Comparativo: Gears of War 4 vs Uncharted

gearsvsunchart

Se leram a nossa análise a Gears of War 4, comparamos a qualidade técnica do jogo à de Uncharted 4. O video que se segue mostra as razões dessa comparação!

Gears 4 e Uncharted 4 são estilos incomparáveis. E apesar de comparáveis, Uncharted 4 ainda se encontra num patamar superior em muitos aspectos. No entanto, para o primeiro trabalho da The Coalition, Gears of War 4 é impressionante, e trilha os caminhos de Uncharted 4 em muitos aspectos.

O video que se segue mostra os pontos em que os jogos se comparam, mostrando que muita da mestria aplicada em Uncharted tambem existiu em Gears of War 4.

Mas vejam e comentem, porque realmente há muito em comum nos dois jogos.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (86)

  1. Os dois jogos valem a pena comprar, os dois estão bonitos e com conteúdo!!

    Mas se for para escolher um!

    Uncharted 4 é mais bonito, e a historia achei melhor!!

    Gears of War 4, achei mais divertido, e o multiplayer muito melhor do que Uncharted 4!!

    PS: Mário esses dias comentei que iria jogar Quantum Break.
    Eu terminei ele aqui, gosto é gosto, mas eu achei um jogo extremamente tosco, chato, repetitivo, a movimentação do personagem parece da geração passada, o boneco corre torto!

  2. Joguei só Uncharted 4, já comprei o Gears 4 e estou esperando chegar para jogar, analisando somente este vídeo e comparando ambos os jogos da pra perceber que em muitos dos aspectos analisados Uncharted vence, mas não por larga vantagem a não ser pela água, chuva e texturas que em Uncharted parecem serem realmente bem acima, iluminação por exemplo é daria empate, cenários uncharted por pouca margem, fogo eu gostei mais do Gears, modelagem in-game achei equivalente, combate eu daria empate porque vai do gosto, enfim Gears é para o Xone o que Uncharted é para o PS4, ou seja, o jogo mais bonito visualmente e tecnicamente bem feito, e para o primeiro game feito pela dev está realmente de parabéns e já era de se esperar este belo trabalho quando olhamos para o remate ultimate.

    • A modelagem ingame não tem muito de equivalente. E notas isso nas transições entre as cutscenes e o jogo notas isso. São quase perfeitas em Uncharted, mas em Gears notas mais cortes.

      • Como assim até a iluminação da relva é individual para cada folha, aponte algum momento que podes ver isso em Gears, até mesmo a destruição dos cenários, no vídeo a ex que é até exagerado a explosão do lado de um barril de madeira e nada acontece a este? 03:47 do vídeo.

        • Há mais. A vegetação é translúcida em Uncharted e não há só consciência da personagem na vegetação, mas igualmente da vegetação pelo personagem que move as mãos para a afastar.
          O detalhe de Uncharted está num patamar que mais nenhum jogo atingiu, mas Gears aproxima-se e isso é de louvar.

    • Obs1: Que fique registrado que o relato abaixo é apenas minha opinião, podendo pelos colegas do PCmanias ser contextada a vontade, não tenho a menor intenção de ser dono da verdade, relato somente aquilo que visualmente gostei mais.

      Obs2: Ainda não chegou meu Gears 4, portanto minha análise é somente pelo vídeo da acima.

      Tinha visto o vídeo pelo celular, como o colega by-mission reclamou da questão da iluminação fui ao computador para ver os detalhes melhor, lembro que o que abaixo relato é baseado em meu pouco conhecimento técnico e levando em consideração somente o aspecto visual de cada jogo:

      Modelagem: Uncharted (melhor) – Uncharted apresenta uma modelagem muito boa, como já de conhecimento de todos não trazição de gameplay pra cutscene.

      Iluminação: Uncharted melhor) – Aqui eu estava em duvida, Gears tem uma iluminação muito boa também, porém e como o colega by-mission disse não é por objeto.

      Vegetação: Uncharted (bem melhor) – Vegetação bem melhor mesmo, principalmente quando atira contra ela, em gears nada acontece e Uncharted reage.

      Água: Uncharted (muito melhor) – Sem comparação, água em si em Gears é bonita porém ao atirar só tem o efeito de pingos ela não reage aos tiros que nem em Uncharted.

      Fogo: Gears (melhor) – Gostei mais do Gears pois no Vídeo o mesmo tem mais destaque, em uncharted mau deu pra ver o fogo.

      Fumaça: Uncharted (melhor) – Gostei da fumaça do uncharted principalmente nas bombas, mas no fogo também é melhor.

      Chuva: Uncharted (muito melhor) – Outra vez sem comparação, é visual a diferença.

      Vento: Uncharted (gears ?) – Sei que tem em Gears, mas no vídeo não pude ver.

      Explosões: Uncharted (muito melhor) – Novamente, sem comparação, parece que Gears não evolui neste aspecto, ao contrário de Uncharted.

      Texturas: Uncharted (muito melhor) – Muito melhores em Uncharted, inclusive uma das reclamações em Gears 4 eram suas texturas.

      Cenários: Uncharted – (melhor) – Apesar de Gears apresentar também cenários bonitos, Uncharted se superou neste aspecto.

      Sombras: ??? – Não teve este comparativo, olhando pelo vídeo parecem equivalentes.

      Combate: Subjetivo – A quem goste mais de Uncharted, idem para Gears.

      Por menor: Uncharted (de lavada)

      Gears 4 por este vídeo parece ser realmente o jogo mais impressinante do One, ficou muito próximo da obra da NaughtyDog, porém temos
      de levar em consideração algumas coisas como experiência do estudio e hardware disponível, sabemos que a The Coallition (BlackTusk) foi
      criado nesta geração e em seu currículo tinha apenas o remaster (remake) do primeiro Gears, e o hardware do One é um pouco inferior ao que
      a NaughtyDog tinha a disposição além claro desta ultima ser um dos mariores estudios da Atualidade.

      • Não vou comentar a tua opinião (apesar de ficar admirado por não teres visto vento em Gears). Mas de resto concordo. A The Coalition, para primeiro jogo excedeu-se.

      • @Netto

        Uncharted 4 é o jogo com gráficos mais bonito até agora!

        Ver por vídeo é muito difícil dar opinião, as vezes o vídeo mostra uma coisa para melhor ou pior, Quantum Break por exemplo vendo vídeo parece um jogão, jogando de fato é um joguinho bem fraco!!

        Fica estranho ver um vídeo de alguns minutos e julgar, achar bem melhor, muito melhor sem jogar de fato fica super estranho, desculpa mas me da arrepio julgar um jogo só com vídeo!!

        Do jeito que você mencionou, muito melhor, bem melhor, da entender que Gears é um jogo muito abaixo de Uncharted 4, coisa que não é…

        Realmente Uncharted 4 tem os melhores gráficos, até porque tem a melhor produtora, é desenvolvido para um único console, que por sinal é o mais potente!!

        Gears 4, foi por uma produtora muito menor do que a ND em termos de nome.
        E fizeram um baita jogo, e não teve o Hype que teve Quantum Break e é um jogo muito ruim!!!

        Eu também não sou o dono da verdade!!
        Mas acho muito superficial, ver um vídeo, e não jogar o jogo de fato e achar algumas coisas como muito melhor, bem melhor…

        O que eu achei bem melhor no Uncharted 4, é a historia, Gears 4 tem uma historia bem fraca, mas deve melhorar nos próximos .

        • Qualquer coisa pode responder ai não é uma critica nem nada, apenas uma opinião, volto afirmar me da arrepio quando vejo comparação só por vídeo!

          Em um vídeo não mostra nada do que o jogo é, você disse que a chuva de uncharted 4 é muito melhor, mas nem sabe que no Gears 4, tem vento, e com o vento as balas mudam o trajeto das balas!!

