Out 272010
 

Escrevo este artigo porque a configuração da rede para colocar o meu antigo router a funcionar em conjunto com o ZON HUB não foi fácil. E tal pode ser constatado pelas inúmeras questões semelhantes colocadas no fórum da ZON, onde várias pessoas pretendem colocar um segundo router noutro local da casa de forma a garantir uma cobertura total do sinal wireless. Infelizmente a ZON não dá assistências deste género e o ZON HUB não suporta qualquer tipo de Wireless Distribution System (WDS), pelo que se torna problemática a ligação entre este router e qualquer outro, e desta forma há muitas pessoas a necessitar de ajuda com este tópico.

Efectivamente estive quase a desistir dado que não encontrei um único utilizador na internet a referir o sucesso nesta operação, mas após alguma insistência consegui configurar tudo e como tal relato aqui os passos a seguir.

O uso de Wireless Distribution System (WDS), a opção mais simples, está fora de hipótese. Ambos os routers necessitam de o suportar, e como o ZON HUB não o faz, escusamos de avançar por aqui.

Necessitamos então de configurar o segundo router como um Range Extender (ou Repeater),  mas para isso é necessário que o segundo router suporte a possibilidade de execução de bridges e opções de range extender. Sem elas, e dado que o ZON HUB não possui opções de configuração para este tipo de situação, a conexão será impossível, pois toda ligação terá de ser configurada no segundo router que terá de, obrigatoriamente, suportar as opções que referiremos.

Para este exemplo foi usado um ZON HUB v1.0 e um Asus WL500G. Este ultimo router era o router principal, e encontrava-se ligado por WDS a um router Asus WL300G. No entanto, dado que o WL300G é um mero Access point e como tal só possuía uma porta Ethernet, com a vinda do ZON HUB a ideia foi substituir o WL500g pelo ZON HUB, que por sua vez substituiria o WL300G, que passaria à reforma, permitindo assim a ligação de mais aparelhos por cabo na outra zona da casa.

Mas comecemos então pelas pequenas alterações que há a fazer no ZON HUB (recomenda-se que para estas alterações ambos os routers estejam ligados por cabo, sendo o cabo apenas desligado para testes de acesso por wireless, e definitivamente retirado assim que o acesso wireless estiver efectuado).

Desliguemos o segundo router do cabo, e vamos aceder ao ZON HUB de forma a fazermos o seguinte:

Vamos a Rede Local, e a Wireless,

1 – Vamos inserir um nome para a rede no campo Rede Wireless (SSID)

2 – Vamos escolher um canal fixo para a comunicação. Apesar de podermos usar qualquer canal, vamos dar preferência a um canal “non overlapping”, ou seja o 1, 6 ou 11. Para informação adicional sobre o que é um canal “non overlapping” consultem este link (em inglês):

http://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11#Channels_and_international_compatibility

3 – Agora vamos configurar a rede para funcionar apenas nos modos wireless que o segundo router suporta. Por esse motivo esqueçam o “802.11b/g/n” caso o outro router não suporte a norma n, pois tal só vos irá trazer confusão, optando assim pelo “802.11b/g mixed”. Pessoalmente consegui colocar o ZON HUB no modo 802.11b/g/n, mas fica aqui o conselho, pois esta situação pode ser problemática e causar grandes lentidões na rede.

5 – Introduza uma chave WEP (como veremos à frente, configurar um router no modo Range Extender não autoriza o uso de chaves de outro tipo). Fica aqui também a nota para não usarem chaves como a que está na foto, onde todos os valores são meramente ilustrativos ;)

6 – Inserir na lista de Filtragem MAC o MAC Adress do segundo router, configurando a opção de filtragem para PERMITIR.

7 – Para terminarmos nesta página de configuração, caso possua o WPS activo, desligue-o.

8 – Dirija-se agora à opção Rede Local, Definições. Vamos anotar o IP do ZON HUB que está na primeira linha (normalmente 192.168.1.1).

As configurações no ZON HUB estão prontas. Eventualmente a maior parte das opções já se encontravam preenchidas pois o mais certo era já estarem a dar uso ao Wireless.  Se assim for, a única alteração importante será a mudança do tipo de chave, que pode obrigar a reconfigurar todos os aparelhos que lá se ligam. Eventualmente a mudança de canal pode igualmente obrigar a reconfigurar aparelhos que guardem a configuração do canal usado.

Mas passemos agora às configurações principais, que serão feitas no outro router de forma a que se possa ligar ao ZON HUB. Para tal liguemos-lhe o cabo de rede e desliguemos o ZON HUB do cabo.

1 – Os primeiros passos a efectuar aqui são verificar a configuração de rede deste router. Há que verificar se o seu IP não é idêntico ao do ZON HUB, e isto porque por defeito os IP’s dos routers são o 192.168.1.1, e inserir o IP do ZON HUB como Gateway.

Eventualmente o segundo router poderá não ter possibilidade de introdução do gateway, o que invalida todo o processo. Mas caso não tenha, não há que desistir ainda, pois poderá ser que essa opção tenha de ser activada, como aconteceu no meu caso.

Ora um bom router possui vários métodos de funcionamento, nomeadamente: Home Gateway, Router e Access Point, e nem todos dão acesso à introdução do Gateway. Poderá por isso ser necessário alterar este modo.

Para isso no meu WL500g dirigi-me à opção System Setup, e a Operation Mode, onde tive acesso aos três métodos de funcionamento mais comuns que referi acima.

