Mai 232012
 

ZOOM

Lembras-te do Magnifier que te permitia fazer zoom do ecrã no windows? Pois bem, talvez não saibas mas o Windows 7 permite-te fazer Zoom do ecrã sem a necessidade de abrires essa ferramenta.

Esta é uma situação particularmente interessante para quem usa resoluções altas (ou seja algo acima dos 10280*1024) em ecrãs relativamente pequenos e que podem ajudar à leitura ou percepção de partes do conteúdo presente no ecrã.

Esta situação inspirou-se num atalho do Internet Explorer que permite o Zoom usando a tecla CTRL combinada com o + e o – do teclado principal, mas aqui o zoom é aplicável à quase totalidade das situação (note-se o quase).

Para essa situação o Windows 7 suporta nativamente o zoom ao melhor estilo do usado nos Browsers, e acessível por um atalho de teclas.

Para isso apenas precisas de pressionar a tecla de Windows (ou CTRL+ESC caso não a tenhas) e ao mesmo tempo usar as teclas + e – do teclado.

Como único inconveniente deste atalho temos que entre cada um dos zooms efectuados temos grandes variações, sendo que tal pode ser alterado para um passo mais progressivo, mas aí já necessitam de abrir o Magnifier e ajustar o passo nas opções.

Caixote do lixo na barra de tarefas

Se queres manter o caixote do lixo sempre acessível na tua barra de tarefas para não teres de minimizar todas as janelas ou andar a arrastar as mesmas pelo ambiente de trabalho sempre que lhe queres aceder, então o fixar desta ferramenta é do teu interesse.

Para poderes fixar o caixote do lixo na barra de tarefas tens de realizar algumas operações. Começa por clickar com o botão direito do rato numa área vazia do teu ambiente de trabalho e seleciona Novo>Atalho.

Na localização do item escreve o seguinte:

%SystemRoot%\explorer.exe shell:RecycleBinFolder

E carrega em Seguinte.

Vai-te agora ser solicitado um nome para o atalho que deves chamar de Caixote do Lixo (ou outra coisa qualquer que desejes). Agora carrega em Terminar. Vai-te ser criado um atalho no ambiente de trabalho semelhante a uma pasta.

Mas convêm mudar este icone para o icone do caixote do lixo. Para isso clicka com o botão direito sobre o atalho e escolhe Propriedades. Agora escolhe o botão que diz Mudar icone, procura pelo caixote do lixo, escolhe-o e clicka no OK.

Agora só tens de mover o atalho para a barra de tarefas e já está. Podes apagar o atalho que fica no ambiente de trabalho.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.