          Abç

          • Tranquilo, como disse lá, é minha opinião,e ela se baseou em um vídeo postado aqui, o qual busca camparar detalhes visuais de jogos concorrentes, o que eu falei foi de aspectos visuais, não falei que uncharted e mais jogo que Gears, pelo contrário pelo que pude ler de analises deste gears ele é um ótimo jogo, porém vc me contexta e logo em seguida concorda comigo quando diz que Uncharted tem melhores gráficos por isso e aquilo, que por sinal eu também citei em minha analise, enfim, está muito claro no meu comentário que coloquei apenas minha opinião baseada no vídeo e seus indicadores comparativos, se vc discorda de mim, faça uma comparação mostrando o que vc achou simples.

      • A iluminação de Uncharted 4 mistura algumas coisas dinâmicas com outras estáticas, totalmente feitas a mão. Não dá para dizer que ele ganha quando a maior parte do efeito é falso.

        As texturas são equivalentes. Ambos tem algumas muito boas e outras mais fracas.

        A vegetação de uncharted é melhor, feita com mais cuidado e animada. Não é dinâmica como dizem, ela só tem uma animação pré programada para acontecer quando o personagem passa por ela. Tanto é que fica evidente quando explodem uma granada na vegetação e ela apenas se move como manda o script da animação, quando se fosse dinamica la iria se detruir em pedaços.

        A explosão de uncharted 4 é um efeito de fumaça 2D que destoa imenso do jogo.

        A chuva pode parecer mais bonita no uncharted, mas ela tem mais detalhes na forma como reflete nos personagens em Gears. Jogue o jogo em uma TV grande, cada gota da agua escorre pela pele e armadura dos personagens, e de todos que te seguem no jogo com igual nível de detalhes.

        A questão do vento, não tem como dizer que é melhor em uncharted. Após gears of war 4, nunca mais vou querer que ventos sejam apenas uma perfumaria num jogo, não é um pouco melhor que Uncharted, é muito melhor, o jogo foi feito pra isso, assim como uncharted foi feito para impressioonar nas paisagens e vegetação.

        Comparar a história do gears e do uncharted é complicado. Se for julgar a história como um jogo de relação entre personagens, uncharted ganha. Se for julgar a história por complexidade da trama e do mundo em que ela ocorre, gears of war ganha.
        Se você tirar os personagens, o mundo de uncharted é só um besteirol descartável.

        • Tenho percebido uma coisa, quando no ínicio desta comparação sobre gráficos de Uncharted 4 vs Gears 4 os users comparavam os indicadores visuais e no final referiam qual é o jogo mais bonito, agora depois de algumas opiniões vem pessoas a tentar denegrir jogo X ou Y, não vi no vídeo a comparação de história e estilo de jogo, ou mesmo se este é mais divertido do que aquele, mas em virtude das diferenças nos games, alguns users se doem pois o jogo da plataforma preferida não é superior ao da concorrente, ai vem e dizem “meu jogo é muito mais divertido” “o estilo do meu jogo é melhor” “o outro jogo tem história vazia”, dai fico sem entender o que se passa aqui, é tanto indignação que se deixa de comparar o vídeo para tentar denegrir o outro jogo que vc não tem,joga ou curte.

          “Se vc tirar os personagens, o mundo de uncharted é só um besteirol descartável” essa aqui pra mim foi o fim da picada, olha o nível de indignação que faz o ser humano a dizer algo que nem sentido tem pois se tirarmos os personagens de qualquer jogo o que ali resta é somente uma coisa sem sentido e inútil, isso vale pra todos os jogos, são os personagens que fazem com que os jogos tenham sentido, pois se conta uma história ao redor deles.

          • Na verdade não.

            Halo, é a história de guerras entre raças alienígenas movidas por ideais religiosos.Se tirar o Master Chief e a Cortana, como em Halo Reach, você tem um mundo rico para ser explorado.

            Gears of War, também conta história de guerras. Você pode continuar Gears of War sem os personagens do primeiro jogo, você tem um mundo com histórias para contar.

            Assassins Creed também é outro jogo onde há um mundo que faz a história progredir.

            Resident Evil também é uma série onde o mundo conta a história, e não está amarrado à personagens.

            Uncharted, assim como Tomb Raider, é uma história pessoal. Tire a Lara do Tomb Raider e o que tem são histórias estúpidas sobre buscas idiotas à coisas sem sentido com explicações ridículas.

            Tira o Nathan Drake de Uncharted e você tem um cenário idiota igual o Tomb Raider.

            Se você não consegue identificar a diferença entre essas narrativas, você fez bem em não querer ser um escritor…

            Poderíamos citar outros jogos, Metal Gear, Mass Effect, Deus Ex, Final Fantasy, Silent Hill…

            POr que a SOny não consegue criar um franquia duradoura?

            Por que ela quer fazer novela de todas as suas séries. É sempre o relacionamento pessoal, o drama, a traição e não sei mais o quê. Ele não criam nenhum universo que se sustenta, estão sempre dependendo de personagens.

          • Ah tá, então estória de guerra (com teor futurista, com alienígenas) não possuem coisas sem sentido e explicação ridícula?

            Será que se eu comparar com a realidade as estórias de Tomb Raider e Uncarted, com armadilhas e puzzles parecem mais verídicas do que uma guerra entre alienígenas, com armas de plasmas e todo aquele blá blá blá?

            Sou interessado em ufologia, embora não tenha aprofundado no assunto, mas ficaria mais interessado em um jogo envolvendo os mistérios sobre as pirâmides, Nazca ou os Incas, que são lugares que sei que são reais, do que uma guerra com alienígenas e com armas que não sei se existem.

            Infelizmente Fernando, não é defendendo Uncharted até porque você citou Tomb Raider mas a estória de jogo deles me chama mais atenção do que os shooters.

            Criar estória de guerras é mais fácil do que histórias de Uncharted, Tomb Raider e até mesmo God of war. Num jogo de guerra você coloca um personagem novo uma variante na estória e vai fazer o quê? Esquiva, atira, se esconde até chegar no objetivo final. Nos jogos que citei acima é mais difícil colocar um novo personagem, é mais difícil fazer uma continuação, há novos puzzles, há novas maneiras de se explorar o local.

            Veja God of War, sua estória terminou no 3 e na E3 esse ano apresentaram um novo jogo, e início pensava que era outro personagem, mas depois soube que era o velho Kratos e me perguntei, como?? Depois soube que a nova estória envolve a mitologia nórdica e o local onde Kratos está é que foi a ponta de ligação entre o novo God of War e o GoW3, devido ao estudo da mitologia nórdica é que essa ponta entre versões conseguiu ser feita. Uncharted 4 já deixou sua ponta para um possível Uncharted 5, não digo por questões de spoiler.

            E não sei de onde você tirou que as séries da Sony não duram. Já são 5 Uncharted, God of War irá para o 7ª jogo (franquia desde PS2), Infamous.

            Infelizmente Fernando, você não aceita quando a concorrente possui mais qualidades que o produto que você defende, já falei isso várias vezes.

            Mas já já vem a comparação de unidades vendidas.

            Não vou comentar sobre o vídeo até porque não tenho o Gears, já falei que não sou muito ligado a shooters principalmente quando envolvem características futuristas.

          • Interessante como tudo depende do ponto de vista. Jogos que existem começo meio e fim.
            Prefiro esses tipos de jogos do que franquias que vão perdendo as forças com o passar do tempo.
            Sem falar que abre espaço para novas franquias.

            Interessante falar que a sony não consegue criar um universo que auto se sustente, mas quando falamos de Halo e gears sempre falamos de master chief e marcus fenix…..
            Quer mais besta e clichê que continuar uma série passando de pai para filho? Daí depois vai passa para o neto, bisneto, tataraneto…. etc.

          • Andrio
            Uncharted 5 passando de pai pra filha?

            Isso você não vai achar ridículo imagino.

            Vocês estão sem argumentos. Querer questionar a realidade de uma história de guerra ou de alienígenas… quem falou isso?

