Confusões de atalhos nos browsers? Eis a explicação!

F5, CTRL+F5, CTRL+R, CTRL+SHIFT+R, são tudo atalhos que podem ser utilizados nos browsers para recarregar uma página. Qual a diferença entre estes atalhos?

f5

Se por vezes ao abrirem uma página ou jogo no vosso browser experimentam problemas de visualização, perda de formatação, ou qualquer outro tipo de problema que não deveria acontecer, a situação pode estar relacionada com o que se encontra actualmente armazenado em cache.

Normalmente em caso de problema há que experimentar recarregar a página. Isso pode ser feito realizando-se um refrescamento da página.

Para tal existe um icone de refrescamento em todos os browsers, mas igualmente teclas para se realizar essa situação.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

É aqui que aparece a tecla F5. Esta é a tecla definida pelo Internet Explorer para realizar um refrescamento de página em tudo semelhante ao obtido pelo pressionar do icone de refrescamento. É basicamente uma forma expedita de se realizar exactamente o mesmo que se obtém pressionando o icone existente no browser.

No entanto o F5, apesar de ser um standard introduzido pelo Internet Explorer, não é algo standard em todos os sistemas operativos. E por exemplo no Mac o atalho para se realizar a mesma função é o uso do CMD+R.

Tendo essa situação em conta, os restantes browsers do mercado optaram por dar igualmente suporte a essa situação mais universal, e eis que surge o suporte ao CTRL+R. Trata-se no fundo de uma redundância no sentido que faz exactamente o mesmo que o F5, ou seja, um refrescamento de página, mas é uma alternativa mais universal e destinada a facilitar o uso a quem usa sistemas operativos diferentes no seu dia a dia.

Escusado será dizer que o Internet Explorer não suporta esses atalhos, preferindo impingir os seus!

Infelizmente o refrescamento de páginas nem sempre é eficaz para resolver problemas de visualização. Certas componentes em Javascript ou mesmo imagens são obtidas da cache quando há um refrescamento, e tal pode gerar problemas de visualização caso estes tenham sido alterados e o browser insista em ir buscar as versões que possui armazenadas.

É aqui que surge o Hard Refresh, uma forma de refrescar o conteúdo do browser evitando que este utilize a cache. E tal é obtido usando o standard forçado pelo IE, pressionando a tecla CTRL+F5.

A alternativa ao usarmos o outro método mais universal é o uso do CTRL+SHIFT+R. Mais uma vez temos exactamente a mesma função, o hard refresh, mas obtida por atalhos diferentes. E naturalmente mais uma vez uma situação que não funciona no IE.

Conclusão: Há no fundo apenas duas situações, um que permite o Refresh, e o outro o Hard Refresh, mas um par de atalhos para cada uma. Daí que se estavam confusos com tanta alternativa ficam agora a perceber o que cada um faz e a razão da sua existência.

Publicidade

Posts Relacionados