As temperaturas da PS5…

5 4 votes
Avalie o nosso artigo

A consola aquece menos do que as pessoas pensam… e mesmo sem cooler, ela funciona bem!

Hoje vamos trazer-vos um vídeo bastante interessante. Um vídeo que mostra a PS5 a funcionar, e a aquecer, mantendo temperaturas consideradas normais.

Numa utilização standard usando o jogo Astrobot, o APU fica-se pelos 62 graus e a RAM pelos 79.2 a 79.3 graus.

O interessante do vídeo é que depois tudo é feito para que a consola aqueça… e ela aquece!

O primeiro passo foi colocar uma espécie de uma carpete sob a consola, para se ver qual a reação. A carpete aquece ao receber o ar, e isso reflete-se na consola, que passa o APU para algo entre os 63,1 e 63,5 graus, e a RAM para algo entre os 82.1 e os 82.3 graus.



O passo seguinte é simular uma zona fechada, pelo que é colocada uma cobertura sob a consola (neste caso a própria caixa), deixando a frente aberta, e alguma abertura na traseira e topo.

O ar quente é notado, e as medições ressentem-se. O APU passa para algo na ordem dos 70.8 graus, e a RAM para algo entre os 88.5 e 88.7. No entanto o, apesar de uma grande variação térmica face ao original, a consola não é afetada no seu bom funcionamento.

O passo seguinte foi tapar a frente da consola com uma t-shirt… Algo que fez a ventoinha disparar! A situação faz o GPU aquecer para um máximo registado de 80.2 graus, e a RAM dispara para um máximo registado de 97.9 graus.

A consola manteve-se estável, e a funcionar em pleno!

Retirando todos estes obstáculos, a consola rapidamente repõem as temperaturas iniciais!

Tal situação leva a uma outra opção de teste mais extrema! A ventoinha da consola é desligada!



Ao fim de 3 minutos, o APU está alcança os 65.9 graus e a RAM os 82.8. Mas a consola continua a funcionar sem perdas de performance!

A determinada altura a consola alerta que está demasiadamente quente, e solicita que seja desligada. Mas não se desliga e é possível fazer-se ok, e continuar o jogo!

Curiosamente este aviso aparece com o APU nos 70.4 graus e a RAM nos 87.3 graus. Estes são valores que são inferiores aos que já tinham sido obtidos, e a PS5 não se tinha queixado, o que faz suspeitar que há aqui qualquer tipo de análise inteligente que percebe que o aquecimento está a ser descontrolado.

Mas apesar de as temperaturas continuarem a subir de forma descontrolada, a consola mantêm-se ativa e a funcionar em pleno.

A determinada altura vemos que o APU está já nos 77.3 graus e a RAM nos 94.0.



Nesta altura, onde qualquer outra consola crasharia, a PS5, tal como Cerny referiu, lida com este aquecimento excessivo e uma forma bem mais elegante, e reduz as velocidades de relógio. Algo que numa situação normal num pico de temperatura, recuperaria a consola em alguns milésimos de segundo com as velocidades mais baixas.

Percebemos que o jogo sofre nas performances, mas a consola tenta reajustar-se mantendo-se ativa.

Vemos o APU a chegar aos 79.6 graus e a RAM aos 94.3, sendo que as temperaturas parecem estabilizar por aqui devido aos downclocks da consola.

É nesta fase que a consola é desligada!

Este teste permite perceber que a PS5 está altamente bem dimensionada para lidar com a temperatura, mas que se torna necessário que a mesma possa ventilar livremente.



Aqui a temperatura mais crítica foi alcançada pelo APU, tendo sido ela que obrigou a desligar a consola. Como no vídeo se refere, a medição da temperatura da RAM é bastante precisa, mas a do APU nem por isso, pois não é possível colocar-se o sensor sob o APU.

Apenas como nota final, para quem se preocupa com a temperatura da RAM, eis uma notícia com uma declaração da AMD, que refere que as suas memórias GDDR6 podem funcionar até aos 110 graus sem qualquer problema.