            Estamos falando de universo grande, que se mantém, onde você pode criar histórias com vários personagens pois estão inseridos num universo com vários acontecimentos.
            Essa história de falar de vendas, são vocês querendo usar o argumento de que a franquia se enfraquece.
            Toda vez que falamos de Halo, mencionamos Cortana e Chief por que vocês não conhecem nada além disso na série. Só isso. A melhor campanha de halo pra mim, O Reach, não tem nenhum dos dois personagens por exemplo, é + de 90 nas médias de notas e vendeu lá seus 10 milhões de unidades.
            Eu não estou reclamando de qualidade,e na verdade eu nem acho que tem essa qualidade toda. A história de Uncharted pra mim é do tipo que você precisa desligar alguns neurônios e só curtir o jogo. Eu não digo isso por que um Gears por exemplo tem lá a melhor de todas as histórias, eu digo isso por que Uncharted tenta ser um jogo focado numa grande história, enfiando um monte de momentos de diálogos e partes onde nada acontece para te prender em assuntos sem o mínimo de atrativos. Esse é o ponto onde prefiro Tomb Raider. Tem lá a historinha nosense mas você passa grande parte do tempo tendo ação. Pra mim é uma grande vantagem.

            Se for para citar um jogos com bastante diálogo mas que pelo menos tem uma ótima história, eu citaria dois, Silent Hill 2 e Alan Wake. Você precisa realmente prestar atenção nos diálogos e passagens para pegar tudo que acontece.

        • Luciano S. Carvalho 14 de Novembro de 2016 @ 22:07

          Fernando, na questão gráfica concordo com praticamente tudo o que você disse, já na questão do mundo de uncharted ser um besteirol não concordo e não usaria esta palavra, acho que a maioria dos jogos são forçados e cheios de clichês baseados principalmente em filmes, HQ’s, livros e na imaginação de pessoas que forçam e ultrapassam os limites da realidade e é aí que está a graça, por isso nos divertimos tanto; até mesmo GTA que tenta recriar um mundo próximo da realidade é forçado pra caramba.
          Se for assim, então todos os jogos são um besteirol.

  3. Tecnicamente o Uncharted 4 parece um pouquinho acima do Gears 4 mesmo nos detalhes, mas pouquinho mesmo, no geral ambos são equivalentes. Ainda bem que jogo não é só questão técnica, tem que ter um algo mais pra prender o jogador no controle, e acho que nesse sentido Gears sempre esteve acima, mas é opinião pessoal mesmo.

  4. Eu joguei Gears 4 versão One, e achei MUITO bonito, mas Uncharted 4 pra mim ficou superior!O Coalition fez um ótimo trabalho, ainda mais levando em conta que é uma equipe menor que a Naughty Dog, e trabalhando num console tecnicamente mais fraco que o PS4…
    Nos gráficos de Gears 4,curti muito as tempestades elétricas, com o vento afetando tudo, várias coisas acontecendo na tela,etc…Em Uncharted 4, alguns cenários são deslumbrantes e mais abertos que nos jogos anteriores,tem bons detalhes na física, e a qualidade na animação dos personagens é a melhor que já vi em um jogo…
    Embora tenha jogado pouco o multiplayer nos dois títulos, eu achei que quando os dois jogos passam para 60 fps, eles ficam mais ou menos equivalentes nos gráficos, com os cenários de Gears um pouco melhores…

  5. Off Topic:

    Mário poderia fazer um artigo mostrando como o PS4 pro os jogos podem ficar muito mais bonito do que a PS4, ou não vai ficar mais bonito…

    The last of us 2, Gran Turismo, Gow, os exclusivos principalmente, pode acontecer uma diferença gritante?

    Caso puder será que a Sony deixa acontecer isso, sendo que a base de PS4 normal é muito maior, eles poderiam estar arrumando encrenca pra eles mesmo, mas quem comprou a pro vai querer ver a diferença..

    O que você acha que vai acontecer, e como acha que o mercado vai reagir?

    • Teria de pesquisar. Mas a diferença não tem sido gritante. 90% dos jogos tem-se limitado a oferecer downsampling a 1080p. E isso é pouco notório.
      Os jogos 4K são por norma iguais aos 1080p, apenas a 4K.
      Há poucos jogos que fogem a isto e a maior parte deles são adaptações de jogos antigos. Tomb Raider, Titanfall 2 e FF XV são os únicos exemplos que me recorda de momento que fogem à regra.

  6. Olá Mário. Com todo o respeito à opinião alheia mas,tenho que fazer algumas observações sobre o que exposto aqui:

    .a proposta de Gears é inversa a de Uncharted, Gears é um jogo de tiro que nunca se propôs a ser inverossímil a realidade diferente de uncharted… Dizer que Gears é inferior pq o personagem não afasta a vegetação é bobagem.
    . As texturas de Gears como o próprio vídeo expõe são iguais ou superiores
    . O efeito da água em Gears é espetacular! Quando está chovendo a armadura fica com gotas de água, quando o inimigo é executado a armadura fica suja… É incrível.
    A melhor física da geração não é de uncharted.. Ninguém jogou MetalGearV?
    . Os efeitos de luz mais espetaculares da geração cabem a Batman Arkhan Kinigh.
    .Foi dito que a equipe da Coalition era pequena.. De onde vem essa informação? Kkk
    Se cuida Naughty Dog
    ..

    • Nunca comparei estilos Carlos. Porque isso é comparar água com vinho.
      Comparei grafismo e uso de técnicas gráficas. Pura e só.
      Quando referi que a personagem não afastava a vegetação falei de um pormenor de detalhe do jogo. Algo que se prende com o realismo e que falha em Gears. A nova geração separa-se da anterior pelo detalhe e esse é um pormenor que gears não cuidou. Mata o jogo, não! Mas é algo que está presente na fisica de Uncharted que não está em gears. Assim como em Gears tens o vento a atuar realisticamente sobre objectos, algo que não tens em Uncharted (mas tens nas roupas, cabelos e mesmo pelos).
      Estavamos a falar das diferenças da vegetação e essa é uma diferença. A forma como ela não se limita a estar lá ou a reagir à presença da personagem, mas como a personagem tambem tem consciência da sua presença.
      Falar disso não é bobagem, é uma diferença como qualquer outra.
      Já quanto às texturas de Gears diria que parecem semelhantes. Mas não me alongaria mais.
      Se dizes superiores… nunca jogaste Uncharted pois há niveis e partes de níveis onde o efeito é fotorealista. Já gears está muito bom, mas não a esse nível.
      E sim, como o artigo refere há shaders com propriedades fisicas em Gears.
      Agora tal como estranhei quando se referiu que o vento de Uncharted era superior, estranhei a referencia à armadura ficar molhada com gotas de água ou suja ao atacar o inimigo como se isso não fosse exactamente um dos pontos onde Uncharted tambem brilha. E mais do que aqui!
      Aqui o efeito mais brilhante é a agua na armadura a escorrer. Mas isso, já que o referiste, Arkham Knight já tinha feito ao mesmo nível na capa do Batman.
      A roupa suja-se, molha-se e seca. Até apanha lamas que molhadas tem um efeito e secas outro, mas que se mantem na roupa. Não é um mero efeito de animação, é uma alteração fisica que foi bem visível quando a naughty dog correu uma cutscene numa apresentação sem jogar o nível antes e onde a personagem aparecia na mesma com as roupas limpas. Há em Unchartedbparametros nos shaders que se alteram dinamicamente no jogo, tal como há aqui, sendo que em Uncharted são mais notórios ainda.
      De resto abstenho-me de comentar dado que não falei de outros jogos que não Gears e Uncharted 4 e muito menos da dimensão da Coalition.

