Mai 212012
 

Aero Snap

Colocar duas janelas lado a lado obriga a retirar a janela de full screen, e redimensionar a mesma usando mais ou menos metade do ecrã, ajustando-a a um canto. E agora há que fazer o mesmo com a outra janela mas ajustando-a para o outro lado. Não é um processo rápido, nem perfeito, mas desenrasca.

Mas se tens o Windows 7 a coisa é bem mais simples. É que o Windows 7 tem uma característica chamada Aero Snap, e com ela podes facilmente meter duas janelas lado a lado a ocupar cada uma metade do ecrã.

Abre duas janelas e arrasta-a para o lado do ecrã até ela modificar o seu tamanho. Pode acontecer que ela se ajuste à totalidade do ecrã e não apenas a metade, mas se isso acontecer, não se preocupes (se bem que tal não deverá acontecer).

Agora pega na outra janela e arrasta-a para o outro lado do ecrã até ela mais uma vez modificar o seu tamanho. Agora terás certamente a janela a ocupar metade do ecrã.

Se a outra não se ajustou inicialmente, só tens de arrastar novamente para o outro lado e vais ver que ficas com as duas janelas lado a lado e com o ecrã perfeitamente dividido.

Sabias disto?

Shift-Click

Muitas vezes torna-se interessante para um utilizador abrir uma segunda cópia de um programa que já se encontra em execução. E isso normalmente é feito acedendo ao atalho de arranque do mesmo.

Mas com o Windows 7 isso é simplificado. Na barra de tarefas aparecem os programas em execução, e para abrir uma nova cópia de um dos que lá estão só tens de fazer o seguinte:

Move o rato sobre o programa do qual pretendes uma segunda cópia, pressiona a tecla SHIFT e sem a largar faz um clique sobre o programa. Uma segunda cópia vai abrir. Alternativamente e caso o teu rato tenho um terceiro botão /na roda de scroll, podes pressionar esse botão em vez do Shift+clique.

Conhecias esta caracteristica?

Linha de comandos do DOS na pasta pretendida.

Ainda recentemente falamos da linha de comandos do DOS e das facilidades adicionais que ela possui no Windows 7. Aliás nessa altura, quando falamos do comando RENAME, referimos que este comando teria de ser executado dentro da pasta onde se encontravam os ficheiros que se pretendia renomear, e que isso poderia ser um problema para quem não sabia o suficiente de DOS para navegar nas pastas.

Mas o Windows 7 também pensou nisso, e permite que possam navegar nas pastas usando o windows, abrindo posteriormente uma janela de DOS no interior da pasta actual.

Para poderes abrir uma cópia da linha de comandos do DOS na pasta pretendida (e não na raiz da drive como acontece por defeito), pressiona a tecla SHIFT e faz um clique com o botão direito do rato sobre a pasta pretendida. Vais ver uma opção nova chamada “Abrir janela de comando aqui“. Escolhe-a e a linha de comandos do DOS abrirá dentro da pasta respectiva.

Nem todos os utilizadores sabem disto, e tu? Sabias?

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.