A avaliação dos gamers às actuais consolas.

Se tivesses de avaliar a geração actual que nota darias à família Playstation? E à Xbox?

Apareceu há uns dias atrás, no Neogaf, um post curioso. Nele era pedido às pessoas que avaliassem a prestação das consolas Xbox na presente geração. Dado que o Neogaf é onde se centram os fans mais acérrimos dos videojogos, este inquérito seria certamente interessante de ser visto.

Apesar de os resultados rapidamente terem começado a formar uma ideia que no fundo é a global, a realidade é que decidimos não publicar nada sobre esse inquérito sem que houvesse um semelhante para a Playstation. Somente perante essa equidade seria possível termos realmente uma ideia do que as pessoas pensam da geração, e acima de tudo a comparação de resultados era essencial para que a avaliação fosse correcta.

Nesse sentido, aguardamos que aparecesse uma avaliação semelhante para a PS4, algo que aconteceu durante o dia de ontem.

Assim, esperando que os votantes representassem pelo menos metade dos que já haviam votado na Xbox, publicamos aqui os resultados (capturas de ecrãs obtidas a 13/12 pelas 14:30 horas):



Que nota darias à Microsoft neste geração? (Xbox One/S/X)

Num total de 216 votantes, 26,4% deles escolhem como a opção que mais representa a performance da Microsoft, o C+. Basicamente consideram que a geração foi ok, que precisava de ser mais trabalhada, mas que a Microsoft acabou por inverter as coisas, acabando por a geração sair aceitável.

A segunda opção mais votada, com 19,9% dos votos, foi o D+. Aqui considera-se que a geração teve tremendas lacunas, e que precisa de ser trabalhada para que a próxima seja melhor.

Em terceiro lugar aparece o B+ com 16,2% dos votos. Aqui as pessoas consideram que a geração não foi tão boa como a da X360, mas que teve uma grande reviravolta e acabou por se sair muito bem.

A quarta opção mais votada foi o N com 14,4% dos votos. Aqui consiram que a geração foi uma palhaçada que subverteu as consolas, que a Microsoft meteu a pata na poça no início, que nunca recuperou, e que a geração foi pobre.



O F+ aparece em quinto lugar com 9.3% dos votos. Ela considera que esta foi a pior Xbox das 3 e extremamente desapontante, mas que no fim até algo de bom saiu daqui.

Em sexto lugar aparecem, com 7.9% votantes que referem que nunca jogaram ou compraram uma Xbox e que, como tal, não tem opinião.

Finalmente, em último lugar, e com apenas 6% aparece o A+ que considera que as consolas desta geração foram as melhores de sempre.

Como se pode perceber, há uma grande dispersão de votos. Basicamente dependendo do grau de fanboyismo, não há uma opção realmente consensual! Mas não deixa de ser bom que no entanto se perceba que a grande maioria (77,9% considera que a consola foi C+ ou inferior), sendo que 51,4% considera-a mesmo D+ ou inferior! É um reconhecimento que certamente não será fácil para todos, mas que revela uma vontade dos fans de ver algo mais activo e mais competitivo.

Vamos ver agora a Playstation:

Que nota darias à Sony neste geração? (PlayStation 4/Slim/Pro)

Basicamente a votação para o lado da Sony é consensual, com 82,7% dos votantes a considerar a geração B+ ou superior.

A opção mais votada, com 44.4% dos votos foi B+ (Não tão boa como a PS2, mas a segunda melhor próxima dela. Grandes jogos, grande mensagem).

A segunda mais votada foi o A+, com 38,3% (Melhor consola Playstation de sempre e das melhores experiências de jogo que já tive).

As restantes mais votantes foram a C+, D+, F+ e N, com 9.8%, 5.3%, 1.5% e 0.8%. Destas opções a mais relevante é o C+, com 9.8%, onde foi considerado que a geração precisa ainda de trabalho pois muito do mérito derivou de erros da competição. Mas mesmo assim, grandes jogos e um grande final de geração.