      • Obrigado Mário pelas informações. A Naughty Dog fez um trabalho espetacular mas acredito que o estúdio e superestimado é demasia

    • Olá caro Carlos Filho… Eu não disse que a equipe do The Coalition era pequena; Eu disse que era menor que a da Naughty Dog… Em 2015 o The Coalition tinha em torno de 200 funcionários(wiki)…Em 2014 a Naughty Dog tinha em torno de 300(wiki)…Cruzando com os créditos finais de cada jogo,creio que a Naughty Dog gire entre 300-400 pessoas, enquanto o The Coalition gire entre 200-300 pessoas, que trabalharam diretamente na produção de Gears 4 e Uncharted 4…

      Eu não joguei Metal Gear V ainda, mas pelos vídeos que vi, não notei nada especial em relação a física.Mas fiquei curioso e vou prestar atenção quando for jogar…
      Quanto a física de Uncharted,mesmo não sendo tudo realístico,pelo menos visualmente ficou muito bom:
      https://www.youtube.com/watch?v=BaAw4wr0Me0

      E destaco novamente o trabalho feito nas tempestades em Gears 4, em que tudo é afetado.Cenários,objetos, personagens, trajetória das balas,etc.Ficou incrível…

  7. Boa analise Mario.
    As pessoas aqui confundem muito qual é o melhor, a questão não é essa.
    Cada jogo tem diferenciais que os tornam únicos, graficamente, física, etc.
    Joguei Unch 4 gostei muito sei do belo trabalho quer a produtora fez, olhar para meus comentários no passado falo e volto afirmar acho os gráficos deles ótimo porem acho como se fosse uma pintura, não vejo um realismo absurso como muitos poe aqui, Gear 4 gostei dos gráficos e jogabilidade e esta no seu patamar de igual para o Unch,. Falando nisso gears 4 liderou vendas no x box one Out, acredito que com as vendas da Black Fr e Natal deva vender mais ainda.

  8. A ND sempre cuidou dos detalhes em seus jogos, mas algumas pessoas não conseguem ver, entender isso e acaba achando que as pessoas estão babando, superestimado a empresa.

    Não joguei Gears, mas o jogo está muito bonito, mas é notório quando o vídeo muda de um jogo para o outro.

  9. [OFF] Números do final da semana passada, claro que não indicam que será assim até o final do ano, mas mostram que esse foi um dos motivos das baixas vendas do PS4 Slim(e fat) nas últimas semanas:

    http://www.eurogamer.pt/articles/2016-11-14-ps4-pro-triplica-vendas-da-consola-no-reino-unido

    • Luciano S. Carvalho 14 de Novembro de 2016 @ 22:19

      Realmente não indicam que será assim até o fim de ano, principalmente depois dos vários problemas que estão sendo relatados e que estão deixando os proprietários da Pro muito irritados e decepcionados com o console que deveria ser Premium.

      • O console em si é premium, problema é otimização, isso um update de jogo soluciona.

        Em contrapartida há artigos de que BF1 e Fifa 17 fazem o seu papel no Pro.

  10. AS empresas em si fizeram um ótimo trabalho, tudo que é bom acredito que tem que ser reconhecido patamares e rótulos existem para quer quer alocar isso.
    O importante é cada um se divertir e gostar daquilo que o mais agrada, pois um olhar ou uma critica cabe a cada um opiniões e visões é diferente em varias perspectivas
    Por isso Mario parabéns pelo Texto deixou Claro que cada um esta ótimo em seu modo preferencias deixamos a cargo da opinião individual :0
    .

    • Pois é Janaina!

      Em ambos os lados as pessoas dizem que tem jogos a jogar, mas o que vejo ultimamente é ao invés de jogar a sua plataforma preferida, prefere jogar ou ver vídeos da concorrente em busca de problemas.

      No trabalho uso muito o Youtube para rodar shows musicais enquanto trabalho e nas buscas por shows o Youtube me recomendou uns vídeos que me fez questionar: Um uma das recomendações foi sugerido o canal Xbox Mil Grau(não acompanho e não assisto) e nesse video ele falava dos lançamentos exclusivos de final de ano do One e que o PS4 não tinha. Dias após(não tinha passado nem um mês) o Youtube me recomenda novamente o canal só que agora um stream live do jogo Flower no PS4. Ué cadê os jogos recém lançados no One(Gears 4 e FH3)? Nesse último vídeo tomei a coragem de assistir alguns minutos e vi o carinha lá desdenhando do jogo e da plataforma. Vai entender.

      • SE Você como leitor e como apreciador de jogos sabe separar o joio e trigo.
        O Canal faz o sucesso com a base dele que busca aquilo que querem ouvir, se esta certo ou errado isso não sei, pois minha opinião sobre vários temas procuro decidir por mim mesma..
        Sou usuária da consola PS4 e Meu namorado One, realmente me sinto órfã pois não teve um lançamento de peso neste fim de ano que me faça a querer estar mais jogar o console.
        Gears 4 Forza /Recore / entre outros que meu namorado esta a jogar pela retro compatibilidade e EAAcess me mostrou que neste momento ele tem mais opções assim como eu de se divertir .
        Infelizmente a base de jogadores se baseaim mais em brigas de plataforma que em diversão, acredito que a Sony poderia ter lançado mais jogos, sei que muitos vao vir com o bla bla que os exclusivos demoram mais são UNicos Maquinificos etc / como se da concorrente não fosse o mesmo. Acomodacao de esta em primeiro esta a torna a PS4 um console que prometeu e nao esta a cumprir no requisito jogos exclusivos

        • Luciano S. Carvalho 14 de Novembro de 2016 @ 21:18

          Janaína, concordo totalmente com você.
          Contra fatos não há argumentos!

          • Lançamentos de Jogos Exclusivos em 2016:
            Exclusivo*
            Multi com PC**

            PS4
            Street 5** – 16/02
            Ratchet & Clank* – 12/04
            Uncharted 4* – 10/05
            Star Ocean 5* – 28/06
            No Man’s Sky** – 09/08
            The King of Fighter 14* – 23/08
            Gravit Rush 2* – 02/12
            The last Guardian* – 06/12

            XBOX One
            Killer Instinct Season 3** – 29/03
            Quantum Break** – 05/04
            Recore** – 13/09
            Forza Horizon 3** – 27/09
            Gears of War 4** – 11/10

            Realmente, contra fatos não há argumentos, analise estes dados de lançamentos de exclusivos(?) para vc ver a real de como as empresas tem trabalho neste ano de 2016.
            Isso porque eu não estou excluindo jogos multis da lista de exclusivos, mas se retirar os jogos que saem também no PC seja Win10 ou Steam a diferença é bem discrepante vcs não acham?

          • Só pra entregar uma informação completa, abaixo lista de jogos que só podem ser jogados ou no PS4 ou XBOX One

            PS4
            Dragon Quest Builders – 11/10
            Words of Final Fantasy – 25/10
            Amplitude (Indie)
            Digimon Story: Cyber Sleuth
            Megadimension Neptunia 7
            Gravity Rush Remastered
            Heavy Rain & beyond Collection
            Salt and Sanctuary
            MLB 16
            Nights of Azure
            Enter the Gungeon
            Stories The Path of Destinies
            Invisible, Inc.
            Shantae and the Pirates Curse
            Alienation
            The King of Fighter 2000
            Shadow of the Beast
            Valkyria Chronicles Remastered
            The Last Blade
            Odin Sphere Leifthrasir
            Guilty Gear Xrd Revelator
            Atelier Sophie
            Umbrella Corps
            Grand Kingdom
            Jojos Bizarre Adventure
            God Eater Resurrection
            Furi
            Kill Strain
            I Am Setsuna
            Lifeless Planet Premiere Edition
            Fairy Fance F Advent Dark Force
            Headlander
            Abzu
            Dont Starve
            Ape Scape 2
            Indigo Prophecy
            Bound
            God Eater 2
            Hatsune Miku Project Diva X
            Assault Suit Leynos
            Genso Rondo
            The Tomorrow Children
            Psycho-Pass Mandatory Happiness
            Slain Back from Hell
            Tokyo Twilight Ghost Hunters
            Darkest Dungeon
            2064 Read Only Memories
            Aragami
            Exist Archive Tosots
            Nabunagas Ambition
            Sword Art Online

            XBOX One
            The Flame in the Flood
            Ori and the Blind Forest Definitie Edition
            Raiden V
            Van Helsing 2
            Fru

            Fonte: http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/guia-de-lan%C3%A7amentos-2016-novembro-cod-iw-watch-dogs-2-dishonored-2-pok%C3%A9mon-sm-ffxv.438177/

            Depois disso, não sei como as pessoas ainda tem coragem de falar que o PS4 não tem conteudo exclusivo suficiente para o ano de 2016, e quando falam do Xbox One o discurso muda, olha a diferença de jogos gente, inacreditável isso.