O modo Home Gateway implica que o próprio router seja usado como o gateway, o que não é o que pretendemos aqui, pois terá de ser o ZON HUB o gateway definido. Por esse motivo, apesar de muito certamente ser essa a opção ligada, por ser a mais completa, essa opção não nos interessa uma vez que não há lugar à possibilidade de introdução manual do gateway.

O modo Router em nada invalida o que foi dito em cima. A única diferença é que o router desligará a porta WAN, ficando apenas a fazer o redireccionamento das portas Ethernet, invalidando assim, tal como no caso anterior, a definição de um gateway. É assim um outro modo que não nos interessa.

Resta então o modo Access Point que iremos seleccionar caso o router o possua como opção. Recorde-se que caso o router não permita a definição do Gateway de forma imediata, e não possua a opção para funcionar como Access Point para activar essa possibilidade de introdução, então o router não poderá ser ligado ao ZON HUB.

2 – Uma vez definido o modo de funcionamento do router como Access Point, a opção de definição do gateway deverá agora aparecer junto da definição do IP e da máscara de rede do router. Há então que introduzir o IP do ZON HUB no campo Gateway (por defeito o 192.168.1.1). Verifiquemos também o IP ADRESS do segundo router, e certifiquemo-nos que este tem valor diferente do usado no ZON HUB.

Teremos de usar uma máscara de rede (subnet mask) igual (por defeito a 255.255.255.0 e que não devemos necessitar de alterar excepto se forem diferentes). Dado que o IP está a ser configurado manualmente e será fixo, a opção para obtenção automática de IP deverá ser desligada.

Com estes passos completos definimos então o ZON HUB como o gateway de acesso do segundo router, e como tal garantimos que após efectuada a ligação, haja um redireccionamento correcto dos pedidos. No entanto, como poderão constatar caso desliguem o segundo router do cabo de rede, não é ainda possível aceder via Wireless ao segundo router.

Há que configurar o que falta, e para isso dirigi-me à opção Wireless, Interface:

3 – Coloquemos um SSID no segundo router igual ao usado no ZON HUB.

3 – Coloquemos o segundo router a usar o canal definido no ZON HUB.

4 – Coloquemos o modo de funcionamento igual ao definido no ZON HUB (802.11b, 802.11g, 802.11n, ou modos mistos). No meu caso o modo misto é denominado de AUTO.

5 – Coloque a chave WEP idêntica à usada para acessos ao ZON HUB via wireless (Note-se que no ZON HUB tive de meter a chave em Hexadecimal para bater certo com esta). Poderá ainda, caso possa introduzir várias chaves, ter de definir o Key Index, isto é qual das várias chaves introduzidas deve usar, e nesse caso aponte este valor para o campo onde inseriu a chave que lhe interessa (1 no primeiro, 2 no segundo, etc).

Com isto, as configurações base estão agora efectuadas, mas há mais.

No segundo router, vamos às opções de Bridge (dado que o ZON HUB não faz bridge vamos ter de o fazer aqui, daí que estas opções a não existirem invalidam todo o processo):

Aqui poderemos ter vários modos de funcionamento. Os mais comuns são o modo AP, WDS, e Hybrid.

No modo AP as bridges wireless serão desactivadas, pelo que é um modo que não interessa.

O modo WDS está fora de causa, pois requer o suporte pelo ZON HUB, o que não acontece.

O modo Hybrid será o modo a escolher. Este modo permite bridges wireless e a associação de estações ao Access Point (neste caso o router, dado que ele está definido como Access Point).

Neste router da Asus, a colocação do canal de funcionamento aparece aqui repetida de forma redundante, sendo que ao alterarmos previamente o canal ele deverá aparecer correcto. De qualquer maneira caso haja outros routers que não o façam de forma automática, há que colocar aqui o valor correcto.

Eventualmente será necessário introduzir o MAC ADRESS do ZOB HUB caso haja uma lista de MAC’s a autorizar para a bridge.

NOTA IMPORTANTE: O ZON HUB indica um Mac Adress num autocolante presente na sua base, mas o Mac Adress que me foi possível ler difere do que lá está escrito. Dessa forma, recomenda-se que se introduza não só o MAC ADRESS lido na base, mas também o obtido na opção SISTEMA->MONITORIZAR do ZON HUB e que pode ser lido na coluna “LAN Wireless 802.11n Access Point ra0”.

Da mesma forma, caso esteja a ser feito um controlo de acessos ao segundo router baseado nos MAC ADRESS, há que introduzir o MAC do ZON HUB na lista de MAC’s autorizados (mais uma vez se recomenda a introdução dos 2 MAC’s acima referidos). No meu caso isso foi feito na opção ACCESS CONTROL

E estamos quase prontos para funcionar. Falta apenas uma última configuração.

No meu caso, para a encontrar, na opção Wireless do WL500G dirigi-me a Advanced.

E o pretendido é o modo de extensão, ou Extended Mode (recorda-se que o router está a ser configurado como Range Extender, ou extensor de alcance)

As opções do Extended Mode são normalmente “AP ou WDS”, “Station” e “Ethernet”.

O modo “AP ou WDS” é relativo à aplicação do modo WDS, que como já referimos anteriormente não pode ser usado pelo facto de o ZON HUB não o suportar.

O modo Station permitirá ao router ligar-se ao ZON HUB, mas apenas para aparelhos que lá se liguem por wireless. Por esse motivo, caso possua cabos a usar as portas Ethernet no segundo router, esta não será a opção indicada.

