Corona virus pode trazer grandes prejuízos a muitas empresas.

Apesar de o Corona Virus poder vir a ser erradicado em breve, a realidade é que a sua existência está a provocar atrasos de produção pelo encerramento de várias fábricas. E isso terá consequência nas empresas.

O Corona Virus é uma epidemia que se espera poder ver-se erradicada em breve. Mas tal não implica que ele não seja uma preocupação da humanidade actualmente, com mais de 100 mortes registadas e dezenas de milhares de infectados.

A situação é problemática para a produção, uma vez que as fábricas Chinesas, por precaução, estão a parar a produção. E isto quer dizer que empresas que possuem produtos em linhas de produção estão a ver-se privadas dos produtos e consequentemente se preparam para amealhar prejuizos. Tal está a levar a aumentos de preços, e mesmo a falhas nas cadeias de fornecimento, algo que se espera possa vir a ser regularizado daqui a alguns meses, e que como tal poderá não afectar produtos que ainda não estejam em produção, mas que pela realidade actual tem de ser ponderados.

Mas o grande problema passa pela produção actualmente em vigor. A Apple por exemplo, arrisca a um prejuizo de mais de 4 mil milhões de dólares (4 biliões na unidade Americana) pela paragem de produção dos seus produtos na Foxconn. A empresa teve inclusive de fechar lojas na China pelo que mesmo a venda de stocks nesse país, é algo suspenso.

Recorde-se que a produção da Apple, só no domínio dos smartphones, passa o milhão de unidades por semana, e com novos modelos previstos agora para 2020 a serem adiados, os prejuizos são ainda maiores.



A situação é deveras preocupante não só pelas questões lógicas de segurança das pessoas, mas igualmente pelo facto que, mesmo uma vez essa questão ultrapassada, o sucedido pode ter impactos severos na economia mundial, devido aos prejuízos que as empresas poderão acumular neste período.

 



23 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
AlexandreR
AlexandreR
7 meses atrás

E poderá adiar a nova geração

bruno
bruno
Responder a  AlexandreR
7 meses atrás

Para mim optimo! Que adie! Com a quantidade de jogos a chegar, a unica coisa que quero e poder usufruir do que temos agora.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  bruno
7 meses atrás

Bruno, mas esse adiar não seria somente do lançamento do que já está pronto e não vai se alterar hardware de forma significativa?
Nesse caso é um tremendo prejuízo no meu ponto de vista.
A tecnologia dos consoles atuais do meu ponto de vista está muito defasado, e gostaria muito de engatar logo a nova gen pra já ir desenrolando conteúdos que estão cada vez mais demorados.
Se eles alterassem o hardware por um ainda mais avançado ok, mas parece que não acontecerá isso.

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Um lançamento parecido na altura do PS3 pode voltar a acontecer também. Lembro-me que no Japão, EUA e Canadá veio em Novembro, e na Europa veio 3/4 meses depois.

bruno
bruno
Responder a  Carlos Zidane
7 meses atrás

Carlos… SE as consolas tiverem que ser adiadas. Tudo o resto Tb o vai ser. Logo o avanço do hardware Tb sofre. Incluindo o PC

De resto, de que avanços falas? Tens neste momento consolas capazes de entregar títulos a 4K (ou próximo) no mercado.

Graficamente os jogos estão ainda espetaculares.

E o hardware tem sido o suficiente para entregar grandes títulos..

Caramba, mas as pessoas aqui viram RE2 ou DMC5 em acção? Data Gone e as suas hordes?

Este ano teremos TLoU parte 2, Ghosts of Tsushima, FF VII remake, The Avengers…

Há tanta coisa boa a chegar. A última coisa nos meus planos será uma nova consola.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Eu nao estou a dizer que elas serao mudadas – estou a dizer que se elas forem afectadas, tudo o resto, incluindo o PC, i.e., novas placas graficas, memorias, telemoveis etc, tambem vai ser.

Nao e como se so as consolas fossem adiadas, e o resto evoluisse deixando as consolas de nova geracao desfasadas.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Se a produção é age tada como é que os produtos saem na devida data?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Nao e bem assim, nao se os novos ou a inovacao for dependente de novos nodos. O que estamos a ver e a realidade de hoje. A Samsung teve um reves enorme nos seus 7 nm EUV, e os rumores apontam para que o proximo ampere ainda seja nos 12 nm e nao nos 7 nm como inicialmente estava previsto.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

A reducao de nodos permite mudancas arquiteturais que podem ser impossiveis com limitacoes de nodos anteriores.

