Intel desenvolve o primeiro chip fotónico
A INTEL deu-nos, no passado dia 27 de Julho, uma ideia do futuro ao revelar o protótipo de um chip que usa fotões para envio de dados. Com 4 lasers, o protótipo converte dados em luz, sendo processado a um ritmo de 50 Gbps, o equivalente a cerca de 6,25 GB por segundo, que permitiria o envio de um filme 720p em apenas um segundo.
Apesar de a tecnologia poder vir a ser usada em processadores, a ideia que surge imediatamente seria a sua utilidade para o envio de grandes quantidades de dados, bem como na construção de ecrãs de grandes dimensões (e estamos a falar de áreas gigantes).
A intel fala deste chip como um conceito que não está directamente relacionado com a produção de hardware, mas promete que irá avançar no seu desenvolvimento, prevendo-se o uso de mais lasers e o aumento da velocidade..



