A avaliação dos gamers às actuais consolas.

Se tivesses de avaliar a geração actual que nota darias à família Playstation? E à Xbox?

Apareceu há uns dias atrás, no Neogaf, um post curioso. Nele era pedido às pessoas que avaliassem a prestação das consolas Xbox na presente geração. Dado que o Neogaf é onde se centram os fans mais acérrimos dos videojogos, este inquérito seria certamente interessante de ser visto.

Apesar de os resultados rapidamente terem começado a formar uma ideia que no fundo é a global, a realidade é que decidimos não publicar nada sobre esse inquérito sem que houvesse um semelhante para a Playstation. Somente perante essa equidade seria possível termos realmente uma ideia do que as pessoas pensam da geração, e acima de tudo a comparação de resultados era essencial para que a avaliação fosse correcta.

Nesse sentido, aguardamos que aparecesse uma avaliação semelhante para a PS4, algo que aconteceu durante o dia de ontem.

Assim, esperando que os votantes representassem pelo menos metade dos que já haviam votado na Xbox, publicamos aqui os resultados (capturas de ecrãs obtidas a 13/12 pelas 14:30 horas):



Que nota darias à Microsoft neste geração? (Xbox One/S/X)

Num total de 216 votantes, 26,4% deles escolhem como a opção que mais representa a performance da Microsoft, o C+. Basicamente consideram que a geração foi ok, que precisava de ser mais trabalhada, mas que a Microsoft acabou por inverter as coisas, acabando por a geração sair aceitável.

A segunda opção mais votada, com 19,9% dos votos, foi o D+. Aqui considera-se que a geração teve tremendas lacunas, e que precisa de ser trabalhada para que a próxima seja melhor.

Em terceiro lugar aparece o B+ com 16,2% dos votos. Aqui as pessoas consideram que a geração não foi tão boa como a da X360, mas que teve uma grande reviravolta e acabou por se sair muito bem.

A quarta opção mais votada foi o N com 14,4% dos votos. Aqui consiram que a geração foi uma palhaçada que subverteu as consolas, que a Microsoft meteu a pata na poça no início, que nunca recuperou, e que a geração foi pobre.

O F+ aparece em quinto lugar com 9.3% dos votos. Ela considera que esta foi a pior Xbox das 3 e extremamente desapontante, mas que no fim até algo de bom saiu daqui.



Em sexto lugar aparecem, com 7.9% votantes que referem que nunca jogaram ou compraram uma Xbox e que, como tal, não tem opinião.

Finalmente, em último lugar, e com apenas 6% aparece o A+ que considera que as consolas desta geração foram as melhores de sempre.

Como se pode perceber, há uma grande dispersão de votos. Basicamente dependendo do grau de fanboyismo, não há uma opção realmente consensual! Mas não deixa de ser bom que no entanto se perceba que a grande maioria (77,9% considera que a consola foi C+ ou inferior), sendo que 51,4% considera-a mesmo D+ ou inferior! É um reconhecimento que certamente não será fácil para todos, mas que revela uma vontade dos fans de ver algo mais activo e mais competitivo.

Vamos ver agora a Playstation:

Que nota darias à Sony neste geração? (PlayStation 4/Slim/Pro)



Basicamente a votação para o lado da Sony é consensual, com 82,7% dos votantes a considerar a geração B+ ou superior.

A opção mais votada, com 44.4% dos votos foi B+ (Não tão boa como a PS2, mas a segunda melhor próxima dela. Grandes jogos, grande mensagem).

A segunda mais votada foi o A+, com 38,3% (Melhor consola Playstation de sempre e das melhores experiências de jogo que já tive).

As restantes mais votantes foram a C+, D+, F+ e N, com 9.8%, 5.3%, 1.5% e 0.8%. Destas opções a mais relevante é o C+, com 9.8%, onde foi considerado que a geração precisa ainda de trabalho pois muito do mérito derivou de erros da competição. Mas mesmo assim, grandes jogos e um grande final de geração.

De destacar ainda com 5,3% o D+ onde se considera que o Hype inicial foi o que salvou uma consola que se apoiou em cinemáticas. Mas que mesmo assim se revelou adequada.



As restantes opções caem abaixo dos 2% de votos, o que em 133 votantes significa que apenas tiveram 2 ou 1 voto.

E vocês, em que opções votariam?