Vendas de Zelda: Tears of the Kingdom já passaram os 20 milhões

Um segundo jogo de uma saga não implica que este venda mais. Mas quando Breath chega a ter mais jogos vendidos do que consolas no mercado, o esperado é que o segundo jogo bata recordes.

Zelda: Breath of the Wild foi um jogo de lançamento da Switch. E o jogo a certa altura tinha mais cópias vendidas do que haviam consolas no mercado. Acabou por vender 31 milhões de cópias, o que para um jogo de lançamento, numa altura onde o número de consolas no primeiro dia é zero, é absolutamente incrível.

Daí é coerente que se possa esperar que Tears of the Kingdom, a continuação do primeiro jogo, venda tanto ou mais que o primeiro jogo. E tudo parece encaminhado nesse sentido

Segundo o ultimo relatório da Nintendo, o jogo vendeu, até ao momento, 19.5 milhões de cópias. Só nos primeiros 3 dias o jogo vendeu 10 milhões de cópias, batendo um recorde de vendas para a Nintendo. E isto coloca o jogo perto de 2/3 das vendas do primeiro jogo, com apenas alguns meses após o seu lançamento.

O maior sucesso desta geração da Nintendo é Animal Crossing: New Horizons Mario Kart 8 Deluxe, que vendeu 40 57 milhões de cópias, mas o novo Zelda poderá passar esse valor rapidamente!



A Nintendo tem neste momento 12 jogos lançados na Switch que venderam mais de 1 milhão de cópias. Apenas 4 jogos de terceiros conseguiram igual feito.

 



61 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
16 de Novembro de 2023 9:13

Só uma correção. O jogo mais vendido é Mario kart. Já passou dos 57 milhões. Geralmente é o game mais vendido de todas as plataformas da Nintendo. O que é impressionante, porque o faz sem muito alarde.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
16 de Novembro de 2023 9:41

Vai ter gente a dizer pra ti que vendas de bundle não contam… Lol
Hennan, agora se for considerar o 8 (do WiiU) e o Deluxe a mesma coisa, que pra mim são, pode somar aí mais uns 20 mi, pelo menos.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
16 de Novembro de 2023 13:23

Mas vendeu em bundle uma geração praticamente inteira. Eu chuto que uns 30% de switch no mercado vieram com o game

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
16 de Novembro de 2023 14:29

Isso não interessa muito, Sparrow, as pessoas têm a opção de comprar com Bundle ou sem, se optam por um com bundle é porque acham que vale mais a pena. Fora que MK8 é realmente bom. Se fosse um Bundle com um jogo ruim e só tivesse essa opção, até poderia cogitar algo diferente, mas Switch, além de existir sem jogo, e outros bundles pra concorrer é opção do cliente comprar ou não com o jogo, e normalmente até paga mais por isso. E isso vale pra qualquer um. Meu Xbox One, comprei com Kinect e um Bundle com Halo Collection e Windows Central, mas foi opção minha, poderia ter comprado sem ou esperado pra comprar sem. O Astrobot de PS5 a gente pode até cogitar não falar de vendas pois realmente é um jogo gratuito pra PS5, já quem compra com Ragnarok ou outro aí já é opção.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2023 17:43

Concordo com.quade tudo Juca. Mas a opção de bindle de Mario Kart Tb é mais batata que se comprar o jogo avulso. Óbvio que Mário Kart é excelente? Mas os bundles deram uma força grande nesses números. Vejo que ele não chegaria nesses números sem a opção de bundle nunca. Ficaria abaixo de outros jogos, também muito bons, da BigN

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
16 de Novembro de 2023 18:31

Como hipótese, seria possível, mas o raciocínio seria o mesmo de não contar a venda de jogos se o preço não for cheio, e não acho que por ter um preço promocional não deva ser contado, assim como qualquer bundle, mas entendo o seu ponto de vista.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2023 17:43

Esse negócio de não contar Bundle só faz sentido se o jogo for grátis. Mas a Nintendo cobra por isso e não falta opções sem ou com outros games. As pessoas compram por opção pessoal.

