, como para mim estava tudo ok eu apaguei o vídeo, quando fui testar, o duto de água estava rasgado e eu nem tinha percebido, jorrando água no chão do quarto, a primeira coisa que fiz foi pegar o smartphone filmar e mandar para a fabricante, no final do vídeo lembrei que eles poderiam alegar que eu danifiquei na abertura, daí tive que ir atras do saco plástico e filmar também. Nem todos agem dessa forma.

Agora se a TV é importante é só ver que está um pouco acima do SX (https://youtu.be/-HiAih9x5qU?t=468)

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
14 de Novembro de 2020 18:34

Se ele entrou em contato no mesmo dia ai sim,fica bem mais facil.Eu coloco estas questões pois se eu ti falasse o numero de pessoas que vão ao concessionário com casos suspeitos e que depois a gente descobre é muito grande.Como eu disse o processo de garantia é muito extenso e as vezes muito burocrático dependendo das situações que ocorreram a falha.
Se ele tivesse mostrado o console todo ai ficaria nitida a deficiência e a resposta da garantia teria sido bem mais rapido
Tudo foi o processo.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 18:40

Bom colocar o Tweet oficial do Xbox Polonês:
https://twitter.com/XboxPL/status/1327347964659032066?s=19

Last edited 3 anos atrás by Livio
Finn
Finn
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 17:31

Infelizmente existem relatos de problemas nos dois consoles, no PS5 com crashs, inclusive do Spider Man remastered, e no XSX, de problemas com o drive de disco. Esse do XSX a soltar fumaça, em específico, se verdadeiro, parece ser um caso tão isolado que é único.

Hiago
Hiago
Responder a  Gervas69
14 de Novembro de 2020 0:23

Olha, eu até concordo em partes que o Mário parece as vezes tendenciosos para a Playstation, mas isso ele pode te dar as devidas expliações… Só que vir aqui falar de 9 teraflops sendo que sabidamente a PS5 é 10.3tflops, fica díficil dar credibilidade para sua indagação, porque você já vem com um argumento falacioso, pode até não ser culpa sua, possivelmente a culpa é das mídias que você anda se informando… Então a dica que eu te dou é se informar melhor antes de cobrar algum tipo de imparcialidade.

Last edited 3 anos atrás by Hiago
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hiago
14 de Novembro de 2020 1:19

Das midias?! As especificações estão amplamente difundidas, as pessoas agem de má fé mesmo

Hiago
Hiago
Responder a  Carlos Zidane
14 de Novembro de 2020 1:45

Sim, mas a internet cria bolhas, furá-las que é o probelma. Quer ver um exemplo, olha o vídeo desse canal; https://www.youtube.com/watch?v=Qp6PIW2HCbY&t=488s.
Eu comentei no vídeo do canal do cara com duas contas minhas e ele me bloqueou nas duas alem do twitter também. Particularmente não disse nada demais, quis corrigir algumas informações, como por exemplo ele dizer que Gears 5 estava rodando em 4k 60 no XSX e que a PS5 vai de 9 a 10 tflops. É sempre a mesma conversa e ele ainda diz no vídeo que vai passar as informações sem parcialidade e “ismos”. O engraçado que ele repete a questão dos 9 tflops em todo vídeo de comparação no canal dele, sabendo que isso não passa de rumor, mas outros tipos de rumores como possivelmente o cache unificado da CPU da PS5 ele nem cita.
Eu aponto isso porque esse tipo de conteúdo cria seitas e as pessoas não conseguem mais furar as bolhas e tudo o que vem desse tipo de gente passa a ser 100 por cento crível.

Last edited 3 anos atrás by Hiago
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hiago
14 de Novembro de 2020 12:30

Obrigado pelo link Hiago mas, não dou audiência pra conteúdo lixo fake news desse tipo de jeito nenhum. Tenho pena de quem acredita nisso. No Twitter já vejo cada absurdo que me dá vontade de deletar a conta..

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 12:33

Exatamente Mário, sinto o mesmo. E esse caso da Ubi Montreal me veio logo isso a mente também

Finn
Finn
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Novembro de 2020 17:52

Sobre o caso da menina da XboxBR, a mídia fez parecer que existe relação direta entre os ataques à moça e o fato dela ter sido demitida, sem dar mais detalhes. Ou pior ainda, que a Xbox BR a demitiu por querer “ficar do lado da comunidade”, apoiando o machismo. Mas o fato é que o canal da XboxBR é pequeno e os vídeos dela não davam retorno, com média inferior a 20 mil views por vídeo, menos que os vídeos de trailer de jogos. Ela não era exatamente uma técnica nos assuntos que tratava e os videos eram ruizinhos, feitos com celular (não por culpa dela, por falta de suporte). Então demitiram toda a equipe, porque não tem sentido continuar tendo custo com algo que não dá retorno. Se fosse um canal grande com muitos views dela, até que faria sentido alguma especulação. Enfim, agora parece que ela quer se promover com o caso, inclusive se auto elogiando com o próprio perfil.
De todo modo, gente tóxica na comunidade gamer tem aos montes. No lado dos fãs do Playstation já teve ameaça de morte para um dev da insomniac porque trocou o rosto do Peter no Spider Man, também aos devs de TLOU 2 pelos temas LGBT, além de muita gente hateando o jogo, que é ótimo, pelo mesmo motivo. Mais recentemente houve ameaças aos devs do Cyberpunk, pelo atraso. Mas claro que nenhum caso representa a comunidade, são pessoas tóxicas e provavelmente com algum transtorno mental ou dificuldade de viver em sociedade.