O modo Ethernet é a opção mais adequada, independentemente de haver ou não cabos físicos ligados no segundo router. O funcionamento é igual ao Station, mas a funcionalidade de uso das portas Ethernet fica activa, pelo que se revela preferencial.

Infelizmente, estes dois modos últimos apenas funcionam usando chaves WEP, daí o facto de logo no início deste artigo se ter recomendado o uso da mesma.

Não se esquecendo de aplicar e guardar (com eventual re-início do router) todas estas alterações, com estas configurações efectuadas, o seu segundo router deverá agora está ligado por wireless com o ZON HUB.

Espero que o artigo seja útil.

Nota: Se o teu segundo router também não suporta bridge ou não tem as opções que aqui se encontram, experimenta ler este outro artigo.

Publicidade

  51 Responses to “Configurar uma bridge wireless entre um segundo router e o ZON HUB”

Comments (51)
  1. Boas

    Tenho uma dúvida. Sou clin zon e tenho o serviço zon fon free, na casa da minha mãe tenho sinal zon fon free mas o sinal é fraco no portátil, não há maneira de aumentar ou melhorar a qualidade do sinal ou melhor dizendo repetir o sinal? se afirmativo como faço as configurações? Atenciosamente Nelson serrão

    • Sim, podes aumentar o sinal. Para isso precisas de um repetidor, isto é, um segundo router a amplificar o sinal do primeiro. Terás de o colocar entre a zona onde estás e o zon hub de forma a que ele apanhe o sinal do zon hub ainda forte e o repita amplificado para ti.
      O Asus RT-N12 é um router que testamos mas cuja análise ainda não está online, e que consegue fazer isso de forma muito simplificada. Nota que podes encontrar aqui a análise ao RT-N10 que deveria fazer o mesmo sendo mais barato, mas alterações feitas pela Asus ao produto criaram-lhe incompatibilidades com o zon hub que é um router problemático para se fazer bridges, daí que a referencia a routers que o conseguem é quase obrigatória.

      • Boas Mário Ferreira

        Antes de mais parabens pelo artigo que está realmente óptimo.
        Estou exactamente na mesma situação que o Nelson Serrao:
        Sou assinante ZON e tenho um My Hub 2.0 em casa (por isso
        posso aceder às FON-ZON-FREE).
        Noutra casa chega-me um sinal FON-ZON-FREE por vezes fraco,
        ou seja nem sempre dá bem.

        Pensa ser possível repetir este sinal FON-ZON-FREE com o famoso
        router ASUS WL500GP ? Tem alguma informação sobre isso?
        Se sim ficar-lhe-ia imensamente grato se pudesse partilhar aqui.

        Desde já obrigado pela eventual ajuda, que acredito poder “salvar” muita gente,

        Miguel Garcia

        • Sinceramente não sei se é possível repetir-se o sinal do free Zon. Posso afirmar que já tentei a bridge com ele que me foi reportada como bem sucedida, mas a verdade é que depois não testei qualquer acesso. No entanto, dado que o procedimento é o mesmo apenas mudando o SSID da rede, nada como experimentarem.

    • Estou a pensar fazer o mesmo k voces, mas gostaria de saber se já algum de voces conseguiu ampliar o sinal com o recurso a um range extender. Obrigrado

      • Neste momento estou a ampliar o sinal do Zon Hub com um Asus RT-N12 como repetidor.
        Por isso sim, é possível ampliar o sinal.
        No entanto o Zon Hub é um router problemático e nem todos os routers são compatíveis com ele.

        • Bom dia;

          usando o ASUS RT-N12 é possível usar como Repeater e usar o QIS (configuração rápida) sem configurações adicionais?

          agradeço a sua resposta.

  2. Ate ha pouco tempo tinha um netgear da zon,e por causa do zonfon decidi mudar para o my hub. Agora o wireless esta horrivel, especialmente para o ipad. Assim pretendia usar um d-link dir-655 em bridge com este, uma vez que parece nao ser possivel ter o my hub so como modem…sera possivel com este equipamento?

    • Já várias pessoas se queixaram de problemas com o Zon Hub/My Hub e o iPad, e sinceramente não os compreendo porque eu nunca os tive.

      Recomendo-te por isso que configures o teu ZON HUB num canal “non overlapping”, e que uses uma chave wep. Usa igualmente IP’s fixos e não confies no servidor DHCP do ZON HUB.

      Quanto ao D-LINK desconheço o aparelho, pelo que não posso ajudar.

  3. Caro companheiro Mário Ferreira,

    Muito OBRIGADO por postar a sua experiencia com todos nós, devo dizer q acabei d configurar um d-link dsl 2640b tudo graças ao seu post.

    Com algumas diferenças, nomeadamente, para poder configura-lo tive de pô-lo em modo IP Static, em vez de bridge, pois em bridge nao me deixava introduzir o gateway. D qq das formas, atraves d Static IP, pude introduzir o gateway do zonhub, mas tive tambem d introduzir o IP da netmadeira, etc..

    Mais uma vez, muito obrigado por dedicar tempo a escrever este post, que como a mim me ajudou bastante, tenho a certeza que ira ajudar mto boa gente, tentando amplificar cada um a sua rede caseira!

    Thanks, J from Madeira :P

    • Muito obrigado Jota.

      É para feedbacks como o teu que se perde tempo aqui a escrever estes artigos. A ideia é efectivamente ajudar.

      Relativamente ao teu router, efectivamente a introdução do gateway é obrigatória, pois é por ele que o router redirecciona os pedidos para o ZON HUB. Deveria dar para a introduzir em modo bridge, mas se não dá e em IP Static funciona na mesma, óptimo.

