As mensagens cripticas de Osiris Black

Osiris Black é o nickname de um utilizador do Neogaf, sendo ele a pessoa que deu informação correctas no passado sobre a existência de uma PS4 Pro e as suas especificações. Agora ele está de volta, e com informações cripticas.

Antes de iniciarmos este artigo, convêm desde já esclarecer que não há nada neste rumor que o torne mais válido do que qualquer outro até agora lançado. E acreditem, no que toca a rumores, eles existem em quantidade para os dois lados.

Mesmo o facto de o suposto insider ter, no passado, dado informações exactas, tornam o rumor mais credível. E diga-se que o próprio Sirius Black refere que as especificações que refere nas suas mensagems em código podem não estar fechadas, e como tal apenas refletem a realidade atual. Uma defesa, ou apenas uma realidade? É o que falta saber!

Osiris Black refere ainda que poderia comprovar o que diz, postando fotos, mas que tal iria deixar uma empresa em pânico e colocar em risco dois postos de trabalho, pelo que não o faz. Mais uma vez, defesa ou mera realidade é algo que não sabemos.

Seja como for, não é a suposta credibilidade deste insider que nos faz postar aqui as suas mensagens, mas sim a forma curiosa como ele o faz. Sob a forma de mensagens cripticas que não são de imediata percepção.



Mas claro, com a atenção de milhares de pessoas, e a ânsia que há de informação, as mesmas foram já descodificadas. Com excepção da última que, supostamente, refere as especificações exactas da Scarlet.

Mas vamos por partes!

A primeira mensagem dizia o seguinte:

5 > 2
How’s the weather?
2.1 = 5

A interpretação do que ali está é livre, mas a que os foruns de formamais concensual deram foi a seguinte:

5 é a PS5, 2 é a Xbox Two. E 5> 2 ou seja, a PS5 é mais potente que a Scarlet.

“How the weather” é uma frase de localização para a linha de cima, para que se perceba o conceito. Recorde-se que a PS5 tem nomes como Ariel, Gonzalo e Prospero associados ao seu desenvolvimento. E todas estas personagens são da obra de William Shakespeare “Tempest”, ou a Tempestade.



Daí que a frase é para que se faça a associação do 5 à PS5.

Termina com 2.1=5, que se especula possa ser a velocidade do GPU da PS5. Sabe-se que o Gonzalo começou com 1 Ghz, mas que subiu posteriormente para 2 Ghz. Mas segundo os foruns agora acreditam,  a Sony ainda o terá conseguido subir mais para os 2.1.

E esta foi a primeira mensagem!

A segunda dizia o seguinte:

Greg Did Drop Roses 6. First Look Over Peoples Shoulders (Nihon) > one-quarter of the way between red and orange.

A análise aqui é algo directa. Temos aqui três frases separadas por um ponto final. Vamos vê-las.



Greg Did Drop Roses 6.

Há aqui uma referência a GDDR6. Para que consola, não se sabe, mas provavelmente a PS5, uma vez que esta é a consola em que se questionava qual a memória usada.

Depois temos:

First Look Over Peoples Shoulders (Nihon) > one-quarter of the way between red and orange

Se olharmos para a frase temos uma referência igual à anterior, onde tiramos a palavra FLOPS.

Depois a frase diz ainda: “um quarto do caminho entre o vermelho e o laranja”. E que cor temos aí? O Escarlate, ou Scarlet em Inglês.

A frase fica então:



FLOPS (Nihon)>Scarlet

O que quer dizer Nihon? Bem, insiram isso no google e o que aparece? O Japão!

Ou seja, uma repetição do anterior:

PS5>Scarlet

Vamos ver a terceira frase:



Unfortunately Ray isn’t drawing as well as advertised, hes about 1080 TIny steps behind Pastor Charles. one-quarter of the way between red and orange > 10.

A tradução é:

Infelizmente o Ray não está a desenhar como anunciado, está cerca de 1080 (TIny) pequenos passos atrás do Pastor Charles. Um quarto do caminho entre o vermelho e o laranja >10

A última parte já não requer tradução. Basicamente o que é dito é que a Scarlet>10 ou seja, que a consola tem mais que 10 Tflops.