Hennan
Hennan
16 de Novembro de 2023 9:16

Sucesso merecido. Foi um game que aproveitou a base forte pra corrigir os problemas do antecessor e entrega uma experiência superior. O melhor game desse ano com muita margem.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
16 de Novembro de 2023 9:43

Estou contigo, já fiz até meu voto de fé no TGA.

Juca
Juca
16 de Novembro de 2023 9:39

É um feito incrível, e na minha opinião, merecido. Nesse ano, só perde para Hogward, que é uma franquia multiplataforma e com apelo global pelos livros e filmes.

Pra sermos justos com Breath of The Wild, nas vendas dele também contam as de WiiU, o que não é nenhum demérito. Eu, por exemplo, tenho uma cópia de WiiU, e sem dúvidas, aquele foi o melhor jogo da Nintendo pra aquele console, e dos melhores da geração, salvando-o de ter sido o pior console que passou por cá em casa. Pois é o tipo de jogo que vale um console de tão bom que é.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
16 de Novembro de 2023 10:21

OFF – Robocop PS5

Eu realizei duas capturas do jogo no ps5. Uma no modo qualidade e outra modo performance.
Apenas do começo do jogo.

Posso adiantar que as resoluções de saída que eu obtive foram:

1440p no modo qualidade ( não vi evidência de resolução dinâmica )

1080p no modo performance ( não vi evidência de resolução dinâmica )

Quanto as resoluções nativas eu acho que sejam iguais as de saída mesmo.

Contudo, eu acredito que esse jogo esteja utilizando ‘Temporal Super Resolution’ (TSR) ou Temporal Anti-Aliasing Upsampling (TAAU) da UE5 para realizar upscaling para 4K e anti-aliasing.
Podemos ver alguns artefatos de ghosting nos frames.
Acredito que o TSR seja mais provável por ser superior.
Alertando que isso é uma especulação minha, não sei ao certo se é verdade, posso estar totalmente enganado.

Veja esse link abaixo da UE5 sobre mais informações do TSR.

https://docs.unrealengine.com/5.3/en-US/temporal-super-resolution-in-unreal-engine/

Ghosting
Veja exemplos de ghosting em movimentos rápidos.

Ghosting Modo Performance abaixo:
comment image

Ghosting Modo Qualidade abaixo:
comment image

Fator de Upscaling:

Existe um parâmetro chamado “Screen Percentage” para realizar o upscaling ( % em cada eixo ).
Ao que parece, esse jogo utiliza o valor de 50% para o modo performance ( 1080p ‘rendering Resolution’ ) para uma ‘display resolution’ de 4k e 60 FPS.
Já no modo qualidade, esse jogo utiliza o valor de 66% (1440p ‘rendering Resolution’ ) para uma ‘display resolution’ de 4k e 30 FPS.
Interessante é utilizar a própria fórmula disponibilizada pelo link para calcular o TSR Feed in MP/s ( eu acredito que seja Mega Pixels por segundo).

“Rendering Resolution Width * Rendering Resolution Height * FrameRate = Display Resolution Width * Display Resolution Height * ScreenPercentage^2 * FrameRate”

Modo performance – 1920 x 1080 x 60 = 3840 x 2160 x 0,5^2 x 60 = 124 MP/s
Modo qualidade –  2560 x 1440 x 30 ~= 3840 x 2160 x 0,66^2 x 30 ~= 108 MP/s

 

TSR x Nativo x TAAU:
No vídeo abaixo temos uma comparação dessas configurações.

https://www.youtube.com/watch?v=i_PUXa-r0WY

O TSR é melhor que o TAAU e chega bem perto do nativo com um ganho de performance em 2x.
Contudo, ainda sofre de ghosting e gera ruído quando utilizado juntamente com Lumen, por causa da baixa resolução que o TSR opera.

Algumas informações interessantes da página do TSR:

* É possível ajustar a taxa de flickering dos pixels , inclusive ajuste automático se o framerate cair.

* “Supports Dynamic Resolution scaling on console platforms.” 
(apesar de eu não ter achado nenhuma variação dinâmica de resolução nas capturas que fiz, exceto por alguns outliers, talvez tenha em cenas mais pesadas mais adiante no jogo).

* “TSR’s upscaling quality and behavior is strictly identical across all supported platforms. However, TSR has been specifically optimized for AMD RDNA GPUs used in PlayStation 5 and Xbox Series S | X consoles, taking advantage of 16-bit types and packed instructions.”