Livio
Livio
Responder a  Finn
14 de Novembro de 2020 18:35

Entretando foi até abordado, acho que por aqui, que no caso do TLoU2 ameaçaram a atriz e o estúdio foi lá e a defendeu. No caso da menina do Xbox deveriam ter segurado a menina até a poeira abaixar e não demitir no auge das ameaças o que para os fanboys Xbox pode significar que, eles podem remover quem quiser a base de ameaças.

Finn
Finn
Responder a  Livio
14 de Novembro de 2020 19:31

Eu concordo que o certo era ter esperado a poeira baixar, mas aparentemente a decisão de demitir toda a equipe já tinha sido tomada e a menina enfrentava hate desde o primeiro vídeo.

Finn
Finn
14 de Novembro de 2020 18:20

Mário, onde vistes que o jogo é publicado pela Xbox Game Studios? Até onde sei, é pela Ubisoft, mesmo.
Sobre o jogo em si, apesar de sólido e bonito, ainda é cross gen, assim como o Black Flag, que estreiou a geração passada e não mostrou nada demais. Se seguirem com o mesmo ritmo, haverá um novo jogo ano que vem ou em 2022 verdadeiramente next gen, como foi o Unity. Na minha opinião, não importa quem vença, as comparações com jogos cross gen dizem muito pouco, por diversos motivos. Aliás, essas pequenas diferenças só são relevantes para entusiastas em tecnologia e/ou foristas, a grande maioria dos consumidores não se importa, desde que não haja uma diferença significativa de performance ou features, assim como não era grande coisa os 900p do Xone vs 1080p do PS4. Sem muito conhecimento técnico, acompanho o palpite do blog, de que a geração deve seguir assim, com pequenas diferenças em pixels e framerate que não chegam a significar 60 fps num console em um e noutro não. Isso até os recursos diferencias dos consoles começarem a ser explorados, que é quando a briga ficará mais interessante.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Finn
14 de Novembro de 2020 20:37

O problema maior e que poucos estão dando importância não é a diferença de framerate e resolução e sim a qualidade de imagem, iluminação, oclusão superior sempre no ps5. Isos sim faz diferença. Em AC Valhalla isso é muito nítido.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
Lucas
Lucas
14 de Novembro de 2020 20:26

A Infinity Ward adiciona silenciosamente 120 fps a Call of Duty: Warzone no Xbox Series X – mas não no PS5

https://www.eurogamer.net/articles/2020-11-12-infinity-ward-adds-120fps-to-call-of-duty-warzone-on-xbox-series-x-doesnt-tell-anyone

Last edited 3 anos atrás by Lucas
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Lucas
14 de Novembro de 2020 20:33

Não se preocupe, o ps5 receberá o suporte em breve, confirmado pelos desenvolvedores.
Não sei como, depois de tanta informação passada aqui de forma clara, ainda acham que um dia o que o Xbox fizer, a ps5 não vai conseguir… 60 no ps5 e 120 no SX? Só sendo muito ingênuo mesmo.

Lucas
Lucas
Responder a  Sparrow81
14 de Novembro de 2020 21:17

E isso aqui? não sei porque não querem aceitar que a retrocompatibilidade é inferior ao da concorrente.

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-11-13-rocket-league-sem-120fps-na-ps5-devido-a-forma-como-esta-implementada-a-retrocompatibilidade

nETTo
nETTo
Responder a  Lucas
14 de Novembro de 2020 21:59

Acho que ninguém nunca disse tal coisa aqui no PCManias, sempre se soube que a Retro do XSX seria superior a do PS5 por todo nohow que eles tiveram na geração passada, e além disso as duas empresas vêem a Retro de formas diferentes, na Minha percepção a Microsoft a tem como uma dos principais características do consoles, ainda mais que com ela o Gamepass e agora EAPlay ficam muito mais atraentes. Já o Sony vê a retro como um complemento aos seu suporte de jogos exclusivos. De toda foram, reafirmo, ninguém aqui alguma vez afirmou tal coisa, até mesmo porque a Retro do PS5 contempla PS4/PS4 Pro e a do XSX XoneS/Xonex, estes consoles com suporte a várias características desde seus lançamentos, entre elas 120hz, modo 1440p…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Lucas
14 de Novembro de 2020 22:36

Retro sem patch é isso mesmo. Eu comprei o PlayStation pra jogar games novos. Retro, pra mim, é plus total. E 120fps é algo que eu não dou a mínima!

error: Conteúdo protegido