Coisas sobre o Windows 7 que desconheces: A ferramenta de recorte

Estás a utilizar o windows normalmente, e de repente apercebes-te que seria útil capturar aquela janela que acabou de abrir de forma a usar essa imagem para um fim qualquer (e aqui podem ser muitos).

Normalmente o que irás fazer é recorrer à PRINT SCREEN do teu teclado que te vai capturar uma cópia do ecrã. Depois vais procurar por um programa de edição de imagem, abri-lo, colar a imagem que está agora no buffer do teu PC nesse mesmo programa, recortar a parte que te interessa, e gravar para o disco. Ui ui… que trabalheira.

É que graças ao Windows 7 isso foi tremendamente simplificado, e é agora possível capturar-se directamente apenas a parte do ecrã que nos interessa.

Para isso há que recorrer a uma ferramenta que poucos utilizadores sabem sequer que existe, a Ferramenta de recorte.



Esta ferramenta é um utilitário que vem de origem com o Windows 7 e que o podes encontrar indo ao botão de início e solicitando a visualização de Todos os Programas. Agora navega até à tua pasta Acessórios, e lá está ela, a Ferramenta de recorte.

Arrancando a mesma o conteúdo do ecrã é ligeiramente “desfocado”, e o cursor é substituído por uma cruz. Há agora que clickar em uma zona do ecrã, arrastar a cruz de forma a se criar uma zona de selecção e no final largar. O pedaço é imediatamente capturado, podendo ser guardado de seguida.

Mais simples não há! E esta situação não é conhecida de todos.



Posts Relacionados