1 GB da RAM da PS4 estará reservada ao sistema operativo.

Quando se fala da RAM das consolas, a realidade é que nem toda fica disponível para uso directo. O sistema operativo e outras funções reservam parte da RAM para si. Sabe-se agora que na PS4 1 GB estará reservado.

RAM PS4

Todas as consolas reservam parte da sua RAM para o sistema operativo, que quanto mais complexo for, mais RAM requer.

Isso aconteceu com a PS3 e Xbox 360, Aconteceu com a WiiU e acontecerá com a PS4 e Xbox 720.

No caso da PS3 e Xbox, quando os jogos começaram a requerer o uso total da memória disponível tornou-se notório que a PS3 estava atrás da XBox. O seu sistema operativo chegou em tempos a gastar mais 32 MB de RAM do que o da Xbox 360, uma situação que foi depois corrigida com novas versões do firmware passando tudo o que não era essencial para o disco rígido, e igualando as consolas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas por exemplo, no caso da WiiU essa é uma situação que não pode ocorrer. Daí que dos 2 GB de RAM que a consola possui, apenas cerca de 1 GB está disponível para os jogos. E sem disco rígido, os ganhos que podem ser obtidos aqui são muito poucos.

Sabe-se agora que a PS4 irá igualmente reservar 1 GB de RAM para o seu sistema operativo funções a ele associadas tais como funções sociais e outras que correm em segundo plano. Assim, para os jogos restam 7 GB.

Esta é contudo uma situação passível de poder ser optimizada no futuro devido à presença de um disco rígido, mas convenhamos que 1 GB em 8 GB faz menos falta do que 32 MB em 512 MB.

Esta situação deverá ser considerada como normal, e espera-se que a Xbox 720, devido às suas funções avançadas de DVR requeira igualmente bastante RAM reservada.

Fonte: PS4Daily

Publicidade

Posts Relacionados