|
Muito fomos criticados aqui na PCManias por, supostamente, apenas apresentarmos notícias de problemas com a Xbox! Efectivamente a Xbox não é a única a avariar, e posso garantir isso por ter tido de reparar a minha PS3 com pouco mais de 1 mês, devido a um problema no leitor blu-ray, mas no entanto relatos ao nível dos que apareciam sobre a Xbox 360, com utilizadores que já tinham tido 5 ou mais consolas e que continuavam com problemas, nunca tínhamos visto. No entanto, recentemente um relatório veio por a nu toda a verdade sobre a Xbox 360. A consola chegou a apresentar um rácio de defeitos de 68% (desconhecendo-se o actual), o que significa que em cada 100 consolas fabricadas apenas 32 funcionavam correctamente. Nem todas eram detectadas e reparadas em fábrica levando a que Microsoft possuí-se na primavera de 2006 meio milhão de consolas devolvidas para reparação. Em meados de Novembro de 2006 tinham sido devolvidas 645.079 consolas, 8,8% do número colocado no mercado até então. A Microsoft chegou mesmo a suspender a produção entre Janeiro e Junho de 2007 para tentar resolver os problemas. No entanto a Microsoft não desconhecia esta realidade. A primeira fornada de processadores triple-core para a consola apresentou um rácio de operacionalidade de 16% (84% de falhas). Sim, sim, em 100 processadores, apenas 16 funcionavam, mas mesmo assim a Microsoft decidiu avançar para produção e muita sorte teve em descer o rácio de falhas de 84% para 68%. Mesmo assim outros componentes entraram na baila como gráficas que aqueciam, soldas de má qualidade e memórias defeituosas. Mas perguntam vocês: Mas e as consolas não são testadas? Sim, são! Mas a Microsoft decidiu poupar 2 milhões num contrato de 25 milhões sobre as máquinas de teste e como consequência as próprias apresentavam problemas que deixavam passar as consolas com defeitos. Nada mau, hein? Especialmente se virmos que actualmente a Xbox é vendida muito mais barata que a PS3 e mesmo do que a Nintendo Wii. Milagres? Não! Já aqui demos a notícia que a Microsoft está a vender consolas velhas como novas, e é isso que está a acontecer. Tendo vários milhões de consolas com problemas em stock a Microsoft está a despachar as mesmas de forma a minimizar prejuízos, e como já foi visto, ao serem abertas 10 consolas Xbox 360 das mais baratas o conteúdo era de consolas de primeira geração e incluia mesmo o selo de reparação no seu interior. Por isso não digam que não avisamos. As consolas tem problemas no hardware, e o barato, neste caso, com certeza vai sair caro. Fonte: GameDaily Relatório completo original: VentureBeat
Trackback(0)
|
http://venturebeat.com/2008/09...ole-woes/
Há que ter em atenção Mário que taxas de falhas em produção diferem de falhas nas consolas vendidas. O que é detectado na produção é reparado ou rejeitado. Um processador com 16% de rendimento inicial no fabrico é relativamente normal. O Cell da PS3 tb teve problemas. Foi por isso que foram forçados a usar apenas 7 cores activos.
Uma linha de produção com 68% de falhas é um problema, mas sobretudo económico. Foi por isso que a Microsoft não conseguiu colocar inicalmente tantas consolas no mercado como desejava, nem descer mais o preço ao longo dos anos. O problema (para os consumidores) parece-me q estava mais no controlo de qualidade deficiente e na quantidade significativa de problemas "latentes" (que apenas se manifestam depois de algum tempo de utilização). O principal problema era o chip gráfico q aquecia demasiado, entortando a motherboard, o q acabava por partir as soldas (menos resistentes devido à directiva europeia q proibiu o chumbo). É provavel que parecesse algo insignificante no inicio, mas que se foi agravando conforme foram saindo jogos que puxavam mais pela consola. Acabaram por ter de segurar os chips com epoxy e meter um dissipador 100 vezes mais caro.
O que me parece mais vergonhoso é q a MS tenha demorado tanto tempo a assumir que havia problemas, e a montar uma estrutura de suporte técnico capaz de reparar e substituir rapidamente as consolas avariadas, tentando até esquivar-se de o fazer gratuitamente, mesmo quando as leis na europa o obrigavam. A MS acabou inundada com Xbox devolvidas. Depois lá acabou por fazer um programa de garantia extendida e substituição que lhe custou mais de mil milhões de dólares.
E isto tudo pq a MS começou a desenvolver a 360 um ano depois da Sony começar a trabalhar na PS3, e a quis lançar primeiro. Desenvolveu a consola à pressa, em conjunto com uma infinidade de empresas sub-contratadas que foi dificil de coordenar, e com decisões de última hora como a inclusão do disco rígido (q tapou a ventilação no topo), retro-compatibilidade com os jogos da Xbox original, potência para correr os jogos em HD e controladores sem-fios. Acabaram por ter de meter aquele tranformador enorme fora da consola, e mesmo assim ficou demasiado cheia para ter uma ventilação adequada.
Apesar da má fama q a 360 ganhou com isto tudo, a verdade é q continua a vender. Até há quem tenha tido a paciência de comprar várias para substituir as q foram avariando! Tudo pq gostam dos jogos, do Xbox Live, etc. E diga-se que com o preço a descer, está tentadora. Se eu comprasse alguma consola agora, seria a 360! Tenho é receio que em vez de uma "Falcon" (a última versão com chips de 65nm que aquece menos) me saia na rifa uma das antigas reparada.