      Curiosamente o meu Asus RT-N12 em modo de repetidor não permite a introdução de imensos parâmetros, nomeadamente de configuração de segurança de rede. Quer isso dizer que apesar de fazer a bridge, não posso configurar ports forwardings, ou restrições de mac adress.

      Mas curiosamente, metendo essas configurações todas em modo router e passando depois para modo repetidor, apesar de as mesmas deixarem de estar disponíveis, os valores que lá estão ficam válidos e assim posso configurar as coisas como deve de ser.

      Quem sabe se mudando o modo agora que tens o gateway inserido ele não se mantém a funcionar ok. Mas no teu caso é irrelevante, pois funciona como está!

      Mais uma vez, obrigado pelo Feedback, e para todos os que não conseguirem nada seguindo as dicas deste artigo relembro que temos o artigo sobre alteração do firmware para o DD-WRT que, se suportar o vosso router, deverá resolver todos os vossos problemas.

    • Caro Jota,

      Ao ler o seu post lembrei-me que tinha arrumado, algures na minha garagem, um velho D-Link ADSL Router DSL-2640B. Como o não consegui configurar com sucesso, e não quererendo abusar gostaria de lhe pedir, se possivel, umas dicas ou printscreens das configurações efectuadas.

      O meu muito obrigado!!

  4. Boa tarde, tenho um Asus WL-50gp V2 e queria criar uma bridge com o router zon (My Hub 2.0). Já fiz todos os passos que aqui explicam mas não consigo fazer com que funcione. Curioso que não consigo encontrar a opção Extended Mode – Ethernet no router Asus. O firmware que aqui usam é alterado ou é o que vem de origem com os Asus. Se possivel gostava que me dessem uma ajuda. Obrigado

    • Caro Soares

      Sinceramente o Asus Wl-500g aqui usado já possuía alguma idade e já não levava updates de firmware à uns anos, pelo que se torna difícil de responder exactamente à tua questão.
      No entanto é provável que pudesse estar alterado com este firmware: http://oleg.wl500g.info/
      Não te posso actualmente confirmar esse facto pois esse router queimou e foi substituído.

  5. Olá, desde já parabéns pelo tuturial fantástico… :))
    A minha questão era, tenho o ZonHub no quarto, e quero ligar o 2ºRouter na sala, via Ethernet (divisão da outra ponta da casa), queria ligar por PowerLine um ao ZonHub e na outra ponta o outro PowerLine ao 2ºRouter. Mas antes de comprar o PowerLine estou a tentar configurar directamente por cabo, ou seja, sai um cabo RJ45 da LAN do ZonHub e liga á LAN do 2ºRouter, mas não estou a conseguir configurar de modo a aceder á net. Será que alguém me consegue dar uma ajuda ?
    Muito obrigado…

    • Hélder, tens de configurar o 2° router em modo “access point”, AP mode ou coisa parecida. Depende do fabricante. Dá uma olhada no firmware do router. O objectivo é usar o DHCP e NAT do zonhub, e outro apenas dar passagem.

      Depois até podes configurar o wifi igual ao zonhub (mesmo nome, password, channel e segurança). Assim os dispositivos alternam de forma transparente de um para o outro, sem interromper a ligação e establecer outra.

    • Óla Helder,
      Estou exatamente na mesma situação, pretento ligar um router wireless Sitecom via RJ45 ao router da ZON. Se por acaso conseguis-te, agradeço que me ajudes.
      Obrigado.

  6. Bom dia,

    Antes de mais quero dar os parabéns e agradecimento ao Mário Ferreira por toda a ajuda que dá às pessoas, esta ajuda não tem preço! Também quero dar os meus agradecimentos a todos os outros utilizadores que ajudam nas configurações.

    Posto isto, a minha questão é a seguinte. Tenho um Zon Hub e um repeater TL-WA730RE para ter acesso à internet em 2 apartamentos.

    A questão é que neste momento parece que só o repeater é que está a enviar net, quando estou ao pé do zon hub parece que ele não envia net, e apenas estou a receber o sinal do repeater. Alguma ideia do que se está a passar?

    Já agora, muitas vezes também demoro a ter acesso à net, e de repente, passados por exemplo 5 minutos, começo a ter acesso, não sei o que se passará.

    Obrigado e cumprimentos.

    • A explicação pode ser simples, até porque eu estou a sofrer desse problema cá em casa!
      O repetidor tem uma potência de sinal muito mais forte do que o Zon hub, e quer isso dizer que tudo tem tendência a ligar-se ao repetidor, mesmo quando estou ao pé do ZON HUB.
      Como resolver isso??? Sinceramente não sei, até porque não considero isso um problema.
      Quanto ao acesso à net, e a demora, pode estar relacionado. Eventualmente aceitando que o problema é igual, e como tal te ligas sempre pelo repetidor, pode haver problemas com a conexão entre os dois que te causa essa situação.
      Verifica se consegues transferir alguns gigas entre os dois routers sem quebras na ligação e na velocidade, pois se não conseguires ou a velocidade quebrar abruptamente é mesmo esse o teu problema.

  7. Boas
    Não sei se vou a tempo de alguém me poder ajudar…..
    Tenho agora em casa uma Hub 2.0 da Zon e fiquei sem dar uso a um Linksys WRT54GC.
    Sei que por definição de Fábrica o Linksys não faz bridge, mas será que por cabo de rede poderia usar-lo como uma extenção da rede wireless?

    Se sim como devo configurar-lo?

