Coisas sobre o Windows 7 que desconheces: Selecção fácil de vários ficheiros.

Imagina que estás no windows, e que entras numa pasta que contem vários ficheiros.

Agora pretendes seleccionar para cópia os cinco primeiros ficheiros apresentados, depois o sétimo, o décimo segundo, o décimo oitavo, do trigésimo ao trigésimo quinto, etc.

No fundo o que referimos aqui é apenas um mero exemplo para mostrar como podem acontecer situações de selecção e cópia de ficheiros que se revelam mais complexas de serem tratadas.

Aqui poderias fazer a cópia por partes, ou então caso quisesses copiar todos os ficheiros ao mesmo tempo, usar combinações de cliques do rato com as teclas SHIFT e CTRL.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O uso destas teclas já não é novidade, sendo que caso pressiones a tecla SHIFT e cliques sobre um ficheiro, mantenhas pressionada a tecla e carregues sobre outro, todos os ficheiros presentes na lista apresentada entre as duas selecções, serão seleccionados.

Já o o CTRL permite um acréscimo de ficheiros um a um. Assim pressionando esta tecla e fazendo um clique sobre um ficheiro este é acrescentado de forma individual à lista, podendo-se repetir o processo com outros ficheiros que serão igualmente seleccionados. Já o clique sobre um ficheiro já seleccionado irá remove-lo da lista.

A questão é que quando são muitos ficheiros a serem escolhidos de forma personalizada estes métodos são pouco eficazes, e o Windows 7 apresenta uma novidade que simplifica todo este processo.

Para a usarem vão ao Painel de Controlo e a Opções das Pastas. Agora procurem pela opção que se encontra assinalada com a bolinha a vermelho na foto que se segue.

Com as caixas de verificação activas podes agora fazer um clique nos ficheiros que pretendes marcar para cópia e de forma simplificada marcar tudo o que pretendes antes de procederes à cópia (repara na caixinha de marcação antes de cada ficheiro).

Conhecias esta funcionalidade?

Publicidade

Posts Relacionados