A parte inicial o Ray é o Ray Tracing e o que ali é dito é que com ele a performance do GPU fica perto de uma 1080 TI, e atrás do Pastor Charles (PC). Ou seja a performance com Ray Tracing fica atrás da solução RTX da Nvidia.

De que consola se fala? Não sei! Apesar de na mesma linha surgir a referência à Scarlett, o que pode fazer crer que se está a falar dessa consola, outros rumores dão o RT da Microsoft como superior, pelo que a referência pode perfeitamente ser à PS5.



A sua última mensagem é referida como muito reveladora. Osíris refere que está arrependido de ter dado esta informação, mas que o fez porque se desentendeu (não sabe se má percepção da mensagem ou discussão) com um das pessoas que lhe passa informaçao. Se é verdade ou não… falta saber!

Eis a última mensagem!

FF2400
3×3.19
5×3.21.20
10-1.14
5×4.8.5
4×6-1.9.12.4

O que quer isto dizer?

#FF2400 é o código hexadecimal para a cor Escarlate (Scarlet).



O resto pode ser percebido usando esta tabela:

Basicamente a mensagem diz respeito à questão que mais se fala recentemente. Há ou não criadores com o dev kit da Scarlett.

Osíris diz que sim ao referir: Scarlett is out on the Wild.



32 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
MARCIO FERREIRA DA SILVA
MARCIO FERREIRA DA SILVA
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 meses atrás

Realmente Mário,mas caso isso se confirme como verídico,fico a imaginar qual a solução de dissipação de calor irão utilizar,e isso realmente me preocupa e muito visto o alto índice de aparelhos que recebo aqui com problemas de apu e solda fria.

Edson
Edson
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 meses atrás

Um lockhart da vida, por ser menos poderoso e usar menos clock, talvez teria menos problemas de aquecimento que um anaconda ou ps5, estou certo?

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 meses atrás

Temos que ter em conta que a tecnologia ainda pode não estar no mercado.
Afinal a consola só sai em finais de 2020, e talvez nos testes tenham conseguido chegar a esse valor
Uma coisa que me preocupa também é o barulho das consolas!
Eu gostava que fossem mais silenciosas…
Será possível termos evolução relativamente às anteriores?
É claro que há uma eficiente na utilização, mas também há uma evolução na performance!

AlexandreR
AlexandreR
11 meses atrás

Eh pah eu já não digo nada…
Mas as consolas vão ser lançadas no final de 2020!
E com a evolução natural das coisas, os preços tendem a descer ( a performance/preço fica cada vez mais interessante)
Eu agora estou mais interessado em saber o preço de venda!
Muitas sondagens apontavam que os consumidores não se importavam pagar 499€ por uma consola de nova geração, mas que fosse realmente um avanço.
E não me admire que possa haver outra vez uma discrepância de 100€, entre as concorrentes (399 e 499)
Só se houver uma negociação amigável entre elas e estabeleçam o preço de venda de ambas, para não se prejudicarem mutualmente …
Poderá isto ser possível?

daniel
daniel
Responder a  AlexandreR
11 meses atrás

Por $399,90 se tens uma evolução menor do que a da 7 para a 8 geração, principalmente com a difusão plena do 4k, a não ser que se tenha um subsídio feroz. Se na geração passada nem a Sony nem a Microsoft aceitou subsidiar seus consoles, penso que não será na próxima, e seguirá mais ou menos o mesmo caminho. É muito risco subsidiar o console como na época do Ps3/360, pois não se sabe como subscrições a la gamepass e o desenvolvimento/evolução da interação com jogos em nuvens se dará no decorrer dos próximos anos, e como isso vai impactar no custo e na receita das empresas. Assim como o rumor do Lockhart, acharia interessante a Sony vir com seu console “baixo custo”, ficando por $299/$349 o console 1080/1440 checkerboard e o 4k por $499.