E isso quer dizer que quer as temperaturas aqui medidas, quer os 95 graus que o Gamernexus referiu estão perfeitamente dentro dos parâmetros normais de funcionamento da RAM.

 

 





5 4 votes
Avalie o nosso artigo
guest
39 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ennio Rafael
Ennio Rafael
15 dias atrás

Muito interessante. No início achei estranho o calor, mas era em certos momentos, mas em saber que o aparelho vai solicitar o desligamento em situações críticas fico mais tranquilo. O que esta me deixando com a orelha em pé é o controle, até agora perfeito, mas tem muita gente reclamando de defeito e eu só tenho um.

Andrio
Andrio
Responder a  Ennio Rafael
15 dias atrás

Também estou vendo isso, mas fico na duvida se é mau uso ou o controle é realmente frágil. 1 semana de uso e ate agora nada. Logico que 1 semana não é nada, mas minha mulher também estar jogando e ela tem um dedinho pesado…. rsrsrss

Ennio Rafael
Ennio Rafael
Responder a  Andrio
15 dias atrás

Eu sou apaixonado por jogos de luta. Por muitos anos só joguei esse tipo de jogo. Mas e agora não estou jogando Dragon Ballz e MK por medo de quebrar o controle. Pegar um controle caro desses e acabar em jogos de luta, to fora. Estou de olho no Razer Raion, mas o preço…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ennio Rafael
15 dias atrás

Tem garantia… Hora de testar ele de verdade é agora. Ou vai esperar acabar a garantia pra aí começar jogos de luta e ver que não aguentou? Hehehe

Ennio Rafael
Ennio Rafael
Responder a  Sparrow81
15 dias atrás

Só tenho um. Se der cupim aciono a garantia, mas como jogo enquanto não resolvem meu problema? Esse é o drama, tenho sério problemas com Destiny, se eu ficar mais de 36 horas sem fazer algo nesse jogo, começo a ter crises de abstinência.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ennio Rafael
15 dias atrás

Haahahahahaha… Então trate de comprar um segundo controlador, homem! Aí pau no dois! Hahaahah
Não sei se alivia para você saber que meus sobrinhos jogam nos dois controles e até agora está liso. 1 de 8 anos e outro de 5.

Andrio
Andrio
Responder a  Ennio Rafael
15 dias atrás

Hehe, sem bem como é. Jogos de luta realmente estragam os controles com mais facilidade. Eu uso o Razer Panthera Stick. 
Vc tem dualShock4 em casa? se tiver pode usar nesses jogos já que são do ps4.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Ennio Rafael
15 dias atrás

Jogaste os jogo de ouro da SNK nos anos 90.Ferrenho a batalha com a Capcom

Ennio Rafael
Ennio Rafael
Responder a  Ewertom
14 dias atrás

Sim, comecei a jogar jogos de luta na década de 80. Estou fraco hoje, velho, cansado, boletos, esposa, pais idosos, preguiçoso, gordo, mas já ganhei uns camps no passado.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

A PS5 parece ser uma maquina de combate como foi a PS4 que também não tenho razão de queixa, embora tenha relatos de amigos meus da PS4 deles crashar com o calor a minha velhinha FAT nunca se queixou.

A PS5 a semana passada apanhei um susto, deixei em modo repouso com o Cyberpunk e quando cheguei a casa estava completamente desligada tentei ligar pelo comando e nada, tentei ligar pelo botão power e nada, apenas consegui ligar carregando no botão para ejectar o blu-ray ai arrancou sem problemas nem erros.
Teria sido efeitos secundarios do Cyberpunk?
foi estranho mas enfim felizmente nunca mais aconteceu e vai estando em modo repouso na mesma.
Fora este susto é uma máquina, estou super contente com a compra!

nETTo
nETTo
Responder a  Alexandre Oliveira
15 dias atrás

Outro dia aconteceu isso comigo só que com o PS4 Pro, exatamente o mesmo caso, inclusive eu encaixotei o console e já estava preparado pra levar a uma assistencia, dai insisti, insisti até que por acaso minha mão tocou no eject e o console ligou.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Alexandre Oliveira
15 dias atrás

Já aconteceu aqui TB. Tirei o cabo de força de trás do console e acoplei novamente. Pronto.

nETTo
nETTo
15 dias atrás

Caramba o teste feito inclusive com a fan desligada? Eu pensei que num caso destes o console queimaria.