De destacar ainda com 5,3% o D+ onde se considera que o Hype inicial foi o que salvou uma consola que se apoiou em cinemáticas. Mas que mesmo assim se revelou adequada.

As restantes opções caem abaixo dos 2% de votos, o que em 133 votantes significa que apenas tiveram 2 ou 1 voto.

E vocês, em que opções votariam?

 

 



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Edson Romagna
Visitante
Edson Romagna

PlayStation 4 b+ e Xbox one d+

nETTo
Visitante
nETTo

Se eu tivesse de dar notas quanto aos consoles:

PS4/Pro: 9

Xbox/X: 8

1 ponto de diferença apenas

Quanto aos jogos excusivos:

PS4: 10

Xbox/X: 7

José Galvão
Membro

Para mim seria sem dúvida A+ para a PS4, para mim das melhores Playstation de todas, taco a taco com a PS2 onde tive alguns dos melhores jogos de sempre e experiências como o PSVR, acho que a Sony fez um trabalho fenomenal com a consola, apenas a destacar a falta de retrocompatibilidade, se com a PS3 têm desculpa, com a PSOne e PS2 não há desculpa possível, mas no geral excelente, e muita coisa ainda está para vir.

Já a Xbox One sem dúvida que é um F+, é claramente a pior Xbox que já tive, foi desapontante mas com alguns jogos de relevo pelo meio,, quando olho para a minha biblioteca de jogos e constato que tenho mais jogos para a Wii U, o maior falhanço da Nintendo (tirando o Virtual Boy), do que para a minha XO, dá que pensar…

bruno
Visitante
bruno

Para mim A+ para a PS4. Indiscutivelmente a melhor PS de todas devido a enorme qualidade do suporte (titulos exclusivos), SO e servicos (presenca de online e ausencia) e hardware (na PS2 original tinhas problemas de compatibilidade entre alguns jogos da propria PS2 e diferentes modelos – mas isto aconteceu em muito pouco titulos, acho que 5 ou 6 em mais de 2000. Na PS4 nao tens esse tipo de problema). Ponto negativo para a ausencia de retrocompatibilidade.

Eu nao tenho Xbox, nem nunca tive por isso nao posso opinar.

Mas gostava de saber como se compara esta face a primeira Xbox, considerando, efectivamente o que cada consola representou na altura em que foi lancada? Quem tem Xbox o que acha?

A mim parece-me que em hardware e um empate(comparando a original com a concorrencia da altura e a ONE com a concorrencia de hoje), e ganha no SO, servicos online, comando. Por outro lado possui um catalogo mais extenso (devido a maior quantidade de third parties sobretudo, porque o ratio exclusivos/third era melhor na original). Por este ultimo ponto, perde em suporte no quesito de jogos exclusivos mas ganha no catalogo. Acho que a original contou com mais novidades e mais variedade que a atual geracao no que diz respeito a exclusivos.

Mas isto sou eu a ver de fora.

José Galvão
Membro

@ Bruno

Falando como dono de todas as Xbox, a One é claramente a pior de todas, se a nível de serviços a original estava à frente da PS2 por uma larga margem, e na era da 360 esta era claramente superior até à chegada do Plus, embora no acto de jogar online era melhor na 360, no cenário actual acho o serviço online da Sony superior.

A nível de SO o da PS4 é muito melhor, se no que toca a UI prefiro de longe o da PS4, quanto a performance do mesmo, o da XO é demasiado lento, de inicio pensei que fosse um problema da minha One original, mas substitui-a pelo modelo S e o problema persiste, portanto não é defeito, é feitio.

Nos jogos, epa é aquilo que toda a gente com dois dedos de testa sabe, mesmo tendo em conta gostos pessoais, a One perde por larga margem para a PS4 não só em quantidade como em qualidade, se por um lado este ano na One se resume a um fantástico FH4 e o Below que já tenho a sacar, na PS4 preciso pensar em todos os jogos que só posso jogar na PS4, mas estamos a falar de jogos de jeito, não de palha para aprimorar listas.