Link do vídeo de análise.

https://www.youtube.com/watch?v=WfuFWq1gPQY

PS: Algumas vezes aparecem telas pretas para mudança de cenas.
Na teoria essas telas pretas deveriam causar queda de FPS pois são considerados como frames duplicados.
Contudo, a minha ferramenta tenta identificar as telas pretas e não as considera como quedas de frames.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 11:31

Nossa, muito interessante esses dados. Talvez depois eu faça mais capturas e consiga ver a variação da resolução.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 13:14

É. Depois dessas informações, a possibilidade de ser bug ficou menor. Vamos ver se o tempo dirá.

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 15:39

E é essa uma das principais razões nas quais comparar console com placas de PC seja desktop ou mobile é uma completa dificuldade.

Peguemos qualidade. Não sabemos o preset que o jogo roda. Sabemos a resolução que pode cair a metade de 1440p. Não sabemos por quanto tempo para fazer um percentil.

No PC quando setamos o preset ultra e a resolução 1440p sem as artimanhas do DLSS ou FSR. Ele vai rodar exatamente do jeito que está.

Ah e estou passando a olhar o lado do PC, a 3080 neste jogo rodou a 57 FPS em 1440p preset Épico sem o DLSS.
Quase o dobro dos FPS dos consoles e sem queda da resolução.

Os consoles neste jogo estão nível 3070 para baixo. Talvez 3060Ti ? Não sei…

Last edited 5 meses atrás by Saber Sword
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 17:17

comment image

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 21:36

Não apareceu no comentário. Mas como disse performance nativa das placas.

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 17:19

Resoluções nativas Mário em 1440p Epic settings.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 22:20

Só um adendo, Mário, 2080Ti. Que em raster é melhor que a 3070 e se equipara a 3070 se puxarem muito em RT e DLSS… Mas vale lembrar ainda que o PS5 tem GPU AMD RDNA2 de 10Tflops, que notoriamente é tida como inferior às Nvidias equivalentes, sobretudo se envolve RT, e se agora esse console precisa de uma 2080ti ou 3070 pra ser comparado numa Engine Thirdie… pense numa grande vitória da Sony, poder fazer todo mundo jogar com a qualidade de uma 2080ti ou 3070 por 400 dólares em jogos thirdies. Algo que começou em começo de geração a falarem que uma 2060 era mais forte, e agora já vai na 3070 e além, placas com mais de 20Tflops, pense num respeito!

Last edited 5 meses atrás by Juca
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Novembro de 2023 0:42

A 3080 está com quase o dobro do desempenho e num preset ultra. Muitíssimo longe dos consoles.

Acho que nem a 3070Ti neste jogo se equipara.

Talvez a 3070 ou 3060Ti.

O desempenho da 2080Ti está acima da 3060Ti mas abaixo da 3070.

O retorno é muito grande nos jogos multi Mário, first party são
uma verdadeira minoria, e por isso vemos cada vez mais gente chegando no desktop ou no mobile.
Os japoneses por exemplo nunca investiram tanto no PC. Pesquisa essa matéria.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 18:56

Eu tenho uma 2070s aqui, e vou baixar a demo do jogo e testar aqui pra ver qualé a comparação possível com o PS5, assim que eu tiver aqui posto, mas lembro que o Doom Eternal a 1440p@60 a placa já não aguentava… Então, imagina um jogo com uma engine mais pesada e ainda tendo de fazer upscale…

Edit: onde baixa essa demo do PC que dizem ter na Steam e eu não encontro de jeito nenhum!?!?!

Edit 2: Ao ligar o PC aqui com uma partição de Windows que precisei instalar recentemente, eis que me aparece isso:

Nova oferta Gamepass
comment image

Pensei que essas coisas iriam acabar! Parece que a MS que só acabar com os consoles mesmo.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2023 20:14

Bizarra a opção “pular por enquanto”, ou seja, vai tomar banner na cara até assinar.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
16 de Novembro de 2023 20:52

Virou um lixo o negócio, acho que deram a atualização gratuita do 11 pra poderem fazer o que quiserem.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
16 de Novembro de 2023 11:45

Ótima análise Hildo. Pelo menos na parte do gameplay parece sustentar-se bem na casa dos 60, diferente das cutscenes. Modo qualidade parece bem estável e bonito.
Uma pergunta técnica, existe chance do ghosting aparente na captura do frame apresentado ser causado por “Blur” ou certamente é um efeito colateral do TSR deixando rastro?

