Afinal a maior fonte de receitas do Fortnite é a Playstation, e não o iOS

5 2 votes
Avalie o nosso artigo

Apesar de que todos olham para os smartphones como o mercado que mais receitas gera, um documento que o tribunal obrigou a EPIC a entregar revela que afinal as receitas por jogo não são maiores nos smartphones… mas sim nas consolas.

A nível de receitas geradas, os smartphones são o maior mercado de jogos do mundo. Tanto que tanto Sony como Microsoft procuram entrar nele.

O que talvez possa ser uma interpretação errada é que os jogos ali existentes gerem mais dinheiro do que nas consolas. No global é certo que esse mercado gera mais receitas que as consolas, mas a questão que se coloca é: E por jogo?

Porque no fundo essa é a real questão, uma vez que o mercado dos aparelhos móveis é gigante e com milhões e milhões de jogos, que saem regularmente e numa base diária. Daí que, para se entrar nele, se tornará pouco relevante saber-se se o mercado, no seu todo, é ou não o que mais receita gera, interessando isso sim, ter uma noção do que poderá gerar um único jogo no meio de tantos.

Naturalmente que o mercado é sempre compensador, especialmente dada a simplicidade dos jogos para smartphone, especialmente caso eles se revelem um sucesso.



Um caso de um jogo que é um sucesso é o Fortnite, um dos jogos (se não o jogo), mais populares do momento, em qualquer plataforma. Este jogo, que está longe de ser um AAA para as consolas, é um jogo de elevada qualidade face aos padrões dos smartphones. Tornou-se rapidamente um sucesso em todas as plataformas, tendo sido anunciado recentemente que no iOS o mesmo tinha arrecadado uma receita de mais de 700 milhões.

Ora sendo este um jogo gratuito, que vive à base de micro transações, este é realmente um valor impressionante.

Ora o que se veio a saber em tribunal é que esta receita está longe de ser das maiores geradas pelo jogo. Na realidade ela até está entre as mais pequenas!

Os 700 milhões gerados pelo iOS são apenas 7% da receita global gerada pelo jogo. Um valor bastante reduzido!

Na realidade quem gera dinheiro a sério com este jogo são outras plataformas.

Vamos lista-las por ordem:



1 – Playstation – 46.8%

2- Xbox – 27.5%

3 – Switch, PC e Android – 18.7%

4 – iOS. – 7%

Apesar do iOS estar em último, ele não será o último real. A junção da Switch, Android e PC cria ali uma disparidade. Será aliás expectável que o mercado Android gere menos dinheiro que o iOS, uma vez que os utilizadores Android estão muito habituados a ter muita oferta gratuita e como tal investem menos.



Aliás essa fatia é a mais curiosa, porque no fundo engloba duas plataformas onde se esperava maior recetividade do Fortnite, a Switch, atual campeã de vendas, e o PC onde o jogo se popularizou. Apesar de não se saber em que percentagens, sabe-se no entanto que a Switch está à frente do PC.

São valores realmente surpreendentes pois a PS consegue mais negócio que a Xbox, a Switch e o PC juntos.

Mas o mais interessante é que estes valores mostram que este é um jogo de sucesso mundial, bem recebido em todas as plataformas, e que acaba por gerar o grosso das suas receitas nas consolas de mesa (mais de 70%), mostrando que a aposta dos fabricantes de consolas nos restantes mercados, apesar de compensadora, não deve nunca prejudicar os mercados principais onde a maior parte da receita está.

 

 





5 2 votes
Avalie o nosso artigo
18 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
By-mission
By-mission
5 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Este proceso está a resultar em muitas revelações… A Microsoft mesmo nunca lucrou com as vendas de consoles através de Lori Wright, vice presidente do desenvolvimento do negócio na Xbox, foi chamada a depor e quando questionada pelo advogado da Epic Games, revelou que a companhia perdeu sempre dinheiro com cada consola Xbox que vendeu.

“Não ganhamos. Vendemos as consolas a perder,” respondeu Wright quando questionada sobre a margem que a companhia ganha ao vender uma consola Xbox.

Questionada se a Xbox alguma vez ganhou dinheiro com a venda de um dispositivo Xbox, Wright respondeu simplesmente que não, uma revelação que poderá surpreender alguns, mesmo sabendo que estamos numa indústria onde isto é prática comum.

https://www.eurogamer.pt/articles/2021-05-06-microsoft-diz-que-nunca-ganhou-dinheiro-com-a-venda-de-uma-consola-xbox

É um pouco óbvio o porque de Microsoft atirar em todas as direções, pois por via de regra estão em uma posição de desvantagem em todas as gerações e acostumados a fazer muito mais dinheiro com software do que hardware, se ela conseguisse se instalar como uma fornecedora de software seria como o Windows, onde ela entra com software grandes lucros e gastos mínimos…

Além de que todo o negócio em si deve ser um imenso prejuízo para a Microsoft, projetar um console custa largos milhões de dólares, e com o suporte que deram as suas consoles esse números não poderiam piorar mais…

A Nintendo está a fazer grande dinheiro com a SW e até mesmo a caríssima PS3 foi vendida com algum lucro depois das revisões de hardware, Assim como a PS4.

