Como saber há quanto tempo arrancou o Windows?

Ontem ocorreu-me que já não reiniciava o Windows no meu desktop há várias semanas. Normalmente ao fim de 15 dias aparecem uns problemas e preciso reiniciar, mas desta vez o Windows estava a aguentar-se. Mas há quanto tempo ao certo tinha reiniciado?

No Windows 7 é fácil ver o “up time” (há quanto tempo o Windows está a correr desde o último arranque) no Task Manager (Gestor de Tarefas).

image

Para quem preferir usar a linha de comandos, pode sacar este pequeno utilitário, ou então simplesmente escrever:



systeminfo | find "Up Time"

Lá estavam uns 24 dias, 13 horas e qualquer coisa, que creio ser record pessoal. Mas depois ocorreu-me que o Windows não contabiliza o tempo que passa em “sleep mode” (suspensão) ou em hibernação, modos que eu costumo activar quando vou dormir. E confirmei-o. Hoje ao acordar o computador, lá estavam os mesmos 24 dias e 13 horas.

Então afinal em que data ao certo teria eu reiniciado o Windows? O comando “systeminfo” também dá supostamente essa informação (o “boot time”), e pode-se filtrar essa informação com o seguinte comando:

systeminfo | find "System Boot Time"

image

Rapidamente me apercebi que não era a data correcta. Aparentemente o systeminfo pega na data actual e subtrai o uptime. Ora bolas…

Mais umas pesquisas no Google e lá encontrei aqui um comando que dá uma data e hora muito mais próxima do correcto:

net statistics workstation | find "Statistics"

ou

net statistics server | find "Statistics"

Que pode ser abreviado para:

net stats work | find "Stat"

O “net statistics” lista várias estatísticas sobre a ligação de rede e o comando acima permite filtrar o dia e hora em que começaram a ser contabilizadas.

image

Depois lembrei-me de ir ao Event Viewer, que certamente teria algum registo do arranque. Fui procurar entradas com data aproximada à da imagem acima. Pelo que encontrei, parece-me que o melhor indicador a procurar será o evento com ID 4608. A descrição diz o seguinte:

Windows is starting up.

This event is logged when LSASS.EXE starts and the auditing subsystem is initialized.

Criando uma “Custom View” com as seguintes configurações rapidamente se consegue uma lista com a data e hora dos últimos arranques do Windows.

image

image

Ou seja, esta segunda-feira dia 27, faz 40 dias desde que reiniciei o Windows pela última vez. E, sim, está a pedir. Já não mostra o screen saver, nem apaga o monitor. O Messenger tem alguns problemazitos no envio de ficheiros, e não mostra os avatares da maioria dos interlocutores. O explorador de ficheiros não actualiza automaticamente (por exemplo se faço o download de um ficheiro, tenho de carregar em F5 para ele aparecer na pasta Downloads). Noto também alguma lentidão geral, sobretudo no Internet Explorer. E estão 12 actualizações de segurança pendentes de instalação…



Posts Relacionados