É uma versão Beta, e a Google aprovou-a. No entanto a legalidade do seu uso não é garantida.
Ainda na versão Beta, o popular emulador de Nintendo 3DS , o Citra está agora disponível na Playstore para telefones Android.
O emulador permite que se joguem jogos da mais popular das consolas portáteis de sempre, mas no entanto a questão das Roms é algo que levanta sérios problemas de legalidade. No entanto, se a Google aprova o emulador, quem somos nós para, com excepção da necessária nota, acusar o software de ser ilegal?
O emulador é super completo. Usa o microfone, o ecrã tactil, a câmara, o teclado e mesmo os acelerómetros do telefone, criando assim uma compatibilidade total com o sistema de input da consola.
As especificações não são também nada de mais, mas no entanto um Snapdragon 835 é o requisito mínimo.
Sr. Mário sou leitor assíduo do seu site à relativamente pouco tempo, apareceu nas sugestões do meu Telemóvel. Parabéns pelos artigos muito bem elaborados e melhor ainda os seus comentários para esclarecimentos dos mesmos, são fantásticos. Tenho uma questão que nada tem a ver com este artigo e não sei se alguma vez falou sobre este assunto, a minha questão é a seguinte, tenho verificado que muitas pessoas andam a comprar os cartões de 50€ para as suas contas por preços inferiores, playstation network xbox live etc. Sei que existem sites mais confiáveis que outros mas essa também não é a minha questão, como os sites conseguem esses valores? Ao inserir esses códigos estou a fazer algo ilegal? Posso vir a ter problemas na minha conta mais tarde se as empresas verificarem a origem desses mesmos cartões? Peço desculpa desde já por estas questões mas após uma pesquisa na internet não fico esclarecido sobre esta situação. Obrigado e continuação de um excelente trabalho
Paulinho… Esses cartões não sei como se obtém a esses preços, mas a realidade é que eles existem. Posso-te dizer que eu mesmo renovo regularmente as minhas assinaturas usando esses cartões. E apesar que inicialmente os achava ilegais, a realidade é que não sei se o são por dois motivos:
1 – Cheguei a ver a Worten a vender cartões de 50 euros por 40 euros.
2 – O que te vendem é um serviço… ou seja não tem verdadeiramente um custo associado. Daí que podem fazer o preço que quiserem sem prejuizo.
A realidade é que eles existem, uso-os quer eu, quer provavelmente a maior parte dos leitores aqui do site, e eles sempre me funcionaram sem problemas.
Caso queiras um local de confiança onde comprar, eis aqui um:
https://www.instant-gaming.com/pt/
Podes pagar inclusive por multibanco, e recebes imediatamente o código. Eu compro imensa coisa aí, inclusive jogos! Apesar que o uso mais para Xbox e Switch (a PS é mais para a PSN), uma vez que a escolha da PS é menor pois a Sony não permite tanta coisa ser vendida fora da sua loja.
No final avalias a tua compra, e como poderás ver, é tudo 5 estrelas.
A parte da ilegalidade que me preocupa é em relação à empresa, não sei se os casos são parecidos e isso é que me faz confusão. Chegou a ver a cerca de 2 ou 3 anos a situação com a EA e os fifa points? A empresa bloqueou várias contas que compravam os fifa points mais baratos em sites deste estilo penso eu, na altura também falavam que não havia qualquer problema porque já o faziam a imenso tempo, o problema foi que começou a ficar famoso e muitas pessoas começaram a usar os mesmos, eu não entrei nessa porque n gasto dinheiro em micro transacções. E eu n queria dar-me ao luxo de arriscar visto que neste caso seria com a empresa da própria consola e não com empresa de 1 jogo, tenho a mesma conta sony desde sempre e na ps4 n cheguei a comprar qualquer jogo físico, tenho a consola desde o primeiro dia e nunca rodou um cd porque na altura da ps3 comprei duas a 3 vezes a consola porque os lasers estavam sempre a berrar, então para mim os jogos físicos acabaram, imaginar que por alguma razão a sony bloqueava a minha conta era perder os jogos todos e não apenas o meu id, por isso meu receio e a minha questão. Obrigado
Não vejo que isso possa acontecer. Não pelo menos sem antes haver um aviso aos clientes para não comprarem nessas loja, o que não aconteceu.
Podes censurar um cliente por comprar mais barato? Não estás a roubar, estás a pagar!
Se fossem bens físicos, seria problemático porque se eles fossem roubados teriam de ser restituidos. Mas aqui falamos de cópias. De usufruir de um jogo ou serviço sem prejudicar terceiros.