          • Luciano S. Carvalho 14 de Novembro de 2016 @ 22:50

            Não, não acho!
            Isso só pode ser piada! Lá vem as famosas listinhas.
            E se é multi com PC então não é exclusivo. Que contradição é essa!?
            Também não vou excluir os jogos que são indie ou de qualidade duvidosa com gráficos datados, e usando a sua lógica quem sabe até quando serão exclusivos multi com PC, se não o quê sobraria?

          • Há dois tipos de exclusivos. E eles para muitos possuem valores diferentes.
            Os exclusivos consola são jogos que saem em apenas uma consola, mas saem em outras plataformas, como o PC.
            Estes são os exclusivos de menor valor uma vez que a versão consola não é necessáriamente a melhor e quem tem uma consola e um PC pode preferir a ultima versão em detrimento da consola.
            É o que acontece comigo em todos os jogos Xbox que não tenham online (online fujo do PC por causa dos cheaters).
            Depois há os exclusivos efectivos. Aqueles jogos que só podes jogar mesmo na consola. E esses são para mim os mais relevantes. Infelizmente, atualmente esse tipo de jogos quase deixou de existir na Xbox.
            O termo exclusivo neste contexto significa algo que só pode ser obtido num determinado local, dai que um exclusivo consola é diferente de um exclusivo. Eefectivanente não é um exclusivo, é um exclusivo consola (os dois termos necessitam de aparecer juntos para termos a realidade da situação)

          • Ué, se tirar os multis com PC qual exclusivo sobra para o Xbox One???

          • Luciano S. Carvalho 14 de Novembro de 2016 @ 23:13

            Se existisse retrocompatibilidade no PS4, pessoas como você colocariam até jogos do PS1, PS2 e PS3 nessas listas incluindo os multi com PC e PS Now que por incrível que pareça roda no sistema da Microsoft.
            É muito jogo mesmo.

          • Aí não entendi, mas alegarão que é exclusivo Windows.

          • Luciano S. Carvalho 15 de Novembro de 2016 @ 9:25

            Se você não entendeu, problema seu!

          • Luciano S. Carvalho 15 de Novembro de 2016 @ 10:10

            Quem começou essa discussão idiota sobre exclusivo e a levou para esse lado não fui eu, foi o Netto. Como sempre querendo enaltecer a sua plataforma favorita como se fosse uma divindade, intocada, suprema, sagrada, perfeita e sem defeitos; ai de quem falar algo contrário a sua crença, logo é taxado de herege e estará cometendo uma blasfêmia.
            No comentário que fiz concordando com a Janaína em nenhum momento me referi a exclusivos, e mesmo ela a única coisa que citou em relação a exclusivo foi que muitos justificam a falta de jogos de peso no PS4 no fim de ano alegando que esses demoram a serem produzidos em uma tentativa sem êxito de justificar a falta desses devido aos frequentes e sucessivos adiamentos, ela até mesmo cita o EA Access e a retrocompatibilidade como meios de estar tendo acesso a jogos de peso nesse fim de ano no Xbox. Por fim, sinceramente não tinha conhecimento que o sinônimo de jogo de peso era exclusivo.

          • Para quê essa revolta? Claro que entendi Luciano e só vim zoar.

            Já que ficou incoerente você dizer que multi com PC não é exclusivo e que se aplicarmos ao One a sua lista de exclusivos também diminui, porém nos sites afora muitos defendem que no One os multi com PC são exclusivos por serem exclusivos Windows.

            Acalme-se menino, tome um suco de maracujá, pois nem Sony nem MS sabem da sua existência para se estressar tanto assim ao defendê-las.

  11. @Livio respondeu o fernando mais ele tem ate que razao no que fala, se aceita ou nao aopiniao dele é outros 500, vejo que sempre algumas figurinhas carimbadas tentam a todo custo invalidar o que ele fala, como disse opinioes pessoais, se o produto que vc defebde é melhor bom para voce, porem nao podemos afirmar que a sua verdade seja de todos, por isso mesmo se chama opinioes

    • Janaína não que eu e outros tentam invalidar o que ele fala.

      Fernando conhece tecnologias de desenvolvimento de games e isso é uma característica que admiro nele, porém há momentos que ele expõe a opinião/conhecimento dele que na verdade sabemos que não é bem assim, e na maioria das vezes é denegrindo mesmo o lado contrário, não é vitimismo não.

      Expor uma opinião sempre leva ao debate, mas também devemos assumir quando o nosso lado não está com a vantagem. Tem várias situações aqui no PCManias que posso exemplificar, principalmente quando ele percebe que o lado que defende está em desvantagem logo arruma um outro objetivo/assunto para se sair melhor.

      Quando falo/cito/brinco/ironizo sobre as vendas é que já vi/li várias vezes ele utilizar desse recurso nesses 3 anos(ou quase) de leitor de PCManias.

      Agora quando o assunto é Uncharted 4 parece que pisam em algum calo dele, aparece com imagens no qual há problema de renderização do ambiente(mas não cita que pode ser causado por problema no hardware). O jogo não é a 8ª maravilha do mundo, mas é um dos melhores. Não é a toa que ele é usado para comparar outros títulos, só ver que no link acima que o mesmo canal o compara com Quantum Break e com Tomb Raider.

      • Aquele meu primeiro comentário foi totalmente razoável, principalmente quando eu falei da história, que se for analisar os personagens, Uncharted é melhor, se for analisar o universo, Gears of War é melhor.

        Eu menti por acaso?

        Gears of War teoricamente terminaria no 3, acharam uma solução inteligente dentro do universo do game para continuar a franquia. Como fariam para continuar Uncharted?
        Provavelmente a mesma coisa que fazem para continuar Tomb Raider, acham alguma relíquia pra ser encontrada e lá vai a Lara se matar por aquilo como se estivesse indo impedir a extinção da humanidade. É um besteirol imenso, do tipo que é só uma desculpa para fazer uma aventura, é gratuito. Isso num enredo de cinema, era aquele filme lado B, fica duas semanas em bilheteria e sai fora. Leva nota mediana de todos os críticos de cinema. Não se sustenta.
        Não a toa, os filmes da Lara Croft pararam no segundo. Uncharted no cinema será algo desse nível.

        • Jogou Uncharted @Fe?, pois se jogou saberia o final do jogo, ou o epilogo.

        • A história de Uncharted é “besteirol”… e os outras não sao?
          Gears, Halo, Destiny, infamous, Ryse:Son of Rome, God of War?
          Sinceramente o “besteirol” está em todos, daí que tenha achado muito curioso que uses o termo só para Uncharted.

          Tambem achei curioso que tenhas dito que que a Sony não consegue manter um Franchising quando de forma consciente a Sony tomou a decisão de terminar com o seu de maior sucesso, o Uncharted.
          Já a Microsoft, na tua perspectiva, tem mais facilidade em arranjar Franchisings de sucesso, mas continua a investir nos seus de maior sucesso e não pretende parar.

