Anunciado emulador Switch para PC

Com um hardware de apenas 396 Gflops, não é de admirar que um emulador PC possa existir, e ele foi anunciado. A questão agora é se ele chegará a ver a luz do dia pois a Nintendo nestas coisas é implacável!

É tudo uma questão de tempo, da capacidade do hardware base face ao atual, e da complexidade da arquitectura usada, mas mais cedo ou mais tarde, qualquer sistema poderá vir a ser emulado em outro.

A Switch não é excepção, e sendo uma consola com apenas 396 Gflops, hardware conhecido e de 2014, a facilidade de vir a ser emulado num PC com dezenas de Tflops de potência, e uma realidade. Faltava apenas o software!

Pois bem, a equipa que criou o emulador Citra que emula a Nintendo 3DS veio anunciar que possui um emulador novo! O seu nome é  Yuzu e já plenamente funcional, sendo que segundo os autores, permite explorar o mundo dos jogos exclusivos da Nintendo Switch, incluindo, nesta fase, o The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Outros jogos poderão ainda não correr a 100%, ms será uma questão de tempo.

Este emulador não é no fundo diferente do CEMU, com a diferença que o CEMU emula a WiiU, e este emulador emula a Switch. Nesse sentido ficam várias questões no ar:



  • Como funcionará este Yuzu?
  • Quais os requisitos?
  • Como se passam legalmente as ROMS da Switch para o PC?
  • Será que a Nintendo permitirá que o emulador se mantenha disponível?

Estas são as questões que consideramos essenciais. Um emulador deste tipo poderia dar azo a pirataria de jogos Switch para que estes sejam jogados com melhor qualidade no PC. E sendo a Switch a nova galinha dos ovos de ouro da Nintendo, certamente ela não irá gostar muito disto, e com ou sem razão, agirá judicialmente contra os criadores no sentido de retirar o emulador do mercado.

Entretanto… fica a notícia!



Posts Relacionados