Quando a Microsoft oferece o seu Live nos cereais e nas chiclets, não vejo porque se ter receio de comprar mais barato nestas lojas. Afinal entre os cereais e alí a Microsoft ganha mais alí.
Daí que me quer parecer que antes de legalmente te poderem prejudicar teriam de fazer um aviso público para não se comprar aí, sob pena de medidas. E isso nunca aconteceu.
Daí que compreendo o teu receio, mas digo-te que tendo um website suja posição face à pirataria é clara (somos contra e nem autorizamos que se aborde aqui), parece-me que ele é infundado.
Repara nestes dois casos e como eles são diferentes.
Compras um carro… o carro era roubado. Vais perder o carro! Ele tem um dono a quem o carro foi roubado, e compraste algo que não podias comprar. Vais ter de ir em cima do vendedor para recuperar o dinheiro.
Compras um carro… o carro nunca foi pago ao antigo dono. Esse problema não é teu. É uma dívida da empresa. A empresa pode ir à falência, mas o produto foi adquirido legalmente, pelo que não to podem tirar, e o antigo dono tem é que ir sobre o vendedor para recuperar o dinheiro.
Daí que aqui é a mesma coisa. A não ser que as coisas fossem roubadas, que não são, o problema sobre como eles as pagam não me parece que seja teu.
À excepção aqui é um alerta de represálias das empresas para a continuidade da prática, algo que nunca existiu, excepto da EA com os fifa points.
Seja como for, mesmo que a penalização existisse, ela só poderia afectar o produto em causa, nunca a totalidade da conta.
Ah sim… e a EA não é exemplo para ninguem. Eles só veem dinheiro e não medem consequencias. Prejudicar os teus clientes não é uma coisa boa para ti pois podes perde-los.
Daí a necessidade do alerta.
Sim a EA não é exemplo, não dou dinheiro a tal empresa, actualmente só jogo um jogo dessa empresa porque é free to play que é o apex legends de resto evito ao máximo ajudar este tipo de companhias.
Convenceu me com o aviso público para não comprar naquele tipo de sites, realmente faz todo sentido, se até hoje n existiu qualquer aviso tem razão em comprar nesse mesmo tipo de sites e eu vou começar a fazer o mesmo, se algum dia existir algum tipo de aviso páro imediatamente até lá vou usufruindo. Muito obrigado pelo seu tempo
Acho que há ali uma gralha. “Usa o Microsoft”.
Vês… só tu é que não tens um Microsoft. Porque de resto todos que leram parece que tinham. 😉
Era microfone, mas o corrector… sacana.
Poderiam me tirar uma dúvida sobre o sistema IO do PS5? Estou tentando entender a importância do SSD. Pensei na clássica analogia com água, onde o sistema IO seria como se fosse um cano de grande diâmetro, levando muita água (dados) para a saída.
Seria mais ou menos isso?
Queres uma analogia mais adequada?
Imagina que tens uma fábrica…
Na fábrica recebes barro e agua, que tem de ser purificado e entregue aos trabalhadores que com isso te fazem os produtos.
Ao longo dos anos essas fábricas cresceram. E fizeram-no de uma de duas maneiras. Ou produzindo os produtos mais depressa (PS5), ou tendo mais trabalhadores (Xbox).
O grande problema é que ao longo dos anos a capacidade dos fornecedores em entregar o barro e a agua não aumentou muito (velocidade dos discos). Daí que as fábricas apostavam no armazenamento da matéria prima (mais RAM).
Há uns anos atrás apareceram uns fornecedores bastante mais rápidos (SSD), mas o problema deles é que quando o barro e a agua entravam muito depressa a fábrica não dava a mesma vazão ao processo de limpeza e purificação, e comparando o rendimento, mesmo havendo aumento global da produtividade havia aqui uma perda. Ou seja, o ganho estava longe de ser Linear.
Ora essa perda não era percebida dado que era normal. Até que um dia chega um fornecedor que te entrega o barro e a agua. Mas ele vai mais longe. Ele entrega-te os dois já misturados e purificados directamente na mesa dos trabalhadores.
Este tipo de situação não só poupa trabalho que a fábrica tinha de fazer, como acelera toda a produção. Para todos os efeitos ter barro já purificado em armazém (RAM) ou no fornecedor (SSD) torna-se a mesma coisa pois ele entrega-te em tempo útil e pronto a usar.
Isto é uma novidade absoluta. Que poupa processamento interno na fábrica (GPU), e que acelera o processo de entrega (cálculo).
Espero que isto tenha ajudado a perceber um pouco melhor o sistema de I/O da PS5 e o que o distingue de tudo o resto que existe.
O que eu gosto do Mário são as analogias, és um excelente professor, parabéns!