Antonio Lucas
Antonio Lucas
11 meses atrás

Vocês só estão dando credibilidade a esse cara porque ele disse que o ps5 é mais poderoso que o Scarlett, esse “insider” é o mesmo que disse que a Sony tinha uma versão surpresa do ps4 pro com 5 teraflops pra surpreender a Microsoft, ele só acertou uma coisa que foi o lançamento do ps4 pro e depois disso fica falando um monte de coisas que não são verdade

Brunoab
Brunoab
Responder a  Antonio Lucas
11 meses atrás

qual o problema de vcs fã boys do xbox? sempre com vitimismo e coitadismo.

que coisa mais repugnante, vira gente, kct.

qual foi a UNICA geração que os consoles foram lançados AO mesmo tempo?

a que a Sony superou em hardware a MS.

quando a MS superou em hardware a Sony? quando lançou console 1 ano ou mais depois da Sony.

Davi
Davi
Responder a  Brunoab
11 meses atrás

Falou merda! O Xbox 360 foi foi lançado um ano antes do PS3 e foi melhor.

Brunoab
Brunoab
Responder a  Davi
11 meses atrás

Não, PS3 é mais poderoso.
Agora como se usava esse poder é outra história.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Brunoab
11 meses atrás

O que o rapaz falou demais pra voce dizer pra ele virar gente??? voce fala de fãboy do xbox mas se falar alguma coisa da sony voce vem atirando pra tudo que é lado

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Antonio Lucas
11 meses atrás

Aquilo que eu disse outra hora, a credibilidade dos rumores depende da cor da camisa que o sujeito usa, se é verde ou azul.

Eu realmente não me importo, esses consoles serão ótimos de qualquer jeito. Olhe um One X hoje em dia o quanto é um hardware fantástico (com CPU Jaguar, o outro será Zen), imaginar algo que é um tanto melhor…
Se um for mais potente, o outro não vai deixar de ser ótimo também, resta ver o software depois disso.

Edson
Edson
11 meses atrás

Olá! Mario, Bruno, Ewerton e turma, olhem as possíveis especificações do Scarlet: https://www.windowscentral.com/xbox-scarlett-anaconda-lockhart-specs

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Edson
11 meses atrás

A se confirmar esses rumores, o console menos potente sendo lançado a no máximo 300 dólares, pode fazer algum barulho, mas o que preocupa é acontecer o que acontece no meio dessa atual geração pra cá, o console mais potente amarrado pelo de menor potencia, e se a Sony conseguir lançar seu PS5 por no máximo 500 dólares sem amarras de console mais fraco, aí vai nadar de braçada tranquilamente

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 meses atrás

Depois que um vice presidente de engenharia da Sony soltou que considera a possibilidade de um Ps5 Pro futuramente? Tenho minhas dúvidas, e continuo com os pés no chão. Se vier de 10 a 12 TF já é lucro nos dois consoles. Achas que as Specs oficiais saem antes da E3? Lembro que o Xone saiu um pouco antes.

bruno
bruno
Responder a  daniel
11 meses atrás

Nenhum vice presidente de engenharia da Sony soltou que considera a possibilidade da Pro futuramente. A eurogamer pt extrapolou as palavras do homem para esse cenario.

O que ele disse foi que a PS5 aprendeu das licoes da PS4 Pro. O que isso quer dizer e uma incognita.

Seja como for, esse tipo tambem disse que a necessidade de consolas pro deriva do rapido avanco da tecnologia. Ora, a tecnologia de GPUs nunca teve uma avanco tao lento como agora!

So chamo a atencao para o Warren ter referido que o formato do DEV kit da PS5 era tambem para os poder empilhar e fazer testes com mais de um sistema.

E nao se sabe se no caso da MS e o mesmo, mas pode ser.

Fernando
Fernando
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 meses atrás

Esse rumor de 14tflops também é da época que a “navi foi desenvolvida pela Sony para equipar o PS5…”

Tem outro rumor agora, de que o Scarlet tinha target inicial em 10tflops e no fim de 2018 foi aumentado para 12tflops. As especificações alvo de 10 tflops que os desenvolvedores tinham foi superada pelo PS5, que está em 10,2 tflops, e por isso existem pessoas dizendo que os dois consoles são parecidos com ligeira vantagem do PS5. Agora, os devkits perto das specs finais estão chegando aos devs, cofnorme o Phil Spencer anunciou na XO19, e eles estão recebendo um Scarlet que é quase 2tflops mais forte que o PS5.

