Computadores de vários serviços do estado Russo foram hackados e usados para minerar criptomoeda, sem que tal fosse percebido.
A revelação surge oficialmente por parte de Nikolai Murashov, Chefe do National Coordination Center for Computer Incidents (FSB). Basicamente o governo Russo reconhece que computadores de departamentos do Estado Russo foram hackados e usados para a mineração de cripto moeda.
Basicamente o reconhecido foi que vários casos do género foram detectados em 2019, e vários casos de hacking para usos diversos foram detectados, incluindo mineração de cripto moeda em computadores de organizações e negócios governamentais.
Os computadores foram assim infectados com software malicioso que operava sem que se fosse possível perceber o uso!
Conforme o uso que estava a ser dado à máquina, o software podia ocupar até 80% dos recursos do sistema afectado, subindo ou descendo a ocupação de acordo com os pedidos à máquina, e tornando assim a sua operação invisível ao utilizador.
No entanto, foram detectadas situações onde esta mudança não aconteceu imediatamente, reduzindo significativamente a eficiência das máquinas, e permitindo perceber-se que algo estava mal.
Computadores do Estado Soviético??? Oh Mário… a União Soviética já acabou há 30 anos! 🙂
Foi um lapso em uma frase no meio do texto. Todas as outras referências diziam estado Russo.
Mas obrigado.
Eu sei. 🙂
Tens os posts retidos para moderação e não sei porque. Algo se está a passar, tenho de ver.
Já dei uma olhada e não sei o que se passa…