Temos a confirmação da preocupação desse projeto com a termica do console, casos extremos com estes são a raridade dentro do raro.

Andrio
Andrio
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Interessante!

Ontem meu Demon Souls chegou e coloquei o mesmo para instalar e jogar.
Mesmo usando disco ele fica bem silencioso e tem momentos que eu acho que a vontoinha está desligada hehe.

Duarte
Duarte
15 dias atrás

Há alguma informação oficial dos fabricantes de GDDR6 (como a micron) de qual o temperature range?

Duarte
Duarte
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Fonte? E se possível com o range da Tjunction.

Por aqui andam distraídos ou a fazerem-se de desentendidos para não quere compreender que com temperatura mais alta o funcionamento não tem problemas mas o desgaste a prazo sim.

Duarte
Duarte
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Desculpa mas isso não é informação oficial.
Lembro que a AMD também disse que a series x seria o farol da nova geração.

Deto
Deto
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Tô achando que o Gamer Nexus fez bobagem nos testes dele..

já temos esse sujeito do youtube com temperaturas normais aqui do artigo, temos mais esse no ResetEra testando com temperaturas normais também:

https://www.resetera.com/threads/steve-gamersnexus-is-doing-a-ps5-thermal-analysis.326567/page-7#post-53925754

Muito estranho o GN ter a mesma temperatura na RAM que o PS5 com o ventilador desligado de outro teste.

É por isso que eu ando irritado com “especialistas de internet” depois das groselhas da DF, (hrrr durrr PS5 não sei não clock do RDNA1 no PC), agora o GN não pensou que o CONSOLE DELE pode ter defeito de fabricação? montagem mal feita?

ele montou e desmontou 10x o console, não pensou que ele pode ter estragado alguma coisa?

mais uma observação, como ele pode atestar algo testando apenas UMA AMOSTRA? imagine eu fazer uma pesquisa do COVID com apenas uma pessoa que morreu… “100% letal hurr durrr”.

ele não reparou que o teste dele de um valor “estranho”?

eu explico, ele mediu e UM CHIP de RAM “esquenta”, não é um valor estranho? pq vc deixariam um chip esquentar? ficou com preguiça de refrigerar UM dos 16 chips?

porque capacidade de refrigeração tem, é o mesmo que vc andar com o carro quente pq não conectou uma mangueira do radiador.

esse é o problema quando vc bota um pião avaliar serviço de engenheiro.

Deto
Deto
Responder a  Deto
15 dias atrás

Nesse teste ele tirou o metal líquido e botou pasta térmica normal:

https://youtu.be/LbX_UjhgpGU

Duarte
Duarte
Responder a  Deto
15 dias atrás

O módulo mais quente não está em contacto com nehum dissipador/cooling.
Mas claro que há a hipotese de o módulo ter algum tipo de problema.

Quanto a esse do resetera penso que não é necessário ser especialista para perceber que valores 50 ºC e menos em gaming é algo muito, mas muito improvável para GDDR6. A menos que a temperatura ambiente seja muito baixa.

Deto
Deto
Responder a  Duarte
15 dias atrás

Então, vc leu a parte que eu jáfalei:

“vou aqui fazer esse console, mas só de sacanagem vou deixar 1/16 da memória sem cooler”

Isso parece bem ridículo e só quem está sempre procurando cabelo em ovo pode acreditar nisso.

Sony, cara do Era, cara do YouTube vs Gamer Nexus.

Por hora temos 3×1 para o PS5.