          Há algo estranho aqui. E parece haver aqui alguma disparidade entre a forma como as empresas veem o mercado e a forma como tu o vês. Porque se fosse como tu pintas o ideal para a Sony seria ter um Uncharted e um Uncharted Wars e/ou um Gran Turismo e um Gran Turismo Horizon.

          Já agora, explosões 2D em Uncharted? Tens noção que existe um photo mode que permite mover a câmara em imagens paradas a qualquer momento que confirmam que as explosões são 3D, certo?

    • Livio e Netto, eles tem algum problema grave em relação a críticas sobre jogos do PS4 mas dizem que o problema nesse assunto é eu que não aceito a supremacia da Sony…
      Os caras confundem assuntos, quando estamos falando de vendas, eu estou denegrindo o jogo por causa de vendas. Quando estamos falando de história, eu estou denegrindo o jogo por causa disso. Eu acho que gosto é pessoal de cada um, eu só não admiro comentários cheios hiperbole e exageros, aquela famosa lambeção de saco quando alguém fala de algum jogo da Sony.

      • Eu e o @Livio também achamos isso de vc, veja bem, eu tinha postado somente duas vezes neste tópico para falar da comparação gráfica dos jogos Uncharted vs Gears, se vc ler meus posts anteriores vai ver que em momento algum eu fuji do assunto da comparação, que para mim não deixa margem de dúvida sobre quem tem os melhores gráficos e efeitos. Vc vendo o que eu escrevi teceu sua opinião se baseando em alguns efeitos gráficos já tentando diminuir Uncharted, veja, vc não falou bem de Gears, falou mau dois efeitos em Uncharted, pois assim tem sido desde 2014 quando a Naughtydog anunciou o jogo, desde lá vc destilou seu hate no mesmo dia após dia, notícia após notícia até o lançamento do mesmo, no qual vendo o sucesso do mesmo se calou, e pra concluir seu comentário sobre Uncharted vc citou a referida msg sobre o besteirol, novamente tentando denegrir Uncharted e fujindo da comparação o qual o vídeo se propuz, pra terminar essa bobagem @Fe lhe digo que espero mesmo que a NaughtyDog siga em frente e deixe Uncharted para trás, pois se mais um jogo for anunciado sua vida não será mais a mesma pois o que este jogo e seu hype mexem com vc não é brincadeira.

        • Luciano S. Carvalho 14 de Novembro de 2016 @ 20:53

          Netto, você diz que não fugiu da comparação e diz não ter dúvida sobre quem tem melhores gráficos e efeitos, mas em uma das características que mais se destacam em Gears que é o vento, característica esta que afeta significativamente a jogabilidade não sendo somente estética, você diz não ter visto a mesma. Como isso é possível? Como o Mário, eu também fiquei admirado com isso.
          Você insiste em acusar os outros de serem tendenciosos quando estes expressam uma opinião divergente a sua e que em 99% das vezes se refere ao Xbox. Isso não é ser tendencioso?

          • Não, se coloquei lá que não vi é porque não vi mesmo, porque acreditas que fiz isso por maldade? me conheces? olhei o vídeo por mais de duas vezes e não vi nenhuma das cenas que já tinha visto em algumas demonstrações do jogo sobre o vento, porém acho que vcs não leem o que eu escrevo, no mesmo momento que digo que não vi, não afirmei que não existe isso no jogo, volta lá no meu coment e lê denovo, e ainda disse que tudo era baseado no vídeo postado aqui. Sobre ser tendencioso, eu não ataquei em momento nenhum o XBox, Gears e nada do tipo, relatei o que pra mim considero melhor no vídeo, simples.

          • Luciano S. Carvalho 14 de Novembro de 2016 @ 23:00

            Caramba, até os galhos das árvores chegam a curvar e você não viu!
            Isso se chama visão seletiva.

      • Não disse que você estava denegrindo a estória de Uncharted 4, você leu direito o que escrevi?

        Te critiquei porque você exemplificou que para esses tipos de jogos há coisas sem sentido e explicação ridícula e para os shooters, que aparenta ser o gênero que você mais gosta, não há o mesmo. Não será mais fácil criar um motivo, ridículo ou não, para um criar uma nova versão de um shooter do que para jogos de ação/aventura?

        Como disse acima, não me interesso por shooters, não sei a estória do(s) jogo(s), mas como você disse acima “conta histórias de guerra”, um jogo na sua 4ª versão(Gears) e creio que com spin-off chega um leigo e diz “essas guerras não acabam?”. Para Halo “histórias de guerras entre raças alienígenas”, na sua 5ª versão e um leigo pergunta: “esses alienígenas ainda não foram extintos”?

        Eu que confundo assuntos? É só ver o início do seu comentário para ver quem confundiu. Falei de Uncharted 4 porque simplesmente você aparenta ter uma repulsa pelo jogo.

    • Luciano S. Carvalho 14 de Novembro de 2016 @ 21:08

      Janaína, se fizéssemos uma analogia com um jogo de cartas, diria que neste há duas cartas marcadas.

  12. Eu achava esses consoles fracos , até ver gears of war 4 , uncharted 4 , quantum break , the order , forza horizon 3 , driveclub e outros. Comecei a ter esperança nos consoles e no futuro os gráficos ficariam ainda melhores com o uso da gpgpu , mas agora com o ps4 pro e o scorpio , acabou minhas esperanças , os jogos virão lindos no ps4 pro e scorpio e muito mal otimizados no xbox one e ps4 , o primeiro exemplo é watch dogs 2 , que tem MUITOS problemas de frame rate no ps4 e no pro roda lindamente

    • Então somos dois nessa.

    • Pois é Antônio esses consoles poderiam ser muito mais explorados, o GPGPU que o Mário já explicou poderia ser mais explorado, mas é mais fácil lançar um console novo!!

      A ND em um geral eu considero ela a segunda melhor empresa, eles são mestres em gráficos, enredo e história , Uncharted, The las of us, não acho um besteirol, acho sensacional, e nos cinemas seria muito bom, Indiana Jones é m besteirol? Ou é um dos maiores clássicos até hoje.

      A melhor pra mim fácil fácil e fácil é a Rockstar, eles desenvolvem para 3 plataforma PS4, Xbox One e PC e tira proveito de cada uma, só por esse motivo já acho que está acima da ND, será que a ND faria Uncharted com perfeição para 3 plataformas, sendo que cada uma é diferente, PC mais potente, Ps4, depois e Xbox One que é o que menos tem potencia, sera que daria conta com perfeição igual a Rockstar?
      GTA V saio para todas plataformas da gen passada, e bateu qualquer gráfico, fora que é um mundo vivo e gigantesco.
      E sempre tem as melhores DlC que vale a pena gastar dinheiro.

      Posso errar mas acredito que Red Dead redemption 2, vai bater Uncharted 4 em gráficos, no PC e no PS4 pro, vai ser ainda mais bonito!!

      Pra mim Rockstar deveria ser exemplo a ser seguido!

      • Além da ótima Rockstar, coloco também a Dice… Eles entregam bons jogos(Battlefield 4 e 1) e gráficos incríveis,seja em console ou PC…

        Aliás, quando falamos de jogos correndo a 60 fps, eles são top, até mais que vários first-party…

        Falando especificamente de jogos a 60 fps, considero o gráfico de BF1 superior a Halo 5, Gears 4(no multiplayer) e Uncharted 4(no multiplayer), e isso é algo impressionante,pois a engine é multiplataforma…

        • Esquece a Dice. Bom grafismo, bons jogos, mas terriveis com os motores online.
          A Naughty Dog é vista como a melhor não por ser efectivamente a melhor, mas pela qualidade geral dos seus títulos. Tudo o que lançou até hoje foi bom e não apresentou problemas. E nesse campo a Rockstar é a única que efecrivamente podemos dizer que a supera. De resto há poucos produtores que podem estar nesta lista pois ela requer historial de qualidade que muito poucos tem.

