Consolas que tinham tudo para ser um sucesso… e falharam

0 0 vote
Avalie o nosso artigo

Hoje trazemos 10 consolas que poderiam ter sido um sucesso, mas que por motivos diversos, acabaram por ser flops.

SEGA DREAMCAST

Muitos consideraram a Dreamcast como um consola à frente do seu tempo, e isto devido às extraordinárias capacidades para uma consola de 1998. Era uma das poucas consolas com CD, das primeiras consolas 128 bits e a primeira com online.
Mesmo assim, a consola não convenceu o público, mesmo sendo a primeira a permitir mandar e-mails e a surfar a net.

VIRTUAL BOY

O primeiro salto da Nintendo para o 3D, poderia ter sido um sucesso não fossem os seus atalhos. Apenas havia um punhado de jogos com as personagens icónicas da Nintendo, o que tirou muito do interesse na consola. O seu preço elevado era demasiado para a altura e também não ajudou nada.

Curiosamente emuladores em dispositivos actuais de realidade virtual permitem agora desfrutar dos jogos criados para esta consola tal como a original deveria ter permitido. Mas a má implementação do hardware original foi um dos motivos pelo qual falhou miseravelmente.



ATARI JAGUAR

De uma das empresas mais populares da sua época, eis que surge o Atari Jaguar, uma consola para a altura tecnicamente impressionante. Mas com competidores como a Sega Genesis e a Super Nintendo, o jaguar tinha uma tarefa árdua. Ao contrário do que se pensava esta era uma consola 32 bits, e o marketing dos 64 bits dizia apenas respeito à RAM, mas o seu processador era 32 bits. O motivo é que na altura resoluções e fps eram secundários face à bitagem.

O insucesso da Jaguar ditou também o fim da Atari como produtor de consolas.

N-GAGE

A certa altura a Nokia entrou também no mercado das consolas com o seu Ngage. Era basicamente um smartphone com ergonomia dedicada a jogos. Era revolucionário na altura, mas apareceu numa altura onde os smartphones não eram ainda um standard, e se calhar esse foi o motivo porque falhou.

PHILIPS CD-I



A CD-I era umpressionante e possuia extras como um modem para ligação à web. O seu maior problema poderá ter sido o marketing que definia a CD-I como um aparelho destinado a entretenimento e não como uma consola. Curiosamente os seus jogos tinham personagens Nintendo como o Mário e a Zelda, e não se pense que de baixa qualidade. Um dos seus jogos, denominado Hotel Mario poderia ter sido um sucesso se a consola não tivesse falhado como falhou!

NEO GEO CD

Sem uma pad directional, o controlador da NEO GEO CD era inferior ao de outras consolas. Apesar de os seus jogos não terem sido terriveis, eram claramente inferiores aos de outtras consolas, impedindo a consola de atingir o seu potencial. Vendeu abaixo das 600 mil unidades, e foi um flop.

OUYA

A consola mais recente da lista. Lançada em 2013 foi cancelada depois por uma carrada de motivos. Acima de tudo o principal era o ter poucos jogos originais, e num mercado competitivo como o actual, isso ditou a morte da OUYA. O seu controlador também não agradava, e a competição, Xbox 360 and PlayStation 3, era muito feroz.



64DD

Não confundindo esta consola com a Nintendo 64, o 64 DD era um periférico que transformava a Nintendo 64 numa consola com um leitor de discos. Foi uma catástrofe pois limitava o tempo de jogo, algo que na altura era inédito.  O seu online possuía um plano de subscrição que os clientes não se mostravam dispostos a pagar.

WII U

Custa a perceber como é que uma consola com jogos como Super Mario 3D WorldMario Kart 8, The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, The Legend of Zelda: Breath of the Wild e outros, foi um falhanço. Mas foi!
O controlador era enorme, e não agradou, e a performance face à competição era fraca. Apesar de ter vendido quase 15 milhões, a consola foi considerada um flop dados o sucesso anterior da Wii. Acima de tudo o marketing foi um dos grandes motivos do flop, uma vez que o nome WiiU dava a ideia de uma Wii melhorada na qual não valia a pena investir.

SEGA SATURN

A Saturn released foi criada para competir com a Sony PlayStation. Era uma consola 32 bits e com mais capacidade de processamento que a Playstation. Mas uma má gestão e a dificuldade em se programar jogos para os seus dois CPUs, levava a que os jogos que deveriam ser superiores aos da Playstation, acabassem piores. Foi por isso um flop





error: Conteúdo protegido