Só uma nota, da XO nesta geração já não espero nada de jeito, apenas mais do mesmo, mais Halo, Gears e Forza, WOW, da PS4 ainda tens uma mão cheia de grandes jogos, dois deles podem muito bem definir esta geração, isso diz muito.

Edit: não mencionei a One X porque considero um remendo, pode ter melhor isto e aquilo, mas os problemas estruturais estão lá todos.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Importante: Não tome isso como pessoal.

Xbox – N
One um total retrocesso perante o ótimo 360. No tocante a jogos exclusivos (razão pra se comprar um console) muito fraco. Filosofia do que é um console fora do que é desejável, 360 era bom nisso e adicional fator online que foi igualado nessa geração pela concorrência.

One X, excelente console mas, não deveria existir. Além de ser um murro na cara dos compradores do One original.

Melhor que o PS4 em questão de Hardware (One X), refrigeração (qualquer modelo One), design (qualquer modelo One), retrocompatibilidade, controle em pegada e conforto (especialmente o mais recente do One S e X).

PS4 – B+
*(PS3 foi melhor pra mim invés do PS2)

Em questão de jogos (alguns dos melhores), sistema, fator expectativa de futuro e filosofia do que se trata um console, PlayStation absolutamente a frente. Botão Share é uma feature simples, brilhante e muito útil pra mim, e desejo muito que se mantenha no futuro (e eliminem aquela luz).

PS VR, não me atraiu. Na verdade acho até incômodo. Pode ter algum futuro por conta de alguns avanços tecnológicos, permanente em aberto.
Atualmente vale tanto quanto um Kinect.

Refrigeração ruim, principalmente comparada ao One. Um blower jogando o ar quente da APU em cima da fonte num duto apertado.

Venho do PC onde a questão de refrigeração é levada a sério, (sim sou desses caras) e esse sistema do PS4 me dá angústia.

PS4 Pro – não deveria existir nem em sonho. Projeto pavoroso.

Edson Romagna
Visitante
Edson Romagna

Carlos, concordo em tudo contigo!

Livio
Visitante
Livio

Só discordo de um item que consequentemente afeta outro, no caso o design que afeta a refrigeração.

O design dos modelos fat não agradam, principalmente o do One lembra os antigos VCRs. É pq estou com preguiça de tirar o 360 da caixa, mas o One parece ainda ser mais alto. Já os modelos Slim o design melhorou e muito para o One e deixou o PS4 slim mais agradável(e ainda menor).
Claro que todos querem um aparelho com design bonito, mas a Sony, assim como fez com o PS2, mostrou que não precisa de um design bonito para um aparelho ser sucesso(até porque o que faz um console sao os jogos), por coincidência os 2 patinhos feios foram os que mais renderam $$ para a Sony. Se for ver tanto o One S quanto o X lembram o design da PS2.

É o que o design afetou? A refrigeração. Se colocar os modelos fat lado a lado vai ver que o One tem quase o dobro de altura do PS4(até o Pro é menor) e isso se deve em parte pelo tamanho do dissipador e do cooler em um modelo clássico, coloque um cooler e dissipador maior para que dissipe com mais eficiência o calor sem ter nada de novo em engenharia, nesse caso parece que a MS estava receosa em um possível 3RL no One(e nem é possível porque o One fat nem tem 3 leds frontais!) que não quis arriscar algo menor. A refrigeração do X é de se tirar o chapéu, teve nova engenharia por ali, entretanto deixa o produto mais caro. Muitos acham a refrigeraçãodo PS4 ruim devido fazer barulho quando aquecido,mas é um modelo utilizado desde o PS3 slim,puxa ar das laterais do PS3/PS4, joga no dissipador e depois direciona para a fonte. Se fosse tão ruim ou ineficiente esse modelo já teria sido modificado. Até vou rever os teardown do X porque, se não falha a memória, utiliza um modelo de refrigeração similar ao que é utilizado nos PSs.
Infelizmente no quesito refrigeração se ganha de um lado, perde de outro.