Mas isso é bem normal, tudo q q Sony faz aparece 500 especialistas de internet dizendo “não sei não”. O Leadberg até perguntar de um software mágico que usa 100% do hardware iria super aquecer o PS5 perguntou… Basicamente para o PS5 tem q ter até “teste sintético de tortura de PC” rodando no PS5

Depois não sabem pq a Sony não dá moral para esses “especialistas” de internet…

Tudo q ela faz os caras agem como “Sony é idiota, fez esse console gigante para ter dissipador de calor gigante e só de Burrice deixou um dos 16 chips de RAM sem refrigeração” ou o pião de PC que nunca viu thermal PAD liquido na vida, pq “no PC não tem” errou na hora de medir no console que ele já tinha desmontado com martelo 20x

“Ain, acredita na Sony”

Se eu acreditasse em “especialista de internet” ia achar q “ps5 não melhora desempenho acima de 2ghz” e seria um idiota repetindo “9TF” por aí.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
15 dias atrás

EDIT: após ler melhor o contexto da discussão, afirmo que o texto abaixo é uma reflexão geral, não é indireta a eventuais leitores do site. Como disse no último parágrafo, questionar é importante. Só ando de saco cheio mesmo do tanto de bullshit que é dito na internet.

Perfeito.

A verdade é que muitos não sabem do que estão falando. São questionamentos e alegações vagas, sem conhecimento de causa. Alguns descobriram o que é metal líquido no teardown feito pela Sony, e já discursam sobre eventuais “problemas” do Playstation 5 como se fossem PHDs no assunto. Teve youtuber de 200 mil seguidores que se intitula especialista em tecnologia dizendo que teremos de abrir o PS5 e trocar o metal líquido a cada 2 anos. É um show de desinformação, de gente leiga querendo bancar o entendido.

Um caso memorável para mim foi o Linus Tech Tips ridicularizando o Tim Sweeney sobre o i/o do PS5. Agora imagina a situação, Tim Sweeney, um programador com mais de 30 anos de experiência, que fundou a EPIC games e construiu a Unreal Engine do zero, que desde 2016 tem sido parceiro com a Sony na reformulação em HW/SW para a nova geração, e os resultados parecem promissores com a UE5. Eu não estou aqui a dizer que Tim Sweeney é Deus e devemos acreditar 100% nele. Mas eu costumo ceder mais crédito a especialistas que estão desenvolvendo a tecnologia do que céticos que não tem acesso. E se esses céticos forem leigos, aí é que não devem ser levados a sério. Quando quero saber algo do Xbox, vou ler o que Jason Ronald, Jeff Andrews, Mark Grossman, e outros dizem, e não o que um youtuber do flamewar diz. Isso para mim parece óbvio.

É até por isso que eu não tenho mais a menor paciência em ler o que pessoas de diversos lugares escrevem. É um festival de afirmações vagas, vazias, sem conhecimento de nada. Não sou um profundo conhecedor em refrigeração de silício, então costumo compilar informações de diversas fontes, mas com cuidado em realizar afirmações. Mesmo na época em que surgiram piadinhas com superaquecimento do Xbox, eu preferi adotar a cautela e ficar mais quieto, me restringindo a falar do que sei. Mas isso não existe na internet, lugar onde todo mundo sabe de tudo, basta dar um youtube ou wikipedia, e surgem os especialistas em falar bullshit.

Não quero que as pessoas me entendam mal, não estou aqui a dizer que as coisas não podem ser questionadas. Mas definitivamente, meu filtro de quem ‘levar a sério’ tem se mostrado cada vez mais seletivo. Inclusive você Deto tem me ajudado nisso, o próprio Leadbetter vem falando algumas bobagens. Estão malhando ele bastante lá no GAF, dizendo que ele não sabe tanto quanto parece. Não quer dizer que vou “cancelar” o cara, mas carta branca ele não tem. Flltro sempre.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
15 dias atrás

Por enquanto, o único desses especialistas aí que eu não vi falar bobagem foi o John e o NX Gamer.

