Out 272011
 

Recentemente a Avira lançou a versão 2012 do seu anti-virus, e sendo este o anti-virus da minha preferência, actualizei o mesmo para esta última versão em todas as minhas máquinas.

E se em Windows 7 e Vista tudo correu bem, já quando fui instalar o software numa máquina mais antiga que possuo com o Windows XP SP 2, o programa recusou-se a instalar, afirmando que necessitava forçosamente do Service Pack 3.

Efectivamente a Avira afirma claramente no seu fórum que, dado que o suporte oficial da Microsoft ao SP2 terminou a 13 de Julho de 2010, não suporta mais essa versão do sistema operativo.

Naturalmente, como não podia deixar de ser, há páginas e páginas de críticas a esta situação no forum da Avira, e às quais não se pode deixar de dar razão.

É que o Service Pack 3 não foi um update livre de problemas, e existiram milhares, se não mesmo milhões de utilizadores que não conseguiram instalar o update com sucesso. Situações simples como mera falha no update, até casos de windows corrompidos que necessitam de re-instalação encheram os fóruns da Microsoft, particularmente vindos daqueles que possuído máquinas AMD 64 bits (como é o caso da minha máquina mais antiga), se depararam com uma pequena incompatibilidade no service pack 3 que levou a Microsoft a recomendar, de forma oficial, que esses utilizadores não fizessem o upgrade, sob pena de perderem a instalação existente.

Nos fóruns da Avira existem inclusive representantes de várias empresas com máquinas equipadas com o Windows XP SP2, que se tem revelado mais do que suficiente para a boa operação das mesmas, e que, tendo comprado licenças do Avira para vários anos, estão agora impedidos de o instalar. Mesmo para esses, e com os problemas reconhecidos no update, a Avira apenas refere: “Instalem o SP 3″.

Pois bem… Como não podia deixar de ser, não instalei o SP3… Não pretendia arruinar a instalação aqui presente, até porque desconheço se nesta altura ainda se revela fácil encontrar as drivers para a totalidade do hardware desta máquina. Mas, claro… Instalei o Avira 2012 na mesma, e vendo as dificuldades que estão a existir, sem que a Avira forneça uma solução, resolvi aqui escrever esta pequena notícia, esperando ajudar aqueles que possam necessitar.

De referir que, efectivamente, o Avira não requer absolutamente nada que o SP2 não possua, sendo que o requerimento se trata apenas de uma imposição que alguém, porque acordou para o lado errado, decidiu fazer. Esta é aliás uma situação recorrente com a maior parte do software que requer o SP 3, pelo que a solução que aqui vou deixar resolverá a situação com a maior parte do software que requer a instalação desse Service Pack.

Enganar o Windows XP de forma a este informar que possui o SP 3 instalado.

Pois bem, eis aqui a solução para os problemas com os softwares que requerem o SP3. E nem sequer necessitam de instalar seja o que for.

Vamos então passo a passo:

1 – Pressionar a tecla WINDOWS+R, ou em alternativa ir ao botão START e seleccionar a opção RUN.

2 – Teclar REGEDIT e pressionar a tecla Enter no final ou em alternativa clickar no botão OK.

3 –  O Editor de Registo do Windows vai abrir. Aqui devem pesquisar pela seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ CurrentControlSet\ Control\ Windows

4 – Uma vez ali localizados, na parte direita da janela procurem por uma chave denominada “CSDVersion”, e que deverá ter um valor de “0×00000200”. Cliquem sobre o nome com o botão do lado direito e escolham a opção MODIFY.

5 – Agora no campo Value Data, mudem o valor que lá está (que deverá ser 200), para 300, e pressionem o botão OK.

O windows deverá ser re-iniciado, e após essa situação passará a informar o software que se encontra com a versão do Service Pack 3 instalada, permitindo desta forma instalar o Avira 2012, bem como deverá permitir executar qualquer software que requeira esse Service Pack.

 

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.