AMD Threadripper 2990WX, mostra-se 53% mais rápido que o Intel i9 7890XE

São 32 núcleos no AMD contra apenas 18 no Intel… mas o preço está a favor da AMD, o que torna a relação performance/preço imbatível!

O AMD Threadripper 2990WX é um CPU Ryzen 2 (Zen+), com 32 núcleos ao passo que o Intel i9 7980XE é um processador de 18 núcleos. Isto quer dizer que há uma diferença entre os dois processadores de 14 núcleos a favor da AMD, o que poderia significar, em caso de performances semelhantes, que o processador da AMD seria teoricamente algo como 77% mais rápido que o da Intel (na realidade nunca seria tanto dado que o sistema multi núcleos não funciona na proporção 1:1 no que toca ao aumento de núcleos e de performance). Note-se que estamos aqui a falar dos atuais topo de gama das duas empresas!

Mas na realidade esse valor não é atingido, sendo que os benchmarks no Cinebench R15 mostram uma pontuação de 3335,2 pontos para o Intel e 5099.3 pontos para o AMD, ou seja, 53% mais rápido.

Mas felizmente para a AMD, a grande vantagem para o lado da AMD não está apenas na questão das performance, está na questão do preço! É que os preços que encontramos para estes processadores são bastante diferentes. Quando o Ryzen 2990WX é anunciado para venda a algo perto dos 1500 euros, o i9-7980XE está já à venda em lojas a 2000 euros!

São valores astronómicos em ambos os casos, mas uma diferença de 500 euros a menos, para 53% de performance a mais é certamente algo que ninguém pode ignorar!



Estes processadores possuem ainda variantes mais económicas, sendo que certamente a vantagem de performances da AMD certamente se vai diluir ainda mais com eles, mas caso a empresa consiga continuar a manter as vantagens do lado do preço, mesmo que mantendo as performance equivalentes às da Intel, a AMD terá aqui um produto vencedor em todos os segmentos.

Fonte.



Posts Relacionados

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of