    Muitissimo obrigado.
    Nelson

    • Nelson, se esse Linksys WRT54GC tiver “access point mode” é fácil. Basta um cabo de rede entre os dois, meter o Linksys em modo access point, configurar o wireless com o mesmo SSID, password, tipo de ligação, canal, tipo de segurança e encriptação do ZonHub e em principio deve funcionar. Ficas com bom sinal na casa toda, e como se fosse um só acesso. Tenho esse esquema aqui em casa com o router Thomson da MEO e um ASUS. Tb já configurei o mesmo a um amigo q tem uma ligação (e router) da Vodafone.

      Se o Linksys WRT54GC não tiver “access point mode” é mais complicado. Tens de, no WRT54GC, mudar manualmente o IP (para ficar diferente do zonhub), desligar o DHCP, e ligar o cabo numa porta ethernet normal (em vez da WAN). Mas também deve dar.

  8. Lê este artigo: http://www.pcmanias.com/resolva-todos-os-problemas-de-bridge-repetidor-com-o-zon-hub-my-hub-com-o-dd-wrt/
    Verifica se o teu router linksys é suportado, porque se for tens o teu problema resolvido.

  9. Existe possibilidade de fazeres um video com todos os passos, incluindo a instalação física?
    Bloqueei no ponto 1 após a configuração do zon hub. Podes voltar a explicar que cabos são ligado e/ou desligados no final do ponto oito da configuração da zon hub para o ponto 1 seguinte e como encontrar o endereço do segundo router? Eu estou a usar um TP-WA701ND.

    • Infelizmente o router do exemplo queimou faz cerca de meio ano, pelo que actualmente não posso fazer o que pretendias.

      No meu caso no ponto 8 tive de desligar o ZON HUB e ligar apenas o outro router porque ambos possuíam o IP 192.168.1.1, e daí que até isso ser mudado em um dos routers, não era possível os dois coexistirem na mesma rede.

      Se no entanto, ambos os routers tiverem IP’s diferentes, podes manter os dois ligados por cabo (o ZONHUB ao PC e o outro numa porta do ZONHUB). Tens contudo de desligar o cabo que une os dois routers para testar se a ligação wireless existe.

      Quanto ao IP do segundo router, ele varia de fabricante para fabricante. Mas o ZONHUB deverá indicar no seu menu o ip dos routers a ele ligados. Se no entanto após ligares esse router ao ZONHUB não conseguires aceder ao ZONHUB, ou se o IP não aparecer na sua lista, muito provavelmente é o mesmo que o ZONHUB está a usar.

      Espero ter ajudado.

  10. boa noite,

    o minha questão é a seguinte,
    gostava de realizar uma ligação bridge entre o Zon Hub e um router que tenho da smc para conseguir bloquear alguns url´s, já que o Zon Hub não permite realizar essa operação,
    consegues me dar uma ajuda?

    obrg
    AM

    • Alexandre, não poderás fazer isso por bridge. Não tenho certeza absoluta, mas creio que um router em modo bridge é um simples retransmissor e não controla o tráfego. No entanto, deve ser possível ligar o Zon Hub ao SMC por cabo, e desligar o wi-fi do Zon Hub de modo que tudo passe pelo SMC.

      • boa tarde, obrg pela resposta, e desculpa só agradecer agora mas esperei por uma notificação no meu e-mail e nd :),

        mas repara se eu desligar o wi-fi do zon este continua a entregar os IP´s, certo? porque já fiz como tinhas dito, mas n funcionou, tb não tinha desligado o wi-fi,

        entretanto a ZON fez a ligação bridge, mas todos os pc´s que passaram a ligar ao smc que serve de ponte não têm net, por não conseguem obter um IP da mesma gama que a bridge envia… devia de ser 89. .. .. e anda pela classe C, os tipicos 192.168.. …, vais pensar que pode ser por ter DHCP activo, mas n tenho, já o desliguei :)
        como achas que devo controlar a rede?

        • Esse IP 89.*.*.* deve ser o IP externo/público. Internamente todos os dispositivos devem ter um IP do tipo 192.168.*.* Até o ZON hub.

          Experimenta desligar o DHCP no Zon Hub, e ligar no router. Configura o IP (interno) do Zon Hub como gateway.

  11. Boas,

    Acabaram de me trocar o meu antigo Thomson pelo novo Zon Hub 2.0. Como tenho um computador desktop sem adaptador WiFi, gostava de configurar o router Asus WL500Gp para servir como bridge entre o Zon Hub e o desktop.

    Já segui os passos todos do tutorial mas estou com um problema. A chave WEP que posso colocar no Zon Hub é de 40 ou 104 bits enquanto no Asus é 64 ou 128. E quando ponho a chave em hexadecimal no router, não tenho forma de a introduzir em HEX no computador para me ligar à rede. De qualquer das formas, não consigo pôr o router a funcionar como bridge.

    Fiquei particularmente interessado no acesso “clandestino” ao Zon Hub. Já consegui entrar como admin mas não encontro opções de bridge. Só uma que diz activar bridge na porta 4, mas não é isso que quero. Onde é que ficam essas opções?

    Cumprimentos,

    Mauricio Ramalho

  12. Bom noite,

    Antes de mais quero dar os parabéns e agradecimento ao Mário Ferreira por este grande trabalho e bastante esclarecedor…

    A minha pergunta e se consigo ligar um router SMCwbr14-g2 via wireless ao router da zon o zon hub??
    Já pesquisei bastante mas pelos vistos nao encontro nada k me esclareca…
    Aguardo uma resposta…
    Obrigado

    Diogo Moura

    Obrigado

    • Bom dia Diogo

      O problema com as bridges é que dos dois routers, pelo menos um deles tem de suportar essa caracteristica.