  13. Esse “Fernando” como sempre é uma figura aqui da PC manias..

    Acho complicado comparar Uncharted 4 com Gears 4 no conjunto da obra,até mesmo técnico.

    O jogo da Naughty Dog é tão “orgânico” no seu visual do começo ao fim,e com uma qualidade de imagem tão refinada….fora animações fantásticas de personagens e com alta fidelidade…e podemos citar também os cenários que são muito mais espansivos em suas áreas do que de Gears 4…

    E a atenção ao nível de detalhe de Uncharted 4?ainda não vi nessa geração…

    Está na hora de pararem de ser jogadores de YouTube,se basear em reviews de outros jogadores e começar a jogar cada game de verdade.

    • Acho que o Mário fica numa posição difícil de imaginar,pois sua ideia inicial ao meu ver foi mostrar o amadurecimentos das plataformas a nível técnico,colocando os dois jogos que mais puxa os seus hardwares como referencia e algumas pessoas quer desmerecer algo que não é desmerecível,ambos os jogos são muitos bons,mas com temáticas diferentes,consoles um pouco diferentes,mas ao meu ver os estúdios internos da MIC estão trabalhando melhor em grafismo do que os estúdios da Sony(FH 3 e GW4 estão ai para provar)Vou pegar o Pro mês que vem,mas meu Xone esta a todo vapor aqui em casa,só gostaria de saber as pessoas que tem PS4 como esta a PSN,pois um amigo meu me falou que esta muito ruim(direto com manutenções e fora do ar) que esta difícil de aturar,fiquei preocupado.

      • Passei 2 semanas sem jogar devido as disciplinas da graduação, to voltando hj, porém participo de um grupo de amigos no whatsapp em que marcamos partidas online e nao vi reclamação nesse tempo que fiquei sem jogar.

        Vai importar o Pro? Vai pagar quanto?

    • Estás a cair numa situação muito comum. Algo que é muito dificil de se separar e que até eu por vezes tenho dificuldade em distinguir, o confundir o que do ecrã faz parte da componente técnica com o que faz parte da arte gráfica. Mas para começar, uma comparação a nível técnico compara não os dois jogos em si mas as metodologias usadas, os efeitos presentes no ecrã e o que se extrai da máquina. Se um jogo é de xadrez e se compara com o Sonic é irrelevante. A parte do grafismo é arte gráfica, a outra é estrutural e de gameplay, e nada tem a ver com o que comparamos neste video. Nota que quando falamos da modelação das personagens não referimos quais entendemos que estão melhores pois isso é arte gráfica, mas sim e apenas como a transição e os cortes ocorrem entre as cutscenes de maior detalhe e o jogo. Porque isso é que demonstra bom uso da performance e dos poligonos, bem como define a qualidade dos shaders e efeitos de menor detalhe usados ingame vs os das cutscenes.
      É complexo separar a arte gráfica da parte técnica, até porque um jogo visualmente chama a atenção mais pela arte do que pela técnica.
      Mas aqui o que se quer que vejam são os efeitos gráficos. A qualidade da luz, os efeitos de chuva, reflexos, interacção, antia aliasing, transparências, toda uma panóplia de situações que estão presentes no ecrã que não são modelação (mas que acabam igualmente por fazer arte gráfica), e que contribuem para fazer sobressair a qualidade geral do produto.
      Daí que não interessa saber quem tem melhores ou piores resultados, mas sim perceber apenas que os jogos se aproximam muito.
      E se pensarmos que gráficamente o GPU da PS4 é teoricamente 42% mais capaz, mais valor temos de dar a este jogo, mesmo não chegando aos patamares globais de Uncharted.

      • Luciano S. Carvalho 15 de Novembro de 2016 @ 10:30

        Isso sim é um comentário maduro e inteligente, muito claro e com argumentos coerentes sem afetação. Ótimas colocações.

        Parabéns Mário!

      • Entendo seu ponto Mário…Quase sempre é complicado separar a parte artística da técnica como vc bem menciona.A não ser que sejam coisas bem óbvias como 30fps vs 60fps,1080p vs 900p.E no final o que vai realmente importar penso eu é todo esse conjunto..

        E com certeza Gears 4 é lindo e não tem porque apontar ou procurar defeitos com lentes de aumento como o “Fernando” faz com Uncharted 4,sendo que podemos usar o mesmo parametro também para Gears ou qualquer jogo da MS.

  14. Boa noite a todos e todas. Teve uma postagem aqui onde foi colocado uma infinidade de exclusivos … me perdoe mas, vc jogará algum deles? A maioria são jogos japoneses e indies ! Por favor, não é desrespeitoso uma empresa (Sony)que tem ampla experiência na indústria de games lançar apenas um ou dois jogos AAA POR ano? Outra coisa, não vejo problemas em um jogo sair para PC pelo simples motivo que o me importa é que o jogo esteja disponível pra que eu utilize na minha plataforma..imagine o custo para montar um PC que rode na mesma qualidade o Forza Horizon 3? E o Playstation Now? Cadê os exclusivos do PS agora? A Naugthy Dog é inegavelmente um excelente estúdio agora dizer que é um exemplo pra indústria e que é referência…calma pessoal.. ela tem três jogos referência: uncharted 2 e 4 e The Last of us(uncharted 1,3, Cash Bandicot..são bons mas na são excepcionais ) e a rockstead? O que lançou foi espetacular, a rockstar? A Rare? Quem jogou na década de 90 sabe o que estou dizendo,a Square( Final Fantasy,chrono triger).. são apenas alguns estúdios tão bons ou melhores. A Sony conseguiu conquistar a imagem que a torna quase sinônimo de vídeo game muito em decorrencià do fato de suas concorrentes no início não terem um alcance global, Nintendo ou Sega, fato que não permite que muitos percebam que existem opções e talvez melhores.. não há como negar que o Playstation é popular mas agora a concorrente da Sony é um gigante, a Microsoft, e não estranhem se seus consoles descansarem os da Sony em não muito tempo. Sou consumidor de ambas as empresas e no momento é como vejo esse mercado.

    • Deixa-me responder-te!

      Jogos AAA e exclusivos

      Acima de tudo tenho de voltar a referir uma coisa. Uma marca automóvel tem vários modelos, mas tu tambem só compras um. Daí que não podes avaliar as coisas pelo que tu compras ou o que tu gostas. Tens de avaliar pela oferta oferecida pensando que há uma variedade enorme de gostos e mercados para todos. Daí que se gostas ou não é um problema teu, não da marca!
      Depois, os jogos Indies são jogos de pequeno orçamento, mas isso não os categoriza como maus! Muitos deles são excelentes e tão bons como jogos AAA a nível de jogabilidade e diversão. Quanto aos jogos japoneses… há quem não os dispense! Aliás uma das coisas que a Microsoft tentou e não conseguiu pois a sua consola não teve sucesso no japão, foi exactamente ter o suporte das editoras japonesas.
      As iniciativas de ambas as empresas no sentido de captar indies e empresas Japonesas são a prova viva de que esses jogos importam e vendem consolas. E isso é factual!
      Depois referes que a Sony lançou dois AAA no ano, parecendo que te esqueces de contar os que a Microsoft lançou. E se a nível de AAA até pode ter lançado mais, quantos foram mais? Um?
      Deixo-te aqui uma lista com todos os jogos que foram lançados e estão previstos serem lançados em 2016.
      http://www.vg247.com/2016/08/10/video-game-release-dates-2016/
      Se procurares por (Xbox One) e (PS4) com os parenteses, vais encontrar os títulos lançados exclusivamente para cada uma das consolas. E onde em (Xbox One) encontras 11, na (PS4) encontras 62. Acrescenta à pesquisa caso entendas (PC, Xbox One) e acrescentas mais 18 títulos. Mesmo assim um total de 29 vs 62.
      Quanto aos problemas de o jogo sair para PC… não são nenhuns! Excepto que se fizeres a mesma pesquisa por exclusivos PC – (PC), vais encontrar 82 títulos! Ou seja jogos que caso te dês ao trabalho de montar essa máquina, são exclusivos que não tens na Xbox.
      Ah sim, muito importante. Esses 82 incluem também os exclusivos AAA Xbox One que fazem parte dos 11 indicados antes. Mas dado que em alguns casos a data de lançamento PC foi posterior, a lista apresenta em separado! Ou seja, na prática a lista de exclusivos reais da consola é muito menor do que 11, e a nível de AAA é mesmo zero.
      Resumidamente, apesar de mais caro compensa mais um PC que joga jogos PC+Xbox, do que uma Xbox! A PS4 continua naquela máxima que sempre caracterizou um verdadeiro exclusivo: Ou a compras, ou não jogas, pois não existem em mais lado nenhum.

