Coisas sobre o Windows 7 que desconheces: o Router Wi-Fi virtual

Sabias que o Windows 7 possui uma nova característica chamada de Virtual Wi-Fi?

E sabias que com ela podes transformar o teu PC num router? É que como já demos a entender o Windows 7 é muito bom na virtualização de hardware, pelo que um router não será problema.

Se precisas de um router wireless mas tens por aí um PC com o Windows 7 talvez esta situação te possa ajudar a poupar algum dinheiro e evitares a sua compra.

Com esta opção em funcionamento, todos os aparelhos wireless irão “ver” o teu “hotspot” pc e podem ligar-se a ele de forma a partilharem a conexão à internet.



Infelizmente esta situação não é suportada por todo o Hardware Wireless existente para PC, pelo que, apesar de o Windows a suportar, vais ficar dependente da driver do teu adaptador wireless que possuis (seja ele externo no caso de um desktop, ou o interno no caso de um portátil). Por esse motivo, se tiveres problemas, nada como verificares se o fabricante do hardware que usas possui novas drivers. Pode ser que a solução passe por aí.

As drivers Intel, sejam elas 32 ou 64 bits suportam esta caracteristica, e as de fabricantes como a Atheros, Broadcom, Realtek e muitos outros grandes nome tambem o fazem, mas tal não é uma realidade em todos os chipsets.

Para activares este router virtual o que precisas de fazer é executar a linha de comandos do DOS. Para isso escreve CMD na barra de pesquisa/comandos do Windows 7. No entanto não arranques o programa de forma normal. Quando a pesquisa localizar o programa, faz-lhe um clique com o botão do lado direito e escolhe “Executar como Administrador“.

Nota que esta situação é fundamental, não funcionando se não executares a linha de comandos do DOS como administrador.

Agora, com a linha de comandos aberta, escreve:

netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=AMinhaNet key=Minhapassword

E pressiona a tecla [Enter] no final para o comando ser processado. Podes mudar o nome da rede trocando o texto “AMinhaNet” e a password trocando o “MinhaPassword”.

Agora, ainda na linha de comandos, escreve:

netsh wlan start hostednetwork

E pressiona o [Enter] para dar início à rede virtual.

Agora vai ai Painel de controlo >; Rede e Internet >; Centro de Rede e Partilha >; Alterar definições da placa.

Agora escolhe a tua conexão internet com o botão do lado direito do rato e escolhe o separador “Partilhar” e lá dentro a opção “Permitir a outros utilizadores da rede ligar através da ligação à internet deste computador”.

E já está! Um ponto de acesso no teu PC e sem gastares dinheiro. Apostamos que esta característica do Windows 7 não a conhecias.

Nota: Para quem não gostar de mexer nos comandos do DOS há interfaces gráficos criados por terceiros que fazem esta situação por ti. Podes experimentar o Virtual Router, mas aí já não estamos só dependentes do Windows 7, e esse é o sentido desta série de artigos.

;

;



Posts Relacionados