      Ora dado que o Zon Hub não suporta, tudo depende do outro router.

      Ainda por cima, sendo o zon hub um router problemático, mesmo com o suporte da caracteristica não há garantias de sucesso.

      Por esse motivo, se vais adquirir um router procura por relatos de sucesso na efectivação da bridge e adquire um modelo semelhante.

      Mas se já possuis o router, terás de ver se este suporta opções para bridge e tentar efectuar a mesma. Isso infelizmente pode ser mais dificil do que parece uma vez que todos os firmwares são diferentes e as opções possuem nomes ligeiramente diferentes, mas aí torna-se impossível de ajudar pois não é possível conhecer-se tudo o que existe.

      Este modelo da Asus do artigo era bastante complexo, mas dado que o firmware possuia uma ligeira explicação de cada uma das opções quando se passava o rato sobre a mesma, acabou por ser simples chegar lá. Já por exemplo, o RT-N12 da Asus é de uma simplicidade extrema na conexão, apesar de depois a sua configuração total ser mais complexa (ele efectua de forma simples a bridge, mas deixa a rede toda aberta e sem seguranças que considero imprescindiveis).

      O chipset interno do segundo router é de extrema importância, pois tanto o WL500g como o RT-N12 usam chipsets broadcom, talvez a marca menos problemática de todas.

      O RT-N10 que testamos aqui na PCManias, tambem efectuou uma bridge em poucos segundos, mas esse é um router que não recomendamos pois, ao contrário do modelo testado, e igualmente equipado com chipset Broadcom, os modelos actualmente vendidos já não usam chips desse fabricante.

      Enfim, mais do que isto não te posso dizer, excepto que, pelo pouco que lidei com routers SMC, os modelos que usei não eram nada competos a a nível de firmware, e como tal, incapazes de qualquer tipo de bridge. No entanto sobre o modelo em causa não me posso pronunciar.

  13. bom dia.
    É possivel amplificar o sinal do Fon Zon Free? ampliando, seria possivel deixar de pedir o login?(substituir por uma pass)

    obeigado

    • Podes amplificar exactamente criando uma bridge como este artigo descreve. O segundo router funciona como repetidor, aumentado assim a cobertura e o sinal.
      Quanto ao login não sabemos a que te referes. Se falas ao login com username e password do router eles são necessários para identificar o utilizador, o seu grau de acesso e por questões de segurança.

  14. Cumprimentos Mário.
    Obrigado pela sua dedicação e solidariedade para com os leigos na matéria, como eu.
    Caso tenha disponibilidade gostaria que me esclarecesse o seguinte: tenho um Hub da Zon instalado na sala e que me proporciona boa rede wi fi para toda a casa. Acontece que o meu desktop ficou sem net uma vez que não foi possível, aquando da instalação, passar um cabo para o escritório. Tenho um router Linksys wrt 160N que não utilizo, desde que mudei para a Zon. A questão é saber se o posso utilizar para que sirva de AP? ou Bridge? ou de outra função para que me forneça net no PC fixo do escritório. Desta forma evitaria o custo de uma pen wifi. O problema aqui não é ampliar o sinal, simplesmente aproveitar via router o sinal do hub zon para que o pc fixo possa aceder à net. Obrigado mais uma vez.

    • Percebo a tua questão, e efectivamente o que pretendes é fazer uma bridge, exactamente como a do exemplo, onde as portas ethernet ficam activas e podes lá ligar o PC.
      Aliás o exemplo de cima foi criado para colocar um media center da sala a aceder por intermédio do router ao zon hub, ao mesmo tempo em que o wireless era repetido de forma a poder usar lá qualquer aparelho wireless com melhor sinal.
      Ou seja, o que precisas é de tentar seguir ao máximo o exemplo de cima.
      Infelizmente não conheço o firmware desse router e como tal desconheço as opções aí existentes que poderiam executar esta operação, pelo que terás de ser tu a procurar por algo semelhante ao acima descrito.
      A questão aqui, no que toca a esse router, é a seguinte:

      O acesso bridge ao Zon Hub, tal como descrito no artigo, pode ser impedido por dois factores:

      1 – Falta de suporte do fabricante às opções acima descritas, independentemente de o chipset usado no router ser ou não compatível com o Zon Hub.
      2 – Falta de compatibilidade do chipset usado no segundo router, com o Zon Hub.

      O equipamento que tens é algo curioso, e passo a explicar:

      1 – A Linksys não é conhecida por ter firmwares bastante completos. Desta forma, fico mesmo sem sequer ter uma ideia se o teu router é ou não capaz a nível de suporte de realizar esta operação, e como te disse, terás de ser tu a procurar por opções do género. Infelizmente não te poderei ajudar muito mais pois como podes imaginar é impossível conhecer os firmwares de todos os routers que existem, e eles são quase todos diferentes.

      2 – O teu equipamento existiu em quatro versões. A versão 1.0, a 1.1, a 2.0 e a 3.0.
      Ora as primeiras duas versões vinham equipadas com um chipset Broadcom 4704 @ 266 MHz. E a versão 3.0 vinha equipado com um Broadcom 4716 @ 300 MHz, uma versão melhorada do primeiro chipset. Independentemente de qual o modelo usado, este é um chipset dos mais suportados e mais compatíveis do mercado, e perfeitamente compatível e capaz de realizar uma bridge com o Zon Hub (isto claro, partindo do principio que não ficas limitado pelo suporte do fabricante referido no ponto 1).
      Mas infelizmente, e à semelhança do que aconteceu com o Asus RT-N10 que aqui testamos, o chipset Broadcom deu na versão 2.0, lugar ao mais económico Ralink. E este Ralink, nos testes que fizemos não se mostrou compatível com o Zon Hub.