Livio
Visitante
Livio

E a memória não falhou, nesse vídeo mostra que o X usa praticamente o mesmo modelo de refrigeração do PS3(slim/ultra) e PS4(todos os modelos), cooler jogar o ar no dissipador que depois redireciona parte do fluxo para a fonte e direciona a maior parte para fora(aqui é a diferença), até o posicionamento do cooler(algo altamente criticado na época do PS3) é o mesmo, no lado inferior do X.
No 360, One fat e One S o cooler fica na parte superior.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=575&v=Y__r8UjVvzY

Então dá para concluir que o modelo de refrigeração do PS4 não é ruim, já que está sendo utilizado até pelo X, o problema são as pequenas dimensões que o PS4 possui, note que mesmo no X o cooler é maior que o utilizado no PS4.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Pois é, eu baixei os vídeos de teardown de todos os consoles, gosto muito de hardware além dos jogos.
O design do One fat desagradou muita gente, mas me agradou muito, ele passa uma imagem de robustez e o acho muito elegante, parece mais premium que aquela cara de plástico vagabundo do PS4, quando ficava horas jogando e ele aquecia aquela parte da saida de ar e todo o resto muito bem arejado ficava basicamente temperatura ambiente. Me dava muita confiança, Além de silencioso.
Única treta era abri-lo, uma verdadeira via crucis, ainda bem que não precisei.

O PS4 desde o dia 1 começava um barulho de turbina depois de um tempo, até fui comparar outros PS4 pra ver se era assim mesmo. A parte de cima dá pra fazer um misto quente enquanto joga, e recentemente tive que trocar a pasta térmica pois no RDR2 ele dava a sensação que iria decolar como um buscapé na minha direção, o que dá muita insegurança, além do incômodo do ruído. A limpeza e a pasta deram resultado, e diminuiu o ruido maior, que ainda existe mas leva mais tempo pra começar e isso que jogo quase sempre a noite quando está uns 20 graus ou menos.

Ouvi alguns casos na internet que a fonte do PS4 estava sendo responsável por vários do problemas encontrados nos aparelhos (provavelmente por conta de como está posicionada), além do touch dos botões que enlouqueciam quando aqueciam, ejetando disco, não tenho muitas informações sobre isso.
PS3, tive o fat e o super slim, eles não superaqueciam nem eram barulhentos como o PS4, lá o sistema funcionava melhor.

Pra mim a Sony quis ser arrojada no design e não eficiente.
Engraçado as pessoas tem gabinetes de PC do tamanho de um fogão e acham o máximo, mas o console tem que ser minúsculo ou será comparado a video cassetes, vitrolas o que for, isso não é uma crítica ao seu comentário, e sim a noção geral.
Até minha mãe que não entende absolutamente nada e está alheia a esse universo quando mostrei o Xbox One novo em folha me vira; “mas que caixote”. Pô mãe, você é sonysta?! Rs
Mas meu PC que era quase o tamanho de um frigobar; “ele é bonitão hein?!” … WTF

E como percebe, não vou defender console nenhum nos pontos onde acho deficiente, e nesse quesito, a Microsoft está fazendo um trabalho melhor. Tudo claro, na minha opinião/experiência pessoal.

Bom final de semana a todos

Livio
Visitante
Livio

Na minha visão sempre vi e achei consoles com dimensões pequenas: Mega, SNES, PS1, Saturn, PS2, Dreamcast, N64, Gamecube e com o avanço da tecnologia é de se pensar que virão aparelhos menores.

Já no PC ocorre o inverso quanto melhor e mais “parrudo” o hardware é, maior é o gabinete e é isso o que muita gente que não é por dentro de tecnologia acha. Até mesmo quando indiquei um PC All-in-One para a minha prima a minha tia perguntou se o aparelho era bom devido não ter o gabinete separado, para ela PC bom é um que tenha gabinete grande, independente do uso que aparelho terá.

Não defendo qual tamanho um console deve vir e nem estou defendendo qual ponto está certo ou errado, só uma observação que o sistema de refrigeração de um não é ruim (se fosse isso teríamos constantemente o aviso de sobreaquecimento) e que este item deve levar em consideração ao design proposto.

