Control é um grande jogo, mas com péssima implementação. Especialmente na PS4!

Segundo a análise da Digital Foundry, Control, o novo jogo da Remedy, é brilhante. Mas infelizmente dotado de imensos problemas técnicos nas consolas, sendo que a Versão Xbox One e PS4 possuem tremendos problemas. Mas a versão para a  PS4 base é de todas a que mais problemas apresenta.

Control foi lançado, e mais uma vez vemos que a Remedy criou um jogo excelente, mas teve elevados problemas em conseguir espremer a performance gráfica às consolas. Uma situação que já tínhamos visto acontecer em Quantum Break.

Assim, todas as consolas usam uma metodologia de acumulação temporal que lhes dá uma ideia de resolução superior à real. Mas na prática a Xbox One tem uma resolução base de 720p, a PS4 usa uma resolução de 900p, que salta para os 1080p na PS4 pro. A Xbox One X tem como resolução base 1440p.

Todas as consolas iniciam o jogo muito bem, mas conforme se progride, começam a apresentar problemas de performance. Se na Xbox One X a coisa se limita a engasgos e tremideiras, algo que piora um pouco mais na PS4 Pro, os grandes problemas ocorrem com a Xbox One e com a PS4, onde as quebras de fps podem ser tão grandes que atiram a performance para os 10 fps… Uma autêntica exibição de slides!

Ora apesar de tanto a Xbox One como a PS4 sofrerem deste problema a um ponto que torna o jogo injogável, a implementação feita na PS4 é a pior das duas consolas, pois não só a PS4 cai mais vezes, como fica lá em baixo mais tempo.



Uma situação que merece destaque, mas que não admira dado que a Remedy na presente geração apenas apresentou dois jogos, este e o anterior, Quantum Break, que foi exclusivo Xbox. E torna-se notório que a experiência com o hardware da PS4 não está ao mesmo nível!

Seja como for, Control é um jogo que se revela brilhante, mas como o título usado pela Digtal Froundry no artigo que usou para a sua análise bem refere… desde que jogado no hardware correcto. E esse é o PC, seguido da Xbox One X, e a PS4 Pro. Segundo a Digital Froundry, as restantes consolas tem problemas demais, em particular a PS4 base.

 



newest oldest
Notify of
Andre M
Visitante
Andre M

O que me surpreende ainda mais é como é que os developers deixam que o jogo saia para o mercado neste estado. Lançavam para o PC, e passavam uns meses a optimizar para as consolas. Ou pensavam já nas consolas de próxima geração.

Eu tenho PS4 Pro, nem me posso queixar muito, mas acho uma péssima decisão lançarem-se jogos assim.

Os developers estão à espera de quê? Que ninguém note? Em pleno 2019 termos jogos nos 10FPS é só muito estranho.

Livio
Visitante
Livio

Dizem que o lançamento para agora seria o menos prejudicial do que lançar nos meses posteriores devido a concorrência com jogos de maior apelo. Se fosse lançado um pouco mais a frente provavelmente poderia ter saído melhor nas bases.

Estranho para o fato que a Remedy estava muito próxima aos estúdios Sony, o jogo sendo apoiado/patrocinado pela Sony e o desempenho ficar ruim nos consoles PS. O motor do jogo não se adaptou bem ao PS.

Como já disse em comentários anteriores eu acho que a Sony está querendo adquirir a Remedy, mas para isso esperaria sair Control para fechar o negócio, com essa performance realmente não sei no que vai dar.

MARCIO FERREIRA DA SILVA
Visitante
MARCIO FERREIRA DA SILVA

No Pc esse jogo está sofrível em dx12,já em dx11 está rodando bem.

marckos
Visitante
marckos

Pelo visto esse jogo foi lançado sem estar devidamente acabado, pra cumprir uma data que não concorresse com outros grandes lançamentos…Aliás, essa foi outra praga dessa geração: Jogos serem lançados às pressas pra cumprir data, sem o devido polimento, seja multi ou exclusivo, sendo que com uns meses a mais de produção, muitos dos problemas seriam minimizados…

De qualquer forma,parece ser um bom jogo,e vamos ver se a Remedy vai conseguir resolver os problemas com futuras atualizações…

Andre M
Visitante
Andre M

Mesmo que haja obrigações de datas, nada justifica lançarem o jogo como ele está. Não seria melhor lançarem o jogo deles em toda a sua plenitude, mesmo que próximo de um grande lançamento, a lançarem o jogo assim tão mal optimizado? Agora que se sabe que está mal optimizado, acredito que as vendas não sejam tantas.

E é provável que, quem tem interesse no jogo, como eu, vai esperar para ver se saem notícias de actualizações ao jogo.

Mais valia terem lançado para o PC, criavam hype, porque a qualidae está lá, por isso, não seria esquecido. E depois lançavam uma coisa bem feita e na qual o cliente não se importava de gastar os seus euros.