      Assim, caso tenhas a versão 2.0 (o que terás de ver pela versão do firmware usado), será melhor esqueceres esse router. Se tiveres um dos outros, se o fabricante suportar bridges, terás possibilidade de a fazer. Mas infelizmente não te poderei ajudar.

      No entanto não desesperes. Há ainda uma solução para usares esse router caso seja o 1.0, 1.1 ou 3.0. O DD-WRT, um firmware genérico que à partida suporta o teu router. Vê este artigo:
      http://www.pcmanias.com/resolva-todos-os-problemas-de-bridge-repetidor-com-o-zon-hub-my-hub-com-o-dd-wrt/

      • Muito obrigado Mário pela sua ajuda. Vou tentar resolver o problema dessa forma. obrigado.Cumprimentos

  15. Boa tarde Mário.
    O meu problema prende-se com o facto de não conseguir aceder a uma rede com chave wep. Nem com um netbook Samsung, nem com um MacBook Pro. Já me fartei de procurar em fóruns e toda a gente diz que os Mac’s não permitem a ligação a uma rede com este tipo de segurança. Será mesmo verdade?

    Muito obrigado.

    Cumprimentos.

    • Começemos pelo Samsung. Deverias conseguir ligar-te sem problemas à rede WEP. Já no MAC a história é outra. Os Macbooks não permitem ligar-se às redes WEP, mas no entanto há uma solução para isso. Introduz um $ antes da password para referir ao computador que estás a usar uma chave hexadecimal, e deves superar o problema.
      Com esta solução deverias conseguir ligar-te com os dois, e se o teu problema se percebe no MAC, já no Samsung estou sem perceber o que se passa. Experimenta usar também o $ a ver se resolves o problema. Seja como for, certifica-te que a password está correcta. Consegues ligar-te com essa password em algum outro aparelho?

  16. Sou cliente Zon com serviço “fibra” de 100Mb, instalaram-me o novo router deles o Zon-Hub 3.0 já com a nova norma 802.11n, infelizmente como todos sabemos o serviço prestado pela zon é limitado pois por wireless o serviço e limitado a 65Mbps.
    Visto não ter opção de Channel Width = 40 Mhz, Porque vem por defeito com Channel Width = 20 Mhz o que com norma N não vale de nada…
    A minha ideia é instalar outro router ao zon hub 3.0 e ai sim poder usufruir de um serviço melhor não tendo tantos limites.
    O router em questão e o ASUS – ROUTER RT-N15,WLAN N,802.11n,300Mbps,4 Portas GIGABIT, (informações sobre o router clicar no link http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=119942&cat=2817) gostava de saber se era possível faze-lo? E como era a melhor forma de fazer a ligação (AP, BRIDGE, ACCESS POINT, etc).
    Se disse alguma barbaridade para os intendidos na matéria me desculpei pois não sou nenhum nerd na matéria e por isso estou aqui a tentar alguma informação extra. Espero que me possam ajudar…
    Abraço

    • À partida, sem qualquer problema deverás conseguir fazer o que pretendes com esse router, mas o ideal é mesmo liga-lo ao ZON HUB por cabo. Depois desactivas o Wireless no Zon HUB e fica este segundo router a servir-te a rede sem fios.
      No entanto o Zon HUB permite 150 Mbps com o preenchimento de banda a 20 Mhz, e não 65 Mbps.
      Seja como for, experimenta fazer o seguinte: Nota que não te garanto que isto funcione no Zon HUB 3.0, e para executares isto vais perder todas as configurações do ZON HUB pelo que o terás de configurar de novo.

      - Desliga o cabo da antena do Zon HUB.
      - Repõem os valores de fábrica.
      - acede ao zon hub e entra como user: admin, password: admin (Ou ADMIN, verifica as duas dado que ele é sensível ao caps lock)

      Caso o procedimento funcione estás agora como administrador total do teu ZON HUB, podendo configurar o que quiseres. Recomendo que antes do mais cries um novo utilizador com acesso de administrador uma vez que mal ligues o router ao cabo da antena/coaxial, este utilizador deixará de estar acessível e passas apenas a poder aceder como utilizador.

      Uma vez o novo utilizador criado, faz logout e testa entrar com ele.

      Se tudo funcionar direito com o novo utilizador como administrador, re-liga o cabo coaxial. Mas deverás ter acesso de administração ao ZON HUB.

      Como referi não garanto que isto funcione com este Zon Hub 3.0.

      • Pois o que eu quero mesmo e liga-lo por cabo e so trabalhar com o router da asus, pois o router da zon fica apenas como modem… a minha duvida é que com a ligaçao por cabo ao rouer da asus consigo aumentar a minha velocidade que neste momento é so de 65mbps por wireless?
        tendo o router da asus norma N e modo de banda 20/40mhz ou auto e a minha placa wieless tambem suporta N sera que consigo ter uma melhor velocidade?

  17. Alguma resposta que me possa ajudar Sr.Mario?

    • Quando falas em 65 Mbps estás a falar em velocidades reais de transferência ou de conexão?

