Apple foi multada em 1,1 mil milhões de euros pelo governo Francês

Atitudes anti concorrenciais foram a causa da multa histórica aplicada à Apple.

A Autoridade da Concorrência Francesa anunciou uma multa e 1.1 mil milhões de euros aplicada à Apple, devido à implementação de um sistema de distribuição dos seus produtos que impedia ofertas e preços diferenciados, referindo:

A Autoridade decifrou as práticas muito específicas que tinham sido implementadas pela Apple para a distribuição dos seus produtos em França (excluindo os iPhones), tais como o iPad. Em primeiro lugar, a Apple e os seus dois grossistas concordaram em não competir entre si e em impedir os distribuidores de competirem entre si, esterilizando assim o mercado grossista dos produtos Apple

Esta é uma multa histórica para o Governo Francês que a anuncia como a maior de sempre já imposta a uma empresa. O motivo para tal foi a “dimensão extraordinária do caso”. Outras empresas  ligadas ao esquema, como a Tech Data e a Ingram Micro levaram igualmente multas, mas de valores mais contidos, nomeadamente 76,1 e 62,9 milhões de euros, respectivamente

A Apple reagiu à multa com uma declaração à CNBC. que se segue:

A decisão da Autoridade Francesa da Concorrência é desanimadora. Relaciona-se com práticas de mais de uma década atrás e descarta 30 anos de precedentes legais nos quais todas as empresas em França confiam numa ordem que causará caos às empresas de todos os sectores. Discordamos totalmente deles e planeamos recorrer.

A multa é aplicada baseada em três grandes argumentos:



  • A divisão de produtos e clientes entre os grossistas Tech Data e Ingram Micro.
  • imposição de preços de venda aos revendedores ‘premium’ para que se praticassem em todos os locais os preços impostos pela Apple.
  • Abuso de dependência económica dos diversos revendedores ‘premium’.

Este último ponto foi considerado como “particularmente grave”.

A multa trouxe outros prejuízos à Apple, cujas acções, perante esta situação, caíram 13%.



1 Comentário
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
8 meses atrás

É mario, outras empresas que estam a começar a precisar de lavar um abanão são as dos video jogos por políticas de anti cosumidor. Agora sobre a Apple não tenho nenhuma pena deles.

error: Conteúdo protegido