Brunoab
Brunoab
Responder a  Fernando
11 meses atrás

o rumor que eu vi no reset era é 12TF anaconda e 12.9TF no PS5.

daniel
daniel
Responder a  Brunoab
11 meses atrás

Eu vi esse rumor, e juntando tudo, bates muito bem o que se tem falado ultimamente. Em resumo, do lado da Sony, parece que se tens uma GPU e um ssd nvme m2 mais capazes, e do lado da Microsoft a aposta é para um RayTracing melhor e um pico do clock da CPU maior (3,5 Ghz vs 3.2 Ghz). A dúvida que fica é sobre a quantidade de memória ram, e esse rumor do Scarlet fala em somente 16 GB gddr6. Memória nunca é demais, e pelo custo tão baixo da memória ddr4, talvez uns 4GB pro sistema dê uma folga a mais. Tanto pro Xbox e o Ps5 talvez uns 14 GB pra jogos e 2GB Gddr6 + 4GB ddr4 pro sistema como um todo gere um resultado interessante. Mas continuo achando demais algo acima de 12 TF, muito pelo fato de estar um pouco cético com a melhora do RDNA 1.0 sobre o 2.0.

By-mission
By-mission
Responder a  daniel
11 meses atrás

Como este rumor do Windows Central coloca a Scarlett a frente da PS5 então este deve ser verdadeiro.. .

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  By-mission
11 meses atrás

Kkk Sim, esse deve servir

bruno
bruno
Responder a  Edson
11 meses atrás

12 Tflops e o cenario mais realista, considerando os precos que vem ser praticados no mercado GPUs ate agora.

Mas como ja me fartei de referir antes… para proxima geracao… e muito, muito desapontante.

12 Tflops sao o limite maximo da GCN de 2011 e sao o limite maximo dos 14 nm. Esta toda a gente a fazer a festa porque e a mesma potentcia de uma placa de topo… nos 12 nm.

Se era para isto… mais valia ficarem quietos.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
11 meses atrás

Estava pensando sobre PS5 e Scarlett, e a potência como motivador será praticamente irrelevante já que nessa geração atual comecei com o mais fraco Xbox One e isso não foi um problema, mas o real problema no entanto, é a questão do preço.
Nos EUA vária entre 400 ou 500 dólares o que acho bem justo, mas aqui no Brasil que é um lugar desonesto de todas as formas, possivelmente se a Sony decidir vir com preços astronômicos face a Microsoft, eu não teria problema em começar a geração de Scarlett, até mesmo por princípio, de não ser roubado na cara dura. Então espero que os dois tenham preços mais realistas possível para que possa fazer minha compra conforme o software, como deve ser. Não estou disposto a dar 5.000 reais ou próximo disso num console, por melhor que seja.
Dessa forma a geração atual irá se extender sem maiores problemas pra mim o quanto for necessário até que seja atingido um target decente de preço, que pra mim não pode superar os 2.500. Até porque só em jogos já gasto uma nota preta ao longo do ano.

Esses 16GB de memória que citam (13 para os jogos e 3 pro OS) me parece mais realista que outros números que ouvi como 24GB ou até mais. Mas só ano que vem pra saber mesmo.
10 ou 12 Tflop em RDNA + Zen pra mim já tá ótimo.

João Magalhães
João Magalhães
11 meses atrás

Hehe Esses rumores…..

2020 vai ser longo e divertido….Vai ser interessante a 6 meses do lançamento dos consoles quando desenvolvedores anônimos começarem a se pronunciar.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  João Magalhães
11 meses atrás

“Haverá choro e ranger de dentes” 😂

Davi
Davi
Responder a  Carlos Zidane
11 meses atrás

Só que talvez esse choro e ranger de dentes, não seja do lado que você e muita gente esteja esperando.😉

error: Conteúdo protegido