      O que te posso dizer é que se obtens 65 Mbps reais então estás com uma velocidade excelente. E não te garanto que alguma vez consigas melhor. Mesmo com 40 Mhz e outro router. Pelo contrário, a mudança, apesar de teoricamente permitir melhorias, até te pode descer as velocidades.

      Já se falas em velocidade de conexão, então algo aí está mal!

      No caso de ser velocidade real então não estás nada mal. Olha este Netgear por exemplo, mesmo a 40 Mhz consegue menos velocidade do que o que estás a ter agora:

      http://www.smallnetbuilder.com/images/stories/wireless/netgear_wnr2000/netgear_wnr2000_wireless_benches_down.jpg

      Diga-se aliás que ao mudares para 40 Mhz podes até nem ter um aumento de velocidade, mas sim um decréscimo. Este website (http://www.smallnetbuilder.com/wireless/wireless-basics/30664-5-ways-to-fix-slow-80211n-speed) até nem recomenda o uso de 40 Mhz.

      Ou seja, respondendo-te eu, o que te digo é que não te garanto que o Asus te suba a velocidade, mesmo que o ponhas a 40 Mhz. Estás com 65 Mbps reais estás com uma excelente velocidade efectiva para uma rede Wireless. Podes tentar melhora-la fazendo alguns procedimentos como impedir de misturar aparelhos b e g com a rede n, e usar um canal non overlapping como o 1, 6 ou 11. Usa igualmente passwords WPA2 e não WEP or WPA/TKIP que te reduzem a velocidade drasticamente.

  18. Viva,

    É possível ajudar-me com o TP-Link TL-WA830-RE?

    Tenho o Zon Hub 2.0, no entanto tenho várias divisões da casa com sinal muito fraco.
    Antigamento antes de mudar para o zon hub 2.0 não tinha qualquer problemas com o sinal e a velocidade da internet…
    Já tentei de tudo…

    Espero que me possa judar… Obrigado

  19. Como se usa javacript para criarmos uma conta de administrador. Qual o script a usar?
    Obrigado,
    Freakyfreak

  20. Boa Noite, Mario

    Antes de mais agradeço por este tuturial que alem de bem explicado ajuda que se farta…mas no entanto tenho um problema..:( nao consigo por a dar ….
    tenho dois ap´s/routers para utilizar com o zon hub
    1º o Asus wl-600g
    2º smc2552w-g2
    O asus tem uma GUI parecida ao do wl-500g mas em certos pontos nem sei o que meter ou nao é igual ou tem as mesma opçoes
    O smc é totalmente diferemte mas deram me este equipamento que estava a funcionar como bridge entre outros iguais …tenho o manual dele e tambem esta aqui…:
    http://www.smc.com/files/AR/MN_SMC2552W-G2.pdf

    se me pudesses ajufar agradecia te muito porque ja nao aguento da cabeça de tantas tentivas …:)

    ajudas me??? agradeço em adiantado,

    abraço carlos

  21. O MyHub 2.0 e as ultimas versões do ZON HUB (que é o caso do meu) são exactamente a mesma coisa, apenas com a mudança da carcaça exterior. Por isso naturalmente que dá!

  22. Desde os ultimos updates que o javascript foi desactivado. Mas mesmo assim ainda é possivel aceder como administrador.

    Desliga o cabo de antena do router e faz-lhe um reset para a configuração de fábrica. Irás perder todas as configurações que lá existam pelo que convém anotar as mesmas.

    Agora sem ligares o cabo da antena acede-lhe como utilizador: admin, password: admin.

    Cria uma password de administração para ti e liga o cabo de antena. A password do utilizador admin será imediatamente alterada pelo que lhe perderás o acesso, mas caso tenhas criado uma conta alternativa ela ficará ainda activa e poderás aceder pelos valores que introduziste.

  23. Aparentemente tens uma forma muito simples de fazer uma bridge dado que tens 3 routers.
    Se estás à rasca com a bridge directa com o ZON HUB, porque não ligar um destes routers ao ZON HUB por cabo (ficam lado a lado), e dado que ambos (Asus e SMC) suportam WDS ligar os dois entre si.

    É certo que é uma situação de remedeio que mete três routers ao barulho, mas podes coloca-los num outro SSID e canal, a repetir sinal.

    Nesta fase dou-te este conselho por ser o mais simples e que te resolve o problema. Recomendo só que desligues o DHCP no router que vai repetir o sinal do primeiro.

    Eventualmente, caso queiras perder tempo terias de me colocar em qualquer sitio, devidamente ordenadas, fotos com todos os menus e opções do Wl-600g, que te tentaria ajudar assim que tivesse tempo.

    Mas acredita que desta forma deves conseguir fazer isso facilmente. Só tem o inconveniente de teres de usar três routers em vez de dois, mas o WDS é bastante simples de activar, e é próprio para este tipo de coisas.

  24. Mais uma vez obrigado Mario pela prontidão na resposta….

    Mas o router Zon é do meu vizinho..lol e ele deu me a pass wirelless para me ligar …mas o sinal é muita fraco…por isso é que queria fazer uma bridge a partir do dele para uns dos meus (asus ou smc).para ter net em minha casa… e eu ate ja configurei o router dele conforme este tutorial.
    Quanto ao asus wl-600g.poderei ja amanha enviar te PRTSCRN dos menus todos…mas o smc parece que nasceu so para ser bridge mas é complicado (se calhar incompativel…com o zon…) este mandarei os prtscrn dps senao te importares.

    Mais uma vez obrigadao pela ajuda ….abraços carlos

Sorry, the comment form is closed at this time.