Fernando
Visitante
Fernando

Não adiantou muito, a performance no Playstation é muito ruim, fazendo que so tenha reclamações e no Xbox o jogo vai ser engolido pelo Gears 5 ainda essa semana. No PC, esse tipo de jogo não tem muito publico.
Era mais facil terem esperado pra lançar no natal que nao tem concorrência.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Esse ai eu compro se sair um remaster para PS5…

nETTo
Visitante
nETTo

Mais um artigo pra falar mal da Sony, Mário nem disfarça.

LOL

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

LOL onde???? mais um artigo a dizer mal da Sony…ahahah como diz o artigo a remedy não tem experiência a programar na PS4 e o jogo não saiu bom, mas olha que este ano já tivemos um days gone que até foi feito por uma first party da SONY e também vinha todo quebrado…nesse sim podes considerar que a culpa é da Sony

EDIT: estou a jogar o jogo na minha X e está espectacular, se tem algumas quebras de frame rate nem se nota…por mim o melhor jogo de 2019 até agora

Livio
Visitante
Livio

Sarcasmo meu caro!

@Carlos Zidane neste caso o Netto foi mais irônico do que o Calado em um comentário dias atrás(que p/ mim ali não foi ironia). Daí que naquele dia perguntei por quanto ele cobrava para passar pano nos móveis de casa.

nETTo
Visitante
nETTo

Interessante foi quem rebateu o bait kkk

Logo aquele que vive acusando de ista o moderador do site

nETTo
Visitante
nETTo

claro como NEVE

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

O jogo eventualmente irá receber atualizações que iram melhorar a jogabilidade e as quedas.
É uma questão de tempo!

David Martins
Visitante
David Martins

Se me permitem, a galera do PC está rodando este jogo com facilidade em 1080p 60fps, eu mesmo faço tudo no máximo com minha Sapphire R9 290 Tri-X de 2013, tem algo seriamente errado nos consoles, tomara que não comprometa uma eventual aquisição por parte da Sony.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Offtopic:
Para quem já jogou o homem aranha na ps4 ,e com a aquisição da insominac…
Podemos concluir que os próximos jogos a serem lançados da Insominac na Sony seram sequelas??
Eu para ser sincero ainda não experimentei o jogo, não me chamou a atenção…
Mas se for essa a direção, lá terei que jogar.
Qual a vossa opinião sobre os próximos projetos da insominac?

Fernando
Visitante
Fernando

Possívelmente o gargalo para esse jogo está na CPU, a escala de desempenho bate perfeitamente com a escala de capacidades de CPU entre os consoles existentes:

1 – Xbox One X
2 – PS4 Pro
3 – Xbox One
4 – PS4

Ewertom
Visitante
Ewertom

@Fernando enfim alguem escreveu algo coerente,como aconteceu com AC Unity onde a CPU foi o limitador e no Control o PS4 é o que mais sofre com isto.A Sony sempre foi inteligente trabalhando os seus softwares onde seu console é mais forte,mas neste jogo onde se puxa pelo CPU vemos o quão sofrível pode ser.

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

A Remedy pelo que parece ainda tem problemas com as CPUs Jaguar de baixa potência dos consoles de base. Mesmo tendo 7 núcleos AMD Jaguar a disposição, o motor ainda enfrenta problemas.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Acho até que a Digital Foundry passou panos quentes para a performance de Controll.Devia chamar de vergonhosa!

Não é de hoje que a Remedy tem números muito ruins em resolução,começou com Alan Wake em sub-HD no 360,e depois com Quantun Break no Xone. Agora eles conseguiram unir as duas coisas nos consoles:resolução medíocre e performance ruim.

É um bom estúdio, mas se quiser estar entre os grandes vai ter que melhorar muito a otimização dos seus jogos.

Ewertom
Visitante
Ewertom

@João boa noite amigo,mas deixa de relatar uma coisa:dos jogos citados o unico que não peguei foi Alan Wake,mas uma coisa te falo,que a Remedy coloca muito poder de fisica em seus jogos e isto os CPUS desta gen não acompanham,não entendo o lado de resoluções ruins e performance,pois Quantum Break foi uma surpresa em técnicas de resolução onde seus gráficos e efeitos visuais são muito bons,até concordo com a performance,mas repito isto deve-se aos CPUS onde não há muito o que dizer nesta parte sobre os consoles,e afirmo que a Sony foi muito inteligente em utilizar em praticamente em todos os seus jogos exclusivos o poder da GPU e seu processamento genérico pois se fosse utilizar o CPU como a remedy ousa usar tenho certeza que sua visão nos jogos exclusivos da Sony seria um pouco diferente,abraços.
Tudo o que estou dizendo sobre hardware a ti eu aprendi aqui,posso até ter passado algo despercebido,mas não quero ser um formador de opniões,somente gostaria de entender esta visão sua sobre a Remedy.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Saiu um patch que otimiza as consolas…
Alguém já jogou com o patch, como está na ps4?