O John da DF só fica ruim se vc comparar com os outros da DF… No teste do gears 5 no xoneX foi só elogios e eu entendo mesmo o jogo tendo quedas para 1080p, que ele nem citou…

Mas quando foram testar o Last of Us Remater no PS4 PRO a DF, Tom Morga e o Leadberg, fizeram um circo pq tinha queda para 55 fps/1800p em uma parte lá enquanto o PS4 ficava travado em 60fps 1080p… Virou até click bait por aí com “PS4 pro não roda jogo em 60fps do PS4 base”

Aí em comparativo o John tá bem, mas se junta com o resto ele fica um pouco queimado.

Outro que eu gosto é o Cherno:

https://youtube.com/c/MoreCherno

Disse que o “só precisa de patch com RT” do Alex sobre o Halo estava cheio de erros.

O que me fez parar de assinar e ver TODOS os vídeos da DF, é que eles sempre Erram para o mesmo lado… Falar mal do Playstation e elogiar o Xbox.

Leadberg “ain, não sei não esse PS5, com clock de 2.2ghz… 5700Xt RDNA 1 não melhora com OVER de 2.2ghz”

Tudo bem, ele errou.

Mas pq AGORA ele não fala “6800 2.2ghz, acho que o SX tá perdendo para o PS5 por causa do downclock” ?

Pq ele é tendencioso.

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 dias atrás

Mario, quer dizer que o espaço possivelmente ssd possivelmente sera um limitador então? Não achas que a Sony pensou nisso tambem? o PS5 parece um produto bem equilibrado a Sony deve ter pensado no tamanho que os jogos ficariam…
Uma duvida, voce tem noção de quanto ‘pesa’ a demo da UE5 e qual sera o tamanho medio dos jogos de proxima geração?

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 dias atrás

Sim, seria desperdício voce renderizar mais do que o ecrã pode exibir, bom fico no aguardo para o artigo então.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 dias atrás

Nos filmes se usaria a rosa de 1MB pois será pré-renderizada, logo usa-se a melhor qualidade possível.

Já nas consolas, terias uma rosa ocupando 20 vezes mais espaço tanto no SSD quanto na RAM, além de necessitar de uma carga maior de trabalho da GPU. E mesmo se não existisse limitações para usar a rosa de 1MB, o ganho em relação à mesma rosa de 50KB não é proporcionalmente tão maior.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
14 dias atrás
Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
15 dias atrás

A minha neste momento também está impec, fresca e silenciosa. Houve uma altura em que a ventoinha fazia um ligeiro “rattling noise”, só se notava escutando mesmo ao pé da consola, mas reparei que esse barulho desaparecia ao colocar a consola na horizontal. Por precaução, tirei as tampas laterais e aspirei a ventoinha e as entradas/saídas de ar. Atualmente tenho a consola disposta na vertical e nunca mais ouvi esse barulho.
O maior susto foi mesmo ter de fazer factory reset que julgo ter sido devido à corrupção do disco externo. Após o lançamento do último firmware, formatei o disco externo e desde então tenho usado sem qualquer problema, mesmo deixando a consola muitas vezes em modo stand-by.
Ainda não tive problemas com os gatilhos do dualsense, mas se é para partir que aconteça na garantia! Vou jogar normalmente, sem cuidados extra e não vou desligar a resistência dos gatilhos só para prevenir a avaria.

Daniel Torres
Daniel Torres
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Uma coisa que ainda tenho receio, pelo menos a médio/longo prazo é a questão das temperaturas das memórias. Sei que isto já foi discutido aqui, porém já vi alguns vídeos de pessoas tenho problemas com artefatos nos jogos o que me leva a crer que as memórias muito quentes possam estar causando isso ou uma unidade defeituosa.
Mas é bom saber que pelo menos o sistema esta preparado para proteger a GPU em casos de alta temperatura.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 dias atrás

Mário, o que seria o Tjunction da ram? Desculpa se é uma pergunta boba, mas não conhecia esse termo.

error: Conteúdo protegido