De 4500 criadores presentes no Game Developers Conference, apenas 3% estão a trabalhar na Switch

O sucesso da Switch depende acima de tudo do suporte dado à consola. Mas o suporte depende das vendas! E misturando as duas coisas, a Switch ainda está muito tremida.

Antes de abordamos a notícia em si, vamos fazer um pequeno enquadramento para quem não está a par das eventuais justificações que podem ser encontradas para os números que já leram no título. E aqui vai ele!

A Switch tem uma grande sombra a pairar sobre si. A Wii U!

A Wii U teve a infelicidade de ter um  mau arranque. A consola não vendeu muito, e consequentemente os jogos Third Party ali presentes tambem não venderam. A consequência foi um corte no suporte que diminuiu ainda mais as vendas da consola. E o resultado final foi uma consola que acabou por ser um flop comercial.

Perante a sua antecessora, o receio do mercado, quer do lado do consumidor, quer do lado dos criadores, existe, e nesta fase é ainda muito cedo para se saber ao certo que tipo de sucesso a Switch terá, especialmente sendo conhecido que a consola sofre de vários problemas que já abordamos, tendo inclusive já sido hackada, o que cria um grande desinteresse junto dos criadores de software, pela perspectiva de menores vendas.



Ora como é habitual, todos os anos é feito um inquérito aos criadores de software presentes na maior conferência mundial da área. a Game Developers Conference ou GDC, e este ano tal não foi excepção, sendo inquiridos um total de 4500 dos criadores de software presentes.

Os resultados são os que se seguem:

Estes dados acabam por ser relevantes em mais do que um aspecto, nomeadamente o facto de o PC ter mantido a percentagem do ano passado, a PS4 e Xbox terem tido um crescimento de quase 15% face ao ano passado, os tablets e smartphones terem tido uma quebra brutal de mais de 20%, o aparecimento de uma boa percentagem de criadores a desenvolver para equipamentos de realidade virtual e de realidade aumentada, e a pequena percentagem de criadores que se estão a mostrar interessados na Switch.

Apesar de este ser o ano de estreia da Switch, a realidade é que esta situação mostra os receios do mercado. e muito certamente (e aqui especulamos) desses 3% uma boa parte estará envolvida em jogos multi plataforma, nomeadamente jogos partilhados com as plataformas moveis.

Resumidamente, o futuro da Switch está ainda muito tremido e incerto, e não são as notícias de valores recordes de vendas no lançamento que alteram isso, até porque as vendas que contam não são as iniciais, mas sim as que se conseguem manter de forma sustentada ao longo dos tempos.



E quanto a essas… temos de esperar!

Eis uma lista mais detalhada:



error: Conteúdo protegido