Repor todas as consoles defeituosas na era da 360 e cortes nos preços da Xbox One deve ter sido um grande ralo de dinheiro. A somar vender abaixo do preço de custo…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  By-mission
5 meses atrás

Vejo isso com preocupação. Não gostaria que um dia nós fossemos ver as notícias e lá está a MS dizendo que está abandonando o mercado de consoles e focando em Cloud ou serviços em smartphone sei lá.
Queria ver o Xbox trazer muito conteúdo pro Xbox com os novos estúdios e talvez um dia fazer jus ao nome como foi um dia (embora o 360 deva muito de seu sucesso a pirataria)

Ewertom
Ewertom
Responder a  Carlos Zidane
5 meses atrás

Penso igual.atualmente parece que só o Ps5 foi lançado.Cadê os jogos do Xbox,parece que a Mic perdeu o timing de tudo.Ai fica difícil

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
5 meses atrás

Torcer que alguma outra empresa entre no mercado, pois pelo que tudo indica o Xbox como console está é com os dias contatos. A Microsoft parece cansada em desenvolver hardware e por isso tá forçando gamepass e xcloud no máximo de plataformas possíveis a qualquer custo. Se a Nintendo não voltar a fazer hardware de ponta, o negócio é torcer para alguma outra entrar na briga, pois a MS parece que se perdeu no caminho.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
5 meses atrás

Huh, o problema é quem seria. Não vejo ninguém com capacidade pra isso, a Microsoft apesar de tudo é a que tem maior capacidade técnica e mesmo histórica pra tal.. a Nintendo eu não acredito pois eles tem seu esquema e estão muito bem naquilo, Google eu não confio e acredito, definitivamente.
Se eu fosse sonhar longe poderia imaginar uma Tencent ou Epic mas… Sei lá, prefiro que o Xbox dê certo que entrar alguém ainda pior

Julio Esteves
Julio Esteves
Responder a  By-mission
5 meses atrás

Seria interessante se neste julgamento aparecesse algo sobre a caixa preta financeira que é o Gamepass!

By-mission
By-mission
Responder a  Julio Esteves
5 meses atrás

Tá pior que novela mexicana..

Epic Games ofereceu US$ 200 mi para ter exclusivos de PlayStation no PC

https://meups.com.br/noticias/epic-games-200-mi-sony-exclusividade-games/

By-mission
By-mission
Responder a  By-mission
5 meses atrás

Documentos confidenciais obtidos pelo site The Verge revelaram que a Epic Games planejava fazer a Sony “parecer uma heroína” no anúncio do crossplay de Fortnite. No entanto, a gigante japonesa recusou diversas ofertas até ceder a pressão da comunidade e permitir o recurso no PlayStation.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Experimentei o Fortnite na PS5 e aparece a opção de desligar o crossplay, desligando não faz procura de jogo!
(na PS4 isto nunca me aconteceu)
Sempre aparece um pop in a informar que tenho de ligar o mesmo.
É estranho, na pratica não posso desligar….não sei se isto está a acontecer a mais alguém mas é parvo, eu sou completamente contra o crossplay de consolas com outros sistemas.

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Sim ainda mais que com a demo do Unreal 5 a Sony investiu 100 milhões na Epic.. só este acordo já era o dobro do investimento..

Deto
Deto
Responder a  By-mission
5 meses atrás

Sabe que eu acho certo o investimento em estúdios e na compra da Bethesda pela MS?

A MS criou uma subsidiária para a Bethesda… Se o Xbox acabar ela transfere todos os estúdios dela para essa subsidiária e segue o barco como third ou talvez até com exclusivos para PC e incentivando o uso do Windows no PC com jogos somente para Windows.

Sabe q é uma boa estratégia?

Se o Xbox falir, vira third ou exclusiva de PC Windows.

Só quem pode perder agora é o Console Xbox, a MS não vai perder os 7bi da Bethesda igual perdeu da Nokia.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Deto
5 meses atrás

Espero que não aconteça, mas se eles fizerem isso, desprezam o mercado PlayStation que é bastante relevante, pra uma empresa focada tanto em lucrar a qualquer custo, não acho inteligente da parte deles deixar essa mina de fora

Carlos Zidane
Carlos Zidane
5 meses atrás

Desculpe o off mas, olhe que portátil bacaninha

https://youtu.be/h9c1T-ZukQA

Só o preço que é pesado

Hiago
Hiago
Responder a  Carlos Zidane
5 meses atrás

Será que dá conta de emular PS2 sem muitos problemas? Se for seria um ótimo portátil para retro games.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Hiago
5 meses atrás

Eu já vi um console desses neste mesmo canal, acho que o nome era ava neo com uma apu ryzen que emulava até ps3 e wii, acho que esse também deve rodar.

Deto
Deto
5 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Hahahha é engraçado que isso só reforça o oportunismo da EPIC, foi atrás de processar por monopólio a plataforma onde menos ganha e menos prejuízo vai ter com o fim do suporte.

Tenho certeza que isso vai ser citado no tribunal.

E quer saber? Se a EPIC perder, todo mundo ganha.

Epic perde a menor receita deles

Enterra totalmente a possibilidade de alguma medida judicial para abrir os consoles para outras lojas.

O que a gente que gosta de vídeo game ganha com a vitória da epic?

Nada, eu nem uso IOS.

error: Conteúdo protegido