Por falar nisso, há blur em algum dos modos do jogo no PS5? se sim, é possível desativá-lo? Você chegou a fazer testes com e sem?

Last edited 5 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2023 13:12

Boa pergunta , Juca. Eu desativei o blur nas opções antes de fazer a captura e não fiz nenhum teste com ele ligado. E no vídeo da DF eles afirmam que o blur não funciona direto, mesmo ligado.
Eu acho que o ghosting é efeito colateral do tsr mesmo .
Pelo que eu vi, o que melhor trata ghosting é o dlss.
Mesmo com blur ligado e funcionando, eu acho que o efeito seria diferente desse ghosting.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
16 de Novembro de 2023 14:34

Seria imagem mais borrada no movimento, certo… Mas é que às vezes adicionam granulação pós blur e pode ficar algo meio esquisito e difícil de interpretar numa imagem estática, mas concordo com seu ponto de vista. Obrigado pelos esclarecimentos, Hildo.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Tiohildo
16 de Novembro de 2023 13:53

Apenas um adendo. A resolução que a ferramenta utiliza é a de saída, que pode ser a nativa ou não. Para saber a nativa real, seria necessário outros cálculos. Eu estou fazendo um algoritmo para tentar tratar esses casos mas ainda não está pronto. Eu disse no poste que parece ser a nativa porque alguns frames eu fiz contagem manual de pixels e não achei que a resolução estava menor. Mas isso foi feito em apenas algumas amostras, pode ter ocorrido alguma cena em que a resolução nativa tenha ficado abaixo.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
17 de Novembro de 2023 0:18

[OFF] Olha que sacanagem fizeram contigo, Hildo!

https://www.eurogamer.pt/anunciado-baldurs-gate-3-deluxe-edition

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
17 de Novembro de 2023 9:08

Eu vi. Eu até olhei pra comprar essa versão mas só achei na Europa.
Embora seja quase impossível de eu conseguir comprar, essas edições acabam rápido e saem muito caro para nós. Vou ficar com a japonesa mesmo.

Edson Nill
Edson Nill
16 de Novembro de 2023 10:42

Dois pontos aí: O maior jogo do switch em vendas é o Mario kart 8 Deluxe e… a Nintendo não contabiliza vendas de mídia digital, ou seja, esses games possuem números maiores do que estão nos relatórios.

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
16 de Novembro de 2023 11:14

As vendas do Zelda é oficial da Nintendo.

Pedro Martins
Pedro Martins
16 de Novembro de 2023 11:33

Fé em Deus que um dia eu jogo. Amo Zelda. Só compraria Nintendo, se tivesse dinheiro, por causa de Pokémon, Xenoblade Chronicles e Zelda.

Juca
Juca
Responder a  Pedro Martins
16 de Novembro de 2023 11:49

É um grande jogo, Pedro, espero que você tenha a oportunidade jogá-lo em breve. Zelda TotK me rendeu 350h de jogo, e esse tempo sempre muito prazeroso – e ainda por coisas pra completar, como upar todas as armaduras ou achar todos os kologs/korogs – e já sinto saudades! Lol

350h
comment image

Last edited 5 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2023 12:21

Gostei bastante, mas 350 horas é muito tempo. Tirando o meu vício em Destiny e CS. Meu máximo foi 120 hrs no Nioh2 e 100 no Persona 5 Royal.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
16 de Novembro de 2023 12:27

Aqui joguei com a esposa, e toda vez que eu queria/pensava em terminar, ela dizia, mas tem isso pra fazer… Lol… ela não queria que o jogo acabasse. daí pegamos todas as armaduras, todos os santuários e seus baús e todas as raízes, vez por outra coletávamos flechas para brigar com bosses mais difíceis e etc., tipo os do coliseu de centáuros, que acho que provavelmente é ser o combate mais difícil do jogo e a armadura mais difícil de conseguir… fizemos todas as missões, cavernas, e poços… mas eu sozinho, provavelmente teria matado o jogo com uma 150h, pra só depois, quem sabe, ir tentar pegar/fazer o resto… Tempo pra 350h só lembro de ter gastado no The Witcher 3 que também adorei bastante, bem como FF X e Kingdom Hearts…