      Naughty Dog

      Aquilo que te vou responder sobre a qualidade da Naughty Dog é muito simples! Não foram os utilizadores que a consideraram uma empresa de topo e um modelo a seguir. Foram os próprios parceiros da industria!
      Phil Spencer considerou-a mesmo uma equipa única e referiu que queria que as equipas da Xbox One fossem à sua imagem.
      http://www.gamespot.com/articles/uncharted-developer-naughty-dog-unique-says-microsoft/1100-6417267/

      Para terminar, percebe que não estou a defender a consola A ou B, a empresa A ou B, apenas a referir realidades e a responder ao teu comentário.
      Como eu por vezes digo, as coisas são o que são e não aquilo que se quer ver! E perceber a realidade das coisas é o primeiro passo para se poder melhorar e corrigir. Daí que goste de analisar as coisas como elas são e independentemente do que gosto, analiso a realidade e não apenas o que vejo ou quero ver.
      Phil Spencer segue essa mesma ideologia. E daí não ter tido problemas em falar. Por isso o admiro!

      • Como foi eu que postei a lista de conteudos exclusivos acima, sinto-me na obrigação de ponderar a motivação da mesma:

        Ja tem alguns meses que algumas pessoas tem usado como muleta o argumento de que a Microsoft tem lançado muito conteudo no fim do ano, e isso é verdade, ano passado também foi assim, mas e no restante do ano? o consumidor xbox jogou até maio/16 Halo 5, ROTR, Gears Ultimate e Forza 6? não vejo como vantagem começar a receber jogos só no ultimo trimestre do ano e me refiro a conteudo exclusivo(**) quer dizer, sei lá, bom melhor continuar. Se vc olhar bem a lista que postei em termos de conteudo exclusivo, está bem equilibrado e no final o que vai contar é o gosto pessoal por esta ou aquela franquia, esse ano a Sony teve Uncharted, Remake de Ratche&Clank, Last Guardian, Street 5 e Gravyt Rush 2, já a microsoft teve Horizon 3, Gears 4, Quantum Break de AAA, a diferença é que uma lança seus jogos em momentos distintos no ano e a outra deixa pra lançar tudo no fim do ano, dai que acho injusto vir e dizer que a Microsoft é fodona e tals pois no fim em conteudo exclusivo esta igual ou melhor pro lado do Playstation. Outra coisa só postei isso pra mostrar a um colega os fatos que ele conhecia eram apenas parciais, enfim acredito ter exposto isso.

        Playstation Now, se joga lá Uncharted 4, Killzone SF, Infamous Second Sun, Horizon Zero Dawn, não né, então deixa quieto, todos sabemos que o Playstation Now rodará até o momento jogos do PS3 pra baixo.

        NaughtyDog, discordo fortemente de vc e concordo com o mário.

        Pra finalizar, acho curioso o fato de vc citar jogos japoneses na lista como algo ruim ou que se possa desmerecer, e em seguida vc coloca a Square, uma dev japonesa e que desenvolve jogos japoneses como umas das principais devs do momento, pra mim isso não faz sentido.

    • Cara, quem fala que a ND está em um patamar acima das demais não sou eu, o Mário ou qualquer pessoa que aqui acessa a pcmanias. São as próprias empresas de dev e mídia especializada.

      O que eu acho engraçado aqui é que algumas pessoas aqui tem problemas em aceitar isso sabe? Sempre vem um questionamento sem sentido querendo tirar o valor da ND.

      Se uma empresa em toda sua existência sempre desenvolveu jogos no mínimo bons por todos esse tempo, acho estranho todo esse questionamento.

      Outra coisa é a hipocrisia com jogos japoneses, mas Curtiram Recore feito por um japa e ficar hypando scalebound que está sendo produzido por um japa!

  15. Parabéns a todos pelo debate foi enrequecedor pra mim.

  16. [off] saiu a lista dos jogos indicados a melhor jogo do ano.

    E como sempre a ND quando lança algo está concorrendo. Ah, ND é a produtora que tem mais indicações a prêmios.
    Se vai ganhar todas ou 1 eu nao sei, mas sei que se chegou ali mostra que no mínimo ela é muito boa.
    Segue a lista!

    http://www.ps3brasil.com/noticia/54761/veja-os-indicados-aos-diversos-premios-da-the-game-awards-2016/

    • 8 indicações.

      • Os haters piram,kkkk.

        • Ow amigo, aqui quem vos fala é quem já jogou do Atari ao Xbox one, passando por arcadas e tudo mais.. Tenho consoles da Sony e MS e me incomoda o discurso uníssono de que a Sony e seus estúdios são as grandes referências… Na atual geração, vc já jogou The whitcher, Metal Gear V, Gt5, Gear 4, Forza 5, 6, Horizon 2, 3, Ryse What Dogs 2, Batlefield 1, Star Wars batlefront, Assassins creed, halo 5, quantum break, The Division, Deus Ex, Marfim 3,FIFA 17,Batman Arkhan Kinigh, pés 17…Tenho todos esse jogos e me sinto para dizer que a Naughty Dog é super estimada..e olha que joguei do Crash 1,2,3, Uncharted 1,2,3 e TLOU..

          • Carlos… calma! Ninguem está a tirar mérito aos outros! Para além do mais, como já se referiu aqui, os créditos dados à Naughty Dog não foram dados pelos utilizadores, mas pelos parceiros da área.

            Não é só uma questão de jogos ou bons jogos, é pela revolução criada na área e pelo facto de levar o hardware a pontos onde nunca outros o fizeram!

            The last of us pelas técnicas aplicadas e qualidade final era um jogo considerado impossível para a PS3. Uncharted 4 leva o hardware da PS4 a um nível que mais nenhum jogo levou, e atinge patamares de qualidade que poucos jogos atingiram (mesmo em hardware superior).

            Isso conta! E daí que há créditos a dar à empresa. Aliás em tempos publicamos aqui algumas notícias de programadores recrutados pela Naughty Dog e que referiam isso mesmo. Que a Naughty Dog era para eles o patamar máximo que podiam atingir. Um sonho!

            Não sei que factores tomam em conta, pois eu dou os devidos créditos à Naughty Dog, mas acho que há uma empresa melhor, a Rockstar.

          • Pior que desses jogos ai que vc postou só não joguei até agora Forza Horizon 3, Gears 4, BattleFront e Battlefield 1, porém não jogaste Uncharted 4 e por este motivo ainda não tens noção da qualidade que o jogo alcança, tenho jogado Batman Arkan Night e Uncharted 4 ao mesmo tempo e posso lhe dizer que o ultimo em termos de acabamento e fidelidade gráfica é sem igual, e olha que Batman já dá um show em gráficos, em termos de diversão cada um a trabalha de forma diferente, mas ambos excelentes jogos. Jogue Uncharted 4 e entenda o porque dele estar participando de várias categorias no Goty.

      • Olha, acredito que faltou uma análise mais cuidadosa nos indicados… A EA teve dez indicações.. E olha que são lançados jogos todos os anos pela mesma ao contrário de outras que levam 4 ou 5 anos pra lançar um jogo.

Os comentarios estao fechados.