Acho mesmo que o RDNA2 so sera possivel devido ao 7nm EUV.

O fecho de foundries atrasa o desenvolvimento e melhoria destes nodos.

E neste sentido, sobretudo porque estamos em plena fase de reducao de nodo e entramos ja no 3D chip (olha as ultimas da Intel), o que o virus afecta nas consolas, afectara tambem os componentes PC, levando a atrasos na apresentacao de novidades e sobretudo, na falta de receita para possibilitar essas novidades.

Afinal se tens a producao fechada, como consegues conduzir testes?

Arrisco ate a dizer que as fabricantes de consolas serao as menos afectadas. Os sistemas atuais continuam a vender, continuarao a gerar receita.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  bruno
7 meses atrás

Podes tirar o cavalinho da chuva. Não vai alterar os specs da nova gen!
A única vantagem que poderá existir é fornecer mais tempo aos jogos de lançamento, logo melhor otimização e/ou melhores gráficos.
O que eventualmente poderá ter aumentou os specs da nova geração, poderá ter sido o leak dos 12 tflops da Xbox. Aumentam do se os specs da ps5, caso a mesma tivesse menos performance que a rival.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  AlexandreR
7 meses atrás

Alexandre, se estiver se referindo a mim, eu nunca cogitei melhoria de hardware. E sim, a falta dela numa altura dessa.
Estou mais que satisfeito caso forem os tais 9 tflop RDNA do PS5. Questão pra mim é que o CPU fará diferença em vista do que tem agora e quero ver isso aplicado o quanto antes.

Não penso em termos de PS5 vs XsX, mas sim, PS5 x PS4, qual será o ganho e quão bom pra “qualidade de vida nos jogos” será.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Carlos Zidane
7 meses atrás

Era para o Bruno. Eu acredito que seja na ordem dos 10/11 Tflops para competir com a Xbox SX.
A Sony chegou a fornecer um segundo devkit para os estúdios fist party, o que significa um aumento de performance relativamente ao primeiro

bruno
bruno
Responder a  AlexandreR
7 meses atrás

Alexandre, sequer leste o que eu escrevi? Pior, assumes que escrevo o que escrevi em cima porque quero que os specs seja alterados (o que significa que acreditas na historia dos 36 Cus) e tens esta reaccao porque acreditas tambem na historia dos 9 vs 12.

Podes alcamar-te, nunca considerei que o atraso seria para melhorar fosse o que fosse- E mesmo porque, desde o inicio tenho dito que o ideal seria as consolas serem lancadas em 2021, e com tanto jogo a chegar continuo a afirmar que chegarem este ano e cedo.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  bruno
7 meses atrás

Desculpa, troquei os comentários. Afinal não era a ti que me referia…
Se formos a ver, nesta geração ,temos jogos graficamente espetaculares!
Os 9,2 tflops a meu ver, fazem sentido na ps5. Independentemente se foi verdade ou não o rumor. Se formos a ver esse valor é 5x a performance do gpu da ps4! (1,84×5= 9,2)
A ps4 fornece a maior parte dos jogos a 1080p com 1,84 tflops. Na ps5, o objetivo é fornecer 4K, que é 4x a resolução 1080p. Aqui falamos que a performance seria aumentada 5x relativamente a ps4 como também há os devidos ganhos da arquitetura. Ou seja, matematicamente, há margem de manobra. E não esquecer que nas consolas há mais otimização que nós pcs devido às máquinas serem fechadas.
Agora com a divulgação da Microsoft, revelando os 12 tflops, a coisa muda de figura…
Uma consola ter 12 tflops e outra 9,2, já é uma diferença considerável, e até poderá não ser muito visível nos jogos iniciais, mas em termos de marketing a Xbox poderia promover a consola de outra forma.
E poderá muito bem ter sido propositado o anúncio cedo por parte da MS, fazendo a Sony aumentar o custa da sua consola base para se aproximar da Xbox SX para depois a MS lançar a consola “lockhart” de baixo custo, ficando a ps5 entre as performance das 2 xboxs
Vamos ver como isto vai desenrolar…

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Fala se numa vacina daqui a 1 mês ou 2.
Vamos ver como corre até la…

error: Conteúdo protegido