Last edited 5 meses atrás by Juca
Juca
Juca
16 de Novembro de 2023 14:20

[OFF] Pelo número de vendas no Japão na última semana, que agora foi divulgado, parece que o PS5 estava era em falta mesmo por lá, pois atropelou até o Switch. Tava achando estranho porque acredito que o Spidomen tem boa popularidade por lá, e tá certo que o da Insomniac não entra num robô gigante…Lol (Mas o jogo da Sega é que realmente apareceu com bons números)

https://www.gematsu.com/2023/11/famitsu-sales-11-6-23-11-12-23

Last edited 5 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 14:37

Mário, eu não curto portáteis, então pessoalmente eu não compraria por isso, mas se curte, acho que vale a pena com um bom preço.
Mas verifica direito o preço do novo, pois o modelo OLED mais simples parece estar num valor melhor do quando os modelos iniciais (LCDs) foram lançados, e sabes que sou fã de OLEDs, ao contrário de ti! Lol
Se por um pouco mais pudesse levar um hardware com peças revisadas e uma tela OLED eu me disporia a pagar um pouco mais por isso.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 16:50

Bem, eu não saberia ajudar nisso, mas parece um produto interessante e que está recebendo um bom suporte da Steam, e o preço está muito bom. Eu espero que se popularize e quem sabe a Steam finalmente resolva entrar no mercado de consoles (quem sabe modulado) e também ajude a popularizar o Gnu/Linux. Mas de portáteis, pra mim já chega, o Vita foi minha grande última lição.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 17:07

Isso vai rodar essa geração inteira, Mário?

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
16 de Novembro de 2023 18:46

A sensação que sempre me passou o Steam Deck, e não quero ser leviano, pois nunca o vi ou usei pra saber se é bom ou ruim, é que ele me parece muito mais um gimmick tecnológico pra mostrar pros amigos, tipo, “olha isso, roda crysis e é portátil”… Pois ele me parece um verdadeiro contrasenso a tudo que a galera de PC sempre criticou nos consoles, “jogos a 30 ou menos de 60… Eca!!!”, entende.
Mas assim parece um hardware interessante pra quem não é um chato dos gráficos, ou não faz questão de tudo a 60. O lado positivo é que está a receber bom suporte e as grandes editoras tem se esforçado pra dar suporte, e pra quem gosta é um portátil.
Se a comunidade aceitar jogos a 30 de boa é capaz de ir aguentando bem por mais uns anos. Mas pra um ou outro jogo, certamente não vai rolar muito bem.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 17:48

Não compraria por um simples motivo. O peso. Minha experiência com produtos acima de 500 gramas não foi boa. Já tive Tablet com esse peso e incomodou bastante.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
16 de Novembro de 2023 14:31

O que me chama atenção é como a Sony deixa faltar estoque dentro de casa por duas semanas. O pessoal da logística precisa mudar.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 17:45

Mas justifica perder duas semanas de vendas? Ainda mais no período do lançamento de Spiderman.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
16 de Novembro de 2023 18:37

Essas coisas são incompreensíveis pra mim também. Deixar um vácuo em período de lançamentos importantes pra plataforma, nesses tempos, é simplesmente inexplicável.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 23:04

Infelizemente o mundo é assim, é sempre mostrado pelos olhos dos poderosos… mas não deixa de ser anedótico que recentemente o Phil disse que o maior crescimento Xbox foi no Japão, e agora, ao menos no console, caiu bastante depois dele falar… talvez o homem tenha um “bucho de imã” como se diz por aqui pra atrair essa vibe do acontecer o contrário assim que ele abre a boca! Lol

Last edited 5 meses atrás by Juca
Lívio
Lívio
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Novembro de 2023 23:31

Vou até ver a Eurogamer, toda semana ela noticia o top Japão e há 2 semanas ela perguntou sobre qual seria o motivo do crescimento do Xbox. Alguns comentários já falavam em falta de stock, pelo visto acertaram

error: Conteúdo protegido