Os consoles que mais gosto do design é o PS3 fat, PSX(DVR que parece uma mala) e o Panasonic GameCube Q, 3 aparelhos cuja dimensões são grandes em relação aos outros.

Sobre as fontes do PS4, é mais fácil apresentarem problemas com oscilações da rede elétrica ou descargas elétricas do que com o ar quente que recebem do dissipador. É o que vejo nos fóruns de manutenção afora e por experiência em 3 fontes que peguei com defeito.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Compreendo. Mas discordo de você. Só porquê o console não queima ou emite avisos, que estarei confortável com essa situação de claro e evidente aquecimento excessivo, que me faz algumas vezes desligar ou colocar em stand by por algum tempo, pois não gosto que a máquina fique no limite e já acabou ocorrendo em Uncharted 4 por exemplo, que depois de algumas horas jogando, não sei ao certo, o desempenho caiu drasticamente, acontecendo lentidões e texturas na imagem da água por exemplo, totalmente distorcida.
Um bom sistema de refrigeração ajuda imenso contra isso.

Sobre o tamanho dos consoles, aí não acredito que devam ser pequenos ou grandes, mas terem o design voltado a torná-lo eficiente e durável, o que eles geralmente são, mas poderia ser melhor como o Xbox One prova nesse quesito. Quando a potência subiu, a necessidade de maior ventilação foi clara, veja o problema que o Xbox enfrentou na geração passada.

Este é somente um comentário sobre essa questão, não tenho intenção de dizer que você está equivocado em nada.

bruno
Visitante
bruno

Bem na minha opiniao, falando apenas esteticamente coloco as consolas assim em termos de design:

1- PS4 (FAT) e ONE S (lindissima)
2- PS4 SLIM e ONE X
5- PRO
4- ONE (FAT) – horrivel

Sobre os problemas de refrigeracao que referes nao encontrei nunca nenhum desses, embora efectivamente as consolas da PS4 possam ficar bastante quentes, sempre achei o sistema eficiente e nunca tive problemas de maior.

Acho o sistema de refrigeracao da PS4 (que foi adoptado) pela 3 e 4 e a ONE X como muito bem planeado.

A Xbox original era uma caixa aberta sem cuidado de planeamento nenhum onde se limitaram a colocar as coisas dentro.

Algo que a Microsoft corrigiu eficazmente nas versoes posteriores da consola.

Acho que a Sony fez um excelente trabalho no design das suas consolas, porque sao aparelhos que ficam bem na sala de estar. E a MS tambem com a ONE s e a ONE X, sao aparelhos que tambem ficam bem na sala de estar.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Bruno, falando em design pra mim fica assim na geração;

1 – One Fat – principalmente aquela versão Advanced Warfare, lindo demais
2 – PS4 Pro
3 – Xbox One S
4 – Xbox Scorpio
5 – PS4 Fat
6 – PS4 slim – único que acho realmente feio

Livio
Visitante
Livio

Estava gastando um tempinho com eletrônica ao analisar as tensões de uma placa defeituosa de PS4 Pro, ao fazer a pesquisa de um datasheet de componente eis que me deparo com este link:

http://www.psdevwiki.com/ps4/Category:Motherboard_Components

Já conheço o site há bastante tempo mas não tinha visto as fotos, se for até o meio da página começará a ver fotos de alguma conferência em que a Sony abordou a eficiência térmica do PS4 fat, é um material bem interessante pois compara com as soluções térmicas do PS2 e PS3(Nesse caso até aponta qual foi o erro de refrigeração do PS3 fat), infelizmente as fotos estão em japonês(nada que o Google tradutor via smartphone resolva).

Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

Off topic: Fernando achas que em 2018 ainda justifica comprar p psvr?
Estou muito indeciso em relação a essa aquisição…

Livio
Visitante
Livio

Você pergunta para o Fernando? Ele nem justifica comprar um PS4 imagine um PSVR! Melhor perguntar para quem tem ou já experimentou, parece que o Mário já teve contato.

José Galvão
Membro

Perguntar ao Fernando se vale a pena comprar algo da Sony sequer é o mesmo que perguntar a um vegetariano se deve comprar carne…

A questão em si é válida, a próxima geração não tarda muito, mas até lá ainda tens muita diversão garantida, e além do mais, nem sabemos se a PS5 vai ter VR, espero que sim mas não é uma certeza absoluta, na minha opinião não é se vale a pena ou não, mas que é uma experiência absolutamente incrivel se souberes que jogos comprar, eu diria mesmo que agora é que vale a pena comprar, está mais barato que nunca e mais maduro com um catalogo que já vale o investimento.

Se decidires comprar, diz qualquer coisa que nós damos-te umas dicas sobre os melhores jogos, mas acima de tudo, pesquisa, vê videos, informa-te, não vás unicamente pelo que te dizem, forma a tua própria opinião.

Livio
Visitante
Livio

Creio que o PS5 irá suportar pois seria um tapa na cara daqueles que investiram no PS4. Até porque é claro que o PS5 será mais potente que o PS4 e assim terá mais facilidade no processamento dos jogos VR.

No mínimo seria algo como o move, criado no PS3, mas sem muita serventia(acho que nenhuma) nos anos iniciais do PS4, entretanto com a chegada do VR a situação melhorou.

José Galvão
Membro

@ Livio

Eu quero acreditar que sim, que vamos ter VR na PS5, só peço uma maior resolução e sem fios, mas no que a um tapa na cara, se for preciso dão, o que fala são os números, felizmente o PSVR tem tido uma excelente performance, pode não ter largos milhões vendidos porque é um acessório que é vendido ao preço da consola mas pelo suporte que a Sony lhe tem dado, diria que estão contentes com a sua prestação comercial, e se vende, vai ter continuação.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Não sou o Fernando que voce perguntou mas tenho um e te digo, se tens condições de comprar uma, compre sem pensar, é uma experiencia fantástica, e já tem muitos jogos bons, e vou te falar, só a maravilha que é jogar Resident Evil 7 nele já vale a pena

Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

Preocupa me as náuseas,nunca experimentei e não sei se vou sentir tontura..🤔🤔

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

É melhor antes de voce comprar testar, no meu caso tinha jogos que eu passava mal e outros não, no Resident 7 depois de alguns minutos jogando me dava enjoo, porém fui me acostumando, agora nenhum jogo me faz passar mal

Livio
Visitante
Livio

Eu tenho o interesse no VR, mas o preço no BR ainda acho impeditivo, dos amigos(nenhum participa do PCManias) que tem ou que já testaram é só elogios para o aparelho.

Também fico receoso com enjoos, nunca testei VR, na verdade até testei, mas nesse caso foi um amigo testando o celular dele, que era pequeno em relação aos óculos e nem tinha giroscópio, ou seja não dava a imersão.

Por enquanto, quem saiba, eu adquira caso apareça alguma unidade com defeito nos sites do Brasil. Geralmente faço isso em equipamentos caros e produzidos para tirar $$ dos gamers. Foi assim com o Logitech G29 que comprei com preço abaixo da metade, novinho, na caixa e o conserto foi simples. Sou contra comprar um G29 novo na loja porque ele é a mesma coisa do G27, mas no caso o G27 não é compatível com o PS4. Também foi assim com um aparelho que sou contra sua concepção, entretanto foi anunciado com defeito e todo desmontado, como gosto de manutenção decidi apostar e comprar(todas as peças em 2 compras), tudo saiu por um valor abaixo de 1/4 do valor de venda. Ao chegar em casa fiz a manutenção no mesmo dia e funciona até hoje(tem 2 semanas). O aparelho foi um PS4 Pro.

Até já sondei por um VR com defeito, mas é difícil aparecer anúncio, provavelmente devido o alto preço em que é vendido no Brasil. Uma vez até procurei no eBay mas sem sucesso.

Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

Peço desculpa não era ao Fernando que queria perguntar😂😂 era ao Mário,mas agradeço as vossas opiniões neste momento de comprar uma prenda de